Esterilização - Com fotos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

sexta set 24, 2010 9:20 pm

Como alguns foristas repararam, noutros tópicos demonstrei o meu nervosismo pela esterilização que iria ser feita hoje ao meu casal de gatos.
Já foram operados os dois (mas continuo uma pilha, até os vets repararam), confesso que assim que vi a Kitty anestesiada (o que foi numa fracção de segundo após levar a injecção, foi literalmente, tiro e queda), desatei a chorar. A operação foi rápida, eram dois veterinários e demorou uma hora (as duas operações), segundo o vet, a sutura da kitty é intradérmica (penso ser esse o termo), logo além de lhe ser inantigível para os seus dentitos, também os pontos são absorvidos pelo organismo. Realmente à primera vista, só tem um pensinho. Ele nem pontos levou. Estão bastante grogues da anestesia, claro. Ela muito mais que ele, apesar de ter levado uma injecção anti-sedante, está muito desnorteada (ainda por cima tem colar). Comoveu-me que, depois de levar o anti-sedante, ao ouvir-me falar, tentou logo levantar-se e vir ter comigo. Agora estão ambos no escuro, sem estímulos sonoros ou luminosos, como foi aconselhado. Ela já vomitou (também fui avisada desse pormenor) e espero que corra tudo bem. Ahhhh, a Kitty pesa uns orgulhosos 3,115 Kgs, tendo em conta que é pequenina em tamanho, estamos perante uma bolita de berlim com pêlo. Mas ela come este mundo e o outro se eu deixar, a bem da verdade. Agora, terei de ter mais cuidado para que não aumente muito o peso....
O Garfield pesa apenas mais 800 grs, embora seja bem maior em tamanho... Vamos v er como corre a noite, eles não sossegam mesmo assim, eu bem tento que ela fique ditada numa das camas mas nem pensar, cambaleia de um lado para o outro nem tem força para levantar a cabeça (por causa do colar) mas não pára... Ele só tenta fugir (e já fugiu duas vezes) da cozinha, onde os coloquei já que é lá que têm as suas coisas. Vão continuar em jejum. Quem me dera vê-los aos pinotes como sempre...
Última edição por Garfield2010 em segunda set 27, 2010 8:55 pm, editado 1 vez no total.
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
NinaFofinha
Membro
Registado: segunda set 20, 2010 9:58 pm

sexta set 24, 2010 9:58 pm

Vê como não tinha motivos para se preocupar... correu tudo bem e a partir de agora vai ser sempre assim. Boa Sorte na recuperação. :wink:
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

sexta set 24, 2010 10:05 pm

Correu tudo normalmente sem nenhum problema entao agora esses meninos que recuperem rápido :D
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado set 25, 2010 1:08 am

Quando o meu Torrinhas foi anestesiado para ser castrado, eu assisti, não estava a contar e apanhei um valentíssimo susto com o «tiro e queda».

Mais logo já nos vai contar como estão de novo os pestinhas, Garfield... :wink:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

sábado set 25, 2010 8:59 am

Ainda bem que tudo correu pelo melhor.
Logo, logo vai ter os dois pestinhas aos pinotes pela casa :) .
Quando a Sakura foi esterilizada eu não assisti a nada (é que com os meus sou tão cagarolas como ela), só no final, quando nos disseram que a podiamos levar é que entrei e desatei num pranto porque pensava que a gata estava morta (estava deitada de olhos abertos). Depois é que disseram que estava ainda anestesiada :) .

Vá dando notícias dos pequenotes.
Garfield2010
Membro Veterano
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

sábado set 25, 2010 6:30 pm

Mindless Escreveu:Ainda bem que tudo correu pelo melhor.
Logo, logo vai ter os dois pestinhas aos pinotes pela casa :) .
Quando a Sakura foi esterilizada eu não assisti a nada (é que com os meus sou tão cagarolas como ela), só no final, quando nos disseram que a podiamos levar é que entrei e desatei num pranto porque pensava que a gata estava morta (estava deitada de olhos abertos). Depois é que disseram que estava ainda anestesiada :) .

