algumas duvidas quanto a gerbos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
gerbomaniac
Membro Júnior
Registado: terça set 21, 2010 9:36 pm

terça set 21, 2010 9:48 pm

oi amigos , essa e minha primeira mensagem e queria a ajuda de vcs

bom e primeira e a seguinte

eu pesquisei e re-pesquisei , mas nao achei nada , e que meus gerbos ( 3 fofinhos ) estao com pulgas , eu to com medo de que seja grave , isso e perigoso ou e normal ? o que eu devo fazer ? aquele po para banho seco serve ?

outra coisa , eu tenho 1 macho e duas femeas , posso deixar os tres juntos no terrario ? e se eles cruzarem ? o que faco ? e porque eu quero que os dois agoutis cruzem , mas nao quero deixar a gray agouti sozinha , sera que tem problema deixa-la junto ? eles se conhecem desde 1,5 meses , e qual a garantia de que ele cruzara com a agouti ? o fato dela ser mais velha ajuda ?

posso deixa-los sempre juntos ? sei da questao das crias , e nao me importo com a quantidade , pois dou um jeito de doar , e necessario algo especial para a fema reprodutora ?

caramba , eles sao muito lindos , fofos e engracados , amo quando eles brincam de brigar , nunca se morderam , e so brincadeira eu acho , e gosto quando eles me mordiscam faz cocegas

Abracao , e quero parabenizar ao idealizadores do site e forun , pois foi aqui que conheci a especie , e os relatos de criadores me incentivaram a romper as barreiras da distancia para adiquirir meu trio ja que nao tem aqui na minha cidade , meus parabéns!!
RP900
Membro
Registado: segunda abr 26, 2010 7:58 pm
Localização: "este utilizador ainda não tem animais de estimação!"
Ter até tenho mas ninguém está interessado..

quarta set 22, 2010 1:40 am

gerbomaniac Escreveu:oi amigos , essa e minha primeira mensagem e queria a ajuda de vcs

bom e primeira e a seguinte

eu pesquisei e re-pesquisei , mas nao achei nada , e que meus gerbos ( 3 fofinhos ) estao com pulgas , eu to com medo de que seja grave , isso e perigoso ou e normal ? o que eu devo fazer ? aquele po para banho seco serve ?

outra coisa , eu tenho 1 macho e duas femeas , posso deixar os tres juntos no terrario ? e se eles cruzarem ? o que faco ? e porque eu quero que os dois agoutis cruzem , mas nao quero deixar a gray agouti sozinha , sera que tem problema deixa-la junto ? eles se conhecem desde 1,5 meses , e qual a garantia de que ele cruzara com a agouti ? o fato dela ser mais velha ajuda ?

posso deixa-los sempre juntos ? sei da questao das crias , e nao me importo com a quantidade , pois dou um jeito de doar , e necessario algo especial para a fema reprodutora ?

caramba , eles sao muito lindos , fofos e engracados , amo quando eles brincam de brigar , nunca se morderam , e so brincadeira eu acho , e gosto quando eles me mordiscam faz cocegas

Abracao , e quero parabenizar ao idealizadores do site e forun , pois foi aqui que conheci a especie , e os relatos de criadores me incentivaram a romper as barreiras da distancia para adiquirir meu trio ja que nao tem aqui na minha cidade , meus parabéns!!
Normal terem pulgas não! Perigoso?! Claro se num cão é, muito mais num animal dessa dimensão.. Compre um anti-parasitam-te próprio para roedores... Mas o que realmente aconselho é leva-los ao vet de exóticos para desparasitar internamente e externamente.. Sim pode deixar os três juntos quanto ao acasalamento isso é com eles, se quer apenas os dois que referiu vai ter de os separar(deixar esses 2juntos apenas) embora não é o que eu fazia.. Atenção depois não os pode voltar a juntar pode dar raia mas por mim pode sempre tentar..
Questão das crias tem mesmo noção??? É que a fêmea pode ter uma ninhada para cuidar e estar já gravida de outra... :roll:

