Desparasitação e Vacinação
Moderador: mcerqueira
Bom dia,
Vou adquirir um Labradror em Dezembro,que irá nascer no presente mês.
O criador irá vaciná.lo e desparasitá-lo.
A minha questão é se me poderão esclarecer como costuma ser o plano de vacinações e desparasitação. De quanto em quanto tempo terá de ser efectuado. E se me poderão informar qual o valor das consultas para esse efeito. Bem sei que varia mediante o Veterinário. A minha intenção será apenas ter uma estimativa de preços.
Grata desde já pela atenção dispensada.
A minha questão é se me poderão esclarecer como costuma ser o plano de vacinações e desparasitação. De quanto em quanto tempo terá de ser efectuado. E se me poderão informar qual o valor das consultas para esse efeito. Bem sei que varia mediante o Veterinário. A minha intenção será apenas ter uma estimativa de preços.
Se ele vier apenas com uma vacina, terá de levar mais duas do plano inicial de vacinação, para além da da raiva....
Supostamente o criador irá entregar-lhe a "caderneta" dela feita no veterinário que lhe deu a primeira vacina. A data da segunda estará com certeza lá indicada...se não tiver o criador deverá saber responder-lhe a essa questão...no caso da minha foi pouco depois de fazer os dois meses, por isso acabou por ser uma semana após a ir buscar.
A terceira vacina é dada quase um mês após a segunda e só 15 dias após esta é que comecei a levar a Bianca à rua.
A da raiva vai levar agora uns dias depois de fazer quatro meses juntamente com o chip...
O preço das vacinas foi à volta de 30€ para cada uma delas. A da raiva não sei quanto custa...
A desparasitação interna são uns comprimidos que são baratos (penso que são à volta de 3€ mas não tenho a certeza) que inicialmente o cachorro nem irá (provavelmente) tomar inteiros....no caso da Bianca, ela tomou 3 vezes no criador e depois quando veio para mim levou meio "zypiram plus" ou lá como se chama, quando levou a segunda vacina, mais 3 quartos de outro igual passados 15 dias e agora tomará um de mês a mês até aos 6 meses.
Em termos de desparasitante externo, a minha levou frontline no dia em que a fui buscar ao criador e passado um mês coloquei-lhe a coleira scalibor (que pelo que li é das formas de prevenção mais eficazes contra o mosquito)...também não me lembro do preço da coleira, mas dura cerca de quatro meses e não me lembro de a ter achado cara...
Convém não deixar atrasar os prazos das vacinas, caso contrario, segundo a veterinária que vacinou a minha cadela, o plano de vacinas tem que recomeçar desde o inicio...
De qualquer das formas, isto é apenas a minha experiência e só deve servir para lhe dar uma ideia...não se esqueça nunca de colocar as duvidas que tem ao veterinário e ao criador.
Boa sorte com o seu puppy!!!
Supostamente o criador irá entregar-lhe a "caderneta" dela feita no veterinário que lhe deu a primeira vacina. A data da segunda estará com certeza lá indicada...se não tiver o criador deverá saber responder-lhe a essa questão...no caso da minha foi pouco depois de fazer os dois meses, por isso acabou por ser uma semana após a ir buscar.
A terceira vacina é dada quase um mês após a segunda e só 15 dias após esta é que comecei a levar a Bianca à rua.
A da raiva vai levar agora uns dias depois de fazer quatro meses juntamente com o chip...
O preço das vacinas foi à volta de 30€ para cada uma delas. A da raiva não sei quanto custa...
A desparasitação interna são uns comprimidos que são baratos (penso que são à volta de 3€ mas não tenho a certeza) que inicialmente o cachorro nem irá (provavelmente) tomar inteiros....no caso da Bianca, ela tomou 3 vezes no criador e depois quando veio para mim levou meio "zypiram plus" ou lá como se chama, quando levou a segunda vacina, mais 3 quartos de outro igual passados 15 dias e agora tomará um de mês a mês até aos 6 meses.
Em termos de desparasitante externo, a minha levou frontline no dia em que a fui buscar ao criador e passado um mês coloquei-lhe a coleira scalibor (que pelo que li é das formas de prevenção mais eficazes contra o mosquito)...também não me lembro do preço da coleira, mas dura cerca de quatro meses e não me lembro de a ter achado cara...
Convém não deixar atrasar os prazos das vacinas, caso contrario, segundo a veterinária que vacinou a minha cadela, o plano de vacinas tem que recomeçar desde o inicio...
De qualquer das formas, isto é apenas a minha experiência e só deve servir para lhe dar uma ideia...não se esqueça nunca de colocar as duvidas que tem ao veterinário e ao criador.
Boa sorte com o seu puppy!!!

