lop - será importante???
Moderador: mcerqueira
Quanto ao facto de não ter feito o registo da minha 1ª ninhada de goldens, foi mesmo falta de experiência, daí para cá tenho feito os registos, e é outra coisa, as pessoas que pagam mais dão valor a isso, e a partir de agora nada de ninhadas sem LOP, a não ser da minha collie, é linda e claramente pura, mas a loja que me vendeu nunca recebeu o LOP dela... Foi um artista aí do rectângulo que enganou tanto a loja como a mim... Essa, se fizer ninhada, vai ter de ser sem LOP... O problema mesmo é achar um exemplar macho de rough collie aqui na Madeira como eu quero.
Se não gostou de ser enganado pela loja, não vejo porquê continuar o engano fazendo ninhadas dessa cadela. Se não tem LOP, não tem o mais básico e indispensável para poder ser usada na criação!! Imagine o amigo que o engano a que foi sujeito, para além de não lhe terem dado o ‘papelito’, foi por exemplo terem omitido que o pai ou o avô da sua cadelita tinha sido um malandreco qualquer de outra raça. Por uma obra do acaso e da genética, a sua cadelinha até tinha puxado bem ao lado rough collie da família e assim ‘a olho’ até é bem bonitinha. Mas imagine o amigo que mesmo cruzando a sua cadelita com um cão a “como você quer”, lhe saiam uns cachorros muito bonitinhos que quando cresciam ficavam parecidos com o tal avô!!Katra Escreveu:
Quanto ao facto de não ter feito o registo da minha 1ª ninhada de goldens, foi mesmo falta de experiência, daí para cá tenho feito os registos, e é outra coisa, as pessoas que pagam mais dão valor a isso, e a partir de agora nada de ninhadas sem LOP, a não ser da minha collie, é linda e claramente pura, mas a loja que me vendeu nunca recebeu o LOP dela... Foi um artista aí do rectângulo que enganou tanto a loja como a mim... Essa, se fizer ninhada, vai ter de ser sem LOP... O problema mesmo é achar um exemplar macho de rough collie aqui na Madeira como eu quero.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"> </p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"> </p>
exacto Paulo, o meu ponto de vista é mesmo esse.
o lop é o básico, identificação... não garante qualidade do exemplar. a qualidade vê-se depois. mas é básico e deve existir quando se compra.
o B.I cheio de nomes é só o básico, identificação... não garante nobreza do exemplar
... essa vê-se depois também.
ainda bem que deu para perceber.
o lop é o básico, identificação... não garante qualidade do exemplar. a qualidade vê-se depois. mas é básico e deve existir quando se compra.
o B.I cheio de nomes é só o básico, identificação... não garante nobreza do exemplar

ainda bem que deu para perceber.
Eu não acho que quem compra em lojas seja enganado, muito francamente.
Acho que não fez minimamente o trabalho de casa antes de comprar um cão e acaba sempre por levar para casa um cão de proveniência duvidosa, muitas vezes sem garantia de ser puro, ao mesmo preço ou mais caro do que pagaria directamente a um criador onde teria a oportunidade de ver a mãe dos cachorros, as condições em que vivem e até escolher na ninhada. E isso não é um engano, é o que a loja oferece.
Comprar um cão não é o mesmo que comprar um par de calças e toda a gente devia saber que os criadores éticos não colocam cães em lojas.
Não sei como é nas ilhas, mas aqui no continente a esmagadora maioria dos cães que estão nas lojas têm duas proveniências:
- criação de vão de escada sem selecção de progenitores, sem despiste de doenças, muitas vezes sem LOP cujo objectivo é apenas vender;
- importação de fábricas de cães sitas nos países do Leste europeu tais como Roménia, Ucrânia, etc, de onde um cão sai de uma capoeira por meia dúzia de Euros e acaba vendido com o seu custo inicial inflacionado em 1000%, com uma série de intermediários ganhando bom dinheiro com esse negócio deplorável em que os reprodutores levam vidas curtas fechados em galinheiros e jaulas, criando cio sim cio sim e em que de 10 cães que saem da fábrica, 9 morrem pelo caminho de parvovirose...
Muitos países já têm legislação que proibem as lojas de vender cães e gatos mas cá em Portugal só se importa a legislação acéfala.
Quanto á sua Collie, que "é linda e claramente pura" acho que não se devem reproduzir cães à toa, sem lhes conhecer o historial familiar, sem ter a certeza de que não tem cruzamentos com cães de outra raça na árvore genealógica, sem ter a certeza de que é um bom exemplar isento de taras genéticas.
