Cadela coxa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

kaminaru
Membro Veterano
Mensagens: 577
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm
Localização: Pulgas, Bekas, Yu~Ki

sábado out 02, 2010 8:16 am

Cá tou eu para mais um pedido de info... só para tentar saber se alguém já teve o mesmo problema.
A minha cadela anda coxa da pata direita traseira já há algum tempo. Como vimos que não passava fomos na semana passada ao vet que fez apalpação e os testes mais básicos (tipo ir com ela à rua e ver a maneira dela andar).
Com estes testes não se descobriu nada... não tem inchaço nem nada que justifique.

A Bekas corre e salta (que se farta) não se queixa nunca, nem quando lhe mexemos na pata.
Trouxemos anti-inflamatórios do vet e demos-lhe a medicação durante a semana passada. Mas ela está na mesma.
Hoje vamos levá-la novamente ao vet para fazer um raio-x.

Não entendo muito bem isto, nem o vet sabe ainda o que se passa. Acho muito esquisito a bixa coxear mas não lhe doer nada e conseguir correr e saltar como se nada fosse.

Alguém já passou pelo mesmo? Já agora... alguém me sabe dizer mais ou menos quanto custará um raio-x?

Obrigada :)
SunK
Membro
Mensagens: 83
Registado: terça ago 03, 2004 4:01 pm

sábado out 02, 2010 8:41 am

Bom dia em relaçao ao problema nunca passei por tal mas se fosse eu iria com certeza consultar outro veterinario...... em relaçao ao rx apenas fiz um ao aldo e paguei cerca de 70€ foi a barriga e nao precisou de sedativo, boa sorte e as melhores.

Abraço
kaminaru
Membro Veterano
Mensagens: 577
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm
Localização: Pulgas, Bekas, Yu~Ki

sábado out 02, 2010 9:08 am

Olá Sunk.
Por enquanto acho desnecessario consultar outro vet. Ainda falta fazer o raio-x e o vet não tem possibilidade de saber o que se passa até lá.
Mmmm, ainda é carote... mas tem de ser. :)
Prophet
Membro
Mensagens: 156
Registado: sexta out 01, 2010 8:10 pm

sábado out 02, 2010 10:05 am

Compreendo que o veterinário não esteja muito preocupado já que não há nenhuma alteração no comportamento da cadela. Por vezes só o facto do animal não se queixar não é 100% guarantia de não estar com dores, os cães têm tendência a suportar a dor melhor do que nós julgamos. Mas se ela brinca e come normalmente, o problema não parece ser urgente.

Espero que o raio-x não acuse nada de grave. As melhoras para a sua bichinha.
kaminaru
Membro Veterano
Mensagens: 577
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm
Localização: Pulgas, Bekas, Yu~Ki

sábado out 02, 2010 10:11 am

Olá Prophet,
Ele teve muito cuidado com a análise que fez à pata da bixa. Não há mesmo NADA que indique um problema. Mesmo que os animais tenham mais capacidade de lidar com a dor, vendo o comportamento dela e o saltos que ela dá indicam que nada se passa (análise puramente superficial, claro).
Parece-me que a situação é pior quando ela se levanta... inicialmente até pensámos que o problema era o que costumamos ter quando uma perna nossa "adormece" e depois temos dificuldade em andar.

Também espero que o raio-x não acuse nada. A ver vamos.
Obrigada :)
SunK
Membro
Mensagens: 83
Registado: terça ago 03, 2004 4:01 pm

sábado out 02, 2010 10:52 am

kaminaru Escreveu:Olá Sunk.
Por enquanto acho desnecessario consultar outro vet. Ainda falta fazer o raio-x e o vet não tem possibilidade de saber o que se passa até lá.
Mmmm, ainda é carote... mas tem de ser. :)
Kaminaru apenas referi o consultar outro veterinario pela 2ª opiniao nao por ter achado que esteve mal ou nao, porque nao faço a minima ideia, o facto de estar a mancar significa q algo esta mal....
Em relaçao ao Rx fiz no hospital veterinario do porto nao sei se fiz no sitio mais barato mas foi a volta desse valor....
Espero que nao seja nada boa sorte
BrownEye
Membro Veterano
Mensagens: 1152
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm
Localização: caes e tartarugas terrestres

