Babushka the turtle - fotos e video (act. pag. 5, 10 e 12)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

terça set 21, 2010 2:53 pm

Realmente há coisas... Carradas de tempo a ver/ler tretas e teimosias de crianças e finalmente aparece um tópico assim, para uma pessoa se puder deliciar um pouco.

Muitos parabéns, é raríssimo ver quem se dê a tanto trabalho (e custo) para uma tartaruga.
Tem um setup esteticamente bastante agradável, funcionalmente sem defeitos, dificilmente se poderia pedir mais.

Poderá no entanto inserir o termostato (ligado), pois o mesmo só manterá a temperatura desejada da água, se estiver quente demais estará desligado, portanto não necessita de o desligar (ou remover do aqua-terrário).

Cumprimentos e esperemos que apareçam muitos mais users com a sua atitude, realmente de louvar.
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

terça set 21, 2010 3:02 pm

Mais uma vez obrigado pelas vossas palavras.

DINODANE

A ideia de colocar peixes junto com a tartaruga pode resultar em asneira, tenho consciência disso.
Colocá-los num aquário à parte está fora de questão porque arrisco-me a ter as malas à porta.
O Plecostomus cresce bastante, é um facto. Mas isso até pode jogar a seu favor, além de que é um peixe bastante resistente às condições da água, é rápido e possui uma espécie de "armadura" que até poderá ser anti-tartaruga. Atenção que sou um completo leigo na matéria, estou a dar uma opinião sem qualquer experiência na matéria.
Li também um artigo chamado "What can I keep with a turtle" em que fazem referência a várias espécies de peixes e a sua probabilidade de conviverem com uma tartaruga. Sobre o Plecostomus dizem o seguinte: "...Some people say get a pleco. larger than your turtle. Some have kept pleco.s successfully for years. Some have had turtles kill the pleco, eat the pleco, bite the pleco.’s eyes off, etc…a feeder until proven otherwise."
É um risco. E não querendo parecer cruel ou insensível, se qualquer dia a tartaruga matar ou comer o Pleco, fico com a lição aprendida. Decidi arriscar enquanto a tartaruga é pequena porque talvez com a habituação desde novinha, a tartaruga deixe o peixe em paz.

Em relação aos nigrofasciatus ou convicts, que foi o tal casal de peixes que devolvi diz o seguinte no tal artigo: "Look, where do you think names like Red Devil, Green Terror, Jack Dempsey, Convict & Jaguar & Wolf Cichlid come from? I discussed convicts earlier, but unless you are VERY FAMILIAR with these others I do NOT recommend them." Tivesse eu lido antes e não tinha tentado estes. Devolvi-os à loja e não recebi nada em troca.

Os kribensis, apesar de serem ciclideos africanos, muito territoriais sobretudo na época de acasalamento, tamanho pequeno e bastante rápidos podem efectivamente serem alvos relativamente fáceis para a tartaruga. Mais uma vez estou a arriscar. Mas vamos ver no que dá. Os alevins é que tenho quase a certeza que vão ser um petisco para a tartaruga.

Estás à vontade para me dar mais umas dicas. Se de tartarugas ainda estou a começar a dar os primeiros passos, de peixes ainda estou meio às cegas.

element:

Sim, a tartaruga sobe perfeitamente a plataforma.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

terça set 21, 2010 3:26 pm

Daddycool Escreveu:(...)
A ideia de colocar peixes junto com a tartaruga pode resultar em asneira, tenho consciência disso.(...)
Depende do ponto de vista, se estiver a pensar mais na tartaruga, é muito positivo para ela, pois tem mais desafios e estímulos ;)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça set 21, 2010 4:33 pm

Daddycool: (nick á maneira :) )
Colocá-los num aquário à parte está fora de questão porque arrisco-me a ter as malas à porta.
:lol:
Tem de mostrar á sua cara metade as virtudes decorativas de um lindo aquário comunitário, complantas e espécies de peixes coloridas e variadas... até porque com o crescimento da sua tarta o verde nesse aquário vai desaparecer.

Quanto ao pleco: verdade. O problema é que o pleco não vai crescer ao ritmo da sua tarta... o meu levou 5 anos a atingir o tamanho respeitável de 20 cm. A sua tarta vai estar com pelo menos uns 12 de carapaça daqui a 2... e a voracidade destas bichas é mesmo proverbial.

Os nigrofasciatus são terríveis e mesmo até entre eles super agressivos e territoriais.

