Testemunho na 1ª pessoa (para ler e refletir)

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

LazzieJazzie
Membro
Registado: sexta set 03, 2010 2:45 pm

sexta out 08, 2010 11:40 pm

nicasxi Escreveu:
Arguida Escreveu:Ap TAMBÉM uma forma de nos "abrir os olhos" para o problema real de que ao nos envolvermos na ajuda aos animais ... muito facilmente se perde o "norte" e frequentemente (mais dos que as desejáveis) sem nos apercebermos estamos de tal forma "metidos" que a nossa vida dá uma volta tal e a certa altura só vemos animais à frente ... só sabemos falar de animais ... as nossas "economias" vão-se e ... dá-se cabo duma vida ... A NOSSA.

Sem pensar muito ... e só por alto ... poderia dar 5 ou 6 exemplos do que acima referi.

!
Embora , com a leitura do tal email, eu não tivesse tido esta interpretação deixo aqui esta nota de mérito.
O tópico que a MJ abriu , o texto que publicou já teve este mérito: o de permitir esta abordagem. E aqui , há muito pano para mangas e pode sair daqui um " debate" que, quem sabe, ás tantas pode ajudar algumas " alminhas caridosas " a pensar .
Bem postado Arguida ! :wink:
Concordo na integra. :wink:
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

sexta out 08, 2010 11:48 pm

Obrigada Nicasxi :wink:

Pois eu ao ler este mail, a parte que me chamou mais a atenção (pois para mim a problemática das esterilizações é ÓBVIA) foi exactamente este segundo aspecto que foquei ... talvez exactamente por conhecer "demasiados" casos de pessoas que viraram a sua vida de pantanas para ... ajudarem os animais sem, elas próprias se aperceberem que, elas talvez mais do que eles precisariam de ajuda. Por muito que se amem os animais ... existe todo um outro mundo "lá fora" ao qual não nos podemos alhear.

Não sei se a vocês já vos aconteceu ... mas a mim bem mais do que as vezes desejáveis, ligavam-me e em vez dum normal "Olá estás boa? Tudo bem contigo? ... ouvia sistematicamente do outro lado da linha: Olha ... já viste o caso do animal X, Y ou Z ... É triste, sinceramente muito triste, quando para "ajudarmos" os quatro patas ... nos esquecemos de dizer um singelo OLÁ. :cry:
mjoaocunha
Membro Veterano
Registado: domingo jul 06, 2008 10:55 pm

sábado out 09, 2010 12:17 am

nicasxi Escreveu:MJ,
E lá vem uma frase batida :
Isto é um forum publico. Temos de ter capacidade para encaixar as boas e as más respostas. As que concordam connosco , as que nem por isso e as
que não concordam de todo.
Ao abrir um tópico está-se sujeito a qualquer resposta. E viva a liberdade de opinião e de expressão.
Ir a correr retirar o texto que abria o tópico, não foi de todo uma decisão sensata. Só revelou que afinal algumas opiniões não andam longe da verdade.
E muito menos me revejo nem compactuo com a imposição de rótulos depreciativos ( tipo " gente doida ") nas pessoas por terem opiniões diferentes.
Nicasxi,
Qdo abri o tópico foi pq o email me tocou profundamente e vi-me um pouco como a Carla, até pq o lugar é o mm, enfim...muita coisa parecida.
Sei q a pessoa é totalmente contra op auto elogio. Escreveu um email tipo desabafo como outras vezes nós tb o fazemos, mas sendo o assunto principal o apelo à ESTERILIZAçÃO.
Depois ao ver o rumo q isto estava a tomar vi q errei em abrir o tópico e SÓMENTE por respeito à Carla, uma pessoa q muito deu aos animais do canil não quiz nem quero q seja a sua pessoa abandalhada.
Respeito muito as pessoas e não havia como continuar o tópico, pedi desculpa a quem participou.
Doravante a minha participaçao na arca será o mais curta, concisa possivel, lamento, mas a isso sou obrigada.
Talvez daqui a uns tempos se entenda muita coisa e aí ....falarei mais, ou seja escreverei mais :D
Última edição por mjoaocunha em sábado out 09, 2010 12:33 am, editado 1 vez no total.
<p><strong>Adopte um&nbsp;animal do canil, ter&aacute; um amigo para toda a vida.</strong></p>
<p>Antes de adoptar pondere se tem condi&ccedil;&otilde;es para o fazer.</p>
<p><a href="http://www.espacito4patas.com">www.espacito4patas.com</a></p>
<p><a href="http://espacito4patas.com/forum/index.p ... d"></a></p>
mjoaocunha
Membro Veterano

