OMG
Tudo para chinchilas saudáveis
-
chinchilavis
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
Sim, não por essa ordemAmigadoChiru Escreveu:Alfafa
Àgua
Feno
Anti Fungos
Areia
E ração decente....
È o essencial!
As guloseimas são um extra!
Ruben , o antifungico coloca nessa quantidade. Não sei qual é mas mais vale esse do que nenhum, porque ela se molhou. É caro, mas dura imenso tempo e é fundamental na areia dos chins
-
golyas
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina
olá,
sim efectivamente as chinchilas com esse espaço de grade podem fugir quando pequenas. suponho que tenhas uma gaiola semelhante às IMAC em que o espaço é efectivamente 2cm. As gaiolas de papagaio que uso tem 1cm de espaço e assim não fogem, pois na IMAC que tenho já tive de andar a recolher bébés pela casa
o melhor que tens a fazer é comprar uma "maternidade" onde colocas a mãe separada do macho antes de parir numa gaiola com espaço reduzido entre as grades e guardas as crias lá até desmamadas. É incrível como elas conseguem passar por espaços exíguos, enganam-nos bem, pois elas de momento que a cabecinha passe, também passa o resto. Incrivelmente vi um bébé já com quase 2 meses fugir de um espaço com 2cm e pouco, nem quis acreditar nos meus olhos. Isto é de facto muito perigoso pois elas podem ficar como que "enforcadas" quando por vezes passam a cabeça mas depois já não conseguem sair nem para a frente ou para tras (também já me ocorreu e tive de destruir umas grades de uma gaiola... por isso para prevenir agora as mães que estejam quase na data H são separadas e postas em gaiolas com espaços pequenos entre as grades!! Algumas já comprei assim, outras andei a por rede metalizada á volta (por fora).
espero ter ajudado
boa sorte
sim efectivamente as chinchilas com esse espaço de grade podem fugir quando pequenas. suponho que tenhas uma gaiola semelhante às IMAC em que o espaço é efectivamente 2cm. As gaiolas de papagaio que uso tem 1cm de espaço e assim não fogem, pois na IMAC que tenho já tive de andar a recolher bébés pela casa
espero ter ajudado
boa sorte
Boas noites,
obrigado pela dica
sim tenho uma gaiola da imac easy 100 e um viveiro igual ao teu.
em relação à materialidade vou ter mesmo de a fazer.
tenho aqui um estante de ferro mas desisti de a acabar porque a chapa das prateleiras fazia muito barulho. Nada melhor do que ir ao aki e cortar madeira a medida, fazer as prateleiras em madeira e furar aquilo com rede galvanizada 1x1.
Prontos está a maternidade feita xD
cumprimentos
obrigado pela dica
sim tenho uma gaiola da imac easy 100 e um viveiro igual ao teu.
em relação à materialidade vou ter mesmo de a fazer.
tenho aqui um estante de ferro mas desisti de a acabar porque a chapa das prateleiras fazia muito barulho. Nada melhor do que ir ao aki e cortar madeira a medida, fazer as prateleiras em madeira e furar aquilo com rede galvanizada 1x1.
Prontos está a maternidade feita xD
cumprimentos
tenho um viveiro, uma gaiola imac e vou fazer uma maternidade para o seguinte:
Vou adquirir uma veluda castanha para juntar ao adulto ( só espero mesmo conseguir junta-los) e vou deixa-los quando já se derem bem no viveiro.
Se tudo correr bem e ela ficar pranha, vou controlando a gravidez e quando ver que está a altura certa meto a fêmea da maternidade.
a gaiola da imac como já sabes está a cria do adulto que também ade ter um menino. Estou só mesmo a espera da oportunidade de alguém ter crias para vender.
em relação ao adulto não vale a pena comprar uma menina nova porque o mais certo e ele crer logo molhar o pincel
quando aparecer-lhe o cio pela primeira vez por isso é que tenho mesmo optar por comprar adulta, mas já sei que vai ser uma chatice dos diabos para lhes juntar.
cumprimentos
Vou adquirir uma veluda castanha para juntar ao adulto ( só espero mesmo conseguir junta-los) e vou deixa-los quando já se derem bem no viveiro.
Se tudo correr bem e ela ficar pranha, vou controlando a gravidez e quando ver que está a altura certa meto a fêmea da maternidade.
a gaiola da imac como já sabes está a cria do adulto que também ade ter um menino. Estou só mesmo a espera da oportunidade de alguém ter crias para vender.
em relação ao adulto não vale a pena comprar uma menina nova porque o mais certo e ele crer logo molhar o pincel
cumprimentos
Podes comprar uma pequena, mantê-los na mesma gaiola, mas com uma separação no meio e retirar a separação quando ela atingir a maioridade. 
Veludo castanho... uma cor simplesmente fantástica!
Os teus meninos são ambos cinza, né?
Veludo castanho... uma cor simplesmente fantástica!
Os teus meninos são ambos cinza, né?
exacto. vou buscar a veluda castanha nos primeiros dias de Outubro
com calma eles dão-se bem e eu terei com sorte algum veludo castanho ou preto
essa opção também dava mas acho que na loja castanho veludo só tem adulto.
