Ajudem-me a escolher que gato adoptar!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado nov 22, 2003 9:10 am

O seu gato está castrado ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sábado nov 22, 2003 7:28 pm

Olá!
Vasco, a menix não tem nenhum gato! Vai ser o/a primeiro/a.
menixl Escreveu:Amanhã devo adoptar um gato/a. É a 1ª vez que lido com gatos
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado nov 22, 2003 7:34 pm

Olá Miadores, a questão era para o topdown. Como ele fala em ter um gato macho e é por ele andar vadio...

Penso que dá para perceber onde quero chegar ;)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Miadores
Membro Veterano

sábado nov 22, 2003 7:42 pm

Olá, Vasco!

As minhas desculpas :oops: :oops: Não tinha percebido, pensei que se referia à autora do tópico.

Pois há mais este perigo, se os gatos/as estão inteiros. Ainda andam a aumentar o número dos infelizes.
<p>&nbsp;</p>
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

sábado nov 22, 2003 9:02 pm

Caros Miadores e Casadeanaval:

Julgo ser escusado repetir que não pretendo, de forma alguma, criar animosidades neste Fórum. Parece-me importante esclarecer estes foristas que, a minha posição face aos «meus» gatos é uma decisão pessoal, que se prende com uma filosofia de vida. O facto de prender os animais em casa como solução para evitar acidentes pressupõe o corte da sua liberdade para viver, ao contrário, permitir que os animais usufruam dessa mesma liberdade comporta determinados riscos. Em ambas as posições os animais perdem algo e não existe uma solução que reuna as duas partes boas...

O meu gato não é castrado nem vadio. Um gato vadio não tem morada nem responsável por ele. Não aprecio mensagens indirectas, é de pouca delicadeza e consideração para com os demais. Creio que o facto das pessoas terem opiniões divergentes não faz de umas ou de outras mais sabedoras ou detentoras da verdade. Um Fórum é um tempo e espaço para troca de ideias e não de condenação...

Ensinar exige criticidade e conciência do inacabamento, reconhecendo que a educação é ideológica...

Felicidades
Miadores
Membro Veterano

sábado nov 22, 2003 9:12 pm

Olá!
Caro topdown, vai-me desculpar mas não houve nenhuma indirecta
aqui, o Casadeanaval perguntou-lhe a si. Eu é que pensei que ele se estava a dirigir à menix. Foi um esclarecimento entre nós.
Agora se o seu gato está inteiro, há de facto esse problema.
Evidente que a opção é sua, mas neste caso há-de convir que as consequências passam a ir mais além e a envolver outros.
Aliás, numa sociedade, podemos dizer que as opções individuais, nunca são meramente individuais.
<p>&nbsp;</p>
topdown
Membro Veterano

sábado nov 22, 2003 9:22 pm

Estou inconsolável caros dois foristas que me enviaram mensagens particulares. Inadvertidamente apaguei as vossas mensagens e não memorizei os vossos «nicks» para poder responder individualmente. Creio poderem desculpar-me e acreditar na promessa de que terei o máximo de cuidado para a próxima vez. Não posso no entanto deixar de referir as palavras gentis que me dirigiram e que deixaram no meu coração a esperança de que o Fórum não seja uma «casa» fundamentalista mas de carácter formativo.

Mais uma vez apresento as minhas sinceras desculpas. Foi uma pena, visto haver algumas palavras que vos queria dirigir de uma forma individual.

Bem haja e felicidades
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado nov 22, 2003 9:28 pm

Caro Topdown, eu perguntei-lhe de forma muito directa se o seu gato está castrado. Essa das indirectas passou-me ao lado.

Era uma pergunta básica para lhe expôr a minha posição sobre gatos que andam à solta inteiros.

Claro que pode ter as suas convicções, eu tenho as minhas, mas sempre pensei que entre pessoas adultas podem trocar-se ideias sem que as outras fiquem ofendidas como estranhamente me pareceu o seu caso.

Uma coisa é uma troca de impressões, outra é, como me deu a entender a sua atitude, não estar para ouvir nada para além do que lhe interesse.

A Internet vale pelo que é, estamos a falar entre desconhecidos, pode pensar o que quiser.

E também há quem tenha o erro de a levar demasiado a sério :)
topdown
Membro Veterano

sábado nov 22, 2003 9:37 pm

Caro Miadores:

A indirecta não foi feita por si mas pelo Casadeanaval. [b]As decisões, neste caso são sempre individuais, afectam sempre é os demais.[/b]

Creio ser de bom tom finalizarmos este diálogo por aqui e encetar outro mais saudável.

Bem haja

[u]Para poder aprender á necessária a disponibilidade para o diálogo[/u]
topdown
Membro Veterano

sábado nov 22, 2003 9:39 pm

Caro Miadores:

A indirecta não foi feita por si mas pelo Casadeanaval. [b]As decisões, neste caso são sempre individuais, afectam sempre é os demais.[/b]

Creio ser de bom tom finalizarmos este diálogo por aqui e encetar outro mais saudável.

