Papagaio e gato

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
jchmp
Membro
Registado: quarta set 22, 2010 4:55 pm

segunda set 27, 2010 4:33 pm

Boas. Eu tenho um gato com 9 anos e sempre quis ter um papagaio cinzento. Tenho a possibilidade de arranjar um com 3 meses e gostaria de saber se o meu gato vai reagir mal e se não existe perigo em te-los na mesma casa. Obrigado.
guzZ
Membro Veterano
Registado: quinta ago 12, 2010 4:35 am

segunda set 27, 2010 5:55 pm

É um risco, não sei :? . Compra uma gaiola grande com as condições e espaço necessário para este, e meta-o onde o gato não consiga chegar.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

segunda set 27, 2010 8:17 pm

jchmp Escreveu:Boas. Eu tenho um gato com 9 anos e sempre quis ter um papagaio cinzento. Tenho a possibilidade de arranjar um com 3 meses e gostaria de saber se o meu gato vai reagir mal e se não existe perigo em te-los na mesma casa. Obrigado.
A idade de um gato que tive era precisamente essa quando veio o papagaio para casa, nunca gostaram um do outro por razões obvias, o gato sempre o viu como presa, mas o papagaio nunca se ficava e tentava bicá-lo, então tivemos de ter muita vigilância com os dois, o meu gato não o podendo atacar começou a ficar ansioso e em pouquissimo tempo arrancou o pêlo todo da barriga, isto coincidiu com a altura em que o papagaio começou a chamá-lo pelo nome e a falar muito, deve ter confundido a cabeça do gato que coitado teve esta reacção, depois de visto pelo vet que nos aconselhou mais mimos e atenção para o gato passou-lhe essa mania.
Nunca foram grandes amigos, mas posso lhe dizer que o papagaio andava solto perto do gato (sempre com uma distância de segurança) e nunca houve problema.
Claro que entre os dois houve situações realmente hilariantes como o papagaio a ralhar com o gato e a mandá-lo para fora da cozinha :roll: :lol:
Sónia
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

terça set 28, 2010 10:04 am

Pessoalmente acho uma situação de risco elevado, para o Papagaio, e não arriscava. Pode correr bem, mas também pode acontecer aquele segundo de distracção em que o gato ataca a ave e tudo fica irremediavelmente perdido. Há quem tenha sorte, há quem tenha azar, e pela minha parte não coloco nas mãos da sorte a vida de um papagaio.
Se avançar com a ideia isso implicará que o Papagaio fique bem resguardado do acesso do Gato (atenção que eles metem a pata em sítios que nem imagina) e a sua vigilância MUITO apertada sempre que a ave estiver solta.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
dorok3
Membro Veterano
Registado: sábado ago 28, 2010 9:19 am

terça set 28, 2010 7:21 pm

concordo com os dois, o meu gato nao pode ver aves a frente :lol:
jchmp
Membro

quinta set 30, 2010 12:56 am

Bem, decidi-me a comprar o papagaio e fui buscá-lo anteontem (3ª feira) ao fim da tarde. O gato passou-se durante as primeiras horas e não largava a gaiola. Só que acabou por desistir pois a gaiola é muito alta e lá deve ter pensado que não se ia dar muito bem se arriscasse saltar. A 4ª feira foi muito mais calma e o gato muito raramente ficou mais de 3 a 5 minutos. Chegou inclusivamente a dormir uma boa soneca no sofá enquanto a gaiola também estava na sala (levei-a para lá durante a tarde para o papagaio receber mais luz). Seja como for não vou arriscar deixar os dois à solta na mesma divisão.
jchmp
Membro

quinta set 30, 2010 1:09 am

Já agora um pequeno aparte, alguém me pode dizer se é normal durante este dia e meio o papagaio ainda não ter emitido nenhum assobio. Faz 3 meses no dia 3, se calhar ainda é muito novo ou é da mudança de casa e de estar a estranhar... Comer só começou ontem sozinho. Na 3ª feira não comeu quase nada a não ser meia maçã que lhe dei à boca e um bocado de cenoura também à boca. 4ª fartou-se de comer. Estou mais aliviado.
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

quinta set 30, 2010 6:38 am

jchmp Escreveu:Bem, decidi-me a comprar o papagaio e fui buscá-lo anteontem (3ª feira) ao fim da tarde. O gato passou-se durante as primeiras horas e não largava a gaiola. Só que acabou por desistir pois a gaiola é muito alta e lá deve ter pensado que não se ia dar muito bem se arriscasse saltar. A 4ª feira foi muito mais calma e o gato muito raramente ficou mais de 3 a 5 minutos. Chegou inclusivamente a dormir uma boa soneca no sofá enquanto a gaiola também estava na sala (levei-a para lá durante a tarde para o papagaio receber mais luz). Seja como for não vou arriscar deixar os dois à solta na mesma divisão.
Jchmp: Que bom que já tem o seu papagaio e desejo que continue assim tudo calmo no relacionamento entre os dois, felino e ave :wink:

Apenas quis transmitir a minha experiência com os meus animais, nunca quis aconselhar a juntar os dois, até pq como disse, no meu caso, a situação não foi nada pacifica de inicio.

