Desparasitação e Vacinação

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

HAMS
Registado: domingo out 03, 2010 9:41 am

sexta out 08, 2010 9:26 am

Bom dia,

Vou adquirir um Labradror em Dezembro,que irá nascer no presente mês.
O criador irá vaciná.lo e desparasitá-lo.
A minha questão é se me poderão esclarecer como costuma ser o plano de vacinações e desparasitação. De quanto em quanto tempo terá de ser efectuado. E se me poderão informar qual o valor das consultas para esse efeito. Bem sei que varia mediante o Veterinário. A minha intenção será apenas ter uma estimativa de preços.

Grata desde já pela atenção dispensada.
chino
Membro
Registado: quinta set 02, 2010 1:17 pm

sexta out 08, 2010 10:09 am

Se ele vier apenas com uma vacina, terá de levar mais duas do plano inicial de vacinação, para além da da raiva....
Supostamente o criador irá entregar-lhe a "caderneta" dela feita no veterinário que lhe deu a primeira vacina. A data da segunda estará com certeza lá indicada...se não tiver o criador deverá saber responder-lhe a essa questão...no caso da minha foi pouco depois de fazer os dois meses, por isso acabou por ser uma semana após a ir buscar.
A terceira vacina é dada quase um mês após a segunda e só 15 dias após esta é que comecei a levar a Bianca à rua.
A da raiva vai levar agora uns dias depois de fazer quatro meses juntamente com o chip...
O preço das vacinas foi à volta de 30€ para cada uma delas. A da raiva não sei quanto custa...
A desparasitação interna são uns comprimidos que são baratos (penso que são à volta de 3€ mas não tenho a certeza) que inicialmente o cachorro nem irá (provavelmente) tomar inteiros....no caso da Bianca, ela tomou 3 vezes no criador e depois quando veio para mim levou meio "zypiram plus" ou lá como se chama, quando levou a segunda vacina, mais 3 quartos de outro igual passados 15 dias e agora tomará um de mês a mês até aos 6 meses.
Em termos de desparasitante externo, a minha levou frontline no dia em que a fui buscar ao criador e passado um mês coloquei-lhe a coleira scalibor (que pelo que li é das formas de prevenção mais eficazes contra o mosquito)...também não me lembro do preço da coleira, mas dura cerca de quatro meses e não me lembro de a ter achado cara...

Convém não deixar atrasar os prazos das vacinas, caso contrario, segundo a veterinária que vacinou a minha cadela, o plano de vacinas tem que recomeçar desde o inicio...

De qualquer das formas, isto é apenas a minha experiência e só deve servir para lhe dar uma ideia...não se esqueça nunca de colocar as duvidas que tem ao veterinário e ao criador.

Boa sorte com o seu puppy!!! ;)
bonekxita
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 6:07 pm

sexta out 08, 2010 10:13 am

Já lá vai algum tempo, mas penso que nos primeiros meses de vida os cachorros levam 3x vacinas, depois disso é uma vez por ano, mas claro isso será o vet a dizer-lhe qual a melhor opção para o seu cão. Relativamente ao valor eu pago 50 euros.
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

sexta out 08, 2010 10:57 am

HAMS Escreveu:Bom dia,

A minha questão é se me poderão esclarecer como costuma ser o plano de vacinações e desparasitação. De quanto em quanto tempo terá de ser efectuado. E se me poderão informar qual o valor das consultas para esse efeito. Bem sei que varia mediante o Veterinário. A minha intenção será apenas ter uma estimativa de preços.

