Cadela problemática

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Agarus
Registado: quinta dez 04, 2008 9:41 am

terça out 05, 2010 11:04 pm

Olá a todos!

Provavelmente isto já foi falado aqui centenas de vezes mas arrisco a dizer que o meu caso é diferente.

Adoptei uma cadela com 8 meses num canil. Foi-me dito que tinha sido maltratada e que passou um bocado. Ela é super meiga, brincalhona, esperta mas doentiamente carente e não há meio de aprender a fazer as necessidades no sitio certo, por mais coisas que eu tente. Ao contrário dos outros posts que li sobre o mesmo problema, a minha cadela sabe que está a fazer uma coisa errada. Sabe mesmo. Por exemplo, ela é capaz de se levantar do sofá, ir ao chão da casa de banho, da cozinha, enfim de onde calha e fazer chichi ou cócó, se eu fôr atrás dela e a apanhar, pergunto "o que é isto aqui?" e nem preciso levantar a voz nem nada, ela encolhe-se toda num cantinho e fica a olhar para mim toda comprometida.

Já experimentei, ensopar o chichi num jornal e pôr no quintal para ela associar, já experimentei com um pano também, já a repreendi, já pus de castigo, já mostrei má cara, recompensei com festas e mimos, recompensei com guloseimas, já a pus a comer em horas certas, já experimentei não dizer nem fazer nada, simplesmente ignorar, enfim, parece que nada resulta. Chego a estar uma hora com ela na rua/quintal, à dias que faz, à outros que assim que chega da rua faz logo em casa onde calha.

Outro problema é que não consegue ficar sozinha, nem que seja apenas na sala ao lado, chora, chora, chora, parece que está a morrer, é um horror.

Não sei o que fazer... gosto imenso dela e gostava mesmo de saber como resolver isto :P
joanaduarte
Membro
Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm

quarta out 06, 2010 12:13 am

A sua cadela "sabe" que está a fazer algo mal... agora a pergunta certa é o que é que ela pensa que está a fazer mal?
Será que ela se encolhe porque "sabe" que fez no sitio errado ou simplesmente porque fez? o grande problema do castigo em relação aos xixis e cócos é o de que os cães acham que os donos não gostam que eles façam as necessidades, não percebem que tem a ver com o sitio... e passam a recusar-se a fazer á frente do dono, procurando os sitios escondidos.
O que tb explica o porquê de passar muito tempo com ela na rua e ela só fazer quando chega a casa e provavelmente se consegue esconder de si... A unica maneira de corrigir isto é continuar a premiar o correcto e ignorar o errado, vai demorar algum tempo, mais do que se ela fosse cachorra porque agora não tem só de ensinar o correcto, tem de "desfazer" a ideia que ela tem de que os donos não querem que ela faça as necessidades.

Quanto á "carencia" dela, está relacionada com ansiedade de separação. Deve separa-la por curtos peridos de tempo noutra divisão e esperar que ela sossegue, assim que ela estiver caladinha por um pouco vá lá tira-la e elogie e brinque com ela.
Com o passar do tempo a choradeira durará cada vez menos tempo e será a altura de aumentar gradualmente o tempo de separação recompensando sempre efusivamente o facto de ela ficar sossegada. É muito importante resistir á tentação de ir "consola-la" quando ela mostrar dificuldade em sossegar pois estará a alimentar a ansiedade.

Cumps
Joana
Responder

Voltar para “Cães”