Raw Meaty Bones & Ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado set 25, 2010 4:51 pm

jclarinos Escreveu:Sim, sem duvida. Não estou a dizer que não é benéfica para os cães, pelo contrário. Agora, se eles forem mesmo omnivoros necessitam de outros alimentos para além da carne. Claro que depois há vets e vets.
A materia vegetal que o lobo come é a das visceras das presas, pode mordiscar umas bagas e umas ervas para purgar...isso não o torna omnivoro, continua carnivoro ;) acho que o mesmo se passa com o cão...na minha cabeça os cães são carnivoros, até a dentição e aparelho digestivo mostram isso mesmo, dentes caninos para rasgar carne, molares que cortam e não dentição para mastigar ou macerar materia vegetal, como outros animais omnivoros.
jclarinos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm

sábado set 25, 2010 6:03 pm

Pois eu também penso assim..mas fale com o seu veterinário e veja o que ele lhe diz.

E não é por essa razão, mas sim porque no caso dos cães todos os aminoácidos que necessitam para a vida são encontrados nas plantas, os gatos requerem aminoacidos somente encontrados na carne, por isso ser considerado um carnivoro estrito.

Eu lembro-me que a DinoDane colocou aqui um link já a algum tempo de um estudo feito por uma faculdade de medicina veterinária exactamente sobre isso, mas não o encontro.

Só encontro isto mas não fala assim nada de especial

http://animaldiversity.ummz.umich.edu/s ... iaris.html
rsccoutinho
Membro
Registado: quarta set 15, 2010 10:23 pm

sábado set 25, 2010 7:14 pm

Recentemente colocou-se a questão se os cães são omnívoros, por comerem praticamente tudo o que lhes damos. Mas olhando o seu sistema digestivo não é bem assim.

Os cães são carnívoros. Basta ver pela sua ordem: Carnívora e subordem: Carniformia.

Os carnívoros têm todo um sistema digestivo apropriado para digerir matéria proteica, desde a anatomia da sua dentição, ao tudo digestivo (particularmente os intestinos) e as suas amilases (enzimas digestivas) que são direccionadas para a decomposição da proteína. Não estão aptos para digerir amidos, por serem polissacarídeos complexos. Estes encontram-se nas sementes, nos caules e nas raizes do milho, batata, feijão, mandioca, arroz, e mais alguns tipos de cereais.

Todavia, hoje em dia, damos um pouco de tudo aos nossos cães, não existem problemas de maior por dar arroz e rações feitas com cereais, não obstante estamos sempre a desrespeitar a sua correcta alimentação: carne.

Quando ao Lobo comer o conteúdo dos estômagos e intestinos das suas presas. Não esqueçamos que esse conteúdo está parcialmente digerido e toda a matéria vegetal perdeu os seus nutrientes e vitaminas.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado set 25, 2010 7:29 pm

rsccoutinho Escreveu:(...)
Quando ao Lobo comer o conteúdo dos estômagos e intestinos das suas presas. Não esqueçamos que esse conteúdo está parcialmente digerido e toda a matéria vegetal perdeu os seus nutrientes e vitaminas.
Tambem penso assim como explicaste acima, mas quanto á materia vegetal das visceras das presas, não tem só a ver com os nutrientes, mas sim a fibra da materia vegetal que tambem deve ajudar e complementar a dieta do carnivoro
jclarinos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm

sábado set 25, 2010 8:26 pm

Não é recentemente!! Os veterinários consideram os cães como omnivoros a nível alimentar. Podem comprovar com qualquer veterinário. Se é verdade ou não, eu sinceramente também acho que não.

Agora que eles aprendem isso na faculdade sim não tenho duvidas, já dou Raw ás minhas cadelas há mais de um ano e continuo a ouvir a mesma coisa de qualquer vet que vá: "mas sabe eles não são carnivoros estritos, são omnivoros, ao menos dê-lhe arroz e alguns vegetais que lhe vou dizer, mas ao gato não faz mal", o discurso não muda e também não tenho duvidas que as rações são feitas na base desse conhecimento.
rsccoutinho
Membro

domingo set 26, 2010 1:34 am

Sim realmente é verdade o que disse, o discurso é sempre o mesmo sim... Mas sinceramente, eu não acho que os cães são omnívoros! um omnívoro come de tudo, o porco é omnívoro... o homem também... mas o cão? se o é, é pelo passar dos anos e da adaptação à alimentação "contemporânea" que lhes damos, porque se formos a estudar bem a fisionomia do cão, penso que já não é bem assim... para mim eles são carnívoros! Ora, e ser carnívoro não significa que se alimente exclusivamente de carne, também faz parte da dieta peixe e ovos, agora legumes e cereais!? Não me convencem :roll:

Mas tenho um ponto de vista diferente a nível do que disse, das rações... que elas são feitas na base desse conhecimento... eu acho que as rações são feitas na base do conhecimento que lhes for mais favorável 8) e uma ração composta apenas por carne, vejamos, não é muito favorável...pelo menos ao conhecimento económico! :roll:
Bem, às vezes estou a observar os meus cães a comer e penso, por muito boa e cara que seja uma ração, eles comem por comer...acho que comem mesmo porque não lhes dou mais nada (agr ja comem carne e é vê-los loucos)...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo set 26, 2010 12:06 pm

As rações mais caras no mercado são as isentas de cereais.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

rsccoutinho
Membro

domingo set 26, 2010 12:34 pm

Exactamente. Mais caras para nós e mais caras para os produtores...
LFBM
Membro
Registado: sábado jan 09, 2010 12:01 am

segunda set 27, 2010 6:55 pm

jclarinos Escreveu:Não é recentemente!! Os veterinários consideram os cães como omnivoros a nível alimentar. Podem comprovar com qualquer veterinário. Se é verdade ou não, eu sinceramente também acho que não.

Agora que eles aprendem isso na faculdade sim não tenho duvidas, já dou Raw ás minhas cadelas há mais de um ano e continuo a ouvir a mesma coisa de qualquer vet que vá: "mas sabe eles não são carnivoros estritos, são omnivoros, ao menos dê-lhe arroz e alguns vegetais que lhe vou dizer, mas ao gato não faz mal", o discurso não muda e também não tenho duvidas que as rações são feitas na base desse conhecimento.
Essa história de os cães serem omnivoros é "conversa de vendedor" dos fabricantes de ração que tentam, assim, justificar a composição do produto á base de cereais (bem mais baratos que a carne).

Convem não esquecer que todos os sectores caninos (vets, universidades, associações profissionais, CPC, clubes de raça, exposições, provas desportivas, criadores, treinadores, sites, revistas e sei lá quem mais) são todos apoiados e/ou patrocionados pelos fabricantes de ração e, portanto, não se podem considerar opinadores imparciais - o dinheiro é o maior valor da sociedade moderna.
Responder

Voltar para “Cães”