Yuri, descansa em paz meu querido

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

terça set 21, 2010 2:58 pm

A FELV não é a equivalente felina da leucemia? Os meus conhecimentos de medicina são poucos, mas tenho ideia que tanto a anemia como a leucemia têm a ver com a diminuição no número de glóbulos vermelhos no sangue. Só que a anemia é a versão mais ligeira e a leucemia a mais grave.

A mim, a vet disse-me que algo que pode provocar uma anemia é a febre da carraça.
<p>"Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas t&ecirc;m sabedoria suficiente para manter isso em segredo." Mary Wilkins</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça set 21, 2010 4:05 pm

eu não sei, mas se o bichano fosseu meu, internava-o. já aconteceu o serafim estar gravemente doente e a deixar-me de rastos. aquilo durou 1 mês até a vet me perguntar se eu queria a eutanasia ou uma operação. eu optei pela 2ª hipótese e o mafarrico sobreviveu. mas eu já não aguentava ve-lo sofrer nem sabia o que lhe fazer. na clínica tinha sempre apoio. se o gatinho entra em tal stress para a medicação, se calhar era melhor ficar num local sossegado. e só em último caso ponderava a eutanasia. o serafim de preto, passou a roxo. teve a vida por um fio. todos falavam em eutanasia. mas já lá vão 10 anos e ele continua um mafarrico. suuuuper mimado
anjjazul
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

terça set 21, 2010 4:18 pm

Os tais parasitas serão hemobartonelas?
Se ele tem alturas que vos parece melhorzinho e arrebitar, talvez lutar mais um bocadinho a ver se espevita.

As melhoras para o gatinho
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

terça set 21, 2010 4:27 pm

É isso mesmo elsasmc, hemobartonela. Afinal que raio de monstro é esse? É assim tão fatal?

Anjjazul, eu mesmo que o quisesse internar não tinha onde :( . Aqui as clínicas veterinárias estão abertas 2 horas por dia, normalmente ao final do dia. E abrem, às vezes, se houver urgência. Eu, por acaso, tenho tido a sorte de me abrirem a porta sempre que precisei, mas tenho noção de que se a médica que segue os meus pequenos se encontrar fora, fico à porta.
Quando a Sakura foi esterilizada, entrou às 18h30 na clínica e saiu às 19h30. Não há cá recobro nem nada disso na clínica. Por isso é que eu entrei em pânico na altura. A pequena acordou da anestesia estava eu sozinha com ela em casa. Ia-me dando uma coisinha má a mim também.
Detesto Lisboa (desculpem-me os alfacinhas), mas nestas alturas tomara eu estar aí. Já tinha voado com o Yuri para o hospital.
elsasmc
Membro Veterano
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

terça set 21, 2010 5:09 pm

Pelo que tenho lido noutro fórum, de gatos, as hemobartonelas são muito resistentes e por vezes difíceis de tratar, mas não impossível. Importante é ter esperança e iconfirmar que está a ser bem tratada.

São uns parasitas no sangue transmitidos através da picada da pulga normalmente ou de gata para filho.
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
Mindless
Membro Veterano

terça set 21, 2010 5:48 pm

Espero mesmo que o Yuri consiga vingar, mas sinceramente, não me parece.
O problema é que ele já está com uma anemia severa e completamente anoréctico. Está muito apático e tem de ser tratado para 300 coisas ao mesmo tempo, uma vez que o parasita já lhe deu cabo do fígado.
Temos de tratar o parasita, mas proteger o fígado, fazê-lo comer para recuperar forças e conseguir combater a anemia.
O facto de estar anémico faz com que não se possa stressar, senão o coração pode bombear em falso, visto o gato não ter sangue suficientemente forte para chegar ao cérebro.
O meu marido está de rastos. Eu também estou um pouco desanimada. E tenho a minha mãe ao telefone a dizer-me para não tocar nos gatos :x .
elsasmc
Membro Veterano