Bem haja

[u]Para poder aprender á necessária a disponibilidade para o diálogo[/u]
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado nov 22, 2003 9:41 pm

Sugeria que lesse o site www.catus.pt

Se conseguir ler sem pensar que eles lhe mandam indirectas.

Fique bem
Ensinar exige criticidade e conciência do inacabamento, reconhecendo que a educação é ideológica...
Aprender também exige abertura de espirito.
topdown
Membro Veterano

sábado nov 22, 2003 10:11 pm

Caro Casade Anaval:

Reportei uma mensagem sua ao webmaster. Não lhe reconheço autoridade para me dirigir insultos. Agradeço que não responda a mais nenhuma mensagem minha neste ou noutro fórum. Acabo aqui o meu diálogo consigo devido à forma desrespeitosa como me tratou.

Desejo-lhe felicidades
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado nov 22, 2003 10:17 pm

topdown Escreveu: Caro Casade Anaval

Reportei uma mensagem sua ao webmaster. Não lhe reconheço autoridade para me dirigir insultos. Agradeço que não responda a mais nenhuma mensagem minha neste ou noutro fórum. Acabo aqui o meu diálogo consigo devido à forma desrespeitosa como me tratou.

Desejo-lhe felicidades
:o

Bem, Esta realmente teve piada.

Nem lhe vou perguntar que insulto é que lhe dirigi, já vi que o seu problema é só um. Não aceita sequer ouvir a opinião dos outros e isso é muito triste em termos evolutivos.

Num àparte sugeria-lhe de novo fazer o que o ou a ofendeu. Leia o site da Catus que é pedagógico e perceba que a sua mentalidade pode ser muito boa para o seu gato até ao dia em que ele morrer atropelado ou envenenado. Entretanto as gatas que ele cobrir no cio continuarão a contribuir para aumentar o número de errantes.

Desejo felicidades ao seu gato. A média de vida de um gato vadio ( que é como são considerados todos os animais errantes, tendo ou não dono) é de 6 meeses a um ano.

( a dos gatinhos que eles originam é ainda menor :o )
Miadores
Membro Veterano

domingo nov 23, 2003 12:03 am

Bem, caro topdown, muito sinceramente não vi em lado nenhum um insulto dirigido a si.
Pensei, e foi essa a minha intenção, que estavamos a trocar pontos de vista, apenas.
Como tal, deve-se ter abertura suficiente para encarar essas mesmas diferenças de perspectivas.
Em relação à disponibilidade para o díálogo, isso funciona nos dois sentidos: para ensinar e para aprender, em partes iguais.

Pela minha parte, dei-lhe inclusivamente razão nos pontos que considerei, na minha perspectiva, claro, serem merecedores disso.
Não nos outros. E apresentei razões.
Volto a dizer que apenas vi diferenças de perspectivas e não faltas de respeito.
Espero que não esteja a confundir as duas coisas.
<p>&nbsp;</p>
Miadores
Membro Veterano

domingo nov 23, 2003 12:22 am

Olá, outra vez!

Fui ao site indicado pelo CasadeAnaval, e transcrevo aqui as partes mais apropriadas para o assunto em causa (os sublinhados são meus):
Vivo num apartamento sem quintal. O gato adulto precisará de sair para a rua?

Não. Deve evitar que o seu novo amigo vá para a rua, onde inúmeros perigos espreitam. O gato possui grande capacidade de se ambientar.

Tendo o gato vindo da rua, será capaz de se adaptar a estar fechado num apartamento?

Apesar do seu novo gato estar habituado a viver num espaço aberto, ele facilmente vai ambientar-se à sua nova casa. É natural que nos primeiros dias/semanas se sinta tentado pela rua. É no entanto desaconselhável que o deixe ir dar uma volta, já que pode perder-se.

Permita que ele fique sentado junto à janela, para que satisfaça a sua enorme curiosidade observando os movimentos exteriores.

Tenho jardim na minha casa. Posso deixar o novo gato andar livremente?

Terá que ter alguns cuidados antes de deixar que o seu novo gato utilize o jardim. Assim, ele deve primeiro ficar impedido de sair de casa durante um período mínimo de 4/5 semanas, para que sinta que está na sua nova casa e a adopte como sua. Só depois deverá permitir-lhe alguns passeios no jardim, mas preferencialmente sob a sua vigilância. O gato poderá ter tendência para procurar o antigo espaço em que vivia.

Devo optar por uma gata ou por um gato adultos?

Esta questão coloca-se face à possibilidade da gata poder engravidar, que é o grande receio dos donos. É um erro permitir que gatos domésticos não esterilizados sejam, nos seus períodos de cio, deixados circular livremente. Milhares de gatos nascem na rua, todos os anos, pela irresponsabilidade dos donos de gatos domésticos.
Para reflectir, não para ofender!
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”