Como apresentar gatinho bebé a gatas residentes?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

terça out 05, 2010 8:22 pm

Ola a todos,
Preciso de umas dicas de como apresentar ás minhas gatas adultas um gatinho que encontrei faz 4ª feira 3 semanas, ele está agora com 4 semanas de idade, e estas ultimas 3 semanas tenho-o fechado na sala com as coisinhas dele, ainda sem contactos com as residentes. Ainda mama no biberon, mas ja petisca na raçao!

O problema maior é a minha Nina, tenho-a desde os 2 meses de idade, tem agora 6 anos e tem um caracter completamente fora de vulgar. É uma Turkish Angora (não pura e ainda não esterilizada), e mais parece um cão que um gato, acho que tem problemas de personalidade pois pensa que é gente e é muito ciumenta, se cá vem alguém a casa ela parece o diabo, bufa, rosna de tal maneira que nem eu lhe ponho a mão. Mas se não houver ninguem estranho, é a gata mais delicada que conheço, dorme comigo na cama desde sempre, e só lhe falta falar.

Á coisa de 1 ano adoptei uma rafeirinha já adulta a Pretita, esterilizei-a, e foi um grande filme para as apresentar, fez o pós-operatorio num quarto fechada e depois foi preciso muita paciencia e cortar as unhas as duas para nao se magoarem, deixando-as interagir com supervisao durante 1 ou 2 horas por dia durante umas 2 semanas hoje ao fim de 1 ano ainda nao se gramam, mas toleram-se, cada uma no seu espaço e volta e meia umas patadas e bufadelas mas nada de serio. A pretita é uma gata calma e normalissima, sempre na dela, sem stress!

A Nina por outro lado detesta seres estranhos...

Ah, sao gatos sem acesso ao exterior.

Gostaria que me sugerissem umas dicas para ver se a Nina aceita o pequenito sem grandes complicaçoes, pois com as outras duas eram ambas adultas e sabiam-se defender, agora com um bebé tenho receio que alguma o magoe...

Aqui ficam umas fotos dos 3 estarolas:

NINA AKA Fera
Imagem

Pretita quando a encontrei
Imagem

Agora pesa 6kg
Imagem

O Pirralho AKA Chico com perto de 500gr
Imagem
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

terça out 05, 2010 8:32 pm

Não o posso ajudar, mas gostaria de felicitá-lo, maia uma vez, agora não pelo pirralhito, mas pelo que fez pela Pretita.

Muitos parabéns!
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça out 05, 2010 9:05 pm

Depois de fazer minhas as palavras da Mindless no que diz respeito à Pretita, não sendo uma «expert», vou mais uma vez socorrer-me da minha experiência.

É certo que os meus gatos, ou têm quase todos muito bom feitio, ou estão de tal modo já acostumados a novas entradas que não tiveram outro remédio a não ser resignar-se.

Já várias vezes juntei gatitos pequenos ao pessoal mais velho (alguns saíram depois, pois foram adoptados), e tem corrido sempre bem. O facto é que os pequenitos passaram sempre algum tempo, mais ou menos longo, isolados dos outros, e isso certamente contribuiu para que se habituassem à presença e aos cheiros uns dos outros. Quando finalmente são juntos, a curiosidade costuma vencer alguma possível hostilidade.

A Cristas foi a mais pequenina que tive em minha casa (recolhi-a com uns dois dias), e poderá ver no petsite dela (http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/cristas/45182), se o desejar, alguns vídeos da interacção dela com os mais velhos.

Ela era muito destemida, como são a maior parte dos gatinhos bebés, mas sendo o Chico também tão pequenino, penso que as tias Nina e Pretita o vão adoptar sem dificuldade e até com afecto.

Tudo isto, é claro, acompanhado da devida supervisão, mas isso já o Paulograve sabe.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

terça out 05, 2010 11:24 pm

Paulograve, não leve a mal mas acredito que a sua Nina teria muito a ganhar com esterilização alem da saude dela a parte de comportamneto com outros animais talvez mudasse bastante, ficaria mais calma, apenas numa excepção isso não sucede.

desejo boa sorte para o trio lindo :arrow:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

quarta out 06, 2010 11:44 am

é lindo o seu trio :D

O antes e o depois da pretita é espectacular :o

Bos sorte com a apresentação do bébé, vai correr tudo bem :wink:
S&oacute;nia
paulograve
Membro Veterano
Pretita;
Chico;
Sushi

quarta out 06, 2010 9:10 pm

CarlotaSMAR Escreveu:Paulograve, não leve a mal mas acredito que a sua Nina teria muito a ganhar com esterilização alem da saude dela a parte de comportamneto com outros animais talvez mudasse bastante, ficaria mais calma, apenas numa excepção isso não sucede.

desejo boa sorte para o trio lindo :arrow:
Não levo nada a mal, tenho perfeita consciencia disso, já estivemos para o fazer várias vezes, mas o receio de algo correr mal tem sido mais forte, apesar das estatisticas dizerem que é raro haver complicaçoes e só haver vantagens, qualquer cirurgia com anestesia implica riscos... mas ate ao fim do ano vai ser!