Os Kribensis... adoro-os. Eu não os juntaria a uma tartaruga, preferia não arriscar.
Mas você sabe bem o risco que corre.

Mis uma vez, WELL DONE. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

terça set 21, 2010 6:51 pm

muitos parabens realmente são merecidos :wink: a tarta é linda :) !
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

terça set 21, 2010 9:26 pm

O aquário(e tarta :) ) estão muito bonitos.

Cumprimentos
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

terça set 21, 2010 11:03 pm

Vou ser muito sincero:

Quando vi este tópico no sub-fórum e olhei para o nick (novato) pensei: "Vai sair asneira! A escola ainda não começou? Lá vou ver mais um "rim"!" Respirei fundo e abri o tópico, já preparado para dar nas orelhas :twisted: :lol:

Até que reparei que estava enganado, FINALMENTE!

Um dono que pesquisou pelas espécies que desejava, os seus requisitos e forneceu-lhes o paraíso :D

Muitos parabéns e bem-vindo (keeper's deste calibre são-no sempre)

P.S.: No inicio da minha intervenção chamei-o de novato, mas está provado que não o é, pode sê-lo em participação no fórum mas não em conhecimento ;) E no que precisar de ajuda de certeza que existem muitos users dispostos a fazê-lo, de certeza!
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Daddycool
Membro Veterano

quarta set 22, 2010 3:48 pm

Pessoal, mais uma vez obrigado pelos vossos elogios.
Os vossos repetidos e pacientes esclarecimentos aos novatos são sem dúvida uma ajuda enorme a quem anda totalmente às aranhas...ou às tartarugas neste caso. Por isso parabéns a vocês também pela dedicação.

Pure: o termóstato está já dentro do aquário, não está é ligado à corrente. Verifico regularmente o termómetro e como a temperatura se mantém boa, ainda não o liguei. Mas daqui a pouco tempo, quando as temperaturas começarem a baixar, vou ligá-lo.

Dinodane: para ter mais um aquário ou tinha que vender a tv ou desfazer-me de algum sofá lá de casa para arranjar espaço. E aí era a mulher a mostrar-me as virtudes decorativas de um lindo rolo da massa. As plantas que tenho no aquário são artificiais. Espero que a tartaruga não se lembre de as começar a comer...

AlunoBioGeo: sou novato sim senhor, nem penses que me sinto ofendido por dizeres isso. Apesar de me ter andado a informar ainda só tenho 5 meses de experiência. Tenho a certeza que com 5 anos de experiência vou saber bem mais e até quem sabe dar umas “aulas” aos novatos.

Aproveito então para colocar umas dúvidas:

Em alguns dos dias quentes que tivemos este Verão, aproveitei para pôr a tarta ao sol, com água, devidamente protegida de correntes de ar e até de possíveis predadores. Criei uma zona de sombra para ela se refugiar. Eu a pensar que ela se ia esticar ao sol, mas nada disso. A tartaruga tentou pirar-se para todo o lado, nem comeu a comida que lhe pus. Completamente apavorada. Será que é por ser ainda novinha ou porque não está habituada?

Como já tinha dito, ela está a crescer a olhos vistos. Mas vai chegar a altura em que ela vai estabilizar, espero eu. Alguém me sabe dizer com que idade é que uma tartaruga se pode considerar como sendo adulta e em que podemos ter uma ideia do tamanho com que ela vai definitivamente ficar?

Como também referi antes, ainda não lhe consegui dar vegetais. Já tentei cenoura, maçã, morangos, bróculos, feijão verde, etc, etc. Como tenho os peixes não me apetecia muito deixá-la passar fome senão lá se vai a harmonia no aquário. Ando aqui a tentar arranjar uma técnica qualquer em que a consiga enganar e pô-la a comer vegetais. Ainda noutro dia cortei uns pedacinhos de cenoura e misturei com o granulado mas nem isso. Já coloquei uma folha de couve a boiar durante um dia mas o desinteresse foi total. Será que ainda é cedo para começar a introduzir vegetais? É que a alimentação dela tem sido à base dos sticks, granulado e uns camarões de vez em quando. Gostava de variar um pouco. Como e quando é que acham que se deve começar a introduzir vegetais na alimentação?

Tenho a lâmpada UVB mas tenho lido que, além dessa, há quem use também uma lâmpada de aquecimento que emite temperaturas na plataforma que chega aos 30 graus. Acho que a tartaruga não se ia importar mas será estritamente necessário possuir esta lâmpada?

E para já é tudo que é para não abusar.