Vá dando notícias dos pequenotes.
Olá a todos,

Mindless foi exactamente isso que pensei, ela caíu redonda para o lado, de olhos abertos e na ficou na posição em que estava sentada. Ou seja, desatei logo a chorar, parecia morta. Pensei que a anestesia demorasse uns minutos, o vet não tinha sequer tirado a agulha e ela já estava assim, pensei num ataque cardíaco ou sei lá.... É o que digo, por pouco, não levei anestesia também. O Garfield pouco tempo depois de chegar a casa já estava como novo, cheio de energia, farto de ficar preso na cozinha (o tal ambiente sem estímulos). Ela, apesar de completamente desnorteada, parecia bêbeda, não parou também um segundo. Fui lá diversas vezes, com uma pequena lanterna, mas nada de sossegarem. Até que fui dormir, ás 7 da manhã, ouço barulho a sério. Vou ver, a pensar que era o Gaffi nas suas, não senhor, era a Kitty em cima da bancada da cozinha. Coloquei a comida e a água, ela não conseguia comer nem beber por causa do colar. Tirei-o e a primeira coisa que fez foi ir direita ao penso, pus novamente, claro. Entretanto tomou a medicação, passado uma hora ou assim, vomitou, mas não tinha vestígios dos comprimidos, felizmente. Cerca das 10h o veterinário, bastante atencioso, (tendo em conta que foi a primeira vez que fui a esta clínica), telefonou para fazer o acompanhamento, dada a dificuldade da Kitty em comer (apesar de nessa altura ter conseguido comer e beber alguma coisa) aconselhou-me a ir buscar umas latas de paté de convalescença. Segundo ele, 1/4 será suficiente para um dia. Trouxe duas, porque o Garfield, apesar de ter enchido bem a barriguita, também precisa de mimos :). Consegui que ela comesse (gulosa como é, admirava-me que não lhe despertasse a atenção). Mas entretanto, também já se adaptou a comer e beber do comedouro com o colar posto. Vai ao WC normalmente, embora não tape porque não vê e parece uma tontinha a andar. Mas parece-me tudo bem. Terça-feira irá verificar se tudo está a correr bem com a sutura e a medicação mantém-se até ao próximo fim de semana. Aparentemente não tenho com que me preocupar, ela salta para todo o lado (não o consigo evitar, quando vejo já está) mas como diz o vet, se o faz é porque se sente nem, senão, não se mexia...
Agradeço as Vossas palavras e o Vosso apoio...
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

sábado set 25, 2010 7:07 pm

Que bom que tudo está bem com os pestinhas.
Com que então a Kitty já anda a fazer das dela :twisted: ?

O colar faz-me mesmo confusão: andam para trás, empancam em todo o lado... E uma coisa que me dava mesmo é pena era quando estavamos a comer (a Sakura sempre nos subiu para o colo quando estamos á mesa), lá tentava ela saltar para o nosso colo, mas o capacete batia na parte de baixo da mesa e ela, coitadita, aflita agrrada às minhas pernas, sem saber se havia de subir ou descer.
Mas tem de ser, senão as tontas vão logo ao penso.

E o Garfield também precisa de miminhos, pois. Parecendo que não ficou um pouquito mais leve :twisted: .

Tudo a correr bem com os seus bichanitos.
franjinhas1
Membro
Registado: segunda jan 28, 2008 6:33 pm

sábado set 25, 2010 8:36 pm

Garfield2010 Escreveu:
Mindless Escreveu: Mindless foi exactamente isso que pensei, ela caíu redonda para o lado, de olhos abertos e na ficou na posição em que estava sentada. Ou seja, desatei logo a chorar, parecia morta. Pensei que a anestesia demorasse uns minutos, o vet não tinha sequer tirado a agulha e ela já estava assim, pensei num ataque cardíaco ou sei lá.... É o que digo, por pouco, não levei anestesia também. ...
Eu não assisti a nada disso. Nem conseguiria... Acho que caia para o lado. :roll: :roll:

A minha Baixinha ficou a dormir uma noite no Hospital. Lá fazem sempre isso depois de uma anestesia. É para o caso de acontecer alguma coisa nas primeiras 12 horas. E sinceramente eu também fiquei mais descansada, uma vez que quando a fui visitar (logo a a seguir à cirurgia), fez-me muita impressão ver a gatinha sem reacção por causa da anestesia...

Mas vai correr tudo bem. Mesmo com colar a Baixinha era louca... Fazia tudo igual, só ficava muito irritada quando queria fazer a sua limpeza e não conseguia.. Coitadinha...
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo set 26, 2010 3:09 pm

Então, Garfield, como estão os mafarricos? :)
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
dinanando
Registado: sexta abr 23, 2010 6:32 pm

domingo set 26, 2010 6:04 pm

Oi!Fico feliz por tudo ter corrido bem...ainda me lembro do que eu xorei quando a minha gata Lira foi esterilizada ela sofreu bastante e eu andei dias a chorar:-(:(arrependi-me muito de a ter esterilizado..mas enfim ja pasou..quem penssa que os animais não sofrem estão taõ enganados...bem desejo que continue tudo a correr bem para os teus gatinhos..
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

domingo set 26, 2010 8:47 pm

Ainda bem que tudo correu bem com estes meninos... e como é que eles estão agora?
Garfield2010
Membro Veterano

