Pós operatório de esterilização

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Pipa82
Membro Júnior
Registado: segunda set 27, 2010 8:41 pm

segunda set 27, 2010 8:49 pm

Olá a todos! É a primeira vez que participo neste fórum e faço-o porque, do que já vi, todos os participantes conseguem ser bastante sinceros e conseguem animar os pais mais desesperados. É o meu caso! :D

Fui "mãe" de uma linda gatinha há cerca de 6 meses. A mãe afastou-a da restante ninhada por ela ser bastante fraquinha mas, com muito amor e dedicação, conseguimos que ela se tornasse numa gatona forte, brincalhona e saudável! De início foi difícil domar as tradicionais mordidelas mas, com muita dedicação, lá consegui fazer de mãe gata e educá-la! Porém, chegou a altura da esterilização. A operação foi na passada sexta-feira e o pós operatório foi mais dificil do que imaginei... A minha pequena não reagiu bem à anestesia e rejeitou por completo o funil... Chegou a tirar metade e com a força que fez rasgou a boca... Optei pela roupa pós-operatória mas ontem, quase 48h após a cirurgia, conseguiu tirá-la. Voltei a tentar o funil mas sem sucesso e a solução foi levá-la ao Hospital Veterinário do Restelo onde fomos maravilhosamente recebidas. Saí de lá com uma filhota de barriga ligada em gaze e a roupa novamente vestida. Deste então, e é aqui que surge a minha grande dúvida, ela não sai da caminha.... Primeiro levei-a ao colo até à comida, depois pu-la na caixinha dos xixis e por fim levei-a para a caminha novamente. Correu tudo bem e, de vez em quando, ela até dá uma corrida até ao arranhador para afiar as garras!

A questão é que, se eu não puxar por ela, a pequena também não sai da cama e eu começo a ficar preocupada... até porque, quando a levo à caixinha, faz um xixi às pinguinhas e hoje até optou por sair da caixa depois de fazer cócó e ir fazer xixi NA CAMA!

Isto tudo é normal? Nunca pensei que o pós-operatório dela corresse assim, nem tão pouco que o desespero por não saber o que fazer também tomasse conta de mim...

Têm algum conselho milagroso que me ajude a saber o que fazer?
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

segunda set 27, 2010 9:13 pm

Entendo perfeitamente a sua preocupação.
A Sakura teve um pós-operatório terrível, depois da esterilização. Alucinou quando acordou da anestesia e tirou o penso. Eu, cagarolas com os meus pequenos como sou, ia-me dando uma coisinha má, quando vejo a barriguita dela toda agrafada :o .
Mas adiante, a Sakuretas esteve mais de 48 horas sem fazer xixi nem cócó. Quando fomos fazer o 1º penso, a veterinária estava um pouco nervosa, pois a gatita já deveria conseguir fazer a sua vidinha normal e a pequena nem se mexia. Pensavamos que tinha ficado paralisada :o . Assim que lhe tiramos o vestido, não é que a sacana se põe de pé :roll: . Coloca-se o vestido, ela cai. Tira-se o vestido, ela levanta-se. A trafulha não gostava do vestido :? e cada vez que lho metiamos ficava prostrada. Mas teve de ser e durante uma semanita levavamo-la à caixa da areia, à comida e à água.
Fale como vet, mas às tantas é mesmo manha da pequena.
Pipa82
Membro Júnior

segunda set 27, 2010 9:21 pm

Obrigada pela sua rápida resposta!

É de facto complicado gerir estas emoções todas.. Assim que a vi recuperar da anestesia, ve-la a reagir em modo "exorcista", deixou-me de rastos....

Mas, a verdade, e comentando a sua resposta, tal como a sua gata, ontem, quando conseguiu tirar o vestido, a minha Pipa até corria! Assim que se sentiu presa amuou... E agora está ali... parada, não se mexe, sinto-lhe o corpo mais frio que o habitual e estou aqui a pensar que é o fim do mundo! Amanhã ela vai tirar os primeiros pontos... Vou encher a veterinária de questões... principalmente esta do xixi na cama... :D Nem queria acreditar!

O facto de ela estar com o corpo mais frio também deve ser normal n acha?

