Prémio Nobel da Literatura 2010

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

segunda out 11, 2010 10:02 pm

Seamus Heaney... e não... não é só por ser Irlandês :)

é pelo profundo amor à Língua Inglesa... do qual partilho, pela forma um tanto saudosista/ revivalista com que tenta repescar a maneira sui generis com que o seu povo fala e vive.

mas acima de tudo... por ser o poeta das coisas pequenas e simples da vida, que fatalmente estão destinadas a ser as unicas pelas quais vale mesmo a pena viver ... e escrever.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda out 11, 2010 11:01 pm

Fiquei muito satisfeita por o Nobel de Literatura deste ano ter sido atribuído a Vargas Llosa. Há já muitos anos que "descobri" este escritor e ainda há bem pouco tempo reli os três primeiros livros dele que se publicaram em Portugal: A Cidade e os Cães, Pantaleão e as Visitadoras e Conversa na Catedral.

Outros "nobelizados" que escreveram livros que amo de paixão são o incontornável "Gabo" - Cem Anos de Solidão é uma obra-prima. Como também o é o Memorial do Convento, desculpem lá os que não gostam de Saramago. 8)

Normalmente, não leio os escritores por terem sido premiados. Leio-os porque ou me falaram deles e de algum livro, levando-me a interessar e a ler, ou porque eu própria tive curiosidade de ler aquele livro em particular, descobrindo assim um autor. Depois, se gostei desse primeiro livro, leio tudo o mais que for saindo e poderei gostar ou não, mas não sou nada influenciada pelos prémios. Aliás, estou sempre a leste dos ditos cujos.

Também tento sempre - e tenho conseguido - fazer a destrinça entre a simpatia que a pessoa do escritor me possa despertar e aquilo que escreve, pese embora o facto de que aquilo que uma pessoa produz é sempre "feito" pela sua vivência, por aquilo que moldou a sua personalidade a sua sensibilidade.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

segunda out 11, 2010 11:09 pm

Gallaecia Escreveu:Seamus Heaney... e não... não é só por ser Irlandês :)

é pelo profundo amor à Língua Inglesa... do qual partilho, pela forma um tanto saudosista/ revivalista com que tenta repescar a maneira sui generis com que o seu povo fala e vive.

mas acima de tudo... por ser o poeta das coisas pequenas e simples da vida, que fatalmente estão destinadas a ser as unicas pelas quais vale mesmo a pena viver ... e escrever.
Não lí :oops:
Obrigada, se é tão bom, tenho que ler.
LuluB
Membro Veterano

segunda out 11, 2010 11:12 pm

sobaka Escreveu:

Tenho um livro dele, há bastante tempo, aliás. Nem me lembro do título, mas sei que quando o li gostei muito. Vou procurá-lo, por enquanto os meus livros estão ainda encaixotados.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
sobaka
Membro Veterano

segunda out 11, 2010 11:31 pm

LuluB Escreveu:Fiquei muito satisfeita por o Nobel de Literatura deste ano ter sido atribuído a Vargas Llosa. Há já muitos anos que "descobri" este escritor e ainda há bem pouco tempo reli os três primeiros livros dele que se publicaram em Portugal: A Cidade e os Cães, Pantaleão e as Visitadoras e Conversa na Catedral.
Eu tive grande sorte, na Rússia traduziram todas as obras do Vargas Llosa incluindo as mais pequenas. Havia uma revista mensal, chamada "Literatura Estrangeira", até hoje existe, creio eu. Em 1989 ela publicou um pequeno romance "¿Quién mató a Palomino Molero?". Li e fiquei apanhadíssima :) comecei a procurar as obras do autor, fiz colecção completa, mas não pude levar os livros comigo para Portugal :(. Agora quero reler tudo em espanhol para sentir como elas são em língua original.
LuluB Escreveu:Outros "nobelizados" que escreveram livros que amo de paixão são o incontornável "Gabo" - Cem Anos de Solidão é uma obra-prima. Como também o é o Memorial do Convento, desculpem lá os que não gostam de Saramago. 8) .
De Gustibus Non Est Disputandum :lol:
LuluB Escreveu: Normalmente, não leio os escritores por terem sido premiados. Leio-os porque ou me falaram deles e de algum livro, levando-me a interessar e a ler, ou porque eu própria tive curiosidade de ler aquele livro em particular, descobrindo assim um autor. Depois, se gostei desse primeiro livro, leio tudo o mais que for saindo e poderei gostar ou não, mas não sou nada influenciada pelos prémios. Aliás, estou sempre a leste dos ditos cujos.

Também tento sempre - e tenho conseguido - fazer a destrinça entre a simpatia que a pessoa do escritor me possa despertar e aquilo que escreve, pese embora o facto de que aquilo que uma pessoa produz é sempre "feito" pela sua vivência, por aquilo que moldou a sua personalidade a sua sensibilidade.
Teoricamente eu concordo porque não pode ser outra coisa. Praticamente vejo que muitas vezes as pessoas mais estranhas produzem obras mais improváveis. Tenho inúmeros exemplos desde uma miudinha de 15 anos (agora já tem 21 ou 22 mas quando começou a escrever era uma adolescente) que desde sempre escreve como uma pessoa que viveu e sofreu mais que a maioria, e sem notas falsas, sem clichés, sem plágio ou imitação, como se realmente da vivência e da experiência dela se tratasse, até um bêbado bastante repugnante e escandaloso, promíscuo e pouco higiénico que escreve a poesia mais cristalina que jamais li.
sobaka
Membro Veterano