terça set 21, 2010 6:40 pm

Já tentaram outro antibiótico? Pensaram numa transfusão sanguínea? :|

Esperança vá. E miminhos no Yuri.
</p>
dorok3
Membro Veterano
Registado: sábado ago 28, 2010 9:19 am

terça set 21, 2010 6:40 pm

Última edição por dorok3 em sábado abr 28, 2012 11:32 am, editado 1 vez no total.
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça set 21, 2010 6:58 pm

pois...a província :cry: bem sei o que é isso. estive mais de 15 anos fora. agora regressei e vejo a diferença. é mesmo mau. o menino, em lisboa, tinha muito mais hipóteses e o internamento era mesmo indicado. para todos. não dá para ir a abrantes? ouvi falar em boas clínicas
anjjazul
anjjazul
Membro Veterano

terça set 21, 2010 7:11 pm

Hemobartonelose

emobartonelose (haemobartonellosis, anemia infecciosa felina) é causada por uma ricketsia: Haemobartonella felis. É um parasita microscópico que invade as células vermelhas do sangue, causando sua destruição.
Ele nem sempre produz doença, podendo o gato ser portador assintomático.
Quando produz doença, se acopla a parede das hemácias de forma cíclica.

A anemia que causa é regenerativa, porque não causa dano à medula óssea, o que deve ser levado em conta na hora do diagnóstico.
Em muitos gatos a hemobartonelose ocorre após stress.
O hematozoário é transmitido pela picada do carrapato ou pulga. Outros modos de transmissão são via placentária, da mãe para os filhotes, por mordidas e transfusão de sangue.
São hematozoários felinos: Hemobartonella, Cytauxzoonosis, Erlichia.

Fases da Doenças:
.Fase aguda: Esplenomegalia (aumento do baço)
.Fase cronica: febre; hematuria (sangue na urina); mucosas descoradas pela anemia profunda; epistaxe (perda de sangue pelo nariz); perda de peso; redução do apetite; petéquias (pequenas hemorragias subcutaneas); podendo ocorrer hemorragia gastrintestinal (devido ao rompimento de pequenos vasos) e icterícia; histórico de infestação por carrapatos, pulgas.

Cerca de 1/3 dos gatos não tratados morrem da infecção.
Os animais se tornam portadores para o resto da vida, mesmo se recuperando da doença. Em casos de comprometimento do sistema imunológico, por causa viral, stress ou administração de corticosteróide, a doença retorna.

Achados do hemograma:

*Trombocitopenia = Queda do número de plaquetas, o que leva a hemorragias.
*Alterações leucocitárias =
leucopenia (queda de leucócitos),
neutropenia (queda de neutrofilos),
linfocitose (aumento de linfocito),
monocitose(aumento de monocitos).
Pode ocorrer leucocitose (aumento de leucocitos), mas é menos frequente.

Esfregaço de sangue periferico: visualização dos parasitos. Mas é difícil, necessita ser repetido varias vezes.
Tratamento por oxitetraciclina por 3 semanas e antianêmico.

Existe uma alta incidência de hemobartonela em gatos portadores de Leucemia Infecciosa. Mas a doença pode ocorrer independentemente. De qualquer forma, quando ocorre uma anemia severa que não responde ao tratamento para Hemobartonelose, deve-se fazer teste para Leucemia.

Deve-se fazer um controle efetivo de pulgas, já que a doença é transmitida de um gato para outra, através da picada de pulgas.