O olhómetro falha e ninguém pode aferir que determinado animal é puro apenas pela sua aparência e é para isso mesmo que servem os livros de origens.
Tem aqui um tópico interessante que mostra isso mesmo:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=71465
O senhor cria com que objectivo? Por gosto a determinada raça, para obter cães correctos dentro do padrão da raça, saudáveis e de temperamento equilibrado? Ou como complemento à sua actividade profissional?
Acho que não fez minimamente o trabalho de casa antes de comprar um cão e acaba sempre por levar para casa um cão de proveniência duvidosa, muitas vezes sem garantia de ser puro, ao mesmo preço ou mais caro do que pagaria directamente a um criador onde teria a oportunidade de ver a mãe dos cachorros, as condições em que vivem e até escolher na ninhada. E isso não é um engano, é o que a loja oferece.
Comprar um cão não é o mesmo que comprar um par de calças e toda a gente devia saber que os criadores éticos não colocam cães em lojas.
Não sei como é nas ilhas, mas aqui no continente a esmagadora maioria dos cães que estão nas lojas têm duas proveniências:
- criação de vão de escada sem selecção de progenitores, sem despiste de doenças, muitas vezes sem LOP cujo objectivo é apenas vender;
- importação de fábricas de cães sitas nos países do Leste europeu tais como Roménia, Ucrânia, etc, de onde um cão sai de uma capoeira por meia dúzia de Euros e acaba vendido com o seu custo inicial inflacionado em 1000%, com uma série de intermediários ganhando bom dinheiro com esse negócio deplorável em que os reprodutores levam vidas curtas fechados em galinheiros e jaulas, criando cio sim cio sim e em que de 10 cães que saem da fábrica, 9 morrem pelo caminho de parvovirose...
Muitos países já têm legislação que proibem as lojas de vender cães e gatos mas cá em Portugal só se importa a legislação acéfala.
Quanto á sua Collie, que "é linda e claramente pura" acho que não se devem reproduzir cães à toa, sem lhes conhecer o historial familiar, sem ter a certeza de que não tem cruzamentos com cães de outra raça na árvore genealógica, sem ter a certeza de que é um bom exemplar isento de taras genéticas.
O olhómetro falha e ninguém pode aferir que determinado animal é puro apenas pela sua aparência e é para isso mesmo que servem os livros de origens.
Tem aqui um tópico interessante que mostra isso mesmo:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=71465
O senhor cria com que objectivo? Por gosto a determinada raça, para obter cães correctos dentro do padrão da raça, saudáveis e de temperamento equilibrado? Ou como complemento à sua actividade profissional?
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Eu comprei a collie numa loja local, mandada vir de fora, por encomenda de uma cliente, que depois já não a quis... Comprei-a para oferecer no aniversário da minha mãe, que sempre quis ter um collie. O objectivo de fazer criação é apenas esse, fazer criação, tal como fiz com dálmatas e agora faço com golden's, cuja fêmea foi-me dada, o antigo dono por razões desconhecidas queria se desfazer dela e de uma labradora que tinha comprado a um criador local... Coitada, esse bandalho até ponderou abatê-la, simplesmente porque assaltaram-lhe a casa e as cadelas nada fizeram... Fez 2 covas para enterrá-las e pressionou a esposa para arranjar donos para elas, senão... Vá lá que eu fiquei com a golden, mesmo tendo 4 cães em casa. Faço criação por gosto, faz-me imenso bem ao ego tratar maravilhosamente bem de uma ninhada e vê-los depois nas mãos de donos dedicados, com boa estrutura e bom desenvolvimento. Basta dizer que começo a fazer desmame já antes das 4 semanas, dá-me um maçadão, mas dou-lhes umas "bombas" jeitosas, recheadas de starter e de leite para cães bebés, e dá-me um gozo danado vê-los a crescer de dia para dia, tê-los com 8 semanas e já ser preciso 2 braços para pegá-los. Claro que ganho dinheiro com isso, que depois aplico nos cães que tenho. Mas se fosse apenas fazer dinheiro, a cadela tinha ninhadas a cada cio, e já estaria rebentada... Tenho-a desde finais de 2007 e até agora só fiz 2 ninhadas. Mas isto dá-me pica, dá-me gozo, acima de tudo porque quanto mais gente conheço, mais gosto de animais. Sabem, com as enxurradas de 20 de Fevereiro, lamento a perda de animais domésticos, tenho uma pessoa à espera que faça criação pois perdeu o seu golden... Se me