Fiz voluntariado num canil municipal durante uns 8 anos.
Sei que mudei o destino de centenas de animais (cães e gatos). Da morte certa passaram (espero eu) para uma nova oportunidade de vida. Sim, fiz acordos de adopções. Sim, escolhi da melhor forma que soube os donos. Só entreguei animais a pessoas que me inspiraram confiança. As fêmeas adultas eram estregues já esterilizadas. Sim, cheguei a ser insultada e ameaçada por pessoas a quem recusei animais. Não, não consegui seguir em condições todos (eu diria até a maioria) dos processos de adopção. Foram imensos! Conheço pessoalmente (ou fiquei a conhecer) os donos (ou novos donos) de imensos animais que dei e ainda visito alguns e recebo notícias e fotos de outros. Claro que fiquei com imensos animais comigo. Claro que fiquei com animais a mais... As complicações surgiam todos os dias.... Bébés recém-nascidos sem mães, mães com bébés muito pequeninos que não aguentavam as condições do canil e que morriam se não saissem de lá para fora, animais atropelados e em sofrimento (sem qualquer assistência): patas partidas, ancas, coluna partida (!?) e até tiros - vi de tudo! Fiz o que pude e o que não podia também. Atolei-me em animais e em dívidas no veterinário. Perdi a conta ao número de animais que retirei do canil: adultos, bébés, saudáveis, doentes, atropelados..... Horas sem fim a dar de biberão, tratar sarnas e tentar safar doentes....
É impossível a quem goste verdadeiramente de animais virar as costas e conseguir dormir. Saber que no dia seguinte aqueles olhos já não estavam lá para olhar para mim

((((( Apesar de todos os apelos e de todos os esforços na divulgação massiva dos animais (não de todos mas de alguns) que estavam para abate, muitos não tinham a sorte de sair de lá e tentar outra vida. Foram condenados e executados pelo simples facto de existirem: não é justo! Só quem passa por isto sabe o mal que nos faz: a impotência perante a triste realidade dá uma raiva imensa e uma tristeza infindável. Uns apanhados na via pública outros entregues pelos próprios donos(?).......sem comentários em relação a isso..... Cães sem raça (resmas deles), cães de raça (dobermans, rots, pits, huskies, dálmatas, caniches, pastores, labradores e até weimarainer), gatos de todos os tipos..... Olhos tristes, alguns agressivos pelo medo e desespero de não perceberem o que estavam ali a fazer.....quantos deviam estar à espera de que o dono que os deixou lá voltasse para os buscar? Não imaginam a quantidade de animais que entram no canil todos os dias e a quantidade de chamadas que recebem todos os dias para ir apanhar mais...
Sinto que uma parte da minha alma morreu com todos aqueles a quem não consegui acudir

((((((( Já há mais de 2 anos que me forcei a deixar de ir ao canil por falta de condições financeiras para poder continuar, no entanto não consigo evitar que as lágrimas me corram abundantemente pela cara abaixo enquanto escrevo isto pois as marcas que ficaram são para toda a vida.
A única forma de tentar mudar isto é pela consciencialização: é preciso ESTERILIZAR!
Sempre esterilizei todas as fêmeas adultas que dei e esterilizei muitas gatas e cadelas sem dono (e com dono também porque muita gente não está para gastar dinheiro com isso

((((( ). Claro que em determinada altura chegou o ponto de ruptura e tive de parar: o dinheiro esticou, esticou até não dar mais mas não me arrependo nada de ajudar cada um destes maravilhosos bichos. Continuo, obviamente, a ajudar os que me aparecem no caminho: ainda a semana passada apanhei uma gatinha bébé que miava desesperada perto de minha casa e, no mesmo dia, apanhei um gato adulto atropelado na auto-estrada que ainda estava vivo e que sobreviveu apesar de lhe ter sido amputada uma pata traseira. Este trabalho não tem fim

)))
ESTERILIZEM!
Não partam do princípio que é muito caro: felizmente há veterinários que são sensíveis a esta causa e praticam bons preços
Não adianta alimentar animais de rua e colónias se não se esterilizar: o alimento é essencial mas eles vivem bem melhor se forem 4 ou 5 e não 20 ou 30....... e as cadelas em cio? já pensaram no sofrimentos delas quando andam 15 dias em cio a ser perseguidas por uma matilha de cães e nem conseguem descansar? Lembro-me muitas vezes do olhar de exaustão e gratidão da Lusa quando a apanhei em cio numa estação de serviço (com ou 5 ou 6 cães em cima dela, alguns enormes comparados com ela? e os que nascem na rua para pasar fome, frio, ser agredidos, ser atropelados e acabar mortos em agonia na valeta perante a indiferença de quem passa?
ESTERILIZEM POR FAVOR!
Só assim se consegue diminuir o número de animais em sofrimento.... e enquanto for fácil arranjar um cão ou um gato muita gente não lhes dá o devido valor