Não há casos relatados de Hemobartonela em humanos.

encontrei isto sobre sobre a doença. não é famoso mas não irreversível. tente tudo
anjjazul
Mindless
Membro Veterano

terça set 21, 2010 7:47 pm

Obrigada anjjazul.
No meio de tanta choradeira nem me lembrei de pesquisar sobre a doença.
A veterinária esteve agora aqui em casa. Diz que é normal o gato continuar murchinho. Fez uns testes de reacção ao som e acredita que não devemos tomar decisão nenhuma até passar pelo menos uma semana, pois o tratamento dura, no mínimo, 3.
Apesar de muito magro, parece que o que conseguimos dar-lhe para comer vai conseguir aguentá-lo durante mais uns tempos. Tentamos dar-lhe comida à colher, uma vez que desconfia de tudo o resto e já não consegue ver a seringa. Se não conseguirmos à colher, volta à seringada. Tem de ser.
Quando o meu bébé nascer vai dar uma sova ao Yuri por estar a stressar-nos desta forma. Ainda bem que estou de pouco tempo, senão o cachopo já tinha saído disparado.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça set 21, 2010 9:14 pm

hemobartonelas podem matar e matam muito mais do que se supõe. Mas não sei até que ponto n haverá por aí PIF... estou a ter uma sensação de dejá-vu, o meu Twister em 20 dias perdeu mais de 1 quilo, ficou fraquinho, anémico e na eco mostrava uma cirrose hepática... ele tinha apenas um ano de idade. Nos 3 casos de PIF que tive, estiveram sempre presentes as hemobartonelas e a anemia por elas provocada. O pior é mesmo o hematócrito e as plaquetas muito baixas, qualquer coisa faz edemas e hematomas, e podem ocorrer hemorragias internas graves... mas mesmo sem PIF, se a destruição de plaquetas e glóbulos vermelhos for superior à capacidade de produção da medula, torna-se irreversível. O problema destas anemias em gatos jovens é terem um sistema imunitário ainda pouco fortalecido e estarem em crescimento, o que exige muito mais do corpito deles, e só aparecem sintomas quando já não aguentam mais. :(

Gostava de lhe dizer que espero que o seu gatinho recupere, mas francamanete, com metade do fígado destruído, não acho que isso vá acontecer... No entanto, milagres acontecem e enquanto há vida, há esperança. Apenas não permita que ele sofra...
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça set 21, 2010 11:14 pm

Mindless, apenas para lhe dizer que tenho admirado a sua postura e o conseguir ainda manter algum sentido de humor neste momento tão complicado (por vezes, é ele que nos vai aguentando, tal como os desabafos).
E para mandar um abraço a si e ao seu marido e muitas festinhas para o valente Yuri.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

terça set 21, 2010 11:21 pm

Força Yuri e donos do yuri. Estamos todos a torcer pelas tuas melhoras.
Mindless
Membro Veterano

quarta set 22, 2010 8:53 am

Obrigada querida Tassebem :) .
O que me vai valendo é mesmo conseguir manter algum sentido de humor, mesmo junto do Yuri. Sempre brinquei muito com ele, dançavamos e cantavamos juntos. Era um fartote de rir lá em casa, de cada vez que eu decidia agarrar no meu gatinho para darmos um "espectáculo" para as visitas :) .
Também me ajuda muito vir aqui e ouvir as vossas opiniões e saber que estão com o meu menino nesta altura complicada.
Quer a coisa corra bem, quer corra mal, nunca me vou esquecer das pessoas que têm vindo ao tópico, assim como as que me têm enviado MP. Tem sido deveras importante receber a ajuda de pessoas que percebem muito mais disto do que eu, que me têm dado força e que têm tentado ajudar-me sem me conhecer nem a mim nem ao Yuri.
Vocês têm corações muito grandes.
Chamarrita, obrigada pela frontalidade. Ainda ninguém tinha pensado em PIF. Já não sei o que será pior, se a hemobartonela, se FELV, se PIF...
Gostava de me ter apercebido mais cedo que o Yuri estava doente.
Fica aqui o alerta a quem tem gatos: vão verificando a cor das mucosas dos vossos pequenos. Podiamos ter-nos apercebido da anemia do Yuri pela cor das gengivas. O gato tem as gengivas completamente brancas. Nós não sabíamos. Se soubessemos talvez tivessemos conseguido perceber mais cedo que o pequeno estava doente. Nunca se sabe.
Responder

Voltar para “Gatos”