Abraço.
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

quarta set 22, 2010 4:23 pm

acerca de ela nao estar esticada ao sol é por nao estar habituada ao meio envolvente, agora nao mas para o ano que vem, tenta fazer isso o verao todo deixa a mesmo de noite se for possivel

aí com uns 3 anos ja deve ter o tamanho quase maximo, visto que os repteis nunca param de crescer ;)

uns 25 a 28cm de carapaça dependendo do sexo
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quarta set 22, 2010 4:39 pm

Daddycool Escreveu: Pure: o termóstato está já dentro do aquário, não está é ligado à corrente. Verifico regularmente o termómetro e como a temperatura se mantém boa, ainda não o liguei. Mas daqui a pouco tempo, quando as temperaturas começarem a baixar, vou ligá-lo.
Mas era isso que o Pure estava a tentar alertar-te. Esta parte dos termostatos é sempre a parte que mais confusão faz às pessoas por ser um bocado técnica. Existem os cabos de aquecimento, "aquecedores de aquários" (que agora não me lembro do nome em específico :oops: ) e os tapetes, esses têm a função de aquecer o terrário, ou no teu caso de aquecer a água, mas não possuem regulação térmica... Vão aquecendo consoante a sua potência o permite. E o que deves ter é isto mesmo... Um aparelho de aquecimento da água ;)

Depois existe o termostato, que tem uma função vital, que deve estar ligado ao aparelho de aquecimento, ligando-o e desligando-o consoante a necessidade de aquecer ou não a água, mantendo assim a temperatura da água sempre estável.
Daddycool Escreveu: AlunoBioGeo: sou novato sim senhor, nem penses que me sinto ofendido por dizeres isso. Apesar de me ter andado a informar ainda só tenho 5 meses de experiência. Tenho a certeza que com 5 anos de experiência vou saber bem mais e até quem sabe dar umas “aulas” aos novatos.
Sem dúvida, mas não és um novato-novato... se visses os verdadeiros novatos aqui até te arrepiava. Então o último que apanhamos (o da tartaruga há 2 dias) até dá vontade de o espancar :lol: E olha que eu também não me considero veterano :P Sei muitas coisas, é verdade, mas existe aqui gente que sabe bem mais que eu;)
Daddycool Escreveu: Em alguns dos dias quentes que tivemos este Verão, aproveitei para pôr a tarta ao sol, com água, devidamente protegida de correntes de ar e até de possíveis predadores. Criei uma zona de sombra para ela se refugiar. Eu a pensar que ela se ia esticar ao sol, mas nada disso. A tartaruga tentou pirar-se para todo o lado, nem comeu a comida que lhe pus. Completamente apavorada. Será que é por ser ainda novinha ou porque não está habituada?
O espaço que lhe forneceste era muito amplo? Tinha algum sitio com água onde ela pudesse mergulhar? Pode ter sido stress, elas não gostam muito em bebés de mudar de local, por isso pode ter sido essa a razão.
Daddycool Escreveu:Como já tinha dito, ela está a crescer a olhos vistos. Mas vai chegar a altura em que ela vai estabilizar, espero eu. Alguém me sabe dizer com que idade é que uma tartaruga se pode considerar como sendo adulta e em que podemos ter uma ideia do tamanho com que ela vai definitivamente ficar?

Como também referi antes, ainda não lhe consegui dar vegetais. Já tentei cenoura, maçã, morangos, bróculos, feijão verde, etc, etc. Como tenho os peixes não me apetecia muito deixá-la passar fome senão lá se vai a harmonia no aquário. Ando aqui a tentar arranjar uma técnica qualquer em que a consiga enganar e pô-la a comer vegetais. Ainda noutro dia cortei uns pedacinhos de cenoura e misturei com o granulado mas nem isso. Já coloquei uma folha de couve a boiar durante um dia mas o desinteresse foi total. Será que ainda é cedo para começar a introduzir vegetais? É que a alimentação dela tem sido à base dos sticks, granulado e uns camarões de vez em quando. Gostava de variar um pouco. Como e quando é que acham que se deve começar a introduzir vegetais na alimentação?
Eu não sou grande conhecedor das tartarugas (nem nunca tive muito interesse em saber, confesso, o que vou sabendo é pelos keeper's que vão ensinando por aqui e vou lendo umas coisinhas), mas sei que elas ficam com tamanhos bem jeitosos. Mas com certeza que alguém já te dará uma resposta concreta brevemente.

