Pai Chinchila anda a querer acasalar com filhas de 1 mês

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
SandraCFP
Membro Júnior
Registado: segunda fev 18, 2008 8:58 pm

sábado set 25, 2010 8:33 am

Bom dia,
Estou um pouco preocupada, tenho 2 bebés chinchilas com 1 mês de idade e o Pai ontem reparei que anda completamente maluco atrás delas.
Não sei se é normal, para mim não.
Então separei o Pai noutra gaiola.
Há problema juntar o Pai à família, ou devo deixá-lo separado? Gostava que alguém me ajudasse a compreender esta situação.
Obrigada
Sandra :D
SdSilva
Membro
Registado: segunda mar 29, 2010 2:07 pm

sábado set 25, 2010 2:39 pm

Olá!

Embora não perceba muito de criação, creio que se deve separar sempre machos e fêmeas da mesma família para evitar o acasalamento entre eles, independentemente da idade, devido a todos os problemas que daí podem advir.
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

sábado set 25, 2010 4:24 pm

Nas chinchilas é diferente. Deve-se separar o pai nos primeiros dias (5, acho eu), pois as mães ficam com cio após o nascimento das crias, mas depois do cio passar pode-se juntar de novo, pois o pai ajuda a cuidar das crias.

Quanto a este caso, não sei mesmo o que dizer. Pode ser que apareça alguém mais experiente. Até lá se calhar é mesmo melhor mantê-lo separado.
RubenLPT
Membro Veterano
Registado: sexta ago 27, 2010 4:24 am

sábado set 25, 2010 4:50 pm

se quiseres podes deixa-los juntos visto que as crias têm 1 mês creio que seja impossível as crias engravidarem.
eu falo porque tive os meus juntos 1 mês (pai e filha e ela já tinha uns 3, 4 meses e não engravidou.

mas tarde se quiseres deixar eles juntos o pai e as crias é complicado mas não é impossível.
Só basta saberes a que dias as crias entram com o cio( podes ver pelo comportamento do macho é a maneira mais fácil ), depois separas elas do macho e quando o cio acabar das duas voltas a junta-los, mas será um bocadinho ariscado.

de qualquer maneira por junta-los ate as crias tiverem 2 , 3 meses depois disso ao fazes o que te disse ou separas eles metendo gaiola ao lado de gaiola.

Assim estarão sempre juntos.

cumprimentos
GSfanatic
Membro Veterano

sábado set 25, 2010 4:57 pm

RubenLPT, tu ris-te face ao perigo mantendo pai e filha juntos, ainda por cima sendo ela tão nova. Não aconteceu ela engravidar por pura sorte e se os manténs juntos então a sorte pode acabar quando menos esperares. Conselhos desses não se devem dar.

O que se passa aqui é que não se sabe ao certo o que o pai chin realmente quer. Não acredito que queira acasalar com as filhas, pois é impossível que elas com 1 mês e meio possam ter o cio. Portanto o comportamento dele pode muito bem indicar agressividade, o que significa que juntá-lo novamente às crias pode colocá-las em risco (assim como à mãe). Portanto, quando não se sabe o que fazer, previne-se para não ter que remediar, como diz a Aymara.

Quem não quer crias não junta macho com fêmea. E quem não quer correr riscos desnecessários não junta pai com filha. É tão simples quanto isso.
RubenLPT
Membro Veterano

sábado set 25, 2010 5:09 pm

lol? eu não vi falar em agressividade.
nota-se que ele gostaria de deixa-los juntos eu simplesmente respondi ao que ela escreveu no tópico.

e não, não me ri de deixar eles juntos e se realmente não sabes é simples. não comentas certo?

comprei só uma gaiola na altura, e trouxe o pai porque o meu primo tratava o bicho mal ( eu sei bem o que vi) e simplesmente deixei eles juntos até comprar a outra gaiola mais nada. Agora falas em rir-me ??

eu só contei a minha historia e dei a hipóteses possíveis de ele ter eles juntos mais nada.

agora vens falar de agressividade e que eu ria de ter as minhas chins juntas?

assim é que não certo?

mas já que falaste em agressividade gostaria que a Sandra diga a gente mais detalhes do comportamento para tirarmos conclusões e não teorias.

fiquei ofendido
:|
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sábado set 25, 2010 5:51 pm

Se o pai tem esse comportamento anormal, eu separava-os. É perigoso para as filhotas terem o pai na mesma gaiola. :roll:
GSfanatic
Membro Veterano

sábado set 25, 2010 5:53 pm

Ai, pelo amor de Deus! Não conheces a expressão dita pelo Simba n'O Rei Leão? "Eu rio face ao perigo! Ahahahaha!" O que é que aconteceu logo a seguir? Apareceu um anjinho? Não, apareceu o perigo e tanto ele quanto os amigos dele quase foram comidos. O que eu quis dizer foi que ao mantê-los juntos correste o risco de engravidar a fêmea e colocar a sua vida em risco com uma gravidez prematura (ainda por cima pelo pai).