Enfim... Nem quero imaginar como serei com os meus filhos se com a minha gata sou assim! eheheh
Mindless
Membro Veterano

segunda set 27, 2010 9:29 pm

Oh Pipa eu fiz exactamente o mesmo comentário dos filhos quando cheguei aqui em pânico com o pós-operatório da Sakura :) .
A temperatura baixa não me parece muito normal, principalmente tendo passado tanto tempo, mas mantenha-a num sítio quente. Não terá o vestidito molhado por causa do xixi?
Se não me engano, os gatos têm dificuldade em manter a temperatura, mas enquanto a anestesia ainda estiver a fazer efeito, não depois de tanto tempo. Será que não a sente mais fria por causa dela estar parada :roll: ? Se vir que tal, ligue ao vet, senão tente mesmo mantê-la quentita. Às tantas tem aí uma manhosa que só quer mimo e atenção.
Espero que assim seja :D .
Pipa82
Membro Júnior

segunda set 27, 2010 9:47 pm

Ela tem estado na minha cozinha. A sala tem demasiados "brinquedos" e temo que ela se aventure... Coloquei uma manta quentinha para isolar o frio do chão, toalhões de banho para ela ficar fofinha e mais uma manta para a deixar tapada (esta última não resulta muito bem porque ela teima em se destapar).

De qualquer forma, isolei as correntes de ar e creio que a temperatura mais baixa possa mesmo ser de ela estar paradita. Espero eu!

O facto de ser a minha primeira gata também ajuda à preocupação!

Olhe, se soubesse o alívio que tive quando li as suas respostas. Parece que precisamos de uma voz de fora para acalmar um pouco :D
Mindless
Membro Veterano

segunda set 27, 2010 10:00 pm

Revejo-me completamente nas suas palavras, acredite.
Cheguei aqui em Novembro do ano passado, no dia a seguir à esterilização da Sakura cheia de dúvidas.
Nunca tinha tido animais e as pessoas aqui foram espectaculares, como são sempre.
Há aqui pessoas bem mais experientes que eu, mas que não devem estar online para poder ajudá-la.

De qualquer forma, amanhã exponha todas as dúvidas quando for para tirar os pontos. Ah e se for como eu, secalhar será melhor sair da sala quando forem tirar os agrafos (se a costura for dessas). Eu, para variar, ia desmaiando :? .

Vá dando novidades. Vai correr tudo bem de certeza.
A sua pequena ainda deve ser prima da Sakura, devem ter andado na mesma escola e aprenderam a ser manhosas.
Pipa82
Membro Júnior

segunda set 27, 2010 10:04 pm

eheheheh

Acho que somos donas semelhantes também! Ontem no hospital Veterinário desfiz-me em lágrimas. Não aguentei depois de duas noites a controlar a pequena para que não desfizesse a costura...

E amanhã, na consulta, pedirei para não assistir nem ouvir nada, porque cada miado aflito dela é uma dor....

Estou desejosa de ter a minha menina brincalhona, trapalhona e doidinha a quem, carinhosamente apelidámos "semente do diabo" depois dos primeiros distúrbios a que nos habituou cá por casa!

Espero que isto passe e rápido...

Mais uma vez, nem sabe como lhe agradeço as suas palavras!
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

segunda set 27, 2010 10:13 pm

Olá Pipa :)

Compreendo a sua angustia!

Algumas gatinhas reagem assim aos vestidos e preparos pós-operatórios!
A minha também... isso deixou-me uns dias bastante preocupada, mas toda a gente me dizia que ela voltaria ao normal assim que tirasse o vestido! E assim foi... por isso acredito que a sua também :wink:
Pipa82
Membro Júnior

segunda set 27, 2010 10:21 pm

Espero que tenham razao...

Creio que agora, tirando o xixi q fez na cama, a minha preocupação maior seja a temperatura dela... Continuo a rezar para que seja de estar ali paradinha... Não está gelada, apenas mais fria que o costume, mas pode ser apenas uma reacção ao pós operatório.

Agradeço todas as respostas e garanto que amanhã, assim que tenha novidades partilho-as!
Pipa82
Membro Júnior

terça set 28, 2010 11:24 am

Bom dia! :D

Venho aqui para vos dizer que a minha Pipa está a entrar em desespero com a roupa vestida. Ou isso ou elouqueceu porque agora, quando se irrita muito, levanta o rabo, põe-se a tremer a anca e toda de fazer xixi às pinginhas por onde anda... E eu atrás de esfregona e balde de água para limpar. Não entendo o que se passa...