sábado out 09, 2010 12:29 am

nicasxi Escreveu:
Arguida Escreveu:Ap TAMBÉM uma forma de nos "abrir os olhos" para o problema real de que ao nos envolvermos na ajuda aos animais ... muito facilmente se perde o "norte" e frequentemente (mais dos que as desejáveis) sem nos apercebermos estamos de tal forma "metidos" que a nossa vida dá uma volta tal e a certa altura só vemos animais à frente ... só sabemos falar de animais ... as nossas "economias" vão-se e ... dá-se cabo duma vida ... A NOSSA.

Sem pensar muito ... e só por alto ... poderia dar 5 ou 6 exemplos do que acima referi.

!
Embora , com a leitura do tal email, eu não tivesse tido esta interpretação deixo aqui esta nota de mérito.
O tópico que a MJ abriu , o texto que publicou já teve este mérito: o de permitir esta abordagem. E aqui , há muito pano para mangas e pode sair daqui um " debate" que, quem sabe, ás tantas pode ajudar algumas " alminhas caridosas " a pensar .
Bem postado Arguida ! :wink:
eh pá não resisto, quero colocar em negrito a parte q quero referir e não consigo. Q chatice, mas aqui vai:
- uma das partes q considerei uma vmais valia neste email é a consciência de q ajudar animais é de tal modo absorvente q rápidamente perdemos o norte, é necessário tb q todas as pessoas q já perderam o norte, nas quais me incluiu infelizmente, alertem outras q vão pelo mm caminho.

Chequei tarde à conclusão, mas cheguei a tempo pq ainda estou vivinha e posso e estou a mudar muita coisa.

Vcs não imaginam a quantidade de animais q entram diuáriamente no canil, gatos entao nem se fala e nós ficamos impotentes. Por isso agora sou eu q peço: antes de darem animais ESTERILIZEM POR FAVOR.
<p><strong>Adopte um&nbsp;animal do canil, ter&aacute; um amigo para toda a vida.</strong></p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado out 09, 2010 4:41 am

Acho mal que tenha retirado o mail inicial.
Sem ele, as pessoas não percebem do que se trata.

Passo,pois a transcrever o texto original :
Fiz voluntariado num canil municipal durante uns 8 anos.

Sei que mudei o destino de centenas de animais (cães e gatos). Da morte certa passaram (espero eu) para uma nova oportunidade de vida. Sim, fiz acordos de adopções. Sim, escolhi da melhor forma que soube os donos. Só entreguei animais a pessoas que me inspiraram confiança. As fêmeas adultas eram estregues já esterilizadas. Sim, cheguei a ser insultada e ameaçada por pessoas a quem recusei animais. Não, não consegui seguir em condições todos (eu diria até a maioria) dos processos de adopção. Foram imensos! Conheço pessoalmente (ou fiquei a conhecer) os donos (ou novos donos) de imensos animais que dei e ainda visito alguns e recebo notícias e fotos de outros. Claro que fiquei com imensos animais comigo. Claro que fiquei com animais a mais... As complicações surgiam todos os dias.... Bébés recém-nascidos sem mães, mães com bébés muito pequeninos que não aguentavam as condições do canil e que morriam se não saissem de lá para fora, animais atropelados e em sofrimento (sem qualquer assistência): patas partidas, ancas, coluna partida (!?) e até tiros - vi de tudo! Fiz o que pude e o que não podia também. Atolei-me em animais e em dívidas no veterinário. Perdi a conta ao número de animais que retirei do canil: adultos, bébés, saudáveis, doentes, atropelados..... Horas sem fim a dar de biberão, tratar sarnas e tentar safar doentes....

É impossível a quem goste verdadeiramente de animais virar as costas e conseguir dormir. Saber que no dia seguinte aqueles olhos já não estavam lá para olhar para mim :(((((( Apesar de todos os apelos e de todos os esforços na divulgação massiva dos animais (não de todos mas de alguns) que estavam para abate, muitos não tinham a sorte de sair de lá e tentar outra vida. Foram condenados e executados pelo simples facto de existirem: não é justo! Só quem passa por isto sabe o mal que nos faz: a impotência perante a triste realidade dá uma raiva imensa e uma tristeza infindável. Uns apanhados na via pública outros entregues pelos próprios donos(?).......sem comentários em relação a isso..... Cães sem raça (resmas deles), cães de raça (dobermans, rots, pits, huskies, dálmatas, caniches, pastores, labradores e até weimarainer), gatos de todos os tipos..... Olhos tristes, alguns agressivos pelo medo e desespero de não perceberem o que estavam ali a fazer.....quantos deviam estar à espera de que o dono que os deixou lá voltasse para os buscar? Não imaginam a quantidade de animais que entram no canil todos os dias e a quantidade de chamadas que recebem todos os dias para ir apanhar mais...