Assim que o cachorro estiver nas suas mãos, deverá levá-lo ao vet, para uma avaliação geral e estabelecer com ele o programa de vacinação, desparasitaçoes internas e externas.
Cada cão é um cão!
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
chino
Membro

sexta out 08, 2010 11:28 am

drilldown1 Escreveu:

Assim que o cachorro estiver nas suas mãos, deverá levá-lo ao vet, para uma avaliação geral e estabelecer com ele o programa de vacinação, desparasitaçoes internas e externas.
Cada cão é um cão!
E cada pessoa é uma pessoa, no entanto eu e a maioria dos users deste fórum devemos ter levado as mesma vacinas...obviamente que as respostas a estas perguntas têm de vir de um veterinário, mas partilhar-mos a nossa experiência para que o novo dono tenha uma ideia do que vai acontecer não tem mal nenhum...
Haver uma certa preparação é sem duvida alguma positivo...
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

sexta out 08, 2010 11:32 am

chino Escreveu:
drilldown1 Escreveu:

Cada cão é um cão!
E cada pessoa é uma pessoa, no entanto eu e a maioria dos users deste fórum devemos ter levado as mesma vacinas...obviamente que as respostas a estas perguntas têm de vir de um veterinário, mas partilhar-mos a nossa experiência para que o novo dono tenha uma ideia do que vai acontecer não tem mal nenhum...

:?: :?: :?: :?: :?:
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
chino
Membro

sexta out 08, 2010 11:51 am

drilldown1 Escreveu:
chino Escreveu:
drilldown1 Escreveu:

Cada cão é um cão!

:?: :?: :?: :?: :?:
Não ligue...lol..ainda estou com sono... :oops:

Não fiquei com a ideia que o user em questão não pretendesse levar o seu puppy ao vet para saber ao certo o que fazer, mas que só queria ter uma ideia do que ia acontecer e pronto, saltou-me esta quando o mandou ao vet...lol...my bad... :lol: :P
Paty07
Membro
Registado: quinta mai 01, 2008 11:12 pm

sexta out 08, 2010 4:49 pm

Minha cachorra ate aos 6 meses vai ser desparazitada de mes a mes(interna e externamente).
As vacinas foi com intervalos de 3 a 2 semanas(entre a 1ª e 2ª 3 semanas e entre a 2ª e a 3ª 2 semanas).Contudo a minha na ultima(reforço) levou juntamente a da raiva

Normalmente os animais vindos de criadores ja vem chipados
chowista
Membro Veterano
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei

sexta out 08, 2010 6:46 pm

Paty07 Escreveu:Minha cachorra ate aos 6 meses vai ser desparazitada de mes a mes(interna e externamente).
As vacinas foi com intervalos de 3 a 2 semanas(entre a 1ª e 2ª 3 semanas e entre a 2ª e a 3ª 2 semanas).Contudo a minha na ultima(reforço) levou juntamente a da raiva

só vai utilizar o desparasitante externo até aos 6 meses?
a aplicação mensal não deve ser só até aos seis meses mas sim sempre (se não todos os meses, pelo menos nos meses de maior calor) :wink:
Katra
Membro
Registado: quinta set 16, 2010 2:48 pm

domingo out 10, 2010 12:04 am

Da minha experiência pessoal, resume-se desta maneira: desparasitação, desde que nascem, é de 2 em 2 semanas, sendo que as primeiras vezes cabem ao criador fazê-las, normalmente com o Drontal Puppy, que é desparasitante líquido, na razão de 1ml por cada kg de peso do cachorro. Após as 6 ou 8 semanas, já se aplica o comprimido, eu uso Zypiran Plus, à razão de um comprimido por cada 10 kgs de peso. Aí depende da idade com que recebe o cão. Eu depois das 12 semanas já só desparasito de 4 em 4 semanas, até fazer 6 meses, aí pode ser por trimestre. Em termos de vacinação, leva a 1ª vacina às 6 semanas, a 2ª às 10 semanas e a 3ª, acompanhada da vacina da raiva, às 14 semanas. Convém levar o cão para locais públicos após as 15 ou 16 semanas de idade.
Paty07
Membro
Registado: quinta mai 01, 2008 11:12 pm

domingo out 10, 2010 5:08 am

chowista Escreveu:
Paty07 Escreveu:Minha cachorra ate aos 6 meses vai ser desparazitada de mes a mes(interna e externamente).

a aplicação mensal não deve ser só até aos seis meses mas sim sempre (se não todos os meses, pelo menos nos meses de maior calor) :wink:
Eu redigi mal :oops:

Desparatização interna até aos 6 meses = mensal, depois passa de 4 em 4 meses(assim estou a fazer com os meus a conselho da vet)

Desparatização Externa até aos 6 meses = pipetas contra todas as familias de parazitas(assim opto!) e a partir dai coleira scaliboor e pipeta das pulgas(pela coleira nao funcionar tao bem contra pulgas)
claudiamendes
Membro
Registado: quinta nov 16, 2006 10:49 pm

domingo out 10, 2010 8:59 am

Olá HAMS,

vou alerta-la para três doenças acerca das quais poderá falar com o VET e fazer a prevenção/vacinação:

Leptospirose - "(...)esta doença pode afectar a maior parte dos animais inclusive o homem. É transmitida através da urina, água e alimentos contaminados pelo microorganismo, pela penetração da pele lesada, e pela ingestão. Um cão que logo pela manhã, no quintal ou no jardim, focinha o rastro de um rato e lambe um pouco da urina do roedor é, na maioria dos casos, condenado." Para esta doença há vacina, só tem que falar com o VET sobre o assunto.

Leishmaniose - "A Leishmaniose Canina é uma infecção grave dos cães causada pelo parasita Leishmania e transmitida por um insecto, denominado de flebótomo. É uma doença de evolução crónica que, sem tratamento, leva à morte do cão. É transmissível ao Homem e constitui um risco para a Saúde Pública." Para esta doença não existe Vacina, a prevenção é efectuada através de Pipeta e coleira apropriadas, nas alturas de maior risco faço a combinação de pipeta e coleira.

Tosse do Canil - "A Tosse do Canil é uma traqueobronquite infecciosa causada por diversos vírus e bactérias.
Embora não afecte consideravelmente o estado geral de saúde do cão, esta infecção provoca uma tosse profunda, seca e incomodativa, que se transmite com muita facilidade especialmente em ambientes fechados, tais como canis, daí a origem do seu nome (Tosse do Canil)" Existe vacina para esta doença, agora há uma versão nova que o Vet administrou ao meu cachorro que é por inalação e que confere protecção imediata.

Estas questões devem ser discutidas com o VET, mas assim já vai com uma ideia, e pode aprofundar o conhecimento pesquisando.

Relativamente a preços:
Geralmente consulta e uma vacina anda à volta de 30€
Coleira de prevenção e pipeta - 22€ e 7€ respectivamente ( a coleira dura 4 a 6 meses a pipeta é mensal)

Por exemplo, o meu cachorro fez a 2ª dose das vacinas, a vacina da tosse do canil por inalação, desparasitante e pipeta e paguei pouco mais do que 60€ (mas são duas vacinas).

Boa sorte com a pequena :wink:
chowista
Membro Veterano
*shar pei

domingo out 10, 2010 6:13 pm

Paty07 Escreveu:
chowista Escreveu:

Eu redigi mal :oops:

Desparatização interna até aos 6 meses = mensal, depois passa de 4 em 4 meses(assim estou a fazer com os meus a conselho da vet)

Desparatização Externa até aos 6 meses = pipetas contra todas as familias de parazitas(assim opto!) e a partir dai coleira scaliboor e pipeta das pulgas(pela coleira nao funcionar tao bem contra pulgas)
tenha cuidado com o uso de coleira e pipetas em simultâneo!
fale com o vet.
claudiamendes
Membro
Registado: quinta nov 16, 2006 10:49 pm

domingo out 10, 2010 8:40 pm

Olá chowista, foi o Vet que me aconselhou a combinação, pois tenho quintal, embora os meus animais vivam em casa, estão mais expostos... a combinação pode resultar em algum problema?
chowista
Membro Veterano
*shar pei

domingo out 10, 2010 9:24 pm

claudiamendes Escreveu:Olá chowista, foi o Vet que me aconselhou a combinação, pois tenho quintal, embora os meus animais vivam em casa, estão mais expostos... a combinação pode resultar em algum problema?
se a vet aconselhou não vou opinar, mas a minha disse para só usar um dos produtos.
daí ter falado nisto. :wink:
Responder

Voltar para “Cães”