[Ajuda]

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
xKami
Registado: sábado set 25, 2010 2:33 am

sábado set 25, 2010 2:47 am

Boas,
Ja a algum tempo que não tenho nenhum animal de estimação, e acho que já e tempo de arranjar algum :D
Após pensar um pouco decidi-me por 3 opções, hamster, ratazanas ou furão, gostava de ouvir pros/contras de cada 1, e tb se for possível o contacto de criadores da zona do porto (preferencialmente, já que gosto de tratar dos assuntos pessoalmente, mas nao tem que ser obrigatoriamente) para que possa tirar duvidas, etc.. para me ajudar a decidir, pois antes de adquirir qualquer um deles quero ter conhecimentos sólidos no que me vou meter :)

Desde já obrigado e agradeço toda e qualquer ajuda
Peco desculpa por alguns erros mas já e um quanto tarde :?
Lek21
Membro Veterano
Registado: sábado jan 30, 2010 1:25 am

sábado set 25, 2010 11:40 am

Olá xKami, desde já parabéns pelas escolhas, bons bichanos :). Incluindo as ratazanas pois já nao me parecem animais tão nojentos como dantes, já as acho bem fofinhas na verdade (graças ao fórum, diga-se de passagem). :lol:

Quanto a prós e contras só lhe posso falar de hamsters, pois são mais a minha "praia". Começa por ser um animal relativamente barato, de fácil aquisição, e a manutenção também não é nada de extraordinário no que toca a dinheiro, mas isso é também um pouco subjectivo. Depende de quanto estamos dispostos a pagar pelo seu conforto, boa alimentação, boas condições. É um animal que não precisa de ser vacinado. A gaiola há em vários modelos e tamanhos, pode ser aquário, de plástico ou daquelas gradeadas (tipo as de pássaro). A alimentação é a ração própria para ele, que há de variadicimas marcas, preços e claro umas são sempre melhores que as outras, mas isso já é depois o trabalho de casa. :wink: A gaiola necessita essencialmente de comedouro, bebedouro e rodinha. E depois pode ter sempre uns extras: escadas, tuneis, W.C... isto pode tudo ser adicional, não é propriamente obrigatório.

Eles precisam de algo que os faça desgastar os dentes pois estão sempre em crescimento ao longo da vida: há umas pedras minerais, que na minha opinião eles nao ligam muito, há uns pauzinhos de madeira, umas barritas com cereais, com legumes, entre outros sabores... É mais um extra, mas este já um tanto ou quanto essencial para a saude deles. Depois há o substracto também para o fundo da gaiola que pode ser usado tambem no ninho dele, ao qual pode adicionar feno, ou papel de cozinha às tirinhas, ou higiénico (acho que também dá, eu como não costumo usar não sei bem).
Quanto a limpeza, eles também nao precisam que lhes dê banho. Fazem a sua higiene sozinhos, e muito bem! São bastante limpinhos e perdem muito tempo a limparem-se. A única limpeza que tem que fazer é à gaiola, semanalmente.
Os hamsters podem ficar doentinhos, convém ter em conta a despesa num veterinário (como qualquer um dos animais que pode vir a ter). Só pode manter um hamster numa gaiola, não convém ter mais que um no mesmo espaço.

Falei dos cuidados com um hamster sírio, não sei se com outra espécie há cuidados diferentes a ter. Espero não me ter esquecido de nada, se sim, estou aberta a sugestões. :wink:
<strong>"Os animais s&atilde;o amigos t&atilde;o agrad&aacute;veis: n&atilde;o fazem perguntas, n&atilde;o criticam." George Eliot
</strong><strong>"Os animais selvagens nunca matam por divertimento. O homem &eacute; a &uacute;nica criatura para quem a tortura e a morte dos seus semelhantes s&atilde;o divertidas por si." James Froude</strong>
Popcorn13
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am

sábado set 25, 2010 12:42 pm

Olá xKami

Posso dar-lhe um pequeno feedback quanto à possivel aquisição de um furão, pois posso falar por experiência. Tem imensas coisas boas como tambem tem os seus contras obviamente.
Desde já deixo-lhe o link que me ajudou bastante...perdi meses de pesquisa e sinceramente considero-me muito imatura no que toca a esta matéria : http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=117

Penso que se procurar nos sub foruns aqui da arca bem como em outros sites especificos irá ter uma opinião própria formulada... existe aqui o sub forum do furão, das ratazanas e de hamster (penso eu de que...).