(parabenizar?)raios pro acordo ortográfico
Ps.: Julgo que é o seu segundo tópico(apenas novo usuário)
gerbomaniac
Membro Júnior

quarta set 22, 2010 1:06 pm

realmente e o segundo topico , mas e que nao estou conseguindo usar o outro , ai aproveitei que estou renovando tudo baseado no e-mail atual ( o outro e dispensei por algums problemas , e entao troquei a senha por uma muito louca , para eu nao gravar , afinal a partir de agora quero tudo novo ) ai para caso haja algum problema na conta envio para o e-mail que tenho acesso agora

quanto as pulgas , nao sao as de cachorro , sao bem , mais bem menores que a de um cachorro , sao pulgas de roedores mesmo , mas eu ja estou providenciando um medico veterinario , e numa universidade da minha cidade , e o melhor e que vai sair de graca , ai la e mais certeza do que devo fazer ne ? , vou o mais rapido possivel , se possivel amanha de manha ( pela tarde eu estudo , mas se for necessario faltar aulo , e por uma justa causa )

nao ha problemas mesmo deixa-los juntos ? e caso uma femea reproduzir ? ha algum problema da outra esta junto ? eles vivem juntos , isso pode ser um ponto positivo neste quisito ?

eu sei dessa deparir e engravidar denovo , mas eu posso conseguir doar os filhotes , ate durante viagens com meu pai pelo interior , posso doar para pets , ou ate para faculdades de veterinaria , possa ser que queiram ne ?

Abracos!!
Popcorn13
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am

quarta set 22, 2010 3:47 pm

Olá

Eu sinceramente não percebo absolutamente nada de gerbos nem nunca tive nenhum!
A questão que os foristas te têm alertado é para o facto de se tu NUNCA separares o macho da femea ela vai estar constantemente a emprenhas(engravidar) e as gravidezes são tão sucessivas que chegará a um ponto que não terás ninguem a quem dar ou vender os Gerbos e mais grave que tudo vais cansar o organismo da femea!

Não sei absolutamente nada quanto aos gerbos serem ou não animais sociais ou não, mas pelo que percebi eles não se dão muito bem quando colocados e separados por diversas vezes, a questão é que já devias ter ponderado anteriormente que isso das gravidezes não será DE FORMA ALGUMA saudavel para a femea!

Percebes agora os alertas de outros foristas neste e outros tópicos?!
Tens aí uma situação em mãos que espero que consigas resolver da melhor forma, tanto para os animais como para ti.!
Pensa bem, quantas crias tem um gerbo em cada ninhada e multiplica isso por bastantes vezes (gravidezes sucessivas)

Boa sorte :D Tudo a correr bem :)
RP900
Membro

quarta set 22, 2010 6:12 pm

gerbomaniac Escreveu:realmente e o segundo topico , mas e que nao estou conseguindo usar o outro , ai aproveitei que estou renovando tudo baseado no e-mail atual ( o outro e dispensei por algums problemas , e entao troquei a senha por uma muito louca , para eu nao gravar , afinal a partir de agora quero tudo novo ) ai para caso haja algum problema na conta envio para o e-mail que tenho acesso agora

quanto as pulgas , nao sao as de cachorro , sao bem , mais bem menores que a de um cachorro , sao pulgas de roedores mesmo , mas eu ja estou providenciando um medico veterinario , e numa universidade da minha cidade , e o melhor e que vai sair de graca , ai la e mais certeza do que devo fazer ne ? , vou o mais rapido possivel , se possivel amanha de manha ( pela tarde eu estudo , mas se for necessario faltar aulo , e por uma justa causa )

nao ha problemas mesmo deixa-los juntos ? e caso uma femea reproduzir ? ha algum problema da outra esta junto ? eles vivem juntos , isso pode ser um ponto positivo neste quisito ?

eu sei dessa deparir e engravidar denovo , mas eu posso conseguir doar os filhotes , ate durante viagens com meu pai pelo interior , posso doar para pets , ou ate para faculdades de veterinaria , possa ser que queiram ne ?

Abracos!!
Não tem problema nenhum,(a não ser que vejas brigas) tanto o macho como a outra fêmea ajudara a cuidar das crias...
Quanto as pulgas tens que os desparasitar é só...
De resto boa sorte aí com os bichinhos
gerbomaniac
Membro Júnior

quinta set 23, 2010 12:52 pm

galera muito obrigado pelas ajudas ai

realmente a questao dos gerbos e bem delicada , por um lado a questao super complicada de que uma vez separados ( mesmo por miseras 24h ) e dificil tornar a junta-los , e por outra as gravidezes consecutivas