sábado out 02, 2010 12:43 pm

Kaminaru, a Bekas ainda não tem 1 ano, pois não?
É de porte grande?
Bem, já aconteceu com um cão que acolhi com 3 meses, de grande porte, ele coxeava de uma das patas, foi tratado alterando só a sua alimentação, com base nas suas necessidades.
Claro que cada caso é um caso e só um vet poderá diagnosticar
As melhoras da Bekas.
kaminaru
Membro Veterano
Mensagens: 577
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm
Localização: Pulgas, Bekas, Yu~Ki

sábado out 02, 2010 1:54 pm

Kaminaru apenas referi o consultar outro veterinario pela 2ª opiniao nao por ter achado que esteve mal ou nao, porque nao faço a minima ideia, o facto de estar a mancar significa q algo esta mal....
Eu percebi Sunk. :) Só mesmo o raio-x é que poderá explicar alguma coisa, digo eu.
Kaminaru, a Bekas ainda não tem 1 ano, pois não?
É de porte grande?
Olá Brown. Está tudo correcto. A Bekas tem 10 meses e 25kg. Não sei se será considerada porte grande, mas talvez médio/grande.
Cheguei agora da loja dos animais e fui-lhe comprar ração. O vet já tinha aconselhado ração específica para cães esterilizados por isso vim de lá com Royal Canin Neutered Junior Large Dog. Agora que menciona isso da alimentação... a Bekas começou a coxear após a primeira mudança de ração que fiz... bolas!!! Será que a outra ração não tinha os nutrientes necessários para o desenvolvimento da bixaroca?

Bem... no caso de ser só isso (falta o tal raio-x) ela vai passar a comer esta ração da RC. O senhor da loja disse que a ração era boa, que tinha os nutrientes necessários para uma cadela jovem. Vou ver se ela gosta desta ração nova. Já vou experimentar misturar com a antiga hoje.
Obrigada! :)
joanaduarte
Membro
Mensagens: 178
Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm

sábado out 02, 2010 6:08 pm

Boa tarde,

Não é de todo anormal que os cachorros sofram se "dores de crescimento" que passam sem consequencias, no entanto só poderá ter a certeza do que é com o RX

Quanto aos preços axo 70euros caro... isso é quanto custa na faculdade de veterinaria de Lx o exame de despiste da displasia da anca que inclui RX's com anestesia, relatorio e diagnostico por um conjunto de ortopedistas... um simples rx no meu vet habitual custa 20euros, informe-se que 50 euros é muita diferença...

Cumps,
Joana
kaminaru
Membro Veterano
Mensagens: 577
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm
Localização: Pulgas, Bekas, Yu~Ki

sábado out 02, 2010 7:18 pm

Ola Joana,
Também acho 70EUR um bocado caro... a Bekas é sempre vista num Hospital Veterinário que é um pouco mais barato que uma clínica.
Por descargo de consciencia vou também mudar a ração. Mais vale gastar dinheiro e saber que ela tem todos os nutrientes necessários para um bom crescimento.

Ela é um bocado "tosca" a andar... sempre foi assim... às vezes saltita em vez de correr... só me faz lembrar o Pepe LePew!!! :D
Mmagali
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: sábado set 25, 2010 8:16 pm

sábado out 02, 2010 9:50 pm

Em 2008 passei pelo mesmo.
Durante uns 3 dias a minha menina esteve coxa, depois de rx e anti inflamatórios, e sem dores ao toque, o vet dela mandou-me para FMV em Lx.

Na consulta, em segundos de apalpação, o Prof. António Ferreira (ou Pereira), fez o diagnostico...
Ele: A sua cadela joga futebol? :D
Eu: Hum?! :!:
Ele: A sua cadela tem uma ruptura dos ligamentos cruzados...

Resultado, cirurgia.
Procure mais opiniões...

