De www.catus.pt
Em Portugal o número de gatos errantes é muito grande. Tal acontece porque a taxa de natalidade desta espécie é muito elevada, porque muitos donos abandonam os seus animais de estimação, porque muitos donos irresponsáveis permitem que o gato na fase do cio saia livremente para a rua (dando origem a um elevado número de ninhadas), pelo clima ameno e também porque as autarquias locais não conseguem resolver, por si sós, o problema.
São muitas as pessoas que se preocupam em alimentar estes animais e são também cada vez mais aquelas que procuram fazer ainda um pouco mais, investindo em arranjar novos donos para os filhotes e em controlar a natalidade das colónias.
A CATUS apoia os voluntários e sócios que tratam colónias de gatos errantes, realizando campanhas de esterilização dos elementos das colónias.
A esterilização de gatas e gatos das colónias acompanhadas pelos nossos voluntários tem vindo a ser efectuada desde o ano 2000, através do Programa de Controlo de Natalidade.
Desde o início desta actividade a CATUS, com o apoio de muitas dezenas de médicos veterinários que gratuitamente operaram os animais e das clínicas veterinárias que cederam gratuitamente as instalações, esterilizou perto de 2.000 gatos, maioritariamente fêmeas.
O Trabalho responsável da CATUS ( para quem não tenha acedido ao site que esteve offline...)
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Olá
A CATUS tem mesmo desempenhado um bom trabalho na ajuda dos gatos de rua. É uma associação que deve ser apoiada e ajudada.
Beijokas
Kathleen
A CATUS tem mesmo desempenhado um bom trabalho na ajuda dos gatos de rua. É uma associação que deve ser apoiada e ajudada.
Beijokas
Kathleen
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
A CATUS é uma excelente associação, pena é que quem está á frente dela não o seja. Desculpem, eu sou sócia da CATUS, e a verdade é que infelizmente a Associação não está nos seus melhores dias graças á atitude de algumas pessoas que estão á sua frente.
O que digo digo sem rodeios e já o disse á própria direcção, já o disse a vários sócios . quanto aos objectivos da CATUS são sem dúvida os mais correctos e em algumas colónias tem sido realizado um trabalho fantástico. Mas se querem um pequeno conselho...no caso de terem que ajudar uma colónia não fiquem á espera da ajuda de uma associação. Ajam! 100 euros por mês (para uma esterilização, istos e não tiverem um preço especial) são apenas menos uns cafés, uns maços de tabaco, ou uns sapatos, ou outra treta qualquer que não nos é imprescindivel. Uma esterilização por mês já ajuda no sentido de controlar uma colónia. Não alimentem só os gatos, estão a alimentar um problema...dêm a pilula ás gatas, é super fácil, basta colocar dentro de um pouco de carne picada e atirar e ficar a ver se comeu ou não.
Não estejam á espera que as associações resolvam todos os problemas porque isso é impossível. A acção individual ou de grupos de amigos anónimos é essencial para ajudar a controlar a proliferação de gatos nas ruas.
Desculpem o testamento

O que digo digo sem rodeios e já o disse á própria direcção, já o disse a vários sócios . quanto aos objectivos da CATUS são sem dúvida os mais correctos e em algumas colónias tem sido realizado um trabalho fantástico. Mas se querem um pequeno conselho...no caso de terem que ajudar uma colónia não fiquem á espera da ajuda de uma associação. Ajam! 100 euros por mês (para uma esterilização, istos e não tiverem um preço especial) são apenas menos uns cafés, uns maços de tabaco, ou uns sapatos, ou outra treta qualquer que não nos é imprescindivel. Uma esterilização por mês já ajuda no sentido de controlar uma colónia. Não alimentem só os gatos, estão a alimentar um problema...dêm a pilula ás gatas, é super fácil, basta colocar dentro de um pouco de carne picada e atirar e ficar a ver se comeu ou não.
Não estejam á espera que as associações resolvam todos os problemas porque isso é impossível. A acção individual ou de grupos de amigos anónimos é essencial para ajudar a controlar a proliferação de gatos nas ruas.
Desculpem o testamento

