Desisti do Tigradinho!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

segunda ago 30, 2010 4:20 pm

Boa tarde!

Nos últimos tempos tem aparecido na casa dos meus avós um gatinho tigrado que é conhecido como "o gato do caixote de lixo", uma vez que o seu poiso habitual é junto a dois caixotes de lixo que ficam nas proximidades de um restaurante local. Eu comecei a alimenta-lo ao fim-de-semana quando vou lá visita-los. Ele foi permitindo que eu me aproximasse cada vez mais e, ontem à noite, deixou que lhe fizesse festas. É um macho ainda jovem e apesar de não ter dono não está propriamente magro. Tem uns belíssimos olhos verdes e uma forma de miar muito meiga.

Pela forma como reagiu à minhas festas julgo que poderia perfeitamente ser adoptado. Infelizmente não posso fazer nada por ele além de dar-lhe comida quando lá vou ao fim de semana. A minha situação socioeconómica não me permite adoptar mais nenhum gato além dos dois que já tenho.
Última edição por June76 em terça fev 22, 2011 4:45 am, editado 1 vez no total.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda ago 30, 2010 8:05 pm

June, e tirar-lhe umas fotografias e abrir um tópico para adopção? Está difícil, mas não se perde nada em tentar...
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
June76
Membro Veterano

segunda ago 30, 2010 10:33 pm

Tassebem,

Eu posso tentar tirar-lhe uma foto no proximo fim-de-semana se ele aparecer por lá.

Sinceramente nem sei porque abri este tópico, mas já vi aqui no forum alguns exemplos de gatos que viviam na rua e conseguiram arranjar um lar mesmo depois de adultos. E aquele é tão querido!

Ele até pode ser feliz a viver na rua. Eu não devo ser a única pessoa a alimenta-lo, pois ele até está gordinho. É verdade que tem o hábito de entrar na cozinha e roubar alimentos e também deve caçar.
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

segunda ago 30, 2010 11:56 pm

Mas se lhe pudesse arranjar um lar, não corria tantos riscos de morrer atropelado ou de ser envenedado ou de lhe fazerem mal...

Infelizmente há muita gente maldosa que não gosta de animais e é muito bem capaz de se desfazer deles.

Tenho o caso de uma gatita de rua que começou por ser arisca e depois era um doce de gata. Infelizmente morreu atropelada... de propósito ou não, aconteceu :( com muita pena minha.

Também tive dois gatos que foram envenenados por uma vizinha minha (contado por ela própria, que disse ter envenenado uma data de gatos, além dos meus)

Não é para assustá-la, mas é a triste realidade. E por vezes até é muito mas muito pior...

Vá vigiando a gatita e faça como a Tassebem disse. Não perde nada. E é uma vida que salva da rua.
June76
Membro Veterano

terça ago 31, 2010 12:50 am

ambv,

Realmente ele corre imensos perigos na rua e eu gostava de arranjar-lhe um lar.

Uma vez que ele ontem já deixou que eu lhe tocasse, julgo que iria conseguir coloca-lo numa transportadora. O problema é que não conheço ninguém que queira adoptar um gato adulto e eu não posso ser FAT dele. Para alimenta-lo tem que ser às escondidas dos meus pais e dos meus avós, pois eles dizem que gostar tanto de gatos é uma doença.
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

quinta set 02, 2010 11:50 pm

Sei que deve doer ouvir dessas coisas à nossa própria familia, que é quem estão mais próximos de nós. Não vou dizer para não ligar, porque como dizo o nosso povo, quem não sente não é filho de boa gente.

Mas pense um bocadinho: a sua consiência dita-lhe que deve ajudar este menino, está a proceder bem. É o que acho. Vá alimentando o gatito, e com tempo epaciência verá que ele se vai aproximando cada vez mais de si. Sei-o por experiência de uma gatita que era arisca no princípio e depois era um doce. Se Deus quiser, e com a nossa ajuda, claro, há-de aparecer alguém que fique com o gatito.

Não desanime. Força! :wink: Com vontade, tudo se há-de arranjar.
June76
Membro Veterano

sexta set 03, 2010 3:48 am

ambv,

No próximo Domingo vou ver se consigo tirar umas fotos do tigradinho com o miar mais doce que já ouvi.

