Cegueira ! upload de imagens dos novos animais!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

RENAT0
Membro Veterano
Registado: domingo dez 28, 2008 2:14 pm
DRAGÃO BARBUDO

quarta out 06, 2010 8:00 pm

Boa noite

Ja algum tempo que e um tema do qual gostava de estar bem esclarecido, mas infelizmente nao estou!!
Recentemente mudei um gecko de terrario, e por breves segundos penso que a luz reptil glo 10.0 vinda do terrario do meu Dragao Barbudo, este em "contacto" com os olhos do animal...
o animal nao esta a comer, penso que seja por ter mudado de terrario... mas tenho medo que a luz o tenha afectado!!
Muito pelo facto de necessitar, quero saber quais os sintomas de cegueira nem gecko leopardo....

Agradeço a colaboração
Última edição por RENAT0 em sábado out 09, 2010 10:13 pm, editado 1 vez no total.
<strong>Blizzard </strong>
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

quarta out 06, 2010 8:33 pm

se foi mudado de terrario stressou, qual é o espanto? quando levamos um animal novo para uym sitio novo eles estranham daí "nós" todos dizer mos para nao alimentar o animal nos primeirosdias e bla bla
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
geckomorphs
Membro Veterano
Registado: sexta mai 22, 2009 12:24 pm

quarta out 06, 2010 9:53 pm

Primeiramente muda o terrario de sitio para o gecko não ver a luz porque essa luz pode cegar o gecko definitivamente.
Esses sinais de cegueira são; não conseguir casar o alimento, bater contra os ornamentos e desorientação...

Isto pode ser um factor mas existe mais factores com por exemplo;

corpo estranho dentro da vista

deficiência nutricional - falta de cálcio e vitamina D3

trauma no olho -arranhão ou abrasão

infecção respiratória ou sistemática

parasitas

Estou a dar estes exemplos porque não disseste em consistia os sintoma do gecko...
RENAT0
Membro Veterano
DRAGÃO BARBUDO

quinta out 07, 2010 9:29 am

Talvez porque nao apresente sintomas de nada.... so me quero precaver! lol

segundo o terrario nao esta em contacto com a luz da uvb... ao leva-lo para o terrario passei afrente do terrario!!!!
geckomorphs
Membro Veterano

quinta out 07, 2010 11:25 am

Então se é só para te precaveres já sabes quais os motivos que podem dar a problemas nos olhos...
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

quinta out 07, 2010 11:25 am

Provavelmente estás perante um caso "simples" de stress, não me parece credível que o gecko fique cego por passar (presumo que na tua mão) perto de um terrário que tem luz artificial uvb.
Ricardo Leitão
Calsonic
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

quinta out 07, 2010 11:44 am

Se tivesses um animal cego já tinhas reparado há muito :) Não te preocupes que é só mesmo stress, como já to indicaram...

Cegueira por exposição excessiva de UVB é algo que acontece com algum tempo de exposição directa, por isso podes estar tranquilo caso só tenhas passado com ele perto da fonte :)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
geckomorphs
Membro Veterano

quinta out 07, 2010 12:12 pm

AlunoBioGeo

Se tivesses um animal cego já tinhas reparado há muito

AlunoBioGeo

Cegueira por exposição excessiva de UVB é algo que acontece com algum tempo de exposição
Alunobio permite-me discordar de ti, isto porque existe casos em que o gecko era cego e só foi detectado mais tarde, visto que os geckos não usam só a visão para caçar, usam a audição e o tacto o que por vezes dificulta a detecção de algum sinal de cegueira.

