Otópico não é meu mas vou aproveitá-lo para não fazer um novo com o titulo igual..
É o seguinte. Tenho uma tartaruga corcunda do missisipi. Ela vive numa caixa de arrumação com cerca de 20 litros. Não tenho luz uvb nem aquecedor porque ela passa o dia na varanda e recebe luz directa do sol cerca de 8horas por dia.
Ainda não tem filtro mas eu mudo a água todas as semanas. Tem uma plataforma.
A sua alimentação é a seguinte:
Segundas- sticks + fruta (depende do que houver em casa varia entre maça, banana, uvas, manga, melao)
Terças- camarões secos + peixe (varia de semana para semana entre truta e salmão)
Quartas- sticks + legumes (ela só gosta de cenoura e batata, nao sei se deco dar-lhe batata

)
Quintas- Bichos (varia entre uma minhoca, uma lesma, um caracol)
Sextas- Sticks + delicias do mar
Sabados- Sticks
Domingos- Carne branca.
E ela tem cerca de 8 anos e mede de comprimento 12 cm (carapaça)
Pronto este discurso todo foi para os users que perguntam sempre as condições da tartaruga antes de responderem à pergunta .
Agora a pergunta em si
Desde sempre que a deixei hibernar, sempre acordou, nunca teve problemas. No inverno passa da varanda para o meu quarto.
Já vi as mais diversas opiniões sobre hibernação. Uns dizem que é muito prejudicial, outros dizem que deve ser feita porque é um processo natural da tartaruga, outros dizem que é indiferente e já cheguei ao extremo de ir a um site que dizia que a hibernação era tão importante que nos paises mais quentes quando chega o inverno diviamos guardar a tartaruga no congelador para ela hibernar bem
Afinal ficamos em quê?
Devemos ou nao deixar a tartaruga hibernar?