perguntassem se eu fosse Deus o que faria eu responderia: em vez de morrerem 50 pessoas e 100 animais, faria com que morressem 150 pessoas e nenhum animal. Nesse início de manhã apanhei 2 molhas ao levar a minha ninhada de goldens, que faziam na altura exactamente 6 semanas, para a garagem, para um sítio mais seguro, pois o canil deles estava a inundar... Adoro animais, adoro fazer criação, para isso arranjei um "noivo" para a minha cadela que tem um excelente pedigree, foi vendido por 1000 euros por aquele que para mim foi o melhor criador madeirense, que ia buscar progenitores ao estrangeiro ou aí ao rectângulo, somente de canis conceituados. Gostaria mais tarde de fazer criação de pastores alemães, uma raça que gosto muito, mas aí é porque cá na Madeira existe uma boa procura por essa raça, mas nenhum criador tem-nos com pedigree alto ou se existe mal se conhece. Quando o fizer, será um bico de obra arranjar um casal com excelente pedigree em Portugal, se calhar terei de ir mais além da fronteira. Outra coisa que pondero seriamente fazer criação é de gatos, de maine coon, uma raça que sempre achei fantástica, e que não existe cá... Mas aí o objectivo é acima de tudo vendê-los para fora da região, não me interessa nada vendê-los para cá... Se ganho dinheiro com isso, claro que ganho, embora ganhe menos do que poderia ganhar, vendo-os a cerca de metade do que valem em canis conceituados porque não me interessa viver disso. A prova disso é que vendo ração de marcas topo de gama a preços extraordinariamente mais baixos... Porquê? Porque quero que os meus clientes dêem aos seus cães ração da melhor, mas sem "amolgar" muito a carteira... A satisfação dos cães está em 1º lugar. Se incomoda a muita gente esses preços demasiado atractivos, afecta-lhes o negócio, problema deles, arranjem uma caçadeira e acertem-me na cabeça.
Não leve a mal a minha opinião sobre o assunto...
Acho extraordinário adoptar-se uma cadela que está a ser descartada pelos donos para se fazer umas ninhadas para ganhar uns trocos, acho mesmo inconcebível.
No meu ponto de vista, que já sei que não vai ao encontro da maioria das pessoas, só faria criação de cães ou gatos se tivesse muito dinheiro para adquirir boas fêmeas fundadoras da linhagem, para pagar montas com machos relevantes para a raça e nunca usaria no meu programa de criação animais de ascendência desconhecida. Da mesma forma não estaria dependente da venda dos cachorros para cobrir os gastos ou para viver, coisa que obsta a que seleccione minimamente os donos dos cachorros que produz. Acho que a canicultura é um hobby que tem de obedecer a uma ética e que criar com qualidade não é compatível com interesses mercantilistas.
Acho extraordinário adoptar-se uma cadela que está a ser descartada pelos donos para se fazer umas ninhadas para ganhar uns trocos, acho mesmo inconcebível.
No meu ponto de vista, que já sei que não vai ao encontro da maioria das pessoas, só faria criação de cães ou gatos se tivesse muito dinheiro para adquirir boas fêmeas fundadoras da linhagem, para pagar montas com machos relevantes para a raça e nunca usaria no meu programa de criação animais de ascendência desconhecida. Da mesma forma não estaria dependente da venda dos cachorros para cobrir os gastos ou para viver, coisa que obsta a que seleccione minimamente os donos dos cachorros que produz. Acho que a canicultura é um hobby que tem de obedecer a uma ética e que criar com qualidade não é compatível com interesses mercantilistas.
Aqui nas ilhas (Açores), pelo que pude observar, enquadra-se mais na primeira (embora conheça uma loja que importa animais do continente).dinodane Escreveu: Não sei como é nas ilhas, mas aqui no continente a esmagadora maioria dos cães que estão nas lojas têm duas proveniências:
- criação de vão de escada sem selecção de progenitores, sem despiste de doenças, muitas vezes sem LOP cujo objectivo é apenas vender;- importação de fábricas de cães sitas nos países do Leste europeu tais como Roménia, Ucrânia, etc, de onde um cão sai de uma capoeira por meia dúzia de Euros e acaba vendido com o seu custo inicial inflacionado em 1000%, com uma série de intermediários ganhando bom dinheiro com esse negócio deplorável em que os reprodutores levam vidas curtas fechados em galinheiros e jaulas, criando cio sim cio sim e em que de 10 cães que saem da fábrica, 9 morrem pelo caminho de parvovirose...
