Hamster sírio e tubos nas gaiolas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Lek21
Membro Veterano
Registado: sábado jan 30, 2010 1:25 am

domingo out 03, 2010 1:19 am

Boas,

ando há algum tempo a "namorar" imensas gaiolas para hamsters, mais especificamente da crittertrail. Os tubinhos é o que me deixam em dúvida na sua compra. O que acontece é que queria ligar a minha actual gaiola a outra, com o objectivo que ficasse maior. Tenho possibilidades para isso, e acho que iria gostar de ter mais espaço. E a ligação teria que ser pelos tubinhos. A verdade é que o hamster sírio, é "grande", é o maior de todas as espécies comercializáveis, como sabem... e estou com medo que os tubinhos nao lhe digam nada, nem despertem curiosidade para entrar... pior é: e se ele nao cabe?? Parece uma questão absurda, mas parece-me que essas gaiolas são mais indicadas para os roborovskis, ou anões, porque são mais "traquinas" e rápidos, curiosos...

Queria ouvir experiências com sírios e esses túneis, se gostam, se cabem xD ; se costumam usar, se têm curiosidade em explora-los...

Obrigado desde já! :wink:
Última edição por Lek21 em domingo out 03, 2010 12:13 pm, editado 1 vez no total.
<strong>"Os animais s&atilde;o amigos t&atilde;o agrad&aacute;veis: n&atilde;o fazem perguntas, n&atilde;o criticam." George Eliot
</strong><strong>"Os animais selvagens nunca matam por divertimento. O homem &eacute; a &uacute;nica criatura para quem a tortura e a morte dos seus semelhantes s&atilde;o divertidas por si." James Froude</strong>
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

domingo out 03, 2010 11:58 am

Lek21 Escreveu:Boas,

ando há algum tempo a "namorar" imensas gaiolas para hamsters, mais especificamente da crittertrail. Os tubinhos é o que me deixam em dúvida na sua compra. O que acontece é que queria ligar a minha actual gaiola a outra, com o objectivo que ficasse maior. Tenho possibilidades para isso, e acho que iria gostar de ter mais espaço. E a ligação teria que ser pelos tubinhos. A verdade é que o hamster sírio, é "grande", é o maior de todas as espécies, como sabem... e estou com medo que os tubinhos nao lhe digam nada, nem despertem curiosidade para entrar... pior é: e se ele nao cabe?? Parece uma questão absurda, mas parece-me que essas gaiolas são mais indicadas para os roborovskis, ou anões, porque são mais "traquinas" e rápidos, curiosos...

Queria ouvir experiências com sírios e esses túneis, se gostam, se cabem xD ; se costumam usar, se têm curiosidade em explora-los...

Obrigado desde já! :wink:
Pequeno aparte (parte a negrito), faltava-te uma palavra para a afirmação ficar correcta "comercializáveis" :wink:

Em relação às questões, na minha experiência, depende muito, mas mesmo muito do hamster em questão, já tive algumas gaiolas com tubos e às vezes faço algumas alterações entre exemplares/gaiolas o que alarga a experiência da situação.

Se gostam - Alguns não lhes ligam nenhuma, outros parecem "tótós" sempre a fazer/repetir o trajecto (gostam? não sei...).

Se cabem - Até agora só tive um ou outro exemplar que talvez não coubesse, mas eram fêmeas enormes e cheias (super cheias), normalmente passo as meninas para gaiolas menos complicadas nessas alturas portanto não digo que não coubessem, mas dificilmente caberiam. De resto exemplares pequenos/normais/grandes cabem todos à vontade nos tubos (só os enormes e meninas cheias é que não dou certeza).

Se costumam usar - Sim, seja casa-de-banho, refúgio quando sentem a porta a abrir e ainda têm os olhos meio-fechados, ou até armazenamento de comida.

Se têm curiosidade em explorá-los - Talvez no 1º dia/1º contacto, apartir daí é só mais um pedaço da gaiola.

Deixo para o fim uma informação importante, não tenho crittertrails portanto a minha experiência descrita é com habitrails e com as gaiolas da freedog, estas:
Imagem

Se as dimensões forem como as das que descrevi e o teu exemplar não for "enorme" acho que estás à vontade na área do "caber".

O post acabou por ficar um pouco longo, espero que não longo demais e que tenha ajudado.

Cumprimentos
HamsterVille - Cria&ccedil;&atilde;o e selec&ccedil;&atilde;o de hamsters s&iacute;rios http://hamsterville.no-ip.org/
Lek21
Membro Veterano

domingo out 03, 2010 12:11 pm

Claro que ajudou! :D E o post ter ficado grande não tem mal nenhum.

Sim ele é um hamster "normal", está com 150 gramas, nao tem um tamanho extraordinário... estou mais segura na compra agora em relacao a isso. Estou mais renitente é a ele que é muita preguiçoso e nao sei se se vai querer dar ao trabalho de se ir passear para outra gaiola. :roll: Ainda vou ter que ponderar um pouquinho. :P

Obrigado :wink:
<strong>"Os animais s&atilde;o amigos t&atilde;o agrad&aacute;veis: n&atilde;o fazem perguntas, n&atilde;o criticam." George Eliot
</strong><strong>"Os animais selvagens nunca matam por divertimento. O homem &eacute; a &uacute;nica criatura para quem a tortura e a morte dos seus semelhantes s&atilde;o divertidas por si." James Froude</strong>
Lek21
Membro Veterano

domingo out 03, 2010 12:12 pm

Ah e obrigado pela correcção ali em cima, tem toda a razão! :wink:
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

segunda out 04, 2010 9:09 am

Ola Lek, então cá vai a minha experiencia:

Os meus hamsters sírios cabem todos em tubos! Mesmo os maiorzinhos! Eles são muito flexiveis, esticam-se e "espalmam-se" de uma maneira incrivel... a maioria dos meus consegue virar na direção oposta mesmo dentro do tubo!