a questao do espaco complica um pouco , e tbm porque acreditem ou nao , provavelmente esses sao os unicos gerbos que vou encontrar filhotes aqui na minha cidade , e se eles morrerem so vou poder comprar gerbos ja velhos e gordos que aparecem vez ou outra numa loja e sao bem mal tratados , esse e o motivo pelo qual , preciso muito que os gerbos possam estar sempre disponiveis a reproducao , sem a necessidade de uma re-apresentacao que pode nao funcionar depois de umas 2-3 semanas de separados , imagine mais tempo entao?! , pois o unico modo de eu manter minha criacao auto-sustentavel e esse casalito , pelo menos por tempo suficiente para que eu de sorte de os gerbos ficarem mais populares aqui e comecarem a vender sem preocupacao de se vai ou nao ter mais

uma questao que me deixa intrigado e curioso e ,...... na natureza , pelo que venho pesquisando , a colonia e composta por gerbos de uma mesma familia , que vai aumentando suas colonias com suas crias , porem so um casal procria correto ? isso implica que e a mesma femea que povoa as colonias , no caso ela sempre tem crias , ai sobram duas hipotesis

1- ou a femea dispoe de uma dieta balanceada e rica , que permite a ela repor os nutrientes suficientemente antes da proxima ninhada , que com o auxilio dos demais da colonia na criacao dos bebes , ela consiga com facilidade , o que permite a ela fazer isso sem problemas

2- ou os gerbos podem dotar de uma certa percepcao de populacao , concebendo filhotes somente quando necessario , no caso quando um grupo de filhotesmais velhos abandonarem a colonia para darem inicio a uma nova

em todos os caso , pode ser a possivel solucao para o meu problemicho

talvez eu possa suprir a femea reprodutora , com uma carga extra de proteinas , gorduras e vitaminas , isso poderia junto ao auxilio do macho e outra femea e ate alguns dos futuros filhotes , a ela lidar com as gravidezes consecutivas ? pois acho que o problema vem mais da perda de nutrientes e exalstao de cuidar dos bebes , acho que uma dieta saudavel , e o mais completa possivel possa resolver nao ?

ou possa haver alguma fator que possa desestimular a reproducao naturalmente ( sei que gerbos nao sao tao resistentes a medicamentos ) tipo uma temperatura inferior ao indicado , ouvi relatos de amigos dai de portugal , em que alguns casais dao crias com intervalos mais longos , talvez pelo fato de em portugal o clima ser um pouco mais frio do que o comum para gerbos , sera que isso pode influenciar-los ?

e tbm ,( corrigam-me se eu estiver errado ) os criadores mantem os casais juntos ne ? principalmente aqueles que pretendem manter uma linhagem genetica de qualidade , nao e isso ? alguma coisa eles devem fazer para suprir a femea , alguma dieta melhor e mais enriquecida

...........

agora , quanto a desparasita-los , como posso fazer isso ? pode me explicar ? ja tentei catar os carrapatinhos , mas nem com pinca eles vem , de tao minusculos que sao , eu nunca tinha ouvido relatos de carrapatos em roedores , isso e realmente comum ? ou e uma doenca grave ? amanha estou indo ao veterinario para todos os casos , ja que e de graca nao custa previnir ne ?

Abracos!!
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quinta set 23, 2010 3:09 pm

gerbomaniac Escreveu:
e tbm ,( corrigam-me se eu estiver errado ) os criadores mantem os casais juntos ne ? principalmente aqueles que pretendem manter uma linhagem genetica de qualidade , nao e isso ? alguma coisa eles devem fazer para suprir a femea , alguma dieta melhor e mais enriquecida
Eu não mantenho os meus casais juntos! Estão todos separados por trios do mesmo sexo! Quando quero que procriem junto o casal por uns dias, e volto a repor tudo de novo como estava quando vir que o "processo foi efectuado com sucesso" 8)

É importante salientar que são separados dos outros nunca mais de uma semana!