Sinto que uma parte da minha alma morreu com todos aqueles a quem não consegui acudir :(((((((( Já há mais de 2 anos que me forcei a deixar de ir ao canil por falta de condições financeiras para poder continuar, no entanto não consigo evitar que as lágrimas me corram abundantemente pela cara abaixo enquanto escrevo isto pois as marcas que ficaram são para toda a vida.

A única forma de tentar mudar isto é pela consciencialização: é preciso ESTERILIZAR!
Sempre esterilizei todas as fêmeas adultas que dei e esterilizei muitas gatas e cadelas sem dono (e com dono também porque muita gente não está para gastar dinheiro com isso :(((((( ). Claro que em determinada altura chegou o ponto de ruptura e tive de parar: o dinheiro esticou, esticou até não dar mais mas não me arrependo nada de ajudar cada um destes maravilhosos bichos. Continuo, obviamente, a ajudar os que me aparecem no caminho: ainda a semana passada apanhei uma gatinha bébé que miava desesperada perto de minha casa e, no mesmo dia, apanhei um gato adulto atropelado na auto-estrada que ainda estava vivo e que sobreviveu apesar de lhe ter sido amputada uma pata traseira. Este trabalho não tem fim :))))

ESTERILIZEM!

Não partam do princípio que é muito caro: felizmente há veterinários que são sensíveis a esta causa e praticam bons preços

Não adianta alimentar animais de rua e colónias se não se esterilizar: o alimento é essencial mas eles vivem bem melhor se forem 4 ou 5 e não 20 ou 30....... e as cadelas em cio? já pensaram no sofrimentos delas quando andam 15 dias em cio a ser perseguidas por uma matilha de cães e nem conseguem descansar? Lembro-me muitas vezes do olhar de exaustão e gratidão da Lusa quando a apanhei em cio numa estação de serviço (com ou 5 ou 6 cães em cima dela, alguns enormes comparados com ela? e os que nascem na rua para pasar fome, frio, ser agredidos, ser atropelados e acabar mortos em agonia na valeta perante a indiferença de quem passa?

ESTERILIZEM POR FAVOR!

Só assim se consegue diminuir o número de animais em sofrimento.... e enquanto for fácil arranjar um cão ou um gato muita gente não lhes dá o devido valor
Quanto a quem se empenha a diminuir os outros para se autopromover, sou insensível.
E estou farta das tretas.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

sábado out 09, 2010 6:21 am

nicasxi Escreveu:Há voluntariado e VOLUNTARIADO.
Conheço as duas vertentes e afianço que a diferença é abismal.
Uma coisa é " vestir uma camisola " e lutar por um ideal, fazendo pressão com os argumentos certos, com o conhecimento aprofundado da situação. Outra é vestir a camisola para outros verem, embandeirar acções , apregoar em estandarte o que se faz ( e muitas vezes não faz ) e apresentar isso como argumento...
Desde quando é que aquilo que eu faço é argumento para outros o fazerem tambem ???????
Um testemunho ? Os numeros de animais que entram, os numeros dos abandonos, as milhentas histórias DE CADA UM desses animais. Não o numero de animais que ajudei, nem as dores de costas que trouxe do canil ou as noites que passei sem dormir... isso é meu e por opção minha. Não serve de argumento para nada.

Subscrevo.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

sábado out 09, 2010 6:27 am

aisd Escreveu:
Quanto a quem se empenha a diminuir os outros para se autopromover, sou insensível.
E estou farta das tretas.

