Alexandra Horowitz: Inside of a Dog
Moderador: mcerqueira
porque são 2 volumes de técnicidades e julgo que não é bem isso que os donso de cães procuram (livros repletos de explicações complicadas, livros técnicos e de entendimento avançado, escritos para quem já tem outros conhecimentos na área, para além de que se trata de dois volumes que exploram a ciência do comportamento e aprendizagem animal, isto é, muitas vezes nem mencionam cães propriamente ditos, apesar de que os princípios básicos são os mesmos.
Mas obviamente que concordo que são fabulosos e muito bons, mas um tanto ao quanto secantes para quem quer apenas aprender um pouco mais acerca dos seus cães.
Mas obviamente que concordo que são fabulosos e muito bons, mas um tanto ao quanto secantes para quem quer apenas aprender um pouco mais acerca dos seus cães.
O grande problema é que alguns "donos de cães comuns" primeiro dispensam a "seca" e optam pelos livros do tipo "o que o seu cãozinho quer dizer ao abanar o rabinho", depois pensam que já souberam tudo o que há de saber acerca de cães e depois fazem asneiras. Conheço múltiplos exemplos...choque Escreveu:porque são 2 volumes de técnicidades e julgo que não é bem isso que os donso de cães procuram (livros repletos de explicações complicadas, livros técnicos e de entendimento avançado, escritos para quem já tem outros conhecimentos na área, para além de que se trata de dois volumes que exploram a ciência do comportamento e aprendizagem animal, isto é, muitas vezes nem mencionam cães propriamente ditos, apesar de que os princípios básicos são os mesmos.
Acho que mais vale perder algum tempo com "tecnicidades" mas aprender a sério. Não concorda?
-
joanaduarte
- Membro
- Mensagens: 178
- Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm
Eu acho muito bem que que leiam o livro da senhora em questão, tb há-de ter alguma validade e mais vale esse que nenhum alem de que a senhora tb precisa de vender os livros...
O que não entendo é a tamanha resitencia á minha sugestão... Se o dono comum não quer ler estes (3) livros tudo bem. E então o donos incomuns?? parece-me que que cá na arca existem varios desses donos que não ficam satisfeitos com livruxos, donos que entendem que o verdadeiro conhecimento não é como o fast food e demora tempo e trabalho a ser alcançado, donos que preferem ler livros que não apresentam conclusões simplistas e dogmaticas mas apresentam os factos para que cada um tire as suas conclusões.
Eu pessoalmente adoro qualquer livro onde o autor em vez de ser condescendente me considera inteligente o suficiente para pensar por mim... Aqueles que não partilham os meus gostos em literatura por favor ignorem a minha sugestão aos outros...
boas leituras, anseio pela hipotese de boas e bem fundamentadas discusões,
Joana
O que não entendo é a tamanha resitencia á minha sugestão... Se o dono comum não quer ler estes (3) livros tudo bem. E então o donos incomuns?? parece-me que que cá na arca existem varios desses donos que não ficam satisfeitos com livruxos, donos que entendem que o verdadeiro conhecimento não é como o fast food e demora tempo e trabalho a ser alcançado, donos que preferem ler livros que não apresentam conclusões simplistas e dogmaticas mas apresentam os factos para que cada um tire as suas conclusões.
Eu pessoalmente adoro qualquer livro onde o autor em vez de ser condescendente me considera inteligente o suficiente para pensar por mim... Aqueles que não partilham os meus gostos em literatura por favor ignorem a minha sugestão aos outros...
boas leituras, anseio pela hipotese de boas e bem fundamentadas discusões,
Joana
Peço desculpa, mas alguém mais expert já leu o "livruxo" para saber se é interessante ou não?
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
joanaduarte
- Membro
- Mensagens: 178
- Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm
Até agora ainda tinha feito qualquer comentario pro ou contra a leitura do livro "inside a dog" apenas sugeri uma outra leitura, não tem de ser um ou outro... e por isso decidi inteirar-me do livro em questão lendo parte do livro (a disponibilizada na secção de livros do google)
Não me considero "expert" mas tb não me considerava "dona incomum" por isso partilho a minha opinião a que cada um dará o valor que desejar.
