VascoMV Escreveu: Na altura em que ele esteve nas SS estas já eram compostas por voluntários e ele foi forçado juntamente com outros a reforçar a décima Divisão SS.Daí que é completamente sem sentido falar de cor politica do Gunther GRass recorrendo a falar das SS. Se ele tivesse entrado nas Allgemeine SS de livre vontade...seria outra coisa.
O papa igualmente entrou na Juventude Hitleriana porque se o não fizesse a familia teria graves sanções.Muitos pais foram despedidos ou denunciados por vizinhos por os seus filhos não aderirem. Até o movimento escutista foi destruído e os escuteiros forçados a esconderem quem eram sob pena de serem presos.
Não falamos de uma democracia...falamos de uma ditadura quase tão má quanto a Soviética sob Estaline( sim, esses ainda conseguiram involuir mais)
1. A pergunta concreta foi feita à pessoa concreta para esclarecer a afirmação dela. O senhor poderia evitar fazer figura de urso se visse o contexto, mas, como sempre, dispensou esta oportunidade.
2. "Quase tão má" - esta foi brilhante. Vejo que o senhor é da geração que até hoje conjuga amor árduo aos nazis com a convicção que os soviéticos comiam as crianças e violavam as velhotas (ou vice versa, não sou muito boa em memorizar absurdos mitos urbanos).
3. Haviam pessoas, (na União Soviética em maior quantidade, na Alemanha Nazi em menor), que optaram pela luta aberta ou resistência passiva. Alguns sobreviveram, muitos dos sobreviventes eu conheço pessoalmente, incluindo os da minha própria família.
4. Faça me um grande favor: não se dirija a mim nunca mais nem directa nem indirectamente. Se há uma coisa que me mete nojo mesmo no espaço virtual (que costuma ter o impacto muito mais "soft") são os amantes de nazis e as pessoas que falam com a presunção ridícula sobre as coisas das quais não fazem mínima ideia.
Obviamente, estando nós num fórum aberto, pode ignorar este meu pedido, mas não lhe vou responder, para mim o senhor não existe.
Passe bem.