As pessoas têm um cão e cadela da mesma raça e põe-se a fazer cruzas, vendem para as lojas de animais e pronto, tá feito. Quando estava a viver em Ponta Delgada, entrei numa loja de animais e fiquei completamente horrorizada com este cenário: uma ninhada inteira de goldens, fechados na mesma gaiola, com 5 semanas... a €300 sem LOP (claro está). Fiquei a olhar pra eles, a única coisa que senti foi pena

Também tenho conhecimento de um "criador" de labradores, os progenitores tem LOP, mas fazer os despistes... tá quieto! Mas isso não o impediu de fazer ninhadas... também os vende a cerca de €300.
A loja da minha ilha não vende muitos animais, têm lá uns piriquitos e alguns peixes. De resto, cães e gatos servem apenas como intermediários, importando do continente. Também há muitos que toca a meter o cão no avião e os futuros donos que o apanhem na próxima paragem...
Quando quis comprar o meu cão, dentro das condições que eu desejava, tive de ir até ao continente para o fazer... isto aqui nos Açores deixa MUITO a desejar no que toca a criação de cães. Sad but true.
E já agora, porque é uma raça que eu gosto muito, deixe lá os pastores alemães sugadinhos também... já existe demasiada estragação e demasiados animais completamente fora do estalão tanto em aparência como em carácter. 

A minha golden foi-me cedida com o LOP. Porque não posso eu fazer criação com ela? Vem de boa linhagem, está em bom estado... Fi-lo com ela após ter feito com o casal de dálmatas que possuo e ter-me dado muito bem.
Volto a frisar, se o meu interesse fosse mercantilista, não venderia aos preços que vendo. Eu vendo cães porque gasto uma pequena fortuna com cada ninhada, não olho a meios, não só em termos de alimentação como em termos de veterinário, opto logo pela via mais cara, só para terem a melhor vacina.
Faço criação uma vez por ano para não massacrar a cadela, mas convém fazê-lo porque existe gente que me pede cães e estão interessados. Vou mandá-los para outro criador porquê? Porque o sr. dinodane acha que sim? Porque você acha que para eu fazer criação tenho de ir buscar uma cadela não sei aonde e um macho a peso de ouro? Será que dos milhares de cadelas que nascem em todo o mundo só meia dúzia prestam? Será que em vez de receber de borla, temos forçosamente de comprá-la bem cara? A minha cadela veio de borla para mim, mas o anterior dono pagou-a e bem!
Essa dos interesses mercantilistas vai ter de dizê-la aos grandes criadores de cães, porque será que cobram tão caro por um deles? Eu que vendo goldens a 450 euros, com oferta de saco grande de ração, tenho interesses mercantilistas... Os grandes criadores, que fruto da sua experiência e do acesso a linhas de criadores de grandes marcas, pagando muito menos pela alimentação, acabam por gastar menos que eu numa ninhada, cobram cães a 1000 euros, isso é o quê? É paixão pela raça?
Não me leve a mal, sr. dinodane, mas esse moralismo que mostra nos seus posts pode guardá-lo para si e aplique-o no seu dia-a-dia. Eu dou-me por satisfeito com a parca imagem que tenho cá como criador, um criador que trata muito bem as suas ninhadas, e que se preocupa com o futuro dos seus cães... Se vier alguém comprar um cão e diz-me que vive num apartamento ou que não tem mais ninguém em casa, ou que gostava de ter um golden mas não tem verbas e quer pagar às prestações, ou basta eu ter um mau feeling acerca do cliente, mando-o logo dar uma volta e recuso-me a vender o cão... Por causa disso é que já me aconteceu ver-me à rasca para despachar o resto da ninhada...
Mas prontos, se quiserem opinar, tudo bem, não há mal nisso, mas acima de tudo guardem os moralismos para a hora da missa, no domingo de manhã...
Volto a frisar, se o meu interesse fosse mercantilista, não venderia aos preços que vendo. Eu vendo cães porque gasto uma pequena fortuna com cada ninhada, não olho a meios, não só em termos de alimentação como em termos de veterinário, opto logo pela via mais cara, só para terem a melhor vacina.
