Metodos para repreender os gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

sexta out 08, 2010 2:21 pm

LuMaria Escreveu:Aii gatinhos bébés, não sei se tenho saudades ou não :lol:
Não tenha lol.... quanto à confiança, é verdade, eu sei que os gatos podem ser tão obedientes quanto os cães (aiiiii que ansiosa que estou por chegar a essa fase) mas também sei que estão na idade de fazer asneira e que depois acalmam (é esse o mantra que vou repetindo madrugada fora) ou isso ou já lhes comprei os bilhetes de ida para o Alaska...

Mas a verdade é que, por exemplo, quando vão ao veterinário (que nas últimas semanas até foi com frequência), apesar de ser uma luta para os meter na transportadora, basta conversar com eles durante a viagem, que acalmam. A Kitty, assim que levou o anti-sedante, depois da anestesia, a primeira coisa que fez, ainda nem se mantinha de pé, foi seguir a minha voz aos trambolhões. Basta chamá-los que eles respondem (a não ser em alturas´de asneirada, claro está). Procuram-me todas as noites (no pouco tempo em que me deixam realmente DORMIR, para aí umas duas horas :roll: ) e deitam-se encostados a mim, do meu lado da cama. E, principalmente ela, são as minhas sombras dentro de casa... Mas haja pachorra....
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

sexta out 08, 2010 2:23 pm

Que engraçado, os meus nunca fizeram barulho a noite, sempre dormiram a noite toda no quarto deles (têm 1 quarto com marquise só para eles).
Só começam a miar ai perto das 6:30h, mas a gente ignora-os e calam-se passado 5m.

A Suri só miou durante as 1ªs noites enquanto estava sozinha no quarto (no periodo de adaptação com o Jimmy). Ele dormia com a gente e ela no quartinho deles, ai sim, ela miava. Desde que os juntamos não deu mais problemas.
Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

sexta out 08, 2010 2:54 pm

Sim, as noites são qualquer coisa de especial, nunca sei o que vou encontrar quando me levanto, e eu levanto-me muito cedo (5.40h), e se por ventura tenho a "ousadia "de me levantar um pouco mais tarde sou logo repreendida porque não tinha a paparoca pronta e nas tacinhas a horas decentes. Quanto ao carinho e mimo a dar, nem para isso tenho autorização, ou seja, a Pinfinhas só aceita mimo quando está com o cio no resto do tempo não aceita, por isso na altura do cio ando com ela ao colo sempre que posso.Quanto à Lua, bem essa não tem tempo para nada, o máximo de tempo que a consigo ter ao colo são +/- 10 segundos, isto em dias bons. Esta menina anda num constante rodopio, não tem tempo para nada, nem para aprender a miar, faz uns sons meio esquisitos que mais parecem um passarinho a piar.
Mary83
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am

sexta out 08, 2010 2:57 pm

Garfield2010 Escreveu:
Não tenha lol.... quanto à confiança, é verdade, eu sei que os gatos podem ser tão obedientes quanto os cães (aiiiii que ansiosa que estou por chegar a essa fase) mas também sei que estão na idade de fazer asneira e que depois acalmam (é esse o mantra que vou repetindo madrugada fora) ou isso ou já lhes comprei os bilhetes de ida para o Alaska...

Mas a verdade é que, por exemplo, quando vão ao veterinário (que nas últimas semanas até foi com frequência), apesar de ser uma luta para os meter na transportadora, basta conversar com eles durante a viagem, que acalmam. A Kitty, assim que levou o anti-sedante, depois da anestesia, a primeira coisa que fez, ainda nem se mantinha de pé, foi seguir a minha voz aos trambolhões. Basta chamá-los que eles respondem (a não ser em alturas´de asneirada, claro está). Procuram-me todas as noites (no pouco tempo em que me deixam realmente DORMIR, para aí umas duas horas :roll: ) e deitam-se encostados a mim, do meu lado da cama. E, principalmente ela, são as minhas sombras dentro de casa... Mas haja pachorra....
Sabes o que eu fiz para "consciencializar" a Tita que a caixinha de viagem não é má?!!! Dois dias antes de a levar ao vet coloquei a caixinha na sala com uma mantinha lá dento e sem porta, de vez em quando metia um pedisco lá dentro para ela entrar e ir comer. Depois no dia lá a agarrei, coloquei-a na caixa e embora tenha miado uma vez ou duas, depois quando ia no carro ia calminha e eu ia falando para ela
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

sexta out 08, 2010 3:11 pm

Mary83 Escreveu:
Garfield2010 Escreveu:

Sabes o que eu fiz para "consciencializar" a Tita que a caixinha de viagem não é má?!!! Dois dias antes de a levar ao vet coloquei a caixinha na sala com uma mantinha lá dento e sem porta, de vez em quando metia um pedisco lá dentro para ela entrar e ir comer. Depois no dia lá a agarrei, coloquei-a na caixa e embora tenha miado uma vez ou duas, depois quando ia no carro ia calminha e eu ia falando para ela
Isso não funciona da mesma forma para todos os gatos. Tal como as pessoas, são todos diferentes. Os meus não suportam a transportadora ponto. :)
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

sexta out 08, 2010 5:20 pm

Também acho que não se trata de uma questão de obediência e sim de respeito e este só pode existir com a confiança.

O Osky confia cegamente em nós cada vez que se sente em suposto perigo como nas idas à vet ou simplesmente quando se mete em alguma alhada. Como não é gato de estar ao colo (a não ser que para aí esteja virado, o que é raríssimo) e, a ajudar à festa, não há colo sem dentadinhas de amor :roll:, costumo ouvir comentários do estilo: "Ele é mau! É arisco!... E outros que tais.

Nós que convivemos com ele e que somos aqueles em quem ele confia verdadeiramente, sabemos respeitar o seu espaço e a sua personalidade. Apesar de traquinas, há muitas atitudes que demonstram a doçura de que ele é capaz e o carinho que tem por nós.

Já a Mika tem o impulso de fugir, quando alguém se aproxima. Uma vez ao colo é um doce e uma verdadeira máquina de ronrons... Mas entenda-se, ao colo connosco em pé, assim que nós sentamos, lá vai ela. Aos poucos já começa a ser ela a pedir colinho... Patinha, ante patinha, olhinhos de mel como que a perguntar "posso?" A cada dia que passa, confia mais em nós e está a superar os seus medos.

No entanto, a Mika é sempre considerada a meiguina e o Osky o arisco... É fácil atribuirmos etiquetas sem conhecimento de fundo... E é pena que muitos donos de gatos se fiquem por estas leituras superficiais, não sabendo interpretar os sinais da personalidade de cada um.

No nosso caso sempre ouvi dizer que não sabemos disciplinar os nossos gatos. Sempre respondi que cá em casa moramos 4, nós e 2 gatos e o espaço é de todos. Há regras mas somos nós (os 4) que as estabelecemos. Este comentário surge porque ora sobem acima da mesa da sala ou porque dormem na nossa cama em cima dos lençóis.

Ora bem, se:
- Não tenho 1 único cortinado arranhado
- Não teem a mania das alturas. O mais alto que saltam é mesmo para a mesa da sala e basta um "Sai daí" para irem imediatamente para o chão.
- Não arranham tapetes, portas, armários ou seja o que fôr, para além do arranhador.
- O sofá está em bom estado.
- Tenho móveis de palhinha / ratan em várias partes da casa e estes não servem de arranhador.