Logo vou ao veterinário com ela e, cá para mim, vou de bloco de notas cheio de questões.... Que início de dia este!
Pipa82
Membro Júnior

terça set 28, 2010 7:04 pm

Chegada do veterinário venho partilhar as notícias com aqueles que me ajudaram ontem e com aqueles a quem eu poderei ajudar.

A pequena Pipa, mais uma vez, portou-se mal no médico depois de ser "forçada" a fazer o que não gosta. :D Até aqui tudo bem. Segundo a veterinária dela, a minha gatinha tem um feitio muito próprio e, de todas as esterilizações que já fez, sem dúvida alguma a minha foi a que teve o pós-operatório mais difícil :O: . Vem do feitio, diz ela!

Disse ainda que a pequenota está saudável e que a costura está a cicatrizar bem, que tenho apenas de ter mais paciência que o habitual já que a gatita todos os dias despe a fatiota para lamber a sua ferida.

Por fim, disse-me que a temperatura mais fria que o habitual está ainda relacionada com o facto de ela estar mais parada do que é costume e que os xixis que ela faz vem, pensa ela, de duas causas: a primeira porque está contrariada e amua e a segunda porque, provavelmente, a gaze que lhe colocaram no outro hospital onde a levei de urgência, estava a apertá-la e magoar, pelo que lhe dava medo de fazer xixi.

Palavras da médica "vamos observar para concluir!"

Posto isto, espero continuar a dar notícias mais animadas e, em breve, dizer que a minha pequena está traquina de novo!
Mindless
Membro Veterano

terça set 28, 2010 8:18 pm

Fico contente que tudo esteja a correr bem com a Pipa :D . Quando é que vai tirar os pontos?
Pipa82
Membro Júnior

terça set 28, 2010 8:27 pm

ela teve uma costura dupla. Hoje tirou os primeiros e está tudo bonito. Os finais tira de amanhã a uma semana. vai ser mais uma semana de depressão da Pipa... espero que depois ela volte ao que era, com direito a mordidelas e tudo!!!
Mindless
Membro Veterano

terça set 28, 2010 8:39 pm

Vai voltar de certeza.
A única diferença que eu notei na minha gata foi mesmo o facto de ela comer mais. Mas quando a trouxemos da esterilização a veterinária deu-nos um saco de 500gr de ração para gatas esterilizadas e fizemos logo a transição. Ainda assim, a Sakura engordou um pouco, mas ainda estava em fase de crescimento, portanto não seguimos as doses à risca :D .
De resto, tudo na mesma. Vai ver que com a Pipa também vai ser assim. Depois dela amuar tudo, vai ter a sua gatita de volta :D .
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

terça set 28, 2010 8:48 pm

Pipa82 Escreveu:Chegada do veterinário venho partilhar as notícias com aqueles que me ajudaram ontem e com aqueles a quem eu poderei ajudar.

A pequena Pipa, mais uma vez, portou-se mal no médico depois de ser "forçada" a fazer o que não gosta. :D Até aqui tudo bem. Segundo a veterinária dela, a minha gatinha tem um feitio muito próprio e, de todas as esterilizações que já fez, sem dúvida alguma a minha foi a que teve o pós-operatório mais difícil :O: . Vem do feitio, diz ela!

Disse ainda que a pequenota está saudável e que a costura está a cicatrizar bem, que tenho apenas de ter mais paciência que o habitual já que a gatita todos os dias despe a fatiota para lamber a sua ferida.

Por fim, disse-me que a temperatura mais fria que o habitual está ainda relacionada com o facto de ela estar mais parada do que é costume e que os xixis que ela faz vem, pensa ela, de duas causas: a primeira porque está contrariada e amua e a segunda porque, provavelmente, a gaze que lhe colocaram no outro hospital onde a levei de urgência, estava a apertá-la e magoar, pelo que lhe dava medo de fazer xixi.

Palavras da médica "vamos observar para concluir!"

Posto isto, espero continuar a dar notícias mais animadas e, em breve, dizer que a minha pequena está traquina de novo!
Desejo-lhe as rápidas melhoras da menina, a minha foi operada na passada sexta feira mas, felizmente, tudo correu pelo melhor. Nem eu esperava que fosse tão simples. Mas também não tem agrafes nem fatinhos, se os tivesse, não correria bem, tenho a certeza. Também tenho uma com feitio muito próprio. Só posso agradecer ao vet ter uma "visão" mais avançada sobre este tipo de intervenções cirúrgicas, a vet habitual teria feito exactamente como a sua fez...
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Responder

Voltar para “Gatos”