Faço criação uma vez por ano para não massacrar a cadela, mas convém fazê-lo porque existe gente que me pede cães e estão interessados. Vou mandá-los para outro criador porquê? Porque o sr. dinodane acha que sim? Porque você acha que para eu fazer criação tenho de ir buscar uma cadela não sei aonde e um macho a peso de ouro? Será que dos milhares de cadelas que nascem em todo o mundo só meia dúzia prestam? Será que em vez de receber de borla, temos forçosamente de comprá-la bem cara? A minha cadela veio de borla para mim, mas o anterior dono pagou-a e bem!
Essa dos interesses mercantilistas vai ter de dizê-la aos grandes criadores de cães, porque será que cobram tão caro por um deles? Eu que vendo goldens a 450 euros, com oferta de saco grande de ração, tenho interesses mercantilistas... Os grandes criadores, que fruto da sua experiência e do acesso a linhas de criadores de grandes marcas, pagando muito menos pela alimentação, acabam por gastar menos que eu numa ninhada, cobram cães a 1000 euros, isso é o quê? É paixão pela raça?
Não me leve a mal, sr. dinodane, mas esse moralismo que mostra nos seus posts pode guardá-lo para si e aplique-o no seu dia-a-dia. Eu dou-me por satisfeito com a parca imagem que tenho cá como criador, um criador que trata muito bem as suas ninhadas, e que se preocupa com o futuro dos seus cães... Se vier alguém comprar um cão e diz-me que vive num apartamento ou que não tem mais ninguém em casa, ou que gostava de ter um golden mas não tem verbas e quer pagar às prestações, ou basta eu ter um mau feeling acerca do cliente, mando-o logo dar uma volta e recuso-me a vender o cão... Por causa disso é que já me aconteceu ver-me à rasca para despachar o resto da ninhada...
Mas prontos, se quiserem opinar, tudo bem, não há mal nisso, mas acima de tudo guardem os moralismos para a hora da missa, no domingo de manhã...
O "senhor" Dinodane limitou-se a dar a sua opinião mediante o que o senhor Katra escreveu e de acordo com a sua "moralidade" ou ponto de vista como lhe queira chamar porque estamos num fórum de discussão público, caso não tenha ainda dado por isso.Porque o sr. dinodane acha que sim

Para mim criação ética é outra coisa. Para si é criar com o que tem porque "convém", tem compradores.
Mas deixe lá, se lhe servir de consolo, e pelo que acabou de escrever nomeadamente no aspecto de seleccionar minimamente os compradores, também reconheço que há "criadores" muito piores, isto, evidentemente, se na PRÁTICA se reger por esses principios.

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Domingo passado estive em casa de um fulaninho, que me apresentou o seu Pastor Alemão purissimo ... não tinha LOP mas ... tinha presunhos.dinodane Escreveu:E já agora, porque é uma raça que eu gosto muito, deixe lá os pastores alemães sugadinhos também... já existe demasiada estragação e demasiados animais completamente fora do estalão tanto em aparência como em carácter.
E que dificuldade a caminhar e a correr( de patas juntas).
Última edição por jofelix em segunda set 20, 2010 4:12 pm, editado 1 vez no total.
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Eu tenho compradores porque a minha 1ª ninhada atraíu-os, estive mais de 1 ano sem fazer criação porque não quis, mas depois já tinha vários interessados e avancei para mais uma. E neste verão já me telefonou uma série de pessoas, que dava para vender outra ninhada, simplesmente não tenho, porque não quis aproveitar novo cio da cadela, ela não estava totalmente restabelecida. Eu preocupo-me verdadeiramente com os donos dos meus cães, por isso recuso-me a facilitar pagamentos, quem pode, pode, quem não pode que fique sem cão.dinodane Escreveu: O "senhor" Dinodane limitou-se a dar a sua opinião mediante o que o senhor Katra escreveu e de acordo com a sua "moralidade" ou ponto de vista como lhe queira chamar porque estamos num fórum de discussão público, caso não tenha ainda dado por isso.![]()
Para mim criação ética é outra coisa. Para si é criar com o que tem porque "convém", tem compradores.
Mas deixe lá, se lhe servir de consolo, e pelo que acabou de escrever nomeadamente no aspecto de seleccionar minimamente os compradores, também reconheço que há "criadores" muito piores, isto, evidentemente, se na PRÁTICA se reger por esses principios.
Agora se acreditam ou não, isso é problema vosso, eu não tenho nada que dar satisfações a quem nem sequer conheço, entrei neste fórum a ver se sacava algo de útil, mas pelos vistos além de me criticarem porque sim, ainda são estúpidos e mal educados.