Boa sorte e melhoras.
SunK
Membro
Mensagens: 83
Registado: terça ago 03, 2004 4:01 pm

sábado out 02, 2010 9:52 pm

kaminaru Escreveu:Ola Joana,
Também acho 70EUR um bocado caro... a Bekas é sempre vista num Hospital Veterinário que é um pouco mais barato que uma clínica.
Por descargo de consciencia vou também mudar a ração. Mais vale gastar dinheiro e saber que ela tem todos os nutrientes necessários para um bom crescimento.

Ela é um bocado "tosca" a andar... sempre foi assim... às vezes saltita em vez de correr... só me faz lembrar o Pepe LePew!!! :D
Eu tambem achei bastante caro mas...... Agora fui confirmar a factura e foram 79.91€ que paguei por um rx no hospital veterinario do porto nao sei se é mais caro do que em outras clinicas ou hospitais....... A raçao é muito importante faz bem em ter essa preocupaçao espero que esteja tudo bem as melhoras
kaminaru
Membro Veterano
Mensagens: 577
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm
Localização: Pulgas, Bekas, Yu~Ki

domingo out 10, 2010 11:47 am

Bem... só para deixar as novidades... que infelizmente não são boas.
A Bekas tem displasia da anca. O raiox mostra uma diferença bem visível entre o lado direito e esquerdo da anca. Num dos lados o femur encaixa perfeitamente, no outro nota-se a falta da zona de encaixe que está formada com fibra e não osso.

Daqui para a frente a Bekas vai tomar um medicamento para ajudar o músculo, vai ter de fazer exercícios diários para muscular as partes de trás e tentar impedir o agravamento da situação.

Enfim... espero que a bicha não desenvolva muitas dores. :(
joanaduarte
Membro
Mensagens: 178
Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm

domingo out 10, 2010 12:42 pm

Lamento a notica mas não desespere, tenha calma e coragem que eu tenho em casa um caso de sucesso para lhe dar alguma esperança.

A minha cadela tb foi diagnosticada em cachorra, quando os veterinarios vêm os rx acham que é de um cão que mal se mexe, e depois quando vêm a cadela deixam cair o queixo... O diagnostico radiologico é de nivel E, o pior. Mas não tem queixas e até treina mondioring... corre, salta e morde! O ortopedista diz que é este nivel de exercicio que lhe fortaleceu de tal forma o musculo que protege a articulação. Por forma a continuar assintomatica pode e deve continuar a fazer todo o exercicio que conseguir fazer sem queixas. Naturalmente que todo este trabalho é feito com "juizo", o exercicio é aumentado de forma gradual e é feito a ritmo constante ao longo da semana, toma condroprotectores e uma boa ração,e quando podemos faz natação.

A conclusão é de que a displasia é uma doença séria mas não têm de ser um atestado de invalidez...

Cumps,
Joana
kaminaru
Membro Veterano
Mensagens: 577
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm
Localização: Pulgas, Bekas, Yu~Ki

domingo out 10, 2010 1:35 pm

Olá Joana. Obrigada pelo seu post. Infelizmente não podemos fazer mais nada sem ser o exercício e a medicação.
A vet recomendou alguns exercícios simples, feitos com uma bola de pilates que ainda vamos comprar e, lá mais para a frente, usar os pesos colocados nas patas de trás para fortalecer o musculo.
Vamos ter de dançar com ela todos os dias :D Agarrá-la pelas costas e estimular o equilíbrio nas patas de trás.

O nadar foi desaconselhado mas a vet sugere o uso da passadeira dentro de àgua. Outra alternativa (que não posso fazer todos os dias) será tentar que ela ande dentro de àgua na praia (à beira mar).

Penso que existem rações para ajudar ao desenvolvimento muscular.

Infelizmente a Bekas teve um percurso pouco saudável. Foi desmamada antes dos 2 meses e começou logo a comer ração de adulto! :o Agora começo a encaixar algumas peças... o facto de ela aparentar ser tão preguiçosa, de saltar para cima do sofá e depois ter dificuldade em descer apoiada só nas patas de trás. Gostava de saber como estão os irmãos dela... provavelmente têm todos o mesmo problema.

Ela hoje perdeu a força nas patas de trás e caiu das escadas. Felizmente estava perto do fim das escadas :(
Responder

Voltar para “Cães”