Animal de estimação (ajuda na escolha)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Erase14
Mensagens: 6
Registado: domingo out 10, 2010 9:15 pm

domingo out 10, 2010 9:22 pm

Boas, eu sou um estudante e neste momento vivo numa casa partilhada com 3 pessoas e tenho um quarto só para mim. Raramente vejo o pessoal de casa devido aos nossos horários e queria arranjar um animal de estimação.
Eu sempre quis ter um animal de estimação assim para o mais exótico, nomeadamente uma tarantula, mas nunca me deixarem ter tal animal. Agora queria arranjar um animal que desse para me fazer companhia e que me ocupasse o resto do tempo. O problema que se põe é que o unico espaço seria o meu quarto visto que os restantes habitantes da casa poderiam não achar piada. Daqui da lista de animais dos exóticos e para um pricipiante que animal me aconselhariam?
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo out 10, 2010 9:55 pm

Só um ponto... estás longe de casa? Contas em viajar até casa ao fim de semana? Pergunto isto porque se vais ter de transportar o animal contigo tens de ter isso em conta. Se for animal de gaiola terás de ter uma em casa dos pais e uma na casa de estudante. Se for de terrário não sei... e de aquário parece-me difícil. Deixar o animal o fim de semana todo sozinho... Epa não sei se há por aí quem faça, mas eu não conseguia.

E contas viajar de carro, comboio, autocarro?...
É que, por exemplo, no comboio podes levar o animal ao teu lado na transportadora, mas de autocarro não, tem de ir no meio da bagagem, o que pode ser mesmo traumatizante.

Tens ainda o factor stress. Tenta reduzir o stress das viagens ao máximo, e podem mesmo haver espécie que não o aguentem, e aí mais vale não as ter.

E agora que é início do ano lectivo tens muito tempo livre, mas daqui a poucas semanas vais estar inundado com trabalho...

Bem, lá vou puxar a brasa à minha sardinha. :twisted:
Duas ratazanas domésticas do mesmo sexo.
http://fancyratsportugal.wordpress.com/

Ah, não te esqueças, qualquer que seja a espécie, que pode precisar de cuidados veterinários a qualquer hora, e convém ver se há um vet disposto a tratar exóticos na tua área antes que seja necessário :wink:
ice2
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: sábado out 18, 2008 8:31 pm

domingo out 10, 2010 10:15 pm

Ola,
aconselho gerbo da mongolia, ratazanas, hamster.
Os gerbos são muito meiguinhos, tenho um há 2 anos e meio e é muito meiguinho, nunca me ferrou, come na minha mão.
Tambem já tive hamster meigos tambem.
Ratazanas nunca tive, mas já ouvi dizer que são meigas.
Espero ter ajudado.
:) :)
Erase14
Mensagens: 6
Registado: domingo out 10, 2010 9:15 pm

domingo out 10, 2010 10:37 pm

Na questão de transportes e fins-de-semana não haveria problema que eu devido à distancia irei muitas poucas vezes a casa se for apenas nas férias e aí teria que trazer comigo mas não haveria problema.
Obrigado pela sugestão da ratazana, até é uma boa opção mas se a trouxesse a casa não sei se iria sobreviver visto que tenho um persa na casa dos pais e um cão e não sei se eles iriam aceitar bem uma ratazana. O problema é que o gato adora-me e dorme comigo e aí teria de deixar de dormir comigo e iria ser problemático ele não iria achar muita piada eu 'troca-lo' é bastante ciumento teria que o deixar na casa de estudante e não queria deixar o animal sozinho. Talvez a ratazana em termos de alimentação seria mais dependente de mim que um outro animal exótico, sei por uma conhecida que a tarantula é alimentada uma vez por semana por exemplo.
A questão do tempo para o animal é relativa eu sempre consegui arranjar bastante tempo para o cão e gato.
A ratazana em termos de cheiros é muito mal cheirosa, a gaila fica a cheirar mal? Que iria ficar comigo no quarto e é animal fácil de se encontrar? Que preços, é de quanto a quanto?