O livro é agradavel de ler, escrito com alguma qualidade (no Inglês) e os assuntos apresentados de forma clara e interesante mas pouco aprofundados, e apresentando pouco "material novo" na verdade não li nada que não conhecesse já. Quanto à validade cientifica, dentro dos meus conhecimentos, não encontrei nenhum erro craso... mas a autora é pouco precisa ou mesmo omissa em algumas questões e existe pelo menos uma afirmação que vai contra o que tenho lido e com a qual não concordo.
Cumps,
Joana
Não me considero "expert" mas tb não me considerava "dona incomum" por isso partilho a minha opinião a que cada um dará o valor que desejar.
O livro é agradavel de ler, escrito com alguma qualidade (no Inglês) e os assuntos apresentados de forma clara e interesante mas pouco aprofundados, e apresentando pouco "material novo" na verdade não li nada que não conhecesse já. Quanto à validade cientifica, dentro dos meus conhecimentos, não encontrei nenhum erro craso... mas a autora é pouco precisa ou mesmo omissa em algumas questões e existe pelo menos uma afirmação que vai contra o que tenho lido e com a qual não concordo.
Cumps,
Joana
E já agora qual é a afirmação?
E convém lembrar que a maioria dos donos tem dificuldades com o seu cão nas coisas mais básicas, pelo que começar o curso pelo ultimo ano pode ser desanimador e redundar em erros crassos.
Seria interessante abrir um tópico sobre livros em que se actualizaria sempre o primeiro post.
E convém lembrar que a maioria dos donos tem dificuldades com o seu cão nas coisas mais básicas, pelo que começar o curso pelo ultimo ano pode ser desanimador e redundar em erros crassos.
Seria interessante abrir um tópico sobre livros em que se actualizaria sempre o primeiro post.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
joanaduarte
- Membro
- Mensagens: 178
- Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm
Ninguem vai para a faculdade sem a quarta classe tal como ninguem lê um livro complexo sem obter conhecimentos simples primeiro, mas o problema deste tipo de livros é que são usados como fonte desses conhecimentos simples erradamente pois geralmente são livros de opinião, baseados na experiencia dos autores com o seu proprio cão como é o caso.
Ora eu não conheço o cão da senhora e nada me garante que o comportamento do cão dela seja semelhante ao de algum dos meus cães... O que ela escreve resultou com ela mas será que resulta comigo?? e se não resultar? o livro dá-me algum tipo de mecanismo para lidar com situações diferentes? prevê de alguma forma que a experiencia de animais diferentes resulte em comportamentos diferentes? pelo que li não...
Para quem gosta do tema e gosta de ler, são livros optimos para passar uma tarde de domingo agradavel mas levem ser lidos com a devida reserva, pois nem tudo o que lerão se aplicará aos nossos caes. Livros simplistas não são o mesmo que livros simples.
Quanto á afirmação de que discordo é a de a autora considerar que o cão não entende o conceito de "cama" nem humana nem canina quando é comumente aceite etolgicamente que o local de dormida esta relacionado com a hirarquia e se o cão não entendesse o conceito certamente que não o podia hierarquizar.
Cumps
Joana
Ora eu não conheço o cão da senhora e nada me garante que o comportamento do cão dela seja semelhante ao de algum dos meus cães... O que ela escreve resultou com ela mas será que resulta comigo?? e se não resultar? o livro dá-me algum tipo de mecanismo para lidar com situações diferentes? prevê de alguma forma que a experiencia de animais diferentes resulte em comportamentos diferentes? pelo que li não...
Para quem gosta do tema e gosta de ler, são livros optimos para passar uma tarde de domingo agradavel mas levem ser lidos com a devida reserva, pois nem tudo o que lerão se aplicará aos nossos caes. Livros simplistas não são o mesmo que livros simples.
Quanto á afirmação de que discordo é a de a autora considerar que o cão não entende o conceito de "cama" nem humana nem canina quando é comumente aceite etolgicamente que o local de dormida esta relacionado com a hirarquia e se o cão não entendesse o conceito certamente que não o podia hierarquizar.