Já lá vai algum tempo, mas penso que nos primeiros meses de vida os cachorros levam 3x vacinas, depois disso é uma vez por ano, mas claro isso será o vet a dizer-lhe qual a melhor opção para o seu cão. Relativamente ao valor eu pago 50 euros.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm
Assim que o cachorro estiver nas suas mãos, deverá levá-lo ao vet, para uma avaliação geral e estabelecer com ele o programa de vacinação, desparasitaçoes internas e externas.HAMS Escreveu:Bom dia,
Cada cão é um cão!
<p> Sou responsável pelo que digo, não pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? Força... ESCREVA TUDO EM MAIÚSCULAS ATÉ QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? Força... ESCREVA TUDO EM MAIÚSCULAS ATÉ QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
E cada pessoa é uma pessoa, no entanto eu e a maioria dos users deste fórum devemos ter levado as mesma vacinas...obviamente que as respostas a estas perguntas têm de vir de um veterinário, mas partilhar-mos a nossa experiência para que o novo dono tenha uma ideia do que vai acontecer não tem mal nenhum...drilldown1 Escreveu:Assim que o cachorro estiver nas suas mãos, deverá levá-lo ao vet, para uma avaliação geral e estabelecer com ele o programa de vacinação, desparasitaçoes internas e externas.HAMS Escreveu:Bom dia,
Cada cão é um cão!
Haver uma certa preparação é sem duvida alguma positivo...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm
chino Escreveu:E cada pessoa é uma pessoa, no entanto eu e a maioria dos users deste fórum devemos ter levado as mesma vacinas...obviamente que as respostas a estas perguntas têm de vir de um veterinário, mas partilhar-mos a nossa experiência para que o novo dono tenha uma ideia do que vai acontecer não tem mal nenhum...drilldown1 Escreveu:Assim que o cachorro estiver nas suas mãos, deverá levá-lo ao vet, para uma avaliação geral e estabelecer com ele o programa de vacinação, desparasitaçoes internas e externas.HAMS Escreveu:Bom dia,
Cada cão é um cão!

<p> Sou responsável pelo que digo, não pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Não ligue...lol..ainda estou com sono...drilldown1 Escreveu:chino Escreveu:E cada pessoa é uma pessoa, no entanto eu e a maioria dos users deste fórum devemos ter levado as mesma vacinas...obviamente que as respostas a estas perguntas têm de vir de um veterinário, mas partilhar-mos a nossa experiência para que o novo dono tenha uma ideia do que vai acontecer não tem mal nenhum...drilldown1 Escreveu:Assim que o cachorro estiver nas suas mãos, deverá levá-lo ao vet, para uma avaliação geral e estabelecer com ele o programa de vacinação, desparasitaçoes internas e externas.HAMS Escreveu:Bom dia,
Cada cão é um cão!
![]()
![]()
![]()
![]()

Não fiquei com a ideia que o user em questão não pretendesse levar o seu puppy ao vet para saber ao certo o que fazer, mas que só queria ter uma ideia do que ia acontecer e pronto, saltou-me esta quando o mandou ao vet...lol...my bad...