Só se trouxer uma branca rosa novinha
com calma eles dão-se bem e eu terei com sorte algum veludo castanho ou preto
essa opção também dava mas acho que na loja castanho veludo só tem adulto.
Só se trouxer uma branca rosa novinha
-
AmigadoChiru
- Membro
- Registado: terça set 21, 2010 12:18 am
Pessoal eu tive a pensar... eu de momento nao tenho possibilidades e tambem a minha chila ainda é pequena .
Mas eu gostava de quando tiver um ordenado fixo, e possibilidades financeiras seguras... Gostava muito de fazer criação...
Mas estou com um grande dilema... pois o problema é depois
As regras quando eu achar que tenho possibilidades para fazer criaçao... Logo me aconselho com vocês mas agora de momento o que me está a fazer polemica é o depois da criação.
As chinchilas, como os roedores, comem os bebes?
E depois... Quantas crias no máximo podem nascer?
È que eu adorava ter uma familia, e se fizesse criação nao iria crer nem vender nem dar...Mas depois , separa-los, é triste.
Sei que á muitos problemas a nivel da femea morder o macho e magoa-lo.
Outro pormenor é quando os filhotes forem grandes, as femeas nao poderem estar juntas, e os machos podem mas dependendo da sua relaçao. E depois as femeas que estao juntas com os machos fazem novamente prociraçao e ai é que já é pior... Porque nao sei depis como evitar tal acontecimento a menos que os separe...Mas depois é tão cruel =/
Mas eu gostava de quando tiver um ordenado fixo, e possibilidades financeiras seguras... Gostava muito de fazer criação...
Mas estou com um grande dilema... pois o problema é depois
As regras quando eu achar que tenho possibilidades para fazer criaçao... Logo me aconselho com vocês mas agora de momento o que me está a fazer polemica é o depois da criação.
As chinchilas, como os roedores, comem os bebes?
E depois... Quantas crias no máximo podem nascer?
È que eu adorava ter uma familia, e se fizesse criação nao iria crer nem vender nem dar...Mas depois , separa-los, é triste.
Sei que á muitos problemas a nivel da femea morder o macho e magoa-lo.
Outro pormenor é quando os filhotes forem grandes, as femeas nao poderem estar juntas, e os machos podem mas dependendo da sua relaçao. E depois as femeas que estao juntas com os machos fazem novamente prociraçao e ai é que já é pior... Porque nao sei depis como evitar tal acontecimento a menos que os separe...Mas depois é tão cruel =/
As fêmeas podem ficar juntas, sem problema algum. É claro que tudo depende da personalidade delas, mas no geral elas dão-se lindamente. É exactamente o mesmo que acontece com os machos.
Normalmente nascem 2 crias por ninhada, mas às vezes nascem 3 ou até mesmo 4 (quando isto acontece às vezes perde-se uma das crias, por ser mais fraca). Muitas vezes nascem casais, o que dá jeito para quem quer fazer criação 1 vez e depois juntar pai com filho e mãe com filha.
É muito, muito, muito raro haver canabalismo em chinchilas. Só ouvi falar nisso uma vez e sinceramente não se sabe o que realmente se passou, pois quando a dona das chinchilas chegou a casa já o mal estava feito. Não se sabe se as chinchilas foram mortas pelo pai por ciúmes ou pela mãe por falta de nutrição... é uma incógnita. Não acho que isto seja algo com que tenhas de te peocupar. É demasiado raro para sequer pensares na possibilidade de tal acontecer
.
Normalmente nascem 2 crias por ninhada, mas às vezes nascem 3 ou até mesmo 4 (quando isto acontece às vezes perde-se uma das crias, por ser mais fraca). Muitas vezes nascem casais, o que dá jeito para quem quer fazer criação 1 vez e depois juntar pai com filho e mãe com filha.
É muito, muito, muito raro haver canabalismo em chinchilas. Só ouvi falar nisso uma vez e sinceramente não se sabe o que realmente se passou, pois quando a dona das chinchilas chegou a casa já o mal estava feito. Não se sabe se as chinchilas foram mortas pelo pai por ciúmes ou pela mãe por falta de nutrição... é uma incógnita. Não acho que isto seja algo com que tenhas de te peocupar. É demasiado raro para sequer pensares na possibilidade de tal acontecer
-
AmigadoChiru
- Membro
- Registado: terça set 21, 2010 12:18 am
Óhh pessoal obrigadissima pela informação!
Fiquei mais animada...
A minha chila ainda é pequenuxa, tens uns mesitos perto de um ano.
Ainda não estou a repensar acasalar...
Ainda preciso ganhar confiança com ele... e por ai
Mas ja decidi que quando eu tiver um ordenado fixo eu irei fazer criação
Na altura virei buscar pelos vossos sábios conselhos a nivel de maternidade
Agradecida mesmo
Ja me melhoraram o dia
Fiquei mais animada...
A minha chila ainda é pequenuxa, tens uns mesitos perto de um ano.
Ainda não estou a repensar acasalar...
Ainda preciso ganhar confiança com ele... e por ai
Mas ja decidi que quando eu tiver um ordenado fixo eu irei fazer criação
Na altura virei buscar pelos vossos sábios conselhos a nivel de maternidade
Agradecida mesmo
Ja me melhoraram o dia