Quanto a cegueira pela exposição de UVB , não é necessário a exposição ser muito grande visto que os olhos dos geckos estão preparos para viverem de noite e por conseguinte com muito pouca luz e isto para não nos geckos albinos que ainda são mais sensíveis a luz devido a falta de pigmentação nos olhos...
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

quinta out 07, 2010 1:31 pm

geckomorphs Escreveu:
AlunoBioGeo

Se tivesses um animal cego já tinhas reparado há muito

AlunoBioGeo

Cegueira por exposição excessiva de UVB é algo que acontece com algum tempo de exposição
Alunobio permite-me discordar de ti, isto porque existe casos em que o gecko era cego e só foi detectado mais tarde, visto que os geckos não usam só a visão para caçar, usam a audição e o tacto o que por vezes dificulta a detecção de algum sinal de cegueira.

Quanto a cegueira pela exposição de UVB , não é necessário a exposição ser muito grande visto que os olhos dos geckos estão preparos para viverem de noite e por conseguinte com muito pouca luz e isto para não nos geckos albinos que ainda são mais sensíveis a luz devido a falta de pigmentação nos olhos...
Dessa não sabia, sempre pensei um gecko tivesse como principal sentido a sua excelente visão, mais uma coisa que aprendi. Sempre vi o gecko como um animal que caso fosse cego andasse aos tropeções e tivesse uma dificuldade imensa na caça.

Quanto à UVB permite-me discordar um pouco, qualquer animal nocturno tem capacidade de resistência aos UVB, no entanto a alguns deles é-lhes prejudicial principalmente a nível ocular. Quanto aos albinos, sejam de que espécie for, a ausência de melanina pode provocar-lhes imensos incómodos na presença de luz, no entanto necessitam sempre de uma exposição razoável para terem problemas sérios. Podem apanhar um "escaldão" mais facilmente que um animal com melanina, mas também é preciso tempo de exposição e não 1 ou 2 min de contacto ;)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
geckomorphs
Membro Veterano

quinta out 07, 2010 3:12 pm

Citação:
AlunoBioGeo

Dessa não sabia, sempre pensei um gecko tivesse como principal sentido a sua excelente visão, mais uma coisa que aprendi. Sempre vi o gecko como um animal que caso fosse cego andasse aos tropeções e tivesse uma dificuldade imensa na caça.

Dá um vista nestes fóruns e verás que eles conseguem comer e caçar mesmo sendo cegos...isto são relatos de pessoas que mantenhem geckos cegos...

http://repticzone.com/forums/LeopardGec ... 60069.html
http://www.reptileforums.net/forums/sho ... loudy-eyes

Esses 2 minutos que te referes no caso dos albinos é suficiente para os deixar temporariamente sem visão ou visão ofuscada, é claro que para eles ficarem cegos definitivamente é preciso um janela de tempo mais longa do que 2 minutos de exposição...
RENAT0
Membro Veterano
DRAGÃO BARBUDO

quinta out 07, 2010 7:49 pm

Obrigadão :D
RENAT0
Membro Veterano
DRAGÃO BARBUDO

quinta out 07, 2010 7:51 pm

trustz Escreveu:Provavelmente estás perante um caso "simples" de stress, não me parece credível que o gecko fique cego por passar (presumo que na tua mão) perto de um terrário que tem luz artificial uvb.
Sim Ricardo foi na minha mão ouve nem 20 segundos teve exposto.... mas o facto de ser uma evb 10.0 ( que e mais potente das uvb a venda em termos de imiçao dos raios uvb.. temi pelo gecko, mas de qualquer das maneiras.. era mais pa ficar melhor informado sobre o assunto!!
geckomorphs
Membro Veterano

quinta out 07, 2010 10:40 pm

Renato quando é que mostras as tuas novas aquisições... 8) 8)
RENAT0
Membro Veterano
DRAGÃO BARBUDO

sexta out 08, 2010 8:52 pm

geckomorphs Escreveu:Renato quando é que mostras as tuas novas aquisições... 8) 8)
Novas aquisições ... qual delas?...
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

sexta out 08, 2010 9:09 pm

RENAT0 Escreveu:
geckomorphs Escreveu:Renato quando é que mostras as tuas novas aquisições... 8) 8)
Novas aquisições ... qual delas?...
Giant.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”