Minha cachorra ate aos 6 meses vai ser desparazitada de mes a mes(interna e externamente).
As vacinas foi com intervalos de 3 a 2 semanas(entre a 1ª e 2ª 3 semanas e entre a 2ª e a 3ª 2 semanas).Contudo a minha na ultima(reforço) levou juntamente a da raiva
Normalmente os animais vindos de criadores ja vem chipados
As vacinas foi com intervalos de 3 a 2 semanas(entre a 1ª e 2ª 3 semanas e entre a 2ª e a 3ª 2 semanas).Contudo a minha na ultima(reforço) levou juntamente a da raiva
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei
só vai utilizar o desparasitante externo até aos 6 meses?Paty07 Escreveu:Minha cachorra ate aos 6 meses vai ser desparazitada de mes a mes(interna e externamente).
a aplicação mensal não deve ser só até aos seis meses mas sim sempre (se não todos os meses, pelo menos nos meses de maior calor)

Da minha experiência pessoal, resume-se desta maneira: desparasitação, desde que nascem, é de 2 em 2 semanas, sendo que as primeiras vezes cabem ao criador fazê-las, normalmente com o Drontal Puppy, que é desparasitante líquido, na razão de 1ml por cada kg de peso do cachorro. Após as 6 ou 8 semanas, já se aplica o comprimido, eu uso Zypiran Plus, à razão de um comprimido por cada 10 kgs de peso. Aí depende da idade com que recebe o cão. Eu depois das 12 semanas já só desparasito de 4 em 4 semanas, até fazer 6 meses, aí pode ser por trimestre. Em termos de vacinação, leva a 1ª vacina às 6 semanas, a 2ª às 10 semanas e a 3ª, acompanhada da vacina da raiva, às 14 semanas. Convém levar o cão para locais públicos após as 15 ou 16 semanas de idade.
Eu redigi malchowista Escreveu:só vai utilizar o desparasitante externo até aos 6 meses?Paty07 Escreveu:Minha cachorra ate aos 6 meses vai ser desparazitada de mes a mes(interna e externamente).
a aplicação mensal não deve ser só até aos seis meses mas sim sempre (se não todos os meses, pelo menos nos meses de maior calor)