Como o conseguimos? Simples, não seguindo os conselhos de quem "sabe" disciplinar gatos e sim o nosso instinto, baseado na relação que os 4 construímos. :wink:

Portanto, concluíndo esta epopeia que já vai longa, na minha opinião, a melhor maneira de disciplinar um gato é compreendê-lo e respeitá-lo por aquilo que ele é. Não há fórmulas mágicas... Há consequências das relações que com eles criamos.
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

sexta out 08, 2010 5:35 pm

Olá Nitta77 :-)

A intenção deste tópico também era o relato das formas que nós adaptamos aos impulsos deles. E não aprender esteriotipos de ensinamentos de livros, afinal eles são gatos e não cães. :wink:
O engraçado é isso, cada gato reage a sua maneira aos comandos dos donos e isso só é permitido com o relacionamento diario que temos com eles.
Os meus meninos também nunca me estragaram assim nada de importante porque foram "educados" a isso. Lá está, eles vão tendo percepção de até onde podem ir atráves da liberdade que a gente lhes dá. Se eu bater as palmas eles associam a asneira que estão a fazer. Não que deixem de as fazer, mas já sabem que é asneira e param de faze-las.

Este tipo de experiencias não se aprende em livros, nem de moralismos de quem acha que consegue domar o gato.

Cada um de nós dono, e cada de um dos nossos gatos faz com que cada experiencia seja unica.

Relatem-nas...... :) :wink:
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

sexta out 08, 2010 7:06 pm

Olá :) ,

Eu, com a Sakura, tive mesmo muita sorte. Raramente faz asneiras, mas volta e meia tenta arranhar o sofá. Bato palmas uma vez ou o sshhhhhhhhhta e ela toca a fugir casa fora.
Com o Yuri nada resultou. Nem levar com a água da torneira do lava-louças em plena cabeça. O pequeno apenas se desviou e continuou a lamber :o . Por mais que dissessemos NÂO nunca deixou de dormir em cima da mesa. Nem com uma palmada no rabo. Às vezes via-se mesmo ele a pensar se valia a pena fazer asneira pela palmada (leia-se sacudir o pó) que ia levar a seguir. Punha-se com um ar flagrante a olhar para nós e para a banca da cozinha, para nós e para a banca e depois lá se decidia. Normalmente fazia mesmo a asneira.
É engraçado que a Sakura ganhou todos os maus hábitos com ele. E agora não fez mais asneira nenhuma.
Não sou perita nisto, mas cada gato é um gato, cada um mais teimoso que o outro. E cada um mais lindo que o outro. :D
babyboy
Membro
Registado: sexta out 08, 2010 8:08 pm

sexta out 08, 2010 9:08 pm

Há, Há!!! Este tópico está excelente. De facto basta habituá-los a uma forma de repreensão compreensivel para eles que, sem a menor dúvida, eles correspondem positivamente! Quanto mais simples, mais fácil para o dono... :wink:
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta out 08, 2010 9:19 pm

Mindless Escreveu:Olá :) ,

Eu, com a Sakura, tive mesmo muita sorte. Raramente faz asneiras, mas volta e meia tenta arranhar o sofá. Bato palmas uma vez ou o sshhhhhhhhhta e ela toca a fugir casa fora.
Com o Yuri nada resultou. Nem levar com a água da torneira do lava-louças em plena cabeça. O pequeno apenas se desviou e continuou a lamber :o . Por mais que dissessemos NÂO nunca deixou de dormir em cima da mesa. Nem com uma palmada no rabo. Às vezes via-se mesmo ele a pensar se valia a pena fazer asneira pela palmada (leia-se sacudir o pó) que ia levar a seguir. Punha-se com um ar flagrante a olhar para nós e para a banca da cozinha, para nós e para a banca e depois lá se decidia. Normalmente fazia mesmo a asneira.
É engraçado que a Sakura ganhou todos os maus hábitos com ele. E agora não fez mais asneira nenhuma.
Não sou perita nisto, mas cada gato é um gato, cada um mais teimoso que o outro. E cada um mais lindo que o outro. :D
A minha experiência é mais parecida com a da Mindless. Os meus dois primeiros gatos eram muito bem comportados e eu achei que ia abrir uma escola de treino felino até chegar a terceira. Foi o descalabro lá em casa, e uma hipótese de carreira frustrada...
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
babyboy
Membro
Registado: sexta out 08, 2010 8:08 pm

sexta out 08, 2010 9:24 pm

Quando não obedecem facilmente é porque têm personalidades fortes e são, por norma, bastante inteligentes. A persistência faz todo o trabalho e dispensa sons agressivos. Com eles, um simples "não" acaba por ter efeito a seu tempo. :wink:
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sexta out 08, 2010 9:26 pm

joana_boris Escreveu:"ssssssssssssssssssssssssshta!"
e também choooooooooooooooo que até calha bem, porque é o último nome deles 8)