O facto de o papagaio andar solto na mesma divisão que o gato foi algo que não aconteceu de repente, passou bastante tempo até isso poder acontecer sem qualquer tipo de problemas, mas claro sempre com vigilância da nossa parte.
Sempre incentivamos a harmonia entre as várias espécies de animais que tivemos e todos sempre tiveram o mesmo direito a passear livremente pela casa, não somos apologistas do separar e/ou fechar mas é evidente que isto dá trabalho pq é algo que tem de ser acompanhado para não existir nenhum incidente e de facto, não é da noite para o dia.
S&oacute;nia
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

quinta set 30, 2010 6:41 am

jchmp Escreveu:Já agora um pequeno aparte, alguém me pode dizer se é normal durante este dia e meio o papagaio ainda não ter emitido nenhum assobio. Faz 3 meses no dia 3, se calhar ainda é muito novo ou é da mudança de casa e de estar a estranhar... Comer só começou ontem sozinho. Na 3ª feira não comeu quase nada a não ser meia maçã que lhe dei à boca e um bocado de cenoura também à boca. 4ª fartou-se de comer. Estou mais aliviado.
O meu papagaio (aliás papagaia :) )não veio cá para casa tão novinho como o seu, mas posso dizer-lhe que ao inicio também estava mudo e mudo ficou durante ainda algum tempo, é absolutamente normal estão num local diferente, com pessoas diferentes, dê-lhe tempo :wink:
S&oacute;nia
jchmp
Membro

quinta set 30, 2010 10:52 am

catrules Escreveu:e todos sempre tiveram o mesmo direito a passear livremente pela casa
Muito sinceramente também concordo. A propósito eu tenho-a (também é uma papagaia e chama-se Isis) tirado cá para fora e pelos vistos ela adora. O problema é quando ela se põe a voar, acaba por ficar no ar a esvoaçar à procura de um sítio para poisar e acaba por cair no chão. Eu tenho muito medo que ela se magoe a sério. Nem sei bem o que deva fazer. Hoje já esteve cá fora pois ela começa a andar muito agitada na zona da porta da gaiola e já deu para entender que o que ela quer é sair. Voou de um lado ao outro da sala mas depois caiu. Fez 2 voos e aconteceu o mesmo. Tenho medo que se magoe. Depois tenho de acabar por pegar nela e metê-la na gaiola. Claro está que acaba por me morder :wink:
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

quinta set 30, 2010 11:12 am

A minha também é um castigo para a voltar a pôr na gaiola o que ela quer é passeio :roll:
Adora andar pelo chão a falar sozinha e a ver o que pode destruir :evil:

Em relação a esses voos, a minha também os fazia, mas eu chamava-a para o meu braço, esticava o braço e ela depois de muitas falhas (muitas mesmo :lol: ) lá aprendeu a pousar no braço, mas passados alguns anos já não gosta de fazer esses voos, gosta apenas que eu a ponha no braço e enquanto faço o movimentos para cima e para baixo ela bate as asas.
O que ela gosta mesmo é de andar no chão :D

Mas lá esta, a minha tem agora cerca de 11 anos é diferente, a sua é muito pequenina e haverá aqui foristas com uma grande experiencia em papagaios que lhe poderão dar conselhos :D
S&oacute;nia
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quinta set 30, 2010 11:03 pm

A sua ave está na fase de saída do ninho, como tal, está na hora de aprender a voar, esse comportamento de ela só querer estar fora da gaiola é normal, ela quer descobrir o mundo que a rodeia.
Se quiser ensina-la a voar de forma que ela possa exercitar as asas e assim poder ter uma vida mais saudável vá a www.papagaiosinteligentes.blogspot.com onde encontra muita informação acerca de como fazer as coisas nesta fase.
Ter um papagaio é muito mais que ter uma ave de estimação, um papagaio tem uma inteligência comparável à de uma criança com 4 anos.... Se estimulado, pode ser um companheiro fantástico. Se o dono não se informar de como o deve tratar, provavelmente em menos de 3 anos, acaba "abandonado" na sua gaiola porque morde e porque é isto e é aquilo, aquilo que lhe ensinam a ser, porque uma ave que vai para casa de alguém com apenas 3 meses, aprende aquilo que lhe ensinam, nessa idade da vida quase nada sabe....
Boa sorte
jchmp
Membro

sexta out 01, 2010 10:38 am

Muito obrigado aos dois. Vou seguir os vossos conselhos porque quero o melhor para a Isis. Vou também pesquisar informação no site que me propôs.
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

sexta out 01, 2010 11:14 am

Também teria gostado de ter tido a minha desde bébé, mas não me posso queixar, ela é muito meiga e sinceramente até nem vejo diferenças, fala muito, canta, assobia, dá beijinhos, enfim é mesmo um animal de estimação espectacular.

No inicio é que coitada sofreu um pouco pq esteve em duas casas com outros donos antes de nós.

O 1º dono faleceu passados uns meses de a ter, depois ficou para a filha, mas como segundo ela, o papagaio era muito mau pq bicava tudo e todos e para além disso a senhora estava grávida e o papagaio deitava muito pó e penas e era muito barulhento não o queria ao pé do filho, então decidiram oferecer aos meus pais :D

No inicio era "muda" e de facto bicava, se apanhasse uma mão a jeito ferrava-nos cá com uma pinta :x até fiquei com uma pequena cicatriz no dedo na minha mão direita, mas fazia-o por medo de nós, mas como nunca fui pessoa de desistir, passado um tempinho transformou-se completamente, comigo até se põe de barriga para cima para eu lhe dar festas e adora estar no meu ombro, abre a asa para eu lhe dar beijos debaixo das asas :roll:

É um animal maravilhoso, extremamente inteligente, é muito dependente dos donos e exige muita mas muita atenção, tal qual um cão, talvez até mais e sofre muito se sentir falta de atenção.

A minha nunca arrancou as penas por stress nem nada disso, temos sempre a preocupação de lhe dar brinquedos diferentes e que ela faça exercicio todos os dias, pelo menos até hoje tem resultado e para quem, como eu, só tinha tido canários e piriquitos, até que não me tenho saido má dona :wink:
S&oacute;nia
Responder

Voltar para “Aves”