Obrigado pelas sugestões e continuem com elas!
chinchilavis
Membro Veterano
Mensagens: 1074
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

domingo out 10, 2010 10:48 pm

Não me leves a mal, mas tendo em conta o que dizes e as condições e já teres um gato...não te aconselho nenhum animal. A sério.
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo out 10, 2010 10:54 pm

O preço da ratazana é em média 5 euros, encontras mais barato e mais caro. Mas o que tens de ter em conta é a gaiola, que pode ficar entre os 30, 60, dependendo do que queres.
A ratazana em si não deita cheiro nenhum, tens é de limpar a gaiola praí uma vez por semana. Eu tenho as minhas no quarto. Epa, deixei-te um link com info, se estás interessado, lê xD

Ter cão e gato não é problema nenhum, e as condições da vida de estudante, tive as minhas ratz assim, tinha amigos universitários com cães e gatos. Depende apenas da responsabilidade do dono.
Última edição por marianamar em domingo out 10, 2010 11:03 pm, editado 1 vez no total.
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo out 10, 2010 11:00 pm

Porque não fazes antes um post no fórum "répteis e anfíbios"? Parece mais aquilo em que estás interessado, não?
Erase14
Mensagens: 6
Registado: domingo out 10, 2010 9:15 pm

domingo out 10, 2010 11:38 pm

Tenho um gato mas não o tenho comigo. Tenho-o em casa dos meus pais, o que eu queria era um animal para ter comigo onde actualmente vivo e onde será a minha casa nos próximos anos.

Na questão dos repteis e anfibios seria talvez a minha preferencia a um roedor mas nunca tive um, já manusei cobras mas não eram minhas e punham-mas nas mãos. Tenho um pouco receio do manusear o reptil e da dentada, caso fosse uma cobra. Dentada de roedor sei que é dolorosa, mas já a conheço e já levei uma dentada do meu papagaio que ia ficando com um buraco para um piercing. Agora de dentade de cobra tenho receio, e outro tipo de repteis não tenho experiencia. Apenas tenho experiencia com mamíferos (Canideos e felinos, principalmente) e aves.

Agora resta-me ver que sugestões me vão dando, já que estou longe de casa e sem companhia do gato ou papagaio para falar. Arranjar um outro parceiro/a. Obrigado pela sugestão do forúm dos repteis/anfibios irei pensar nisso, mas não sei não xD
kitten
Membro Veterano
Mensagens: 5667
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Localização: muitos !!!!!

segunda out 11, 2010 9:53 am

Qual é o drama de ter gato e ratazana??? A ratazana está na gaiola o gato não, nem o cão, logo não vejo qual a dificuldade.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
omegaa
Membro Veterano
Mensagens: 1028
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

segunda out 11, 2010 10:37 am

chinchilavis Escreveu:Não me leves a mal, mas tendo em conta o que dizes e as condições e já teres um gato...não te aconselho nenhum animal. A sério.
so what? :? na minha casa em Vila Real já tive um gato em FAT, tinha ratazanas e nunca aconteceu nada. aliás, aconteceu, o Jack levou uma valente dentada na unica vez que lá foi meter o nariz! :lol: :lol:

as ratazanas não cheiram mal, desde que a gaiola seja limpa regularmente. é um animal bastante sociável e que interage bastante com o dono. o unico senão é mesmo uma curta esperança média de vida...
chinchilavis
Membro Veterano
Mensagens: 1074
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

segunda out 11, 2010 1:04 pm

omegaa Escreveu:
chinchilavis Escreveu:Não me leves a mal, mas tendo em conta o que dizes e as condições e já teres um gato...não te aconselho nenhum animal. A sério.
so what? :? na minha casa em Vila Real já tive um gato em FAT, tinha ratazanas e nunca aconteceu nada. aliás, aconteceu, o Jack levou uma valente dentada na unica vez que lá foi meter o nariz! :lol: :lol:

as ratazanas não cheiram mal, desde que a gaiola seja limpa regularmente. é um animal bastante sociável e que interage bastante com o dono. o unico senão é mesmo uma curta esperança média de vida...
Mas quem disse que o problema era a limpeza?
Não tem nada a ver com isso. Em 1º lugar, ele agora está naquela casa mas pode ter de mudar de casa e não aceitarem animais lá. Pode acontecer os restantes ocupantes não gostarem de animais e dizerem ao dono da casa e pô-lo fora de casa. As viagens são um problema. Até pode ter um animal que possa ficar sozinho. Qual? Chinchilas não podem ficar (deixei uma ou 2 vezes o meu Teco sozinho e ele não comeu),os restantes não sei... Se vai andar de transporte público não vai andar com um animal às costas. Quando chegar o Natal como faz?deixa-o sozinho 2 semanas? É tudo muito bonito agora porque está a conhecer novas pessoas e pode estar a ter dificuldades de adaptação, daí a necessidade de ter um animal. Mas quando assimilar a vida de estudante, há coisas que não pode descurar.
Quanto ao gato, por muitos cuidados que se tenham, há sempre a possibilidade de um animal fugir e ser perseguido. Para isso basta ter o cuidado de fechar a porta quando está a mudar a gaiola. Esse nem era o maior problema. O problema é o resto!
omegaa
Membro Veterano
Mensagens: 1028
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

segunda out 11, 2010 1:22 pm

mas eu tb não disse que o problema era a limpeza e higiene, referi foi a situação de ele não poder ter um animal porque já tem um gato.

como ele referiu que tem o gato em casa dos pais e que o animal que arranjar irá ficar na casa que alugou enquanto está na faculdade (julgo eu), acho que não há inconveniente nenhum em adoptar um animal.

Erase, o melhor será falar primeiro com os seus colegas de casa e saber se eles concordam ou as reservas de cada um quanto a ter animais em casa. pergunte ao dono da casa se permite animais na casa. há senhorios que não permitem.

o ideal é mesmo um animal de gaiola ou de terrário. imaginemos que arranja por ex: um coelho (hipoteticamente). teria que manter uma gaiola na sua casa e uma na casa dos seus pais. para transportar os animais ao fim de semana (se for caso disso) ou nas férias usaria uma pequena transportadora que pudesse levar ao colo no autocarro ou comboio.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda out 11, 2010 1:31 pm

Erase, está a começar o primeiro ano, não é?

O meu conselho é que não se precipite a arranjar um animal. Rapidamente começará a enturmar-se, a arranjar amigos, a combinar saídas e a entrar em pleno na vida académica e o animal passa para segundo plano.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

chinchilavis
Membro Veterano
Mensagens: 1074
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

segunda out 11, 2010 1:35 pm

omegaa Escreveu:mas eu tb não disse que o problema era a limpeza e higiene, referi foi a situação de ele não poder ter um animal porque já tem um gato.

como ele referiu que tem o gato em casa dos pais e que o animal que arranjar irá ficar na casa que alugou enquanto está na faculdade (julgo eu), acho que não há inconveniente nenhum em adoptar um animal.

Erase, o melhor será falar primeiro com os seus colegas de casa e saber se eles concordam ou as reservas de cada um quanto a ter animais em casa. pergunte ao dono da casa se permite animais na casa. há senhorios que não permitem.

o ideal é mesmo um animal de gaiola ou de terrário. imaginemos que arranja por ex: um coelho (hipoteticamente). teria que manter uma gaiola na sua casa e uma na casa dos seus pais. para transportar os animais ao fim de semana (se for caso disso) ou nas férias usaria uma pequena transportadora que pudesse levar ao colo no autocarro ou comboio.
Pois, é esse o problema. Há pessoas que não aceitam animais em casa... e depois ficar sozinho muito tempo, não é boa ideia. Há senhorios que quando se pergunta se pode haver um animal, pensam logo em cães e gatos...
Tem de ser um animal que não faça barulho.
Outro conselho, se decidir mesmo ter um animal, e visto que tem um quarto só para si, aconselho a deixar a porta trancada quando não está em casa. Há pessoas que dizem que não se importam e por trás...
Não estou a dizer que aconteça mas...
Tendo em conta a situação, não sei qual aconselho. Mas sei que não deve ter uma chinchila.
omegaa
Membro Veterano
Mensagens: 1028
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

segunda out 11, 2010 2:05 pm

eu dou um exemplo de um bom animal... uma cobra! enquanto pequenas podem ficar num faunário. precisa de um cabo ou um tapete de aquecimento, papel absorvente no faunário, um esconderijo e um recipiente com água. não é um animal dispendioso, não faz barulho, não tem que ir à rua, não precisa que o dono esteja sempre de olho nele...

é uma boa escolha. além de que tem um bom leque de espécies por onde escolher. pesquise sobre isso! :wink:
Responder

Voltar para “Exóticos”