Para lhe estar a falar do furão penso que nunca mais saíria daqui pois há tanta mas tanta informação a dar.... :lol: Pesquise primeiro um pouco sobre cada animal e depois coloque aqui as questões, pois tenho a certeza que dessa forma irá ter respostas mais concretas e especificas quanto a odores, despesas, alimentação, cuidados veterinários, doenças, etc etc etc.

Boa sorte :lol:
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sábado set 25, 2010 2:49 pm

xKami acho que faz muito bem estar interessado em adquirir conhecimento antes de comprar ou levar algum deles para casa.
São animais com características que diferem entre si.

No caso dos furões não posso falar por experiência porque nunca tive, mas o fórum de espécies Furão está muito completo a nível de informação, pode ver aqui :arrow: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=117

Para complementar alguma info que o forista Popcorn13 disse sobre hamsters :arrow: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=73197

Quanto ás ratazanas se começo a falar não me calo, mas aqui fica um link com informações em português :arrow: http://fancyratsportugal.wordpress.com/

Depois de pesquisar sobre cada um deles, ou mesmo antes disso, se estiver ainda a viver com os seus pais e/ou ainda a estudar, pense se tem condições para fornecer tudo o que eles precisam, desde a alimentação, gaiola, VET, etc.
Pode não ser o caso, mas fica o alerta ;)

Boa sorte
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

domingo set 26, 2010 3:05 pm

De nada, sempre ás ordens ;)
xKami
Registado: sábado set 25, 2010 2:33 am

segunda set 27, 2010 5:09 pm

Obrigado pelas respostas, apesar de so estar a responder agora, ja "perdi" algum tempo a ver os links, foi uma ajuda preciosa, por acaso nao tinha reparado que tinha sub-foruns.. Ainda moro com os meus pais, mas quanto a condicoes para eles nao ha problemas, o que for necessario farei o melhor que poder para ir ao encontro das mesmas.
Pelo que li, ja pus a hipotese de ter um furao de parte, pelo menos por agora (gosto bastante deles, mas ficam um pouco maiores do que estava a pensar, lol), e quanto a ratz vs hamsters estou mais inclinado para arranjar um hamster, mais concretamente um sirio (e talvez mais tarde quando tiver mais pratica com eles adquirir o 2o e tentar fazer criacao, quem sabe).
Se houver algum criador da zona do porto que tenha ou venha a ter dentro em breve alguma ninhada e que nao se importe de me dar o contacto agradecia (tanto faz se e de hamster ou ratz, se tiver os 2 ainda melhor, pois gostava de ver alguns primeiro antes de me decidir por um dos 2).
Ah ja agora, algum site com boa reputacao onde possa ver os precos de gaiolas, etc?

Obrigado uma vez mais :D
Lek21
Membro Veterano
Registado: sábado jan 30, 2010 1:25 am

segunda set 27, 2010 5:39 pm

Boa escolha! :lol:

Bom, quanto a esses sites para ver preços de gaiolas, eu pessoalmente nao confio muito, porque normalmente chegamos às lojas ou não há a gaiola que queremos ou o preço é mais alto do que tinhamos visto e assim... Acho que a melhor maneira é procurar pesquisar em sites de Petshop's. Aí sim, a coisa pode sair mais certeira. Procure nos sites das lojas da sua zona. Isto é, se tiverem site. :roll: Já agora quanto maior, melhor! Eles agradecem :lol:
<strong>"Os animais s&atilde;o amigos t&atilde;o agrad&aacute;veis: n&atilde;o fazem perguntas, n&atilde;o criticam." George Eliot
</strong><strong>"Os animais selvagens nunca matam por divertimento. O homem &eacute; a &uacute;nica criatura para quem a tortura e a morte dos seus semelhantes s&atilde;o divertidas por si." James Froude</strong>
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

segunda set 27, 2010 7:58 pm

xKami Escreveu:(...) estou mais inclinado para arranjar um hamster, mais concretamente um sirio (e talvez mais tarde quando tiver mais pratica com eles adquirir o 2o e tentar fazer criacao, quem sabe).(...)
Chamo a atenção, na parte que transcrevi a negrito, para a regra de ouro dos hamsters sírios: "Um sírio, uma gaiola".
De resto, com o tempo e muita leitura não há-de faltar nada.

Quanto a criadores conheço para a zona de Aveiro, com criançada de momento (pelo menos tinha), a user "__dani__" aqui do fórum.

Cumprimentos e boa sorte com o rapazote (ou menina)
HamsterVille - Cria&ccedil;&atilde;o e selec&ccedil;&atilde;o de hamsters s&iacute;rios http://hamsterville.no-ip.org/
Responder

Voltar para “Exóticos”