Até que idade o cachorro pode mudar a cor da pelagem?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

quarta nov 19, 2003 11:47 am

Tenho uma cachorrinha de 7 semanas, a Rita, filha de uma caniche ana branca e pai rafeiro, mais pequeno que a mae e de cor castanho acobreado.
A caniche teve 6 cachorrinhos, 5 nasceram completamente negros e um de cor castanha.
A minha rita era uma das "negras" mas agora tem as 4 patas todas de cor beje, uns "oculos" bejes a contrastar com o focinho preto, a barriga branca , a parte de tras da cauda beje, a parte de baixo do pescoço branco alem de uns lindos caracois que herdou da mae. Isso só aconteceu com a rita, todos os outros irmaos se mantem pretos.

Todos os dias eu noto as manchas um pouco maiores.
Agora pergunto : Até que idade estas mudanças podem acontecer ? Quando é que a cor fica definitiva ?
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta nov 19, 2003 12:55 pm

Que confusão e mistura de cores vai para aí!!! ;)
Eu não sei quando é que se "fixa" a cor do pelo de um cão, mas a minha Meggy tem 9 meses e noto que clareou um bocado de há pouco tempo para cá! Não sei se terá alguma coisa haver com a ração, pois mudei de ração há quase um mês!
analipa
Membro Veterano
Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am

quarta nov 19, 2003 1:49 pm

Pois, o meu Boris também ficou com o pelo ligeiramente mais claro e muito mais brilhante desde que lhe mudei a ração. Também coincide com a chegada ao 1 ano de idade, por isso, não sei se os dois factores estão ou não relacionados.
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta nov 19, 2003 2:08 pm

Há cores que todos sabemos que mudam com a idade: os dálmatas nascem brancos e alguns cães azuis nascem pretos. Os yorkshire terrier, nascem quase todos pretos e só mais tarde é que as manchas cobre começam a emergir até "empurrarem"o preto que entretanto se tornou azul, para as costas. Os pastores alemães também passam pelo mesmo processo.

Não investiguei com muita profundidade a causa da "maturação" das cores, mas penso que terá haver com a activação mais tardia de alguns genes relacionados com a cor.

Eu penso que para se ver a cor final, se deve esperar até o cão atingir a maturidade, embora alguns sejam mais precoces que outros. ;)
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

quarta nov 19, 2003 3:10 pm

Realmente ainda não sei dizer qual a idade em que a cor para de se alterar...
Quando trouxe a Goldie, era muito clara, quase branca. Agora continua clara, mas com tons de dourado ao longo da coluna, rabo e orelha.
Já tem um ano e continua em alteração, mas o vet. dela disse-me que ela está em mudança até 1 ano e meio, dois anos.
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

quarta nov 19, 2003 4:03 pm

o Ruby era quase preto quando nasceu, mas agora está com bege, castanho, etc...

os irmãos não sei, porque perdi (e a dona da mãe) o contacto com eles...
Responder

Voltar para “Cães”