<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am
Eu sou voluntária da Catus e faço parte do Nucleo Instalador da Margem Sul. O maior problema na minha opinião, é que realmente há muito boa vontade mas na prática torna-se complicado.
Ou seja, as associações fazem-se com pessoas, e não com palavras. Nós na margem Sul somos tão poucos, até aqui já tentei arranjar voluntários e nada!!
O que adianta dizer que bom trabalho que fazem, e depois o resto?
Continuamos com uma unica pessoa a poder ter gatinhos/gatos em casa. No verão a situação chegou a ser desesperante.
Somos uns 7 elementos e apesar de sermos poucos fizemos duas campanhas de sensibilização: uma em Agosto e outra em Setembro. A primeira no Forum Almada e a segunda no continente do Seixal.
Mais sinceramente não se consegue fazer com 7 elementos, sendo 2 deles os maiores sacrificados. Também ainda não conseguimos vet’s para nos ajudarem na Margem sul, só temos dois o que é pouco para a quantidade de gatos que existem..
Quanto à Direcção é-me irrelevante se há problemas ou não no seu seio, o que me interessa a mim e as acções que conseguimos praticar, com os poucos elementos que temos...
A única coisa que lamento é sermos tão poucos nesta causa...
A CATUS é uma boa associação sim. Faltam é mais meios HUMANOS, o resto são estórias...
Ou seja, as associações fazem-se com pessoas, e não com palavras. Nós na margem Sul somos tão poucos, até aqui já tentei arranjar voluntários e nada!!
Continuamos com uma unica pessoa a poder ter gatinhos/gatos em casa. No verão a situação chegou a ser desesperante.
Somos uns 7 elementos e apesar de sermos poucos fizemos duas campanhas de sensibilização: uma em Agosto e outra em Setembro. A primeira no Forum Almada e a segunda no continente do Seixal.
Mais sinceramente não se consegue fazer com 7 elementos, sendo 2 deles os maiores sacrificados. Também ainda não conseguimos vet’s para nos ajudarem na Margem sul, só temos dois o que é pouco para a quantidade de gatos que existem..
Quanto à Direcção é-me irrelevante se há problemas ou não no seu seio, o que me interessa a mim e as acções que conseguimos praticar, com os poucos elementos que temos...
A CATUS é uma boa associação sim. Faltam é mais meios HUMANOS, o resto são estórias...
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Olá Beta, parabéns pelo trabalho desenvolvido na margem Sul. Ás vezes uma equipa pequena tem melhores resultados a longo prazo que uma equipa grande. Na linha de Cascais há muitos voluntários, mas isolados e praticamente não há trabalho de equipa mas sim individual... o que interessa são os animais que se consegue ajudar, salvar o mundo está fora das nossas possibilidades, mas ajudar a esse objectivo está sempre ao nosso alcance!beta1969 Escreveu: Eu sou voluntária da Catus e faço parte do Nucleo Instalador da Margem Sul. O maior problema na minha opinião, é que realmente há muito boa vontade mas na prática torna-se complicado.
Somos uns 7 elementos e apesar de sermos poucos fizemos duas campanhas de sensibilização uma em Agosto e outra em Setembro. A primeira no Forum Almada e a segunda no continente do Seixal.
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am
Temos mesmo que funcionar em Grupo. Já imaginou alguêm com 20 e muitos gatos em casa, fazer divulgação da CATUS, fazer levantamento no terreno, tentar angariar sócios e voluntários, esterilizações?
As tarefas têm de estar divididas de forma a que se consiga fazer um pouco de tudo.
Fazemos reuniões periodicamente. Na útlima vez até fizemos duas reuniões com a mesma ordem de trabalhos, pois como todos temos vidas muito agitadas quem não foi num dia foi no outro...
Tem de ser assim, é pena é sermos tão poucos ainda...
Cpts
eb
As tarefas têm de estar divididas de forma a que se consiga fazer um pouco de tudo.
Fazemos reuniões periodicamente. Na útlima vez até fizemos duas reuniões com a mesma ordem de trabalhos, pois como todos temos vidas muito agitadas quem não foi num dia foi no outro...
Tem de ser assim, é pena é sermos tão poucos ainda...
Cpts
eb
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 04, 2003 4:47 pm
- Localização: Cão: Alf, Gata: Sky e Periquitos: Kiko e Kika, Mandarins: Bruno e Bruna
- Contacto:
Ulahh!!
Gostaria de saber.. o k é k a organização de CATUS fax, kual é o seu objectivo e assim..
Eu sou da margem sul.. e gostaria de saber mais sobre exa organização!
Bjinhus!!

Gostaria de saber.. o k é k a organização de CATUS fax, kual é o seu objectivo e assim..
Eu sou da margem sul.. e gostaria de saber mais sobre exa organização!
Bjinhus!!

Ah e tal...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Olá
Carpe Diem, leia o link que o Casa de anaval deixou e pode ficar mais esclarecido.
Beijokas
kathleen
PS Por favor não use a linguagem dos kapas no forum, é considerado falta de educação.
Carpe Diem, leia o link que o Casa de anaval deixou e pode ficar mais esclarecido.
Beijokas
kathleen
PS Por favor não use a linguagem dos kapas no forum, é considerado falta de educação.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
- Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul
Com muita pena minha fui surpreendida com o facto do Núcleo em implementação aqui no Porto estar parado. Pelo menos assim leva a crer o facto das chamadas telefónicas do único contacto conhecido (pelo menos por mim e algumas pessoas que conheço) não ser atendido e quando é deixada mensagem falada não obtermos resposta.
Nynf tens razão, mas é complicado numa cidade como esta em que as associações ou não existem ou funcionam mal, estando a maioria mais virada para cães esquecendo os gatos as pessoas, conseguirem por si só resolver o “problema”. Falo por mim, que embora tendo esterilizado já algumas precisava urgentemente que a Catus começasse a funcionar como deve ser cá. Durante algum tempo tive essa esperança, agora já não tenho tanta.
Nynf tens razão, mas é complicado numa cidade como esta em que as associações ou não existem ou funcionam mal, estando a maioria mais virada para cães esquecendo os gatos as pessoas, conseguirem por si só resolver o “problema”. Falo por mim, que embora tendo esterilizado já algumas precisava urgentemente que a Catus começasse a funcionar como deve ser cá. Durante algum tempo tive essa esperança, agora já não tenho tanta.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Olá Fabriro, eu sei bem o que é isso. Não consegues iniciar um nucleo novo? É o que eu conto fazer em Oeiras mal tenha as coisas mais organizadas e um tempito para estudar o assunto...Já começo a conhecer muitas pessoas aqui da zona (a maioria aqui na Arca) super válidas, e entre todas devemos consguir fazer alguma coisa.fabriro Escreveu: Com muita pena minha fui surpreendida com o facto do Núcleo em implementação aqui no Porto estar parado. Pelo menos assim leva a crer o facto das chamadas telefónicas do único contacto conhecido (pelo menos por mim e algumas pessoas que conheço) não ser atendido e quando é deixada mensagem falada não obtermos resposta.
O pior é mesmo o tempo disponivel e a quantidade de acções a encetar...aos poucos a coisa vai.
Boa sorte e muita força!
<p> </p>
<p> </p>