Quanto a guerras entre macho e fêmea, nunca tal me aconteceu, mesmo juntando adultos que nunca se viram! Porem, não nego que possa acontecer, se a fêmea tiver medo do macho e ele for insistente não está livre de levar uma dentadinha...
RP900
Membro

quinta set 23, 2010 6:10 pm

gerbomaniac Escreveu:galera muito obrigado pelas ajudas ai

realmente a questao dos gerbos e bem delicada , por um lado a questao super complicada de que uma vez separados ( mesmo por miseras 24h ) e dificil tornar a junta-los , e por outra as gravidezes consecutivas

a questao do espaco complica um pouco , e tbm porque acreditem ou nao , provavelmente esses sao os unicos gerbos que vou encontrar filhotes aqui na minha cidade , e se eles morrerem so vou poder comprar gerbos ja velhos e gordos que aparecem vez ou outra numa loja e sao bem mal tratados , esse e o motivo pelo qual , preciso muito que os gerbos possam estar sempre disponiveis a reproducao , sem a necessidade de uma re-apresentacao que pode nao funcionar depois de umas 2-3 semanas de separados , imagine mais tempo entao?! , pois o unico modo de eu manter minha criacao auto-sustentavel e esse casalito , pelo menos por tempo suficiente para que eu de sorte de os gerbos ficarem mais populares aqui e comecarem a vender sem preocupacao de se vai ou nao ter mais

uma questao que me deixa intrigado e curioso e ,...... na natureza , pelo que venho pesquisando , a colonia e composta por gerbos de uma mesma familia , que vai aumentando suas colonias com suas crias , porem so um casal procria correto ? isso implica que e a mesma femea que povoa as colonias , no caso ela sempre tem crias , ai sobram duas hipotesis

1- ou a femea dispoe de uma dieta balanceada e rica , que permite a ela repor os nutrientes suficientemente antes da proxima ninhada , que com o auxilio dos demais da colonia na criacao dos bebes , ela consiga com facilidade , o que permite a ela fazer isso sem problemas

2- ou os gerbos podem dotar de uma certa percepcao de populacao , concebendo filhotes somente quando necessario , no caso quando um grupo de filhotesmais velhos abandonarem a colonia para darem inicio a uma nova

em todos os caso , pode ser a possivel solucao para o meu problemicho

talvez eu possa suprir a femea reprodutora , com uma carga extra de proteinas , gorduras e vitaminas , isso poderia junto ao auxilio do macho e outra femea e ate alguns dos futuros filhotes , a ela lidar com as gravidezes consecutivas ? pois acho que o problema vem mais da perda de nutrientes e exalstao de cuidar dos bebes , acho que uma dieta saudavel , e o mais completa possivel possa resolver nao ?

ou possa haver alguma fator que possa desestimular a reproducao naturalmente ( sei que gerbos nao sao tao resistentes a medicamentos ) tipo uma temperatura inferior ao indicado , ouvi relatos de amigos dai de portugal , em que alguns casais dao crias com intervalos mais longos , talvez pelo fato de em portugal o clima ser um pouco mais frio do que o comum para gerbos , sera que isso pode influenciar-los ?

...........

agora , quanto a desparasita-los , como posso fazer isso ? pode me explicar ? ja tentei catar os carrapatinhos , mas nem com pinca eles vem , de tao minusculos que sao , eu nunca tinha ouvido relatos de carrapatos em roedores , isso e realmente comum ? ou e uma doenca grave ? amanha estou indo ao veterinario para todos os casos , ja que e de graca nao custa previnir ne ?

Abracos!!
Explico, vá a uma petshop e peça um spray desparasitante para roedores(pergunte o preço primeiro lol), depois chegue a casa e pegue no gerbo e faz "tchi, tchi"(:lol:) no gerbo.. Use também areia de chinchila...
No segundo ponto sim pode acontecer mas...
gerbomaniac
Membro Júnior

domingo set 26, 2010 6:32 pm

dani

vc deixa os gerbos separados por uma semana e junta para eles cruzarem ? vc faz a apresentacao ou simplesmente os junta ?

RP900

fui a um veterinario ( foi na universidade e foi de graça :D ) e ela me pasasou um remedio a base de fipronil , para caes , mas era para por na nuca deles , e usar a quantidade equivalente a uma gotinha que fica na ponta da agulha de insulina , bem pouquinho mesmo , e para garantir eu pingava e passava o dedo para espalhar e para retirar o exesso , assim fica mais seguro , e entao os deixei separados por uma hora para que eles nao se lambessem antes do remedio ser absorvido

quanto a areia eu ainda nao achei a de chinchila , mas vou procurar

quanto ao segundo ponto , acho que esta ai uma boa oportunidade para desenvolvimento de pseudo-teorias , vou manter os tres juntos , e ir analisando seu comportamento reprodutivo , para ir vendo o que pode ou nao acontecer numa convivencia em colonia , vou deixar 6 gerbos no maximo , para nao ficar cheio demais

Abracos!!
Responder

Voltar para “Exóticos”