segunda set 27, 2010 8:31 am

Ora, estão melhor que eu que estou com uma valente gripe e mesmo assim vim trabalhar :). A Kitty faz a vida normal que sempre fez, até eu me esqueço que foi operada. Pula, corre, brinca, ontem derreteu a ponta do colar (encostou-se ao ferro de engomar) :lol: , ela gosta de se deitar perto do ferro, por causa do calor, e nem deu por nada. Tive de a "descolar" do ferro, o que vale é que foi só mesmo uma pontita. Faz um barulhão incrível a bater com aquilo em todo o lado, principalmente de noite nas eternas correrias. Não penso que tenha dores :D . Não vou dar mais paté porque, primeiro, ela já se ajeita a comer a ração e o que acontece é que come o 1/4 de lata e depois vai comendo a ração no resto do tempo. Idem para o Garfield. Depois porque o paté deixou-os com as fezes muito moles, o que nunca aconteceu antes. Poderia ser da operação mas as fezes após a intervenção forem sempre normais até comerem o paté. Tirei umas fotos aos dois, que irei colocar mais tarde. Se não fosse pelo adesivo e pelo colar nem se notaria que ela foi esterilizada. Quanto a ele, só se olhar com atenção para os ditos é que se vêem os cortes, mas estão a cicatrizar normalmente. Sinceramente, pensei que o pós-operatório fosse correr muito pior, mas, tirando as primeiras horas em que ela não se mantinha de pé mas também não se queria deitar, não tenho tido grandes preocupações. Tinha medo em relação ao WC, mas lá se ajeitou e o mesmo em relação à água e à comida. Sei que deveria evitar os saltos mas não tenho forma de a parar... Como não irá tirar pontos, é só ver como está a cicatrizar amanhã e, talvez, tirar o colar. Pensei que ela se fosse "passar" mais com o colar (porque até uma simples coleira fá-la entrar em completa paranóia), mas não, parece conformada com a situação...

Eu sim, estou a precisar de cama :lol: :lol: , agora eles? Estão prontos para outra...
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Zanys
Membro Júnior
Registado: terça set 21, 2010 4:40 pm

segunda set 27, 2010 9:39 am

Olá Garfield :)

Felicidades para o seu casal de gatinhos!
O meu gatinho mais novo também foi esterelizado nesta última sexta feira. Veio muito grogue como seria de esperar da nestesia. FIcamos a vigiá-lo, ele adormeceu no meu colo, e claro adormecemos também.. ás tantas acordamos com ele a brincar connosco:)
Felizmente que já há técnicas cirurgicas que implicam menos sofrimento aos animais... Mas é preciso ter cuidado com as clínicas veterinárias e os protocolos de anestesia que utilizam.
Recentemente o meu gatinho mais velho, o Ulysses, foi atendido de urgência, num hospital veterinário de renome em Lisboa, e a médica veterinária, inadvertidamente, pelo facto do Ulysses ter fugido quando o tentaram algaliar, administrou-lhe um sedativo forte que provocou uma paragem respiratória no Ulysses! Nem queiram saber o nosso susto!

Ainda bemque correu tudo bem
Já agora, as melhoras ao dono :)

Saudações Felinas
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

segunda set 27, 2010 9:40 am

Ainda bem que a recuperação está a ser rápida :D

Eu não assisti a nada e já me custou imenso deixar o Osky na Clínica e ouvi-lo com aquele miar de choro, à medida que nos afastávamos :( partiu-me o coração...

A Mika já vinha esterilizada, portanto, não sei o que é passar por um pós-operatório de uma menina.

Pelos vistos, no seu caso foram os 2 ao mesmo tempo... Se 1 PO já deu trabalho, 2 não imagino!

Votos de que tudo continue a correr bem com os pekenos e as suas melhoras.
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
Garfield2010
Membro Veterano

segunda set 27, 2010 10:00 am

Foram os 2 ao mesmo tempo, para ninguém se ficar a rir :lol: . Na verdade só assisti à anestesia da Kitty (e sim, pensei que tinha tido um problema cardíaco, tal a rapidez), não me deixaram já assistir à do Garfield (porque será, hein?), aliás, acompanharam-me até à porta da clínica e pediram-me que voltasse dali a uma hora, mais ou menos, (tal o meu estado de nervos, como disse antes, por pouco não me anestesiavam também). Nos machos as intervenções são sempre mais simples, a anestesia é mais ligeira e o meu nem sutura tem, por isso, quando o fui buscar, já estava semi-acordado e quando chegou a casa, enquanto eu me esforçava para o manter no tal ambiente sem estímulos, ele fugia para tudo quanto era divisão. Logo aí percebi que o pós operatório não seria complicado para ele. Ela teve uma anestesia mais pesada, teve de levar um anti-sedante para acordar e demorou grande parte da noite até estar "funcional".... mas às 7 da manhã já andava em cima da bancada da cozinha....

Também acho que tive sorte com o veterinário, apesar de estar apreensiva por não o conhecer nem ao seu trabalho, a verdade é que explicou como se passaria, pensei que fosse ficar com um corte enorme e não é assim, aliás, eu não vi, mas explicou-me que a sutura é interna, logo, não é visível ou fácil de roer, mesmo que ela o conseguisse fazer.
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Responder

Voltar para “Gatos”