Pedido de ajuda urgente - dificuldades de adaptação !

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Zanys
Membro Júnior
Registado: terça set 21, 2010 4:40 pm

terça set 28, 2010 10:41 pm

Olá a todos os foristas :)
Sou um membro recente do forum, já li o tópico respectivo ás recomendações aquando da adopção de um gatinho e adaptação do gato residente ao novo membro da família, da autoria da Leonilde Carvalho (muito me foram úteis) confesso que estou num dilema...

Tenho actualmente dois gatos - O Ulysses, abandonado, veio para nossa casa com aproximadamente 9 meses-1 ano. Apesar de se notar que era um gato "traumatizado", com o tempo deixou-se cativar - deu-se lindamente com a casinha/WC, muito asseado, só marcou uma ou outra o meu tapete da casa de banho e tive que o educar em relação aos cortinados. Está esterelizado.

Recentemente fui adoptada por um gatinho lindo de aproximadamente 6 meses que vivia com a sua família pelos pátios do hospital onde trabalho. Trouxe esta ternurinha para casa, perante a ameaça que havia de levarem os gatos para o gatil.
Os três primeiros dias, deixei o Davinci fechado na cozinha com a casinha/WC, cama e comida. Antes de se habituar ao WC o Davinci fez as necessidades nos vasos que tinha na cozinha, e que entretanto removemos. Depois disso começou a fazer na caixinha de areia.

Como os arrufos do Ulysses diminuiram, pusemos os dois gatos em contacto directo. Os dois inicialmente estranhavam-se e bufavam, agora já não se bufam e o Davinci, o mais novo, atira-se para cima do Ulysses, enrolam-se e mordem-se. Eu não sei se este comportamento é normal, porque se ás vezes parece-me que estão só a brincar, noutras vezes parece-me que o Ulysses é bruto intencionalmente e ataca o Davinci ou então o Davinci persegue o Ulysses e ataca-o propositadamente já depois de ter "levado" uma sova.
Será este comportamento normal?

Entretanto já castramos o Davinci, ele está óptimo :)
Só que agora que lhe retiramos a sua caixinha na areia, na expectativa de ele se habituar á mesma caixinha Wc do Ulysses, o puto do Davinci anda a fazer chichi e afins, por todo o lado... HÁ pouco fez mesmo as necessidades todas mesmo em frente á caixa de areia do Ulysses....
Será isto motivado pela disputa? Stress? É que há uns dias atrás o Davinci, chegou a entrar dentro da caixinha de areia, mas agora não! Faz por todo o sitio... e se apanha um vaso então...

Por favor peço umas dicas, porque eu e o meu namorado vivemos num T1 pequenino, adoramos gatos, mas já não sabemos o que fazer... Cada vez que chegamos a casa, é cada prenda e cá um cheirete! Já experimentei por as fezes do Davinci dentro do WC para ver se ele cheira e vai lá, mas como não resultou voltamos a ter duas caixinhas de areia.
Será que o Davinci e o Ulysses nunca vão ser amigos? Será que temos que ter mesmo os 2 WC?

Help ;)
Saudações Felinas
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça set 28, 2010 10:51 pm

Olá!

Parece-me que esse comportamento que descreve é normal... desde que as lutas não sejam violentas! Também adoptei mais uma gatinha há 2 meses e esse tipo de luta não me é estranho... no entanto não deixo que se entusiasmem...

Tenha o cuidado de cortar as unhas aos dois para evitar algum ferimento!

Alguns gatos não gostam de partilhar o WC... por isso penso que deve manter as duas caixas por enquanto e se reparar que eles começam a usar a mesma, então depois sim, pode retirar uma! Mas tenha em atenção que nem sempre isso pode acontecer... assim como com os comedouros e bebedouros!

Tenha principalmente muita calma! Tudo leva o seu tempo :wink:
son1a
Membro Veterano
Registado: quinta abr 22, 2010 7:37 pm

terça set 28, 2010 10:59 pm

De vez em quando tenho a visita de um pendurinha, o amarelinho.
Qd ele se lembra de utilizar o wc da minha Pipoca, ela já lá n vai.
Enquanto eu n mudo a areia ela prefere fazer na rua.