A user não falou em agressividade, mas nota-se perfeitamente que é uma pessoa que ainda não sabe muito sobre chinchilas e que nunca se havia visto nesta situação. Portanto, como ela não conhece bem os sinais de perigo, vale mais mantê-los separados.

Aprende a ser mais humilde, pois há aqui quem saiba mais sobre estes animais do que tu (e do que eu). Há que aprender com as pessoas mais experientes e há que aceitar as críticas. Não tenho paciência para criancices quando venho aqui ajudar, ok?

Digo a ti o que disseste a mim. Quando não sabes vale mais não dizeres nada. Neste caso não sabes do que falas, portanto se calhar o melhor é ficares calado. Assim não dás maus conselhos, como manter pai e filha juntos e separá-los apenas no cio dela (quando se nota o cio delas pode já ser tarde demais).

Ficaste ofendido, problema teu. Paciência tem limites. Estou farta de gente que ainda não sabe quase nada vir aqui dar conselhos da tanga e depois ficar ofendidinha quando alguém lhe faz ver a realidade. Antes ofender a ti e impedir que algo aconteça a estas chinchilas do que não ofender e mais tarde vir aqui e ler "juntei o macho, tal como o Ruben disse e ele matou as crias :(". Estamos entendidos?
RubenLPT
Membro Veterano

sábado set 25, 2010 6:04 pm

:D :D :D :D :D :D

não stress

andas a ver muito rei leão :P

e não, não percebi a expressão no inicio.

eu sei que procedi mal ao junta-los mas o importante é que tudo correu bem.

:wink:
RubenLPT
Membro Veterano

sábado set 25, 2010 6:13 pm

ate pedia contraria a resposta a tua pergunta.
mas si estamos entendidos. :wink:
como disseste no inicio, deixa os grandes dizerem alguma coisa.

no entanto acho melhor tirares umas ferias. andas stressada.

:|
GSfanatic
Membro Veterano

sábado set 25, 2010 6:14 pm

Por acaso já não vejo há algum tempinho. Mas é o filme da minha infância e tem um lugar muito especial no meu coração e na minha estante (esse e muitos outros) :P.

Sim, correu tudo bem, mas isso não significa que o mesmo aconteça com outros donos de chinchilas. Portanto é um conselho que não deves dar, pois representa um perigo para outras chinchilas. Se sabes que fizeste algo errado, porque hás-de dizer aos outros para agirem da mesma forma?

Não, não ando stressada. Não gostei da tua resposta e respondi em conformidade. Continuo a dizer que quem não sabe, não deve falar. Às vezes o silêncio é de ouro.
Última edição por GSfanatic em sábado set 25, 2010 6:18 pm, editado 1 vez no total.
RubenLPT
Membro Veterano

sábado set 25, 2010 6:17 pm

estamos no fórum é para aprender com os erros.
é para isso que isto serve.
para emendar erros para com os animais, para saber duvidas etc... logo podias ter escrito com mais delicadeza que não te caia um dedo.
GSfanatic
Membro Veterano

sábado set 25, 2010 6:23 pm

RubenLPT Escreveu:estamos no fórum é para aprender com os erros.
é para isso que isto serve.
para emendar erros para com os animais, para saber duvidas etc... logo podias ter escrito com mais delicadeza que não te caia um dedo.
Não fui indelicada no meu primeiro post. Tu foste. Indelicado e nada humilde (algo necessário na aprendizagem).

Não me parece que tenhas aprendido com os erros, visto dares conselhos que supostamente sabes estarem errados (e tinhas mais era que saber, visto terem-te dito isso desde o teu primeiro post neste fórum). Afinal o fórum é para aprender ou para transmitir erros?

Sinceramente já estou como os outros veteranos. Farta de ser delicada e ver os erros a persistir. Pior ainda, ver uma pessoa que já devia saber melhor dar conselhos totalmente incorrectos.
RubenLPT
Membro Veterano

sábado set 25, 2010 6:30 pm

aprender claro.

no entanto fizeste uma tempestade maluca.
mas prontos.
assunto encerrado, amigos como sempre LOOOOOL.

vai tomar valispert para os nervos.

faz-te bem
GSfanatic
Membro Veterano

sábado set 25, 2010 6:56 pm

RubenLPT Escreveu:aprender claro.

no entanto fizeste uma tempestade maluca.
mas prontos.
assunto encerrado, amigos como sempre LOOOOOL.

vai tomar valispert para os nervos.

faz-te bem
Queres acabar a discussão ou queres que eu seja MESMO indelicada? É que se tu pensas que eu te disse umas verdades "indelicadas" podes crer que ainda tenho mais verdades que ficaram por dizer e essas, sim, são indelicadas.

É que se o teu tio tratava mal as chins, tu não as trataste muito melhor. Começando por manter as chins juntas apesar dos diversos avisos e acabando em mantê-las na rua, apesar do risco para a saúde delas. Risco esse que nós demos a conhecer. Queres mesmo que me salte a tampa? É que a Farmácia já está fechada.

Lê e aprende. Faz bem às tuas chins.
Responder

Voltar para “Exóticos”