O objectivo é não ter chatices.
Se não querem ter chatices porque tem um cão ?
Compre uma playstation, que não precisa de passear, que não ladra e não faz necessidades e também diverte.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado out 09, 2010 7:31 am

E o que tem isto a ver com as esterilizações ?
Foi para praticar o Quote ?
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
dolfa
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 7:21 pm

sábado out 09, 2010 10:16 am

Ó Maria João, coloque lá aqui o texto, se faz favor e depois abstenha-se de comentar mais nada porque já o fez e n vale a pena refutar as opiniões dos outros, cada um pensa de sua maneira mas o que interessa é que muitos tomem conhecimento do que é trabalhar como voluntária num canil e dos "riscos" fisicos e emocionais que se corre bem como do orgulho enorme que devem sentir quando conseguem a adopcão para mais um ou a esterelização para mais outro...
É um testemunho e um apelo o desse senhora e se n tem o ego polido depois disso, eu gostaria de o polir mais um bocadinho porque n há ninguem que n goste disso.
Acho muito válido quem ajuda animais e n frequenta redes sociais, assim como acho válido quem os ajuda e fala sobre isso, n faz dessas pessoas menos dignas ou menos merecedoras, ainda por cima neste apelo n vi nenhum nib pessoal.
Estou completamente de acordo com a LuMaria quando diz "então agora quem ajuda já n o pode dizer?" ... sem que seja acusada de querer ser protagonista ou de querer que se lhe amacie o ego?

Eu n sei se essa senhora gosta de protagonismo mas eu gosto, de protagonizar coisas boas e tb faz bem ao meu ego darem o respectivo valor, é pelo incentivo e o elogio que se avança, se estiverem sempre a negativizar as coisas, é desmotivante, em todas as áreas...
Se os animais estão em primeiro lugar? Pois é por eles que se começa e no final serão eles quem mais beneficia.
Neste caso em concreto, beneficiaram muitos animais e á suposta "pedinte de amaciamento do ego", resta-lhe fazer apelos porque já n consegue fazer mais...
Eu se fosse cadela agradecia a esta senhora.
<strong>Se voc&ecirc; for capaz</strong> de perdoar quando descarregam em si,por motivos pelos quais n&atilde;o tem culpa nenhuma, de aceitar criticas e censuras sem ressentimentos,<strong>ent&atilde;o meu amigo voc&ecirc; &eacute; quase t&atilde;o bom quanto o seu c&atilde;o. _______________________________________________________________ Nunca s&atilde;o demais os amigos dos animais&nbsp; By Dolfa :) :) :) Tufinho, meu gatinho querido...a tua aus&ecirc;ncia &eacute;&nbsp; t&atilde;o dolorosa, meu amigo, meu companheiro :((( &nbsp;</strong><a target="_blank" href="http://www.youtube.com/watch?v=mzMW3_M3 ... M3NeU&nbsp; </a> Animais de Barcelos <strong>

Os animais n&atilde;o s&atilde;o como n&oacute;s, mas s&atilde;o...suficientemente parecidos connosco para que sejam inclu&iacute;dos na comunidade moral.</strong>
VascoMV
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 7:34 pm

sábado out 09, 2010 10:37 am

dolfa Escreveu:
Neste caso em concreto, beneficiaram muitos animais e á .
Alegadamente.
dolfa
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 7:21 pm

sábado out 09, 2010 11:01 am

Vamos acreditar que sim...
Nem todos podem ser vigaristazões e aproveitadores, era mau demais!!
Se bem que ultimamente aqui na Arca haja cada vez mais disso, desde os hoteis, ás Fat, ás Far, aos canis, ás Associações, aos vet, enfim...
É um lugar comum dizer que os prejudicados são os animais mas é só o que me ocorre, no entanto tb há excelentissimas pessoas na ajuda dos mesmos e não, n tou a falar em mim :twisted: :lol: graças a Deus tenho a consciencia de que n posso fazer grande coisa e depois a minha vida n roda só em volta dos animais mas entendo quem faça essa escolha e n condeno...dá-me é vontade de esganar quem particular ou "empresa", lucra e retira migalhas aos animais!!! Esses vigaros dão-me nojo. Quem conhece situações dessas, deveria actuar legalmente, com denuncia e posterior processo-crime, para que de uma vez por todas apareçam condenações e coimas porque os animais n estão "abaixo" da minha cadeira da cozinha.
<strong>Se voc&ecirc; for capaz</strong> de perdoar quando descarregam em si,por motivos pelos quais n&atilde;o tem culpa nenhuma, de aceitar criticas e censuras sem ressentimentos,<strong>ent&atilde;o meu amigo voc&ecirc; &eacute; quase t&atilde;o bom quanto o seu c&atilde;o. _______________________________________________________________ Nunca s&atilde;o demais os amigos dos animais&nbsp; By Dolfa :) :) :) Tufinho, meu gatinho querido...a tua aus&ecirc;ncia &eacute;&nbsp; t&atilde;o dolorosa, meu amigo, meu companheiro :((( &nbsp;</strong><a target="_blank" href="http://www.youtube.com/watch?v=mzMW3_M3 ... M3NeU&nbsp; </a> Animais de Barcelos <strong>