Há gatos assim, n gostam de partilhar! :lol:

<p>&nbsp;</p>
Zanys
Membro Júnior

quarta set 29, 2010 7:23 am

Pois tou a ver que para já vamos ficar com os dois WC, apesar de o Davinci (omais novo) j´´a algumas vezes ter usado o WC do Ulysses. Só que desde que andam com estas lutas, noto que o Ulysses até segue o mais novo quando ele se aproxima do WC... Não sei se não andam á disputa do território...
Só que receio que se magoem ou assim, quando eu não estiver por perto:)

Obrigado

Bjinhos
Zanys
Membro Júnior

sexta out 01, 2010 8:27 am

OLá
Permita-vos que vos coloque uma dúvida...
O meu gatinho mais novo, o Davincii está com uma otite...
Tenho que lhe por pomada AB nos ouvidos, mas não é nada fácil. Deve-lhe fazer muita impressão porque assim que aproximo a bisnaga dele, foge-me, arranha-me.. É que o Davinci não se deixa apanhar, só vem ao nosso colo quando quer... (por muita pena minha, que ele é tão fofo que só me apetece andar com ele ao colo....)
Alguém me pode dar umas dicas de como conseguir por o AB neste pirata?

Saudaçães felinas :)
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

sexta out 01, 2010 8:31 am

Pegue numa toalha e enrole-lo ficando só a cabeça de fora. Patas para dentro da toalha, segurar na cabecinha e aplicar o produto no ouvido.
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
Zanys
Membro Júnior

sexta out 01, 2010 1:27 pm

Elsa, assim vai ser um bocadinho á força, não? Ele é muito esgui, será que da próxima vez ele me vai deixar enrolá-lo na toalha?
É que ele foi apanhado da rua há 2 semanas...

Obrigada Bjinhos
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

sexta out 01, 2010 1:43 pm

Olá Zanys... não é à força não! :wink:

Faça como a Elsa disse e vai ver que é o melhor! Eu também tive que fazer assim com a minha Rita agora quando a Margarida lhe arranhou perto do olhinho e tive que pôr gotas e pomada!

É a melhor maneira... para eles e para nós :wink:

Senão, vai ser muito difícil!
Zanys
Membro Júnior

sexta out 01, 2010 1:54 pm

OK vou tentar e depois digo como correu...
Obrigada pelo apoio...
o Davinci é pequenino e esguio...foge cá com uma rapidez... se bem que eu já tentei, ele nunca se deixa agarrar (com muita pena minha) tenho que esperar que ele se venha esfregar a mim...

Saudações felinas
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

sexta out 01, 2010 2:02 pm

Zanys acredita que a melhor de fazer isso é imobilizar o gato enrolando-o numa toalha grande de forma a que fique bem preso, assim nem ele nem tu se magoam. Eu também tive que afzer isso ao Jimmy durante 2 meses enqt ele ando fazer tratamento ao Pêlo por causa dum fungo. Ele quando via a oalha já se agachava no chão, mas foi a unica maneira dele ele não fugir e arranhar-nos.

Em relação ao WC, quando adoptei a Suri falei com a vet e ela aconselhou-me a deixar o wc separado por uns dias e depois ir retirando para ver o que eles faziam por causa da posse de territorio. Na pior das hipoeteses teria de ter sempre 2 wc's para eles não afzerem fora da areia. felizmente os meus vão ao mesmo acixote sem problemas, mas secalhar enquanto o residente ainda estiver em fase de adaptação ao novato era preferivel manter as 2 caixinhas. Daki a uns tempos quando já ficarem os 2 sozinhos em segurança sem que se "matem" um ao outro tente retirar uma das caixas.

As brincadeiras são normais, nem é conveniente se se intrometa muito a não ser que veja que a brincadeira está mesmo mt acessa e que se podem magoar. Os meus ainda hoje se enrolam e mordem-se e dão com as patas traseiras no focinho um do outro. Ainda a 4 dias apanhei o Jimmy sentado a dar chapadas a Suri. E depois é ela a saltar de cima do lavatorio do WC para cima dele com toda a força. Eles lá se entendem, o certo é que já não passam um sem o outro :)
Zanys
Membro Júnior

sexta out 01, 2010 2:10 pm

Obrigada a todos pelas dicas ;)
O pessoal deste forum é um espetáculo!
Bjinhos e turrinhas ;)
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

sexta out 01, 2010 6:26 pm

Por vezes não há outra maneira senão à força, mas o ser força não é o mesmo que ser à bruta :wink:
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta out 01, 2010 10:50 pm

Os gatos, na sua maioria, fogem e estrebucham quando são obrigados a algo, mesmo que ADOREM esse algo quando feito voluntariamente... :twisted: (dou como exemplo um gato que adora nutriplus gel mas reagia como se o estivesse a matar quando teve de o tomar... :evil:). O que tem de ser, tem de ser... com comprimidos é a mesma coisa, parece que levo escrito na testa o que tenciono fazer, e é cada tourada que nem conto... digamos que me fez passar o horror que tinha em dar injecções :P (picas são longe de unhas e dentes! 8) ). Hoje prefiro mil vezes dar uma injecção do que dar comprimidos, pôr gotas, limpar ouvidos... pudesse tudo tratar-se com picas! :twisted: 8)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Gatos”