A minha este domingo experimentou o chinelo também, então não é que que tirou 3 teclas do portatil, mastigou-as e andava a brincar com elas pelo chão? :evil: :evil: :evil: opá até a vi ao contrário :evil: e sabem o que ela fez ontem? Tirou mais duas e uma tecla não a encontro, a sorte dela é que estava exausta e com uma grande constipação nem tive forças para ralhar, que peste é esta minha gata...

Isso das palmas resulta com ele que é super bem comportado, com ela continua a fazer a mesma coisa e ainda é capaz de fazer uma vénia e agradecer as palmas, obrigada, obrigada, obrigada, qual Amália 8)
S&oacute;nia
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

sexta out 08, 2010 9:40 pm

babyboy Escreveu:Quando não obedecem facilmente é porque têm personalidades fortes e são, por norma, bastante inteligentes. A persistência faz todo o trabalho e dispensa sons agressivos. Com eles, um simples "não" acaba por ter efeito a seu tempo. :wink:
A minha experiência é coisa pouquinha, mas não concordo.
Acho que todos os gatos têm uma personalidade bastante vincada, isso sim.
Mas o Yuri que sempre foi um gato muito brincalhão, muito lindo, etc e tal, nunca foi um gato inteligente, ao contrário da Sakura. E a Sakura sempre foi mais fácil de moldar do que ele.
O que pode ter acontecido no meu caso, é que afinal sou uma máquina a disciplinar gatos (posso fazer disto carreira como a Tassebem um dia quis :lol: ), mas o Yuri já veio grande aqui para casa; ele tinha quase 5 meses.

Agora a sério, acho que cada gato é um gato. Com o Yuri via-se mesmo na carita dele que ponderava se valia a pena levar uma palmada para tentar abrir o micro-ondas. Acho mesmo que era mais forte que ele.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta out 08, 2010 9:53 pm

É, também acho que as palmadas não servem de nada. Quando muito, só no momento. Bater palmas, também já lá vai o tempo; só se assustam se estiverem muito concentrados no acto e não derem pela minha aproximação.
O «não» em voz grossa funciona com alguns. O que funciona mesmo é quando a asneirada começa a ser geral e eu me passo mesmo e lhes dou dois gritos daqueles. Aí ficam todos rasteirinhos e sossegados... durante cinco minutos.
Houve uma altura em que jantava com o borrifador da roupa ao lado do prato. Acho que tenho de voltar a esta táctica, que eles andam a ficar muito atrevidos outra vez.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

sábado out 09, 2010 12:20 am

Ainda bem que a Tassebem falou no borrifador... :lol:

No meu caso, quando a Tiucha e a Julieta faziam alguma coisa de que eu não gostava, usava o borrifador Era remédio santo. Depois era só vê-lo que fugiam a sete pés.

Elas tb têm muito respeitinho pelo meu irmão. Quando estão a fazer alguma, basta o meu mano chegar que elas deixam de fazer o que estão a fazer.

Com a Tita a coisa já é mais complicado. É uma gata com problemas e até agora ainda não se dá com as outras duas. Se quero que ela não se meta com as outras duas (gosta muito de meter o bedelho quando as outras estão numa "luta" delas) tento distraí-la. No outro dia fartei-me de ris, Num desses momentos em que a Julieta e a Tiucha lá estavam a "medir forças" no sofá pequeno, a Tita sai disparada do outro sofá para se ir meter; foi só o tempo de a verem e aí sairam elas do sofá como se levassem fogo no rabo!
Responder

Voltar para “Gatos”