Em relação a usar: ainda não tive nenhum que não usasse. Todos apreciam bastante, como disse o Pure: ou para se esconderem, ou para dormirem, ou para guardar alimento, ou para wc (felizmente este ano ainda nenhum decidiu usa-los para esta finalidade). O único senão que vejo na utilização dos tubos é a higiéne! É mais trabalhoso limpar as gaiolas quando têm tubos, principalmente quando os usam para urinar, sendo que desta forma os tubos têm de ser limpos mais vezes.

Arrisque, acho que não perde nada por isso! :wink: É a minha opinião!
Lek21
Membro Veterano

segunda out 04, 2010 9:16 am

__dani__ Escreveu:Ola Lek, então cá vai a minha experiencia:

Os meus hamsters sírios cabem todos em tubos! Mesmo os maiorzinhos! Eles são muito flexiveis, esticam-se e "espalmam-se" de uma maneira incrivel... a maioria dos meus consegue virar na direção oposta mesmo dentro do tubo!

Arrisque, acho que não perde nada por isso! :wink: É a minha opinião!
Uau! :D Bom cheira-me que, mais dia menos dia, vem aí casinha nova para o puto se entreter :lol: Obrigado mais uma vez pela experiência partilhada __dani__ :P
ZooManiac
Membro
Registado: segunda out 04, 2010 1:43 pm

segunda out 04, 2010 1:57 pm

Já agora deixo a minha opinião, e tambem defendo que os tubos não teem nada que seja mau para os hamsters ! (:
Lek21
Membro Veterano

segunda out 04, 2010 5:51 pm

Já agora: a limpeza é algo de extraordinário? Ou faz-se bem com água e um paninho simplesmente? Deve-se limpar de quanto em quanto? Semanalmente tal como a gaiola? Sei que se deve ter um cuidado especial na limpeza dos tubos, devido as ácaros e afins que se podem lá instalar.
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

segunda out 04, 2010 6:03 pm

Os tubos e gaiolas podem ser lavados com produtos de base alcoólica?

Há produtos em que quase 100% é álcool e evaporam rapidamente. :) Eu costumo lavar só com água, mas neste momento também não tenho sírios, que são os mais mal cheirosos...
Lek21
Membro Veterano

segunda out 04, 2010 6:07 pm

VanesIsa Escreveu:Os tubos e gaiolas podem ser lavados com produtos de base alcoólica?

Há produtos em que quase 100% é álcool e evaporam rapidamente. :) Eu costumo lavar só com água, mas neste momento também não tenho sírios, que são os mais mal cheirosos...
De base alcoólica!? Como assim? :o O meu não cheira mal. :roll: Se calhar por ser só um.. :|
VanesIsa
Membro Veterano

segunda out 04, 2010 6:13 pm

Lek21 Escreveu:
VanesIsa Escreveu:Os tubos e gaiolas podem ser lavados com produtos de base alcoólica?

De base alcoólica!? Como assim? :o O meu não cheira mal. :roll: Se calhar por ser só um.. :|
Eu ainda só tive um macho e foi há uns 15 anos e ele cheirava maaaallll!! :?
As fêmeas que tive há pouco tempo não cheiravam tão mal, mas sentia-se o cheiro na mesma! :)

Agora só tenho uma Hamster Roborovski e um casal de Hamsters Siberianos e eles não se sente cheiro praticamente nenhum! Os Gerbos sente-se mais ou menos, depende do substrato que usar.

Em relação ao produto... Há uns produtos para desinfectar que são de base alcoólica, se calhar aqui ninguém conhece, mas evaporam rapidamente e são quase 100% álcool, são em spray! Então gostava de saber se são inofensivos para os animais?!
Lek21
Membro Veterano

segunda out 04, 2010 6:26 pm

VanesIsa Escreveu:
Lek21 Escreveu:

Eu ainda só tive um macho e foi há uns 15 anos e ele cheirava maaaallll!! :?
As fêmeas que tive há pouco tempo não cheiravam tão mal, mas sentia-se o cheiro na mesma! :)

Agora só tenho uma Hamster Roborovski e um casal de Hamsters Siberianos e eles não se sente cheiro praticamente nenhum! Os Gerbos sente-se mais ou menos, depende do substrato que usar.

Em relação ao produto... Há uns produtos para desinfectar que são de base alcoólica, se calhar aqui ninguém conhece, mas evaporam rapidamente e são quase 100% álcool, são em spray! Então gostava de saber se são inofensivos para os animais?!
Sim, o seu roborovski é meu favorito. :oops:

Não, o meu reguila é um cheiroso, e principalmente quando o ninho é mudado, nos dois dias seguintes ele cheira a feno e a limão (devido ao substracto ter odor a limão). Se bem que agora já comprei um sem cheiro para o ninho, achei que nao fosse assim tão bom, expo-lo àquele cheiro permanente a limão dentro da própria "casa".

Acho que já ouvi falar nesses produtos de base alcoólica sim, para desinfectar coisas. Mas nao faço ideia se podem prejudicar o hamster ou se estão a ser bem aplicados na limpeza da gaiola e tubos. :?
VanesIsa
Membro Veterano

segunda out 04, 2010 6:31 pm

Agora já sei quem adicionou a minha Bonnie como favorita! hehehe :D

Pois... Mas é um produto que acaba com os germes e dava jeito na limpeza das gaiolas! Alguém conhece?
Lek21
Membro Veterano

segunda out 04, 2010 6:43 pm

VanesIsa Escreveu:Agora já sei quem adicionou a minha Bonnie como favorita! hehehe :D
:lol: :P
Responder

Voltar para “Exóticos”