Desparatização interna até aos 6 meses = mensal, depois passa de 4 em 4 meses(assim estou a fazer com os meus a conselho da vet)
Desparatização Externa até aos 6 meses = pipetas contra todas as familias de parazitas(assim opto!) e a partir dai coleira scaliboor e pipeta das pulgas(pela coleira nao funcionar tao bem contra pulgas)
-
- Membro
- Registado: quinta nov 16, 2006 10:49 pm
Olá HAMS,
vou alerta-la para três doenças acerca das quais poderá falar com o VET e fazer a prevenção/vacinação:
Leptospirose - "(...)esta doença pode afectar a maior parte dos animais inclusive o homem. É transmitida através da urina, água e alimentos contaminados pelo microorganismo, pela penetração da pele lesada, e pela ingestão. Um cão que logo pela manhã, no quintal ou no jardim, focinha o rastro de um rato e lambe um pouco da urina do roedor é, na maioria dos casos, condenado." Para esta doença há vacina, só tem que falar com o VET sobre o assunto.
Leishmaniose - "A Leishmaniose Canina é uma infecção grave dos cães causada pelo parasita Leishmania e transmitida por um insecto, denominado de flebótomo. É uma doença de evolução crónica que, sem tratamento, leva à morte do cão. É transmissÃvel ao Homem e constitui um risco para a Saúde Pública." Para esta doença não existe Vacina, a prevenção é efectuada através de Pipeta e coleira apropriadas, nas alturas de maior risco faço a combinação de pipeta e coleira.
Tosse do Canil - "A Tosse do Canil é uma traqueobronquite infecciosa causada por diversos vÃrus e bactérias.
Embora não afecte consideravelmente o estado geral de saúde do cão, esta infecção provoca uma tosse profunda, seca e incomodativa, que se transmite com muita facilidade especialmente em ambientes fechados, tais como canis, daà a origem do seu nome (Tosse do Canil)" Existe vacina para esta doença, agora há uma versão nova que o Vet administrou ao meu cachorro que é por inalação e que confere protecção imediata.
Estas questões devem ser discutidas com o VET, mas assim já vai com uma ideia, e pode aprofundar o conhecimento pesquisando.
Relativamente a preços:
Geralmente consulta e uma vacina anda à volta de 30€
Coleira de prevenção e pipeta - 22€ e 7€ respectivamente ( a coleira dura 4 a 6 meses a pipeta é mensal)
Por exemplo, o meu cachorro fez a 2ª dose das vacinas, a vacina da tosse do canil por inalação, desparasitante e pipeta e paguei pouco mais do que 60€ (mas são duas vacinas).
Boa sorte com a pequena
vou alerta-la para três doenças acerca das quais poderá falar com o VET e fazer a prevenção/vacinação:
Leptospirose - "(...)esta doença pode afectar a maior parte dos animais inclusive o homem. É transmitida através da urina, água e alimentos contaminados pelo microorganismo, pela penetração da pele lesada, e pela ingestão. Um cão que logo pela manhã, no quintal ou no jardim, focinha o rastro de um rato e lambe um pouco da urina do roedor é, na maioria dos casos, condenado." Para esta doença há vacina, só tem que falar com o VET sobre o assunto.
Leishmaniose - "A Leishmaniose Canina é uma infecção grave dos cães causada pelo parasita Leishmania e transmitida por um insecto, denominado de flebótomo. É uma doença de evolução crónica que, sem tratamento, leva à morte do cão. É transmissÃvel ao Homem e constitui um risco para a Saúde Pública." Para esta doença não existe Vacina, a prevenção é efectuada através de Pipeta e coleira apropriadas, nas alturas de maior risco faço a combinação de pipeta e coleira.
Tosse do Canil - "A Tosse do Canil é uma traqueobronquite infecciosa causada por diversos vÃrus e bactérias.
Embora não afecte consideravelmente o estado geral de saúde do cão, esta infecção provoca uma tosse profunda, seca e incomodativa, que se transmite com muita facilidade especialmente em ambientes fechados, tais como canis, daà a origem do seu nome (Tosse do Canil)" Existe vacina para esta doença, agora há uma versão nova que o Vet administrou ao meu cachorro que é por inalação e que confere protecção imediata.
Estas questões devem ser discutidas com o VET, mas assim já vai com uma ideia, e pode aprofundar o conhecimento pesquisando.
Relativamente a preços:
Geralmente consulta e uma vacina anda à volta de 30€
Coleira de prevenção e pipeta - 22€ e 7€ respectivamente ( a coleira dura 4 a 6 meses a pipeta é mensal)
Por exemplo, o meu cachorro fez a 2ª dose das vacinas, a vacina da tosse do canil por inalação, desparasitante e pipeta e paguei pouco mais do que 60€ (mas são duas vacinas).
Boa sorte com a pequena

-
- Membro Veterano
*shar pei
tenha cuidado com o uso de coleira e pipetas em simultâneo!Paty07 Escreveu:Eu redigi malchowista Escreveu:só vai utilizar o desparasitante externo até aos 6 meses?Paty07 Escreveu:Minha cachorra ate aos 6 meses vai ser desparazitada de mes a mes(interna e externamente).
a aplicação mensal não deve ser só até aos seis meses mas sim sempre (se não todos os meses, pelo menos nos meses de maior calor)![]()
Desparatização interna até aos 6 meses = mensal, depois passa de 4 em 4 meses(assim estou a fazer com os meus a conselho da vet)
Desparatização Externa até aos 6 meses = pipetas contra todas as familias de parazitas(assim opto!) e a partir dai coleira scaliboor e pipeta das pulgas(pela coleira nao funcionar tao bem contra pulgas)
fale com o vet.
-
- Membro
- Registado: quinta nov 16, 2006 10:49 pm
Olá chowista, foi o Vet que me aconselhou a combinação, pois tenho quintal, embora os meus animais vivam em casa, estão mais expostos... a combinação pode resultar em algum problema?
-
- Membro Veterano
*shar pei
se a vet aconselhou não vou opinar, mas a minha disse para só usar um dos produtos.claudiamendes Escreveu:Olá chowista, foi o Vet que me aconselhou a combinação, pois tenho quintal, embora os meus animais vivam em casa, estão mais expostos... a combinação pode resultar em algum problema?
daí ter falado nisto.