Este terrario provavelmente vai ser para um gecko leopardo, logo nao vai haver muita humidade
1º Passo-Idealizaçao
É muito importante pesquisar sobre as necessidades do animal (tamanhos, humidades, etc...) que pretendem manter, para ter a certeza que a caixa que vao fazer pode aguentar essas condiçoes sem mais tarde dar problemas.
2º Passo-Planeamento
Para planearem o terrario podem usar o sketchup.
Registem num papel as medidas das tabuas com os descontos necessarios para que na loja onde vao comprar a madeira possam cortar.
Devem de ter noçao do material e acessorios que precissam de comprar (respiradores, calhas, ferramentas, tintas, vernizes, casquilhos, cabos) e fazer contas do dinheiro que vao gastar
3º Passo- Inicio da constuçao

Vao começar com algo como isto, tabuas cortadas com as medidas desejadas.
No meu casso 80,50,50 (comp,alt,larg).

Vao lixar as tabuas com um grao mais grosso no inicio e ir diminuindo.

Apos lixar vao fazer o que eu chamo pre-furo que consiste em furar a madeira com uma broca mais fina que os parafusos apenas para evitar que estale e seja mais facil meter os parafusos.
Este furo deve ser direitinho senao os parafusos vao ficar tortos e podem passar as tabuas.

Eu marquei, para os parafusos ficarem de 10 em 10 cm uns dos outros.

Apontei os parafusos no sitio para quando for aparafussar fazer tudo de seguida.

e depois de aparafussados ficam assim...
Quando derem por isso ja têm duas tabuas unidas, agora é so repetir o processo para as outras
Apos ter montado a tabua de cima, marquei as tabuas e usei a tic-tic para abrir os respiradores nas laterais.
Lixei tudo novamente para nao deixar arestas saidas.
3º Passo- Pintura
Para pintar nao usem pinceis exageradamente grandes, usem um pequeno pois assim conseguem espalhar melhor a tinta.

Pintei de cinzento cimento da robillac, por fora.
Por dentro apliquei um verniz para soalho aquoso fosco tambem da robillac, dei quatro camadas para evitar problemas de humidades no futuro.

4º Passo- Electricidade
Para me guiar na instalaçao electrica fiz um esquema no paint

Todos os fios electricos foram escondidos em calhas (nao sei se tem algum nome proprio).
As lampadas de iluminaçao foram colocadas num interrutor duplo e a lampada de aquecimento num interruptor simples que liga a um termostato (que ainda nao montei ).
Usei casquilhos ceramicos pintados de preto para as 3 lampadas.

Pessoal , por hoje é tudo.
Nas proximas actualizaçoes vou ensinar a montar o termostato, as calhas, e os respiradores.