Cumps
Joana
-
claudiamendes
- Membro
- Mensagens: 199
- Registado: quinta nov 16, 2006 10:49 pm
Boas, também questiono algumas observações/conclusões do livro "inside of a dog" que gostava de comentar convosco, mais tarde... agora tenho que trabalhar 
Obrigada.
Será o conceito de cama ou o conceito de cama em função do estatuto?
Para fémeas e machos o conceito de cama/estatuto é diferente.
Um livro simplista pode operar milagres e abrir horizontes. Não tenho nada contra, bem pelo contrário.
Será o conceito de cama ou o conceito de cama em função do estatuto?
Para fémeas e machos o conceito de cama/estatuto é diferente.
Um livro simplista pode operar milagres e abrir horizontes. Não tenho nada contra, bem pelo contrário.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
claudiamendes
- Membro
- Mensagens: 199
- Registado: quinta nov 16, 2006 10:49 pm
Boas,
após ter lido a maior parte do livro subscrevo em larga medida os comentários da Joana, exceptuando o facto de o livro ser supostamente baseado na experiência do autor com o próprio cão. Não creio que assim seja, pois considero que a experiência pessoal da autora é utilizada para enriquecer e tornar mais eloquentes os argumentos apresentados.
Quanto à classificação como dono, não me considero dono comum nem incomum, sou um dono sem raça definida...
Em termos bastantes simples a diferenciação entre ciência e senso comum, é que a 1ª se baseia em conceitos e o 2º em preconceitos (pré-conceitos), lendo o livro, não parece que a autora possa ser "acusada" de a-cientÃfica, para além disso, o que me parece mais interessante e talvez mais afastado da opinião veiculada por parte dos participantes do debate, será o facto de esta olhar para os cães de um ponto de vista que se assemelha mais ao quadro epistemológico de uma ciência social no sentido lato, do que da racionalidade associada normalmente à s ciências naturais.
Esta aparente fragilidade da perspectiva das ciências sociais relativamente à s naturais tem vindo a ser discutida nas últimas décadas, sendo este um processo contÃnuo, inacabado e o risco de olhar para o social através de uma"lente naturalizada", no sentido acima referido está à vista de todos, vide os fracassos dos economistas para compreender a complexidade do real por se afastarem tanto dele, erro que do meu ponto de vista, a autora não comete, expondo claramente o seu posicionamento e o facto de ser sobretudo, tal como todos nós, uma amante de cães
após ter lido a maior parte do livro subscrevo em larga medida os comentários da Joana, exceptuando o facto de o livro ser supostamente baseado na experiência do autor com o próprio cão. Não creio que assim seja, pois considero que a experiência pessoal da autora é utilizada para enriquecer e tornar mais eloquentes os argumentos apresentados.
Quanto à classificação como dono, não me considero dono comum nem incomum, sou um dono sem raça definida...
Em termos bastantes simples a diferenciação entre ciência e senso comum, é que a 1ª se baseia em conceitos e o 2º em preconceitos (pré-conceitos), lendo o livro, não parece que a autora possa ser "acusada" de a-cientÃfica, para além disso, o que me parece mais interessante e talvez mais afastado da opinião veiculada por parte dos participantes do debate, será o facto de esta olhar para os cães de um ponto de vista que se assemelha mais ao quadro epistemológico de uma ciência social no sentido lato, do que da racionalidade associada normalmente à s ciências naturais.
Esta aparente fragilidade da perspectiva das ciências sociais relativamente à s naturais tem vindo a ser discutida nas últimas décadas, sendo este um processo contÃnuo, inacabado e o risco de olhar para o social através de uma"lente naturalizada", no sentido acima referido está à vista de todos, vide os fracassos dos economistas para compreender a complexidade do real por se afastarem tanto dele, erro que do meu ponto de vista, a autora não comete, expondo claramente o seu posicionamento e o facto de ser sobretudo, tal como todos nós, uma amante de cães