porquinho da india

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
ice2
Membro Júnior
Registado: sábado out 18, 2008 8:31 pm

sexta out 08, 2010 3:53 pm

Ola a todos,

Tenho uma dúvida, se puderem ajudar agradeço.
Tenho uma porquinha da india, ainda não pus foto dela aqui, mas vou por.
O que devo dar como calcio?
Já ouvi dizer que se pode dar osso de choco, mas gostava de ter a certeza se pode, se faz mal ou não.
O que aconselham?

Obrigada.
Popcorn13
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am

sexta out 08, 2010 4:43 pm

Cálcio ??:o :o

Eu tenho PDI's há alguns anos, e quanto muito o maximo que lhes dei foi suplementos vitaminicos (mais especificamente vitamina C)!!!

De resto é a ração própria para eles, muito feno, àgua, legumes e algumas frutas em menos quantidade que tudo o resto! Pelo menos sempre me regi por estas regras e nunca tive qualquer problema.

:wink:
Lembrei-me eventualmente que se pode referir a pedras de calcio para desgastar os dentes, será isso??? Nunca nenhum dos meus meninos ligou a isso! Sempre apostei no feno pois faz desgastar os dentes e sei que pelo menos disso gostam...tudo o resto em que já gastei balurdios não vale a pena pois eles não usam 8)

Espero ter ajudado e espero acima de tudo estar correcta e não o estar a enganar!
ice2
Membro Júnior

sexta out 08, 2010 4:53 pm

Ola,
obrigada por responder.
sim estava a referir sobre pedras de calcio, mas sinceramente já pus uma pedra de cálcio e minha porquinha não ligou nada.
Já o gerbo adora, ele já tem 2 anos e meio, não sei quanto tempo durá.
A porquinha eles duram muito tempo?
Obrigada mais uma vez, assim fiquei a saber que as pedras de cálcio não valem a pena.
Eu costumo dar vitamina C em gotas a minha porquinha, foi a veterinária que indicou. E bastante feno, tambem gosta de legumes e frutas.
:D :) :)
Popcorn13
Membro Veterano

sexta out 08, 2010 5:17 pm

Olá mais uma vez!
Atenção que eu não disse que as tais pedras de cálcio não servem para nada! Só após ter lido algumas vezes a sua questão é que me apercebi que era sobre as pedras para desgastar os dentes. Elas efectivamente servem para os roedores gastarem os seus dentes, mas há uns que ligam e outros que não! é como tudo! Os meus sinceramente nunca ligaram absolutamente nenhuma...nem sequer aos brinquedos indicados para eles roerem! é simplesmente o feno que os ajuda a desgastar! Obviamente que a ração bem como as frutas e legumas ajudam também nesse efeito!
ice2
Membro Júnior

sexta out 08, 2010 5:20 pm

Ok, percebido! :D
Minha porquinha já vi que não liga ao cálcio, por isso dou os legumes, fruta e ração, e claro o feno.
Obrigada, fiquei esclarecida!
:) :)
ZooManiac
Membro
Registado: segunda out 04, 2010 1:43 pm

sexta out 08, 2010 5:50 pm

Não sei se já disseram aqui porque nao li tudo, mas uma coisa que eu dava aos meus porquinhos e que eles gostavam muito eram as pedras de sal. :)
Popcorn13
Membro Veterano

sexta out 08, 2010 6:09 pm

Não sei até que ponto as pedras de sal serão ou não benéficas ao organismo do animal! ... Há alguns inconvenientes?!
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

sexta out 08, 2010 10:32 pm

Ja me disseram uma vez que os porquinhos gostavam de coisas salgadas..mas sinceramente, la por acharem piada nao quer dizer que se deva dar... aquilo deve eh dar sede e agua em excesso tambem nao eh bom... como tudo, alias...

Eh como a Popcorn13 disse, feno eh o mais indicado para o desgaste dos dentes, para alem de ser bom para o sistema digestivo.

Pessoalmente acho que nos projectamos um pouco nos animais e gostamos de os mimar com guloseimas e achamos que a racao e os vegetais e o feno nao eh suficiente.
Eu acho que desde que tenham a sua comidinha sempre a horas, variedade, e tempo livre para correr e um espaco para descansarem e se sentirem seguros serao felizes e saudaveis. Tudo o resto por vezes eh desnecessario.
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
ice2
Membro Júnior

sexta out 08, 2010 11:10 pm

Obrigada a todos pela atenção.
Gostei das respostas, entao minha porquinha tem tudo o que precisa!
Feno, legumes e frutas, comida a horas, agua e feno.
Tens razão, como gostamos de mimar nossos animais pensamos que falta sempre alguma coisa.
Obrigada a todos!!! Bom fim de semana!
E viva Portugal! :D
Responder

Voltar para “Exóticos”