Á pergunta da user que começou o tópico: SIM O LOP É IMPORTANTE na compra de um cão de raça.
Porquê? Porque é o mínimo exigível num animal de raça pura. Porque não há cá olhómetros e conversa de criadeiro, porque se se está a PAGAR por um animal de raça convém certificarmo-nos de que é mesmo filho, neto e bisneto de cães da mesma raça e o resto é flores. Cães sem raça definida e cruzados há muitos por aí a custo zero e vêem-se à rasca para arranjar donos capazes.
Já comprou? Já não interessa nada. Comprou a um curioso que acha que criar equivale a reproduzir cães. Se não tem LOP que é o mínimo dos mínimos concerteza também não terão feito despistes de doenças e um mínimo de selecção de progenitores. É muito simples.
O LOP garante saúde, qualidade, excelência do exemplar? Não. Não é para isso que serve, é um mero assento de genealogia e custa uma bagatela no meio da despesa que dá fazer uma ninhada decente. Se um criador não regista no LOP das duas três, ou é porque não sabe o que está a fazer ou porque simplesmente a ninhada NÃO PODE TER LOP por variadas razões:
- os pais não têm LOP, a ninhada também não pode ter como é óbvio;
- a cadela tem mais de 8 anos;
- a cadela já pariu mais vezes do que devia.
é só isto e não é nada complicado.
Porquê? Porque é o mínimo exigível num animal de raça pura. Porque não há cá olhómetros e conversa de criadeiro, porque se se está a PAGAR por um animal de raça convém certificarmo-nos de que é mesmo filho, neto e bisneto de cães da mesma raça e o resto é flores. Cães sem raça definida e cruzados há muitos por aí a custo zero e vêem-se à rasca para arranjar donos capazes.
Já comprou? Já não interessa nada. Comprou a um curioso que acha que criar equivale a reproduzir cães. Se não tem LOP que é o mínimo dos mínimos concerteza também não terão feito despistes de doenças e um mínimo de selecção de progenitores. É muito simples.
O LOP garante saúde, qualidade, excelência do exemplar? Não. Não é para isso que serve, é um mero assento de genealogia e custa uma bagatela no meio da despesa que dá fazer uma ninhada decente. Se um criador não regista no LOP das duas três, ou é porque não sabe o que está a fazer ou porque simplesmente a ninhada NÃO PODE TER LOP por variadas razões:

Claro que o LOP não traz mais qualidade ao cão. Tudo começa muito antes, já na fase de gestação há que tratar muito bem a cadela, após o parto existe um acompanhamento veterinário e alimentar fundamental. A quase totalidade dos criadores na Madeira optam por um veterinário que trabalha na função pública, faz depois uns biscates pós laboral, sai muito mais barato. Eu considero que a vacina administrada pela clínica que lido muito melhor e mais completa, sai-me mais do dobro do que se fosse com esse tipo, mas trata-se da saúde dos meus cães. A minha cadela tem 4 anos, o mais tardar aos 6 anos vai ficar aposentada para ninhadas, e só faz ninhada se estiver em boa forma física. E em 4 anos, só pariu 2 vezes. Tem LOP, o macho que acasala com ela tem LOP, falhei na 1ª ninhada o facto de não a ter registado (tive receio de gastar muito dinheiro e depois não conseguir vender os cães...), mas acho que fazer criação com ela não é nenhum crimedinodane Escreveu: Á pergunta da user que começou o tópico: SIM O LOP É IMPORTANTE na compra de um cão de raça.
Mais uma coisita, e isto disse-me o veterinário: essa história do cão ter testes de displasia da anca e estar 100% perfeito não quer dizer nada, isso é um factor genético que pode passar de uma geração para outra mais adiantada. Não comecem a me chamar nomes, o veterinário foi quem me disse.
Katra Escreveu: Mais uma coisita, e isto disse-me o veterinário: essa história do cão ter testes de displasia da anca e estar 100% perfeito não quer dizer nada, isso é um factor genético que pode passar de uma geração para outra mais adiantada. Não comecem a me chamar nomes, o veterinário foi quem me disse.

Estes Criadores da treta que registam ninhadas e procuram progenitores com bons pedigrees, que procuram estudar os antepassados dos cães que usam na sua criação, quer a nível morfológico quer a nível comportamental... ai que burros estes criadores...

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido