Gaiola manufacturada
-
- Membro
- Registado: quinta jan 14, 2010 10:30 pm
Pretendo fazer uma gaiola para a minha chinchila para poder coloca-la no corredor (o sítio mais fresco da casa).
Queria fazê-lo a partir desta estante http://www.aki.pt/2009/index.php?id=13& ... os&id2=135, mas para isso tenho de cortar as prateleiras de forma a poder colocá-las desniveladas e com espaço na parte central para a Tobis poder saltar à vontade.
O problema é que se eu cortar o metal, as prateleiras vão ficar com uma aresta cortante.
Como muitas cabeças pensam melhor que uma, conseguem pensar numa solução ou alternativa para este problema?
Obrigada pela ajuda. =)
Queria fazê-lo a partir desta estante http://www.aki.pt/2009/index.php?id=13& ... os&id2=135, mas para isso tenho de cortar as prateleiras de forma a poder colocá-las desniveladas e com espaço na parte central para a Tobis poder saltar à vontade.
O problema é que se eu cortar o metal, as prateleiras vão ficar com uma aresta cortante.
Como muitas cabeças pensam melhor que uma, conseguem pensar numa solução ou alternativa para este problema?
Obrigada pela ajuda. =)
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Um tubo de plástico(mangueira um pouco mais grossa que a de aquário) aberto ao meio na longitudinal e colado com silicone ao metal que deve primeiro ser limado para tentar arredondar um pouco a aresta.MartinhaNS Escreveu:Pretendo fazer uma gaiola para a minha chinchila para poder coloca-la no corredor (o sítio mais fresco da casa).
Obrigada pela ajuda. =)
-
- Membro
Não haverá perigo se a chin roer o plástico? Sabes onde posso arranjar disso?
-
- Membro Veterano
Não sei se as chins têm o habito de roer tudo...de chins não entendo, apenas achei uma hipótese possível...em qualquer grande superfície de bricolage, encontras mangueira de jardim ou tubo de aquário de vários diâmetros.MartinhaNS Escreveu:Não haverá perigo se a chin roer o plástico? Sabes onde posso arranjar disso?
Hmmm... esta é difícil! Tenho de pensar bem no assunto.
As chinchilas são capazes de roer tudo o que lhes aparece à frente, sim. Até já ouvi falar de um chin que tanto roeu a grade que conseguiu cortar o metal (essa ainda me deixa meia
).
Quer mesmo usar as prateleiras de metal? Porque não usa a 1ª prateleira para o topo da gaiola, a de baixo para o fundo da gaiola e depois no meio coloca várias prateleiras de madeira (ou outro material)?
As chinchilas são capazes de roer tudo o que lhes aparece à frente, sim. Até já ouvi falar de um chin que tanto roeu a grade que conseguiu cortar o metal (essa ainda me deixa meia

Quer mesmo usar as prateleiras de metal? Porque não usa a 1ª prateleira para o topo da gaiola, a de baixo para o fundo da gaiola e depois no meio coloca várias prateleiras de madeira (ou outro material)?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
É um quebra-cabeças...onde cortam aluminio ou metais, podem tentar cortar à medida. Nenhuma prateleira pode ter arestas porque são animais muito frágeis e...tolinhos! 

-
- Membro Veterano
O metal dobrado também deixa de ter arestas cortanteGSfanatic Escreveu:Hmmm... esta é difícil! Tenho de pensar bem no assunto.
As chinchilas são capazes de roer tudo o que lhes aparece à frente, sim. Até já ouvi falar de um chin que tanto roeu a grade que conseguiu cortar o metal (essa ainda me deixa meia).

-
- Membro
Bondage2010 Escreveu:O metal dobrado também deixa de ter arestas cortanteGSfanatic Escreveu:Hmmm... esta é difícil! Tenho de pensar bem no assunto.
As chinchilas são capazes de roer tudo o que lhes aparece à frente, sim. Até já ouvi falar de um chin que tanto roeu a grade que conseguiu cortar o metal (essa ainda me deixa meia).
Quer mesmo usar as prateleiras de metal? Porque não usa a 1ª prateleira para o topo da gaiola, a de baixo para o fundo da gaiola e depois no meio coloca várias prateleiras de madeira (ou outro material)?..mas eu já usei uma dessas estantes para uma gaiola de ratz a dica que quero dar é virar a prateleira de baixo ao contrario ficando assim a ser um tabuleiro...na gaiola que fiz virei todas menos o tecto porque foi tranformada em 3 gaiolas individuais. Acho que o conselho da GSfanatic em usar madeira é o mehor, mantenha so a prateleira superior como tecto e a inferior como tabuleiro...entretanto digo ja que o metal é de fraca qualidade e o xixis vão corroe-lo, e assim já tem um tabuleiro suplente guardado.
Eu pensei nisso, de deixar as prateleiras do topo e do fundo e fazer as restantes em madeira, mas queria usar o menos de madeira possível por causa da absorção dos xixis e tal. Mas agora que penso nisso, a madeira é baratíssima, posso trocá-la sempre que achar necessário.
Ainda por cima na maxmat vendem placas enormes de pinho não tratado e cortam como quisermos.
Bem, acho que é isso que vou fazer.

Obrigada. =)
-
- Membro
Eu não queria usar a estante debaixo directamente como base, ia fazer uma coisa género gaveta que desse para tirar para limpar mais facilmente.Bondage2010 Escreveu:O metal dobrado também deixa de ter arestas cortanteGSfanatic Escreveu:Hmmm... esta é difícil! Tenho de pensar bem no assunto.
Quer mesmo usar as prateleiras de metal? Porque não usa a 1ª prateleira para o topo da gaiola, a de baixo para o fundo da gaiola e depois no meio coloca várias prateleiras de madeira (ou outro material)?..mas eu já usei uma dessas estantes para uma gaiola de ratz a dica que quero dar é virar a prateleira de baixo ao contrario ficando assim a ser um tabuleiro...na gaiola que fiz virei todas menos o tecto porque foi tranformada em 3 gaiolas individuais. Acho que o conselho da GSfanatic em usar madeira é o mehor, mantenha so a prateleira superior como tecto e a inferior como tabuleiro...entretanto digo ja que o metal é de fraca qualidade e o xixis vão corroe-lo, e assim já tem um tabuleiro suplente guardado.
Mas a estante não é segura? Abana muito e assim?
-
- Membro Veterano
Abana muito enquanto estante...mas depois dependendo da rede que usares, a rede vai dar estabilidade á estrutura, eu usei rede de buracos quadrados de 2cm soldada.MartinhaNS Escreveu:Eu não queria usar a estante debaixo directamente como base, ia fazer uma coisa género gaveta que desse para tirar para limpar mais facilmente.Bondage2010 Escreveu:O metal dobrado também deixa de ter arestas cortanteGSfanatic Escreveu:Hmmm... esta é difícil! Tenho de pensar bem no assunto.
Mas a estante não é segura? Abana muito e assim?
Isto é quando a gaiola foi acabada de fazer, neste momento ja todos os tabuleiros(prateleiras/fundos) apodreceram e cederam

-
- Membro
Bondage2010 Escreveu: Isto é quando a gaiola foi acabada de fazer, neste momento ja todos os tabuleiros(prateleiras/fundos) apodreceram e cederam
Lol. Nice. Qualidade absoluta.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
Pinho não tratado, é a melhor opção.

-
- Membro
RubenLPT Escreveu:Boas Noites,
comprei um estante igual a essa, já tinha a rede e tudo mas desisti visto que tinha 30 de fundo e as prateleiras metálicas fazia muito barulho quando as chins passavam.
resisti mesmo e comprei um viveiro
Há problema em só ter 30cm de fundo?