SE ele estivesse numa grande cidade talvez fosse mais fácil arranjar-lhe donos, mas ele encontra-se numa pequena localidade no interior do Algarve. No entanto, também é verdade que se não tentar nunca saberei...
June76
Membro Veterano

segunda set 06, 2010 12:40 pm

Eu não vi o tigradinho este fim-de-semana. Fiquei preocupada, pois no local onde ele costumava estar estão agora quatro ou cinco cães que devem ter sido abandonados recentemente. Espero que não lhe tenha acontecido nada de mal.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda set 06, 2010 1:05 pm

O mais certo é ter fugido... Mas pode ser que volte a aparecer.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
June76
Membro Veterano

terça set 07, 2010 2:03 pm

Coitadinho, deve ter ficado desiludido. Possivelmente foi a primeira vez que se deixou acarinhar por um ser humano e no dia seguinte eu já não estava lá para alimenta-lo e protegê-lo.

Já há quase 2 anos que ele era presença habitual junto àqueles contentores de lixo. Mas existem imensos perigos. A estrada é bastante movimentada, o dono da casa ao lado não gosta de gatos e agora ainda apareceram lá quase meia duzia de cães abandonados. Enfim, tomara que tenha fugido para um local mais seguro.
June76
Membro Veterano

segunda out 11, 2010 1:50 am

Este fim-de-semana o Tigradinho voltou a aparecer em casa dos meus avós. Fiquei tão contente por o ver que enchi-o de comida e de festas. Para um gato que viveu sempre na rua é extremamente afectuoso, até mia a pedir mimos. Merecia tanto ter um lar.

Ainda tentei tirar-lhe umas fotos para abrir um tópico para adopção, mas como era de noite, não ficaram em condições.
<p>"Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas t&ecirc;m sabedoria suficiente para manter isso em segredo." Mary Wilkins</p>
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

segunda out 11, 2010 9:51 am

Além de divulgar seria óptimo castrá-lo. Deste modo evita que desapareça para ir atrás de gatas ou que se meta em lutas com outros machos. Também depois de castrado estaria prontinho para adopção e possivelmente surgiriam mais interessados.
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
June76
Membro Veterano

quarta out 27, 2010 3:42 am

elsasmc Escreveu:Além de divulgar seria óptimo castrá-lo. Deste modo evita que desapareça para ir atrás de gatas ou que se meta em lutas com outros machos. Também depois de castrado estaria prontinho para adopção e possivelmente surgiriam mais interessados.
Elsa, eu não tenho mesmo possibilidades de mandar castra-lo. Neste momento, a única coisa que posso fazer por ele é alimenta-lo e fazer-lhe algumas festinhas, quando ele me vai visitar. Nos últimos fins-de-semana ele tem aparecido sempre. Apesar de aceitar as minhas festas, continua muito desconfiado, sopra bastante e já me mordeu os dedos com força diversas vezes. Provavelmente, não seria muito adequado para viver numa casa com crianças.

O Tigradinho, não foi abandonado. É um gato que sempre viveu na rua, portanto silvestre. Eu tenho pena de não poder ficar com ele, pois apesar dele ser bravo, desconfio que gosta de mim. Que não vai ao meu encontro só pela comida, que também aprecia as festinhas que lhe faço.

Como ultimamente ele só tem aparecido de noite a unica foto que lhe consegui tirar foi esta:

Imagem
<p>"Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas t&ecirc;m sabedoria suficiente para manter isso em segredo." Mary Wilkins</p>
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quarta out 27, 2010 1:03 pm

June e reportar a uma associação proxima ou gatil? Pode ser que o recolham e lhe arranjem um dono, pelo menos até lá não anda na rua ao frio agora no inverno.
June76
Membro Veterano

quinta out 28, 2010 1:56 am

99smiles Escreveu:June e reportar a uma associação proxima ou gatil? Pode ser que o recolham e lhe arranjem um dono, pelo menos até lá não anda na rua ao frio agora no inverno.
Não sei se o canil de Loulé recolhe animais nos campos, mas não me parece que o faça, pois mesmo na zona do canil há imensos gatos a viver na rua. E também tenho receio que o destino dele, caso entrasse no canil fosse a eutanásia.

Em Loulé existe também a Associação São Francisco de Assis, mas não sei exactamente qual é a sua função.

Eu julgo que onde ele está não tem problema em encontrar um local aconchegado para passar a noite. Caça também não lhe deve faltar, pois ele não está propriamente magro. É possível que ele até seja feliz assim, pois foi a única vida que conheceu.

O ideal era mesmo encontrar alguém aqui da zona que estivesse disposto a adoptar um gato adulto e ainda por domesticar. Mas isso é quase como acreditar no Pai Natal!
Responder

Voltar para “Gatos”