Daddycool Escreveu:Tenho a lâmpada UVB mas tenho lido que, além dessa, há quem use também uma lâmpada de aquecimento que emite temperaturas na plataforma que chega aos 30 graus. Acho que a tartaruga não se ia importar mas será estritamente necessário possuir esta lâmpada?
Sim, era bom que a tivesses, uma vez que também vai estimular mais vezes ela ir banhar-se nos UVB e aquecer-se fora de água. A essa lâmpada dá-se o nome de basking e o ponto no solo para onde ela aponta de basking spot :) Mas tal como com os outros sistemas de aquecimento, deve estar ligada a um termostato de forma a evitar que sobreaqueça o local. Ah, e para poupares energia também :P hehehe....
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
guzZ
Membro Veterano
Registado: quinta ago 12, 2010 4:35 am

quarta set 22, 2010 4:51 pm

O que tenho a dizer? Quando quiserem comprar uma tartaruga e não souberem quais as condições ideais, venham a este tópico e vejam o aquário (que está magnífico, parecido com o meu, mas não tenho peixes e é uma caixa de arrumações :D ) e as respostas de todo o pessoal, explicam tudo o que é necessário para o bem estar de uma tartaruga.
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

quarta set 22, 2010 5:05 pm

deve haver algum engano de algum de voces, o termostato que o aquario tem não é um simples aquecedor de peixes? se sim entao ja tras termostato
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
Daddycool
Membro Veterano

quarta set 22, 2010 6:06 pm

Tekilla: vou fazer isso. Experimento para o ano.

Em relação ao tamanho, não me assustes. 25 a 28 cm? Isso anda um bocado por cima não? 25 cm parece ser o tamanho máximo que podem alcançar, sendo fêmeas. O macho poderá ir aos 20 cm. Lembro-me de ler algures que as Corcundas do Mississipi são consideradas de médio porte. Mas mesmo 20 cm...é um animal de respeito.

AlunoBioGeo: de facto é um bocado confuso. O que eu tenho, penso que é um termóstato, tem forma cilíndrica, numa das pontas regula-se a temperatura desejada e acende uma luz. Quando a água atinge essa temperatura, a luz desliga. Comprei também uma protecção em plástico para o termóstato para evitar que a tarta morda aquilo até ser electrocutada. Parece que é possível e que já aconteceu.

O espaço que lhe forneci não era nada amplo, aliás é a tal caixa onde a alimento fora do aqua. O stress pode ser uma causa sim.

Tenho que ver bem isso do basking e do basking spot. Isso significa mais uma lâmpada, mais um candeeiro e mais um termóstato...mais um rombo no orçamento. :o

Abraço.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta set 22, 2010 6:18 pm

Daddycool Escreveu:(...)
Tenho que ver bem isso do basking e do basking spot. Isso significa mais uma lâmpada, mais um candeeiro e mais um termóstato...mais um rombo no orçamento. :o

Abraço.
Uma lampada não muito forte sobre a plataforma deve resultar e não é grande rombo no orçamento ;)
Um abajour de metal, um circulo recortado na grelha de metal que ja la está...e não precisa de termostato...que se "por acaso" ela sentir calor a mais vai refrescar-se na agua ;)
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quarta set 22, 2010 7:45 pm

Daddycool Escreveu: AlunoBioGeo: de facto é um bocado confuso. O que eu tenho, penso que é um termóstato, tem forma cilíndrica, numa das pontas regula-se a temperatura desejada e acende uma luz. Quando a água atinge essa temperatura, a luz desliga. Comprei também uma protecção em plástico para o termóstato para evitar que a tarta morda aquilo até ser electrocutada. Parece que é possível e que já aconteceu.

O espaço que lhe forneci não era nada amplo, aliás é a tal caixa onde a alimento fora do aqua. O stress pode ser uma causa sim.

Abraço.
Afinal o tekilla tinha razão, sim isso serve perfeitamente :) Já sei o que tens e é um aquecedor com termostato incorporado :twisted:

E sim, fizeste bem, protecção a mais nunca é defeito ;) Pareces uma pessoa que eu conheço... hehehe...

Olha segue o conselho do Bondage, ele sim é um dos verdadeiros veteranos e um dos meus mestres aqui do sitio, é uma boa forma de economizares uns trocos :) E se quiseres estar descansado quanto às temperaturas na rampa, basta comprar um termómetro digital com sonda (arranjas facilmente entre 8-12€) e vais sempre vigiando isso :)

Outra coisa, a que distancia está a lâmpada UVB do "solo"? Não deve estar a mais de 30cm, entre 15-20cm é o ideal :)

Abraço

Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”