A pretita foi esterilizada de repente, porque ela andava na rua, e nos davamos-lhe comer, ate que achei que ela tinha a barriga um pouco grande demais, eu não podia permitir que nascesse uma ninhada assim sem eu fazer nada, decidi esteriliza-la e disse a veterinaria que ela talvez estivesse gravida, quando a operaram, qual foi o meu espanto quando me disseram que nao estava gravida, estava era gordita!!! Entao fez o pos-operatorio dentro de casa e ja ficou...
paulograve
Membro Veterano
Pretita;
Chico;
Sushi

quarta out 06, 2010 9:19 pm

catrules Escreveu:é lindo o seu trio :D

O antes e o depois da pretita é espectacular :o

Bos sorte com a apresentação do bébé, vai correr tudo bem :wink:
É verdade, coitadinha, até custava fazer-lhe festas, era só osso, e a infestação de parasitas que ela tinha, nunca tinha visto coisa assim, alem de lhe sairem pelo rabito, uma vez vomitou um ninho de lombrigas, agora esta limpinha e uma badocha que só visto, come o dela e o da Nina, parece uma enfardadeira!

O pirralhito, ainda tenho algum receio em apresenta-lo, ainda so tem 1 mes.... se calhar ainda é cedo... e primeiro tenho que cortar as unhas as tias!
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

quarta out 06, 2010 9:32 pm

Elas vão provavelmente assanhar-se e fugir, raramente existe um ataque e muito menos a um pequenino, com calma vai ver que se vão habituar à presença dele e vão ser umas tias maravilhosas.

Esse problema com lombrigas tive com o meu gato Suki, ele quando veio cá para casa, era muito pequenino e tinha um barriguita grande, eu pensava que era por ser gordinho, quando a vet lhe dá a pasta para o desparasitar foi só o tempo de ele chegar a casa e ir ao wc dele, juro que nunca tinha visto tanta lombriga junta, era uma bola branca enorme que saiu de dentro dele, coitado... ficámos enojados :oops:
S&oacute;nia
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quarta out 06, 2010 10:18 pm

eheheheh com os gatos não me aconteceu, mas a já uns bons anos atras tive uma cadelinho, a bebe do meu coração.
A minha mãe trouxe-a com 1 mês e meio porque o tio dela queira abate-la, era a mais pequena da ninhada, a mais enfezadinha e ninguem a queria, tornou-se numa cadela linda, meia e obediente.
2 semanas depois de estar em casa, ela dormia comigo e a meio da noite começou a querer vomitar, pu-la no chão e qual é o meu espanto quando vejo um bocado de "esparguete" pendurado (tinha sido o jantar dela). Com medo que ela sufocasse, puxei e atirei para o chão, foi quando vi que não era esparguete.... esparguete não se enrola no chão :o
Fiquei tão enojada que não comi esparguete durante 6 meses.
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

quarta out 06, 2010 10:24 pm

:o :o :o ca nojo :o :o

só não entendo como é que eles tão pequenitos conseguem ter aquela bicheza toda dentro deles, se não fossem tratados provavelmente sofreriam algo grave, mas por outro lado, como é que sobrevivem os de rua se não são desparasitados?
S&oacute;nia
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

quinta out 07, 2010 6:13 pm

catrules Escreveu::o :o :o ca nojo :o :o

só não entendo como é que eles tão pequenitos conseguem ter aquela bicheza toda dentro deles, se não fossem tratados provavelmente sofreriam algo grave, mas por outro lado, como é que sobrevivem os de rua se não são desparasitados?
Ca nojo, mesmo :o :o :o
Mas eu farto-me é de rir com os comentários da catrules.
KittensLover
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 1:15 pm

sexta out 08, 2010 10:59 am

:lol: :lol:

A Catrules faz-me lembrar a LauraMM (que nunca mais soubemos nada dela... :|) Super bem dispostas e cheias de sentido de humor! :D
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta out 08, 2010 12:13 pm

Mindless Escreveu:

Ca nojo, mesmo :o :o :o
Mas eu farto-me é de rir com os comentários da catrules.
me2, e aconteceu-me parecido quando comecei a fazer voluntariado.. bota CA NOJO nisso :lol:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
paulograve
Membro Veterano
Pretita;
Chico;
Sushi

domingo out 10, 2010 6:40 pm

Boas a todos

Bem já ando a fazer pequenas apresentações, durante pouco tempo e sem forçar nada. Em relação a Pretita, era como eu suspeitava, sem stress, ela tá na boa com o Chiquito, nem lhe dá grande atenção, e quando ele se mete com ela, ela ou lhe dá patadinhas devagarinho ou foge, até já lhe deu uma lambidela, lol
Em relação à Nina, como se eu não a conhecesse, parece literalmente um tigre raivoso, rosna exactamente como um tigre e bufa bastante (até se engasga) mas não faz ataques... ah e devo dizer que está em cio... pois imaginem quando não estiver.... vai ser preciso muita paciência!
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

domingo out 10, 2010 7:12 pm

A minha tinha vindo de uma quinta e andava até porque o rabo dos manos foi cortado a todos menos a minha que se escondeu por uns dias e quando reapareceu já não lho cortaram :lol:

Mas eu compraro os animais sempre com as crianças desprotegidas e andam a pedir na rua, desclaças, com pouca roupa, sempre sujinhas e tu ve-las de verão e inverno a pedir assim, com uma resistencia incrivel.

Aos protegermos os nossos (filhos e animais) sempre com todos os cuidados estamos a fazer com que não criem imunidade e defesas a milhares de bacterias e virus que nos rodeiam no dia a dia :? O corpo simplesmente não se sabe proteger contra a natureza infecciosa em que vivemos.
Responder

Voltar para “Gatos”