Prémio Nobel da Literatura 2010

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

quinta out 07, 2010 7:38 pm

O prémio Nobel da Literatura vai para o Mario Vargas Llosa. Finalmente foi distinguido um grande escritor, já não era sem tempo.
E quem é o vosso escritor "nobel" preferido dos últimos...digamos, 20 anos, desde o Octavio Paz? Tirando o José Saramago que é demasiado óbvio :twisted:
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta out 07, 2010 8:46 pm

Ando muito afastada da leitura, sobretudo de ficção, pelo que não posso dizer qual é o meu preferido.

Mas vou falar de um livro que li há não muito tempo, do Nobel da Literatura sul-africano/australiano de 2003, J. M. Coetzee. Trata-se de Desonra (Disgrace), de 1999. Gostei. O estilo é desolado, os temas, bastante sombrios, mas gostei (ou talvez tenha gostado por causa disso). Deixa um sabor muito amargo, mas recomendo. Por acaso, um personagem do livro que comove bastante é um cão vadio que, salvo erro, acaba por ser mandado abater pelo protagonista.

Já agora, soube entretanto que o Coetzee é um fervoroso defensor dos direitos dos animais e que tem um livro chamado The Lives of Animals, também de 1999. Parece que está publicado em português (As Vidas dos Animais) pela Temas & Debates. Gostaria muito de o ler, tenho de ver se o encontro.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

quinta out 07, 2010 10:13 pm

Nobel preferido, não tenho. Embora seja fã absoluta de ficção, sou de paixões. Há demasiados livros à espera de ser lidos para o tempo disponível e quando descubro um escritor que me agrada, leio tudo dele. Quando é contemporâneo fico suspensa do livro seguinte.
O último laureado que encaixa na descrição da minha forma de ler é o García Márquez, mas ele recebeu o Nobel em 1982 :wink: .
sobaka
Membro Veterano

quinta out 07, 2010 10:21 pm

Tassebem Escreveu: Mas vou falar de um livro que li há não muito tempo, do Nobel da Literatura sul-africano/australiano de 2003, J. M. Coetzee. Trata-se de Desonra (Disgrace), de 1999. Gostei. O estilo é desolado, os temas, bastante sombrios, mas gostei (ou talvez tenha gostado por causa disso). Deixa um sabor muito amargo, mas recomendo. Por acaso, um personagem do livro que comove bastante é um cão vadio que, salvo erro, acaba por ser mandado abater pelo protagonista.
Obrigada :) Pessoalmente não sou grande fã do Coetzee mas obviamente é um óptimo escritor (embora para o meu ver não é matéria para o prémio Nobel, mas ninguem me perguntou na altura :lol: )
sobaka
Membro Veterano

quinta out 07, 2010 10:32 pm

cockinhas Escreveu:Nobel preferido, não tenho. Embora seja fã absoluta de ficção, sou de paixões. Há demasiados livros à espera de ser lidos para o tempo disponível e quando descubro um escritor que me agrada, leio tudo dele. Quando é contemporâneo fico suspensa do livro seguinte.
O último laureado que encaixa na descrição da minha forma de ler é o García Márquez, mas ele recebeu o Nobel em 1982 :wink: .
Por isso é que eu escolhi duas últimas décadas :lol: Porque o García Marquez também é daquelas escolhas que pedem para serem feitas :lol:
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta out 07, 2010 11:04 pm

bahhh...
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
sobaka
Membro Veterano

quinta out 07, 2010 11:13 pm

Perdão?
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta out 07, 2010 11:36 pm

Charlie2 Escreveu:bahhh...
Ah sim? Que interessante...
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta out 08, 2010 10:56 am

Tassebem Escreveu:
mesmo, ia nomear um autor até ter entendido que tinha de ser dos últimos 20 anos... Daí o baah. De facto de interessante não tem nada :wink: as minhas desculpas sobaka.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Tassebem
Membro Veterano

sexta out 08, 2010 7:46 pm

Charlie2 Escreveu:
Tassebem Escreveu:
mesmo, ia nomear um autor até ter entendido que tinha de ser dos últimos 20 anos... Daí o baah. De facto de interessante não tem nada :wink: as minhas desculpas sobaka.
:o
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sexta out 08, 2010 8:33 pm

O Harold Pinter e a Doris Lessing...
Maet
Membro
Registado: quinta ago 26, 2010 3:31 pm

sexta out 08, 2010 9:24 pm

sobaka Escreveu:
Tassebem Escreveu: Mas vou falar de um livro que li há não muito tempo, do Nobel da Literatura sul-africano/australiano de 2003, J. M. Coetzee. Trata-se de Desonra (Disgrace), de 1999. Gostei. O estilo é desolado, os temas, bastante sombrios, mas gostei (ou talvez tenha gostado por causa disso). Deixa um sabor muito amargo, mas recomendo. Por acaso, um personagem do livro que comove bastante é um cão vadio que, salvo erro, acaba por ser mandado abater pelo protagonista.
Obrigada :) Pessoalmente não sou grande fã do Coetzee mas obviamente é um óptimo escritor (embora para o meu ver não é matéria para o prémio Nobel, mas ninguem me perguntou na altura :lol: )

não posso... ninguem te chamou a deliberar??? aqueles tipos pá!!!! :lol: :lol:
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

sexta out 08, 2010 9:29 pm

Maet Escreveu:
sobaka Escreveu:

:lol: :lol: :lol: :lol:
sobaka
Membro Veterano

sexta out 08, 2010 11:14 pm

Maet Escreveu:
sobaka Escreveu:
Imaginas a lata deles?! :evil: Fiquei zangadíssima. Mas pronto, neste ano eles redimiram-se, parece que já não precisam de mim :P
sobaka
Membro Veterano

sexta out 08, 2010 11:15 pm

ziggy Escreveu:O Harold Pinter e a Doris Lessing...
Obrigada pela resposta, ziggy
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”