Os animais n&atilde;o s&atilde;o como n&oacute;s, mas s&atilde;o...suficientemente parecidos connosco para que sejam inclu&iacute;dos na comunidade moral.</strong>
mjoaocunha
Membro Veterano

sábado out 09, 2010 11:21 am

dolfa Escreveu:Ó Maria João, coloque lá aqui o texto, se faz favor e depois abstenha-se de comentar mais nada porque já o fez e n vale a pena refutar as opiniões dos outros, cada um pensa de sua maneira mas o que interessa é que muitos tomem conhecimento do que é trabalhar como voluntária num canil e dos "riscos" fisicos e emocionais que se corre bem como do orgulho enorme que devem sentir quando conseguem a adopcão para mais um ou a esterelização para mais outro...
É um testemunho e um apelo o desse senhora e se n tem o ego polido depois disso, eu gostaria de o polir mais um bocadinho porque n há ninguem que n goste disso.
Acho muito válido quem ajuda animais e n frequenta redes sociais, assim como acho válido quem os ajuda e fala sobre isso, n faz dessas pessoas menos dignas ou menos merecedoras, ainda por cima neste apelo n vi nenhum nib pessoal.
Estou completamente de acordo com a LuMaria quando diz "então agora quem ajuda já n o pode dizer?" ... sem que seja acusada de querer ser protagonista ou de querer que se lhe amacie o ego?

Eu n sei se essa senhora gosta de protagonismo mas eu gosto, de protagonizar coisas boas e tb faz bem ao meu ego darem o respectivo valor, é pelo incentivo e o elogio que se avança, se estiverem sempre a negativizar as coisas, é desmotivante, em todas as áreas...
Se os animais estão em primeiro lugar? Pois é por eles que se começa e no final serão eles quem mais beneficia.
Neste caso em concreto, beneficiaram muitos animais e á suposta "pedinte de amaciamento do ego", resta-lhe fazer apelos porque já n consegue fazer mais...
Eu se fosse cadela agradecia a esta senhora.
Deixe-me elogiá-la, só um pouquinho, vá lá....
A Dolfa é daquelas pessoas q tudo o q escreve parece-me daquelas laranjas super sumarentas.
Uma sabedoria, uma maneira de dizer o q pensa q caí bem, faz-nos pensar, enfim...se escrever um dia um livro diga q eu vou comprar posde crer.

(vou colocar o texto inicial, embora me tenha arrependido de abrir o tópico e já a aisd o colocou, pq é um email q anda a correr)

Olhe Dolfa sabe que mais??? obrigada por ser como é.
:D
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sábado out 09, 2010 11:29 am

Eu vejo esta questão assim:
Se estas pessoas muito boas, que ajudam os animais desinteressadamente, unica e exclusivamente movidas pela grande paixão que dizem ter, fizessem o que o coração lhes manda sem fazer alarde disso mesmo , uma grande parte dessas Fats, Fars , Associações , Vets e Hoteis burlões não existiriam. Porque as alminhas auxiliadoras das alminhas boas , por desconhecimento, já não lhes imporiam mais e mais animais para salvar.
Eu não duvido da genuidade de intenções destas pessoas. O pior são as aproveitadoras , que á laia de rémulas, se colam a elas e as fazem entrar por um caminho de onde dificilmente encontram a saída.
E lá está entram por aí porque gostam de afagos ao ego.
É bom , eu sei, ver o nosso trabalho , a nossa dedicação reconhecida. Mas caramba, não o vêm nos olhos do animal ajudado ? Não o vêm nos olhos do adoptante capaz que arranjaram para esse animal ? Não o vêm na alegria e na saude demonstradas pelos animais , quando os vão visitar posteriormente ? Se não.... então que raio de grandes obras são essas que fizeram e que merecem elogios ??????
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
mjoaocunha
Membro Veterano

sábado out 09, 2010 11:40 am

nicasxi,
Já me apercebi q há quem goste de lustro, há quem colecione adopções, mas garanto-lhe q este caso não é nada disso.
Interessa sim tirar o restante sumo do email e pode crer q tem muito
. :D
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado out 09, 2010 11:58 am

Mj a pessoa que escreveu o texto sabe que o texto está aqui?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”