segunda out 11, 2010 11:36 pm

LuluB Escreveu:
sobaka Escreveu:
Tenho um livro dele, há bastante tempo, aliás. Nem me lembro do título, mas sei que quando o li gostei muito. Vou procurá-lo, por enquanto os meus livros estão ainda encaixotados.
Eu quase não trouxe livros :cry: Quando se leva 20 kg mais um cão é muito complicado levar a biblioteca. Mas agora faz me faaaaaaltaaaaa :cry: :cry: :cry:
LuluB
Membro Veterano

segunda out 11, 2010 11:56 pm

sobaka Escreveu:
LuluB Escreveu:
sobaka Escreveu:
Eu quase não trouxe livros :cry: Quando se leva 20 kg mais um cão é muito complicado levar a biblioteca. Mas agora faz me faaaaaaltaaaaa :cry: :cry: :cry:
Eu apenas mudei de casa, não de país. Mas quando lá estive, eu e o meu filho, conseguimos enviar para cá, pelo correio, os poucos livros que lá comprámos. Não poderia pedir à sua família que lhos enviasse por essa via? As coisas devem estar um bocado mais fáceis nesse aspecto, julgo eu.
<p>&nbsp;</p>
LuluB
Membro Veterano

segunda out 11, 2010 11:59 pm

sobaka Escreveu:...Teoricamente eu concordo porque não pode ser outra coisa. Praticamente vejo que muitas vezes as pessoas mais estranhas produzem obras mais improváveis. Tenho inúmeros exemplos desde uma miudinha de 15 anos (agora já tem 21 ou 22 mas quando começou a escrever era uma adolescente) que desde sempre escreve como uma pessoa que viveu e sofreu mais que a maioria, e sem notas falsas, sem clichés, sem plágio ou imitação, como se realmente da vivência e da experiência dela se tratasse, até um bêbado bastante repugnante e escandaloso, promíscuo e pouco higiénico que escreve a poesia mais cristalina que jamais li.
Por isso é que o ser humano é tão fascinante.
<p>&nbsp;</p>
sobaka
Membro Veterano

terça out 12, 2010 7:49 am

LuluB Escreveu:
sobaka Escreveu:
LuluB Escreveu:
sobaka Escreveu:
Não lí  :oops: 
Eu quase não trouxe livros  :cry: Quando se leva 20 kg mais um cão é muito complicado levar a biblioteca. Mas agora faz me faaaaaaltaaaaa   :cry:  :cry:  :cry:
Eu apenas mudei de casa, não de país. Mas quando lá estive, eu e o meu filho, conseguimos enviar para cá, pelo correio, os poucos livros que lá comprámos. Não poderia pedir à sua família que lhos enviasse por essa via? As coisas devem estar um bocado mais fáceis nesse aspecto, julgo eu.
Já não tenho ninguém ali. Toda a gente foi para todo o lado, somos aves migratórias :)
Ao enviar as coisas com a transportadora, também enviámos vários caixotes com livros, mas só aqueles que ainda não foram lidos para termos leitura durante os primeiros tempos. Mandar todos era extremamente caro, foram no total mais que um mil livros :( Dei quase tudo o que se aporoveitava aos amigos e a uma biblioteca (esta só aceitou os romances policiais :)
Mas é divertido começar a criar uma biblioteca do zero. Se os livros aqui fossem um pouco mais baratos, seria mais divertido ainda :lol:   
sobaka
Membro Veterano

terça out 12, 2010 7:50 am

LuluB Escreveu:
sobaka Escreveu:...Teoricamente eu concordo porque não pode ser outra coisa. Praticamente vejo que muitas vezes as pessoas mais estranhas produzem obras mais improváveis. Tenho inúmeros exemplos desde uma miudinha de 15 anos (agora já tem 21 ou 22 mas quando começou a escrever era uma adolescente) que desde sempre escreve como uma pessoa que viveu e sofreu mais que a maioria, e sem notas falsas, sem clichés, sem plágio ou imitação, como se realmente da vivência e da experiência dela se tratasse, até um bêbado bastante repugnante e escandaloso, promíscuo e pouco higiénico que escreve a poesia mais cristalina que jamais li.
Por isso é que o ser humano é tão fascinante.
Concordo plenamente :)
Gallaecia
Membro Veterano

terça out 12, 2010 10:58 am

eu penso que isso se deve ao facto de "nós" não sermos só "nós", mas sim o produto...uma amalgama de todos os que vieram antes de nós.

desde a mais tenra idade demonstramos pequenas restias de conhecimento que não era suposto termos... fragmentos de algo que não deveriamos conhecer.

não nascemos vazios de saber... eu acredito ( e os exemplos que voces deram são perfeitos nesse sentido ) que temos uma especie de memoria comum, partilhada... ancestral.

chamem-lhe o que quiseram... mas é real.

quem nunca foi a um lugar pela primeira vez nesta vida e conhecia exactamente os cantos à casa?
quem nunca disse: eu conheço isto!

é algo semelhante a dejá vu, mas continuado em vez de pontual e é solido e fisico.

alguns demonstram isso pela arte, seja a escrita ou outra forma de criação... e assim nascem para a imortalidade. :)

como é que diz o ditado?
para se poder dizer que se viveu em pleno...
é preciso plantar uma arvore, ter um filho e escrever um livro.
ou mais que um... :)
Gallaecia
Membro Veterano

terça out 12, 2010 11:04 am

sobaka Escreveu:

:wink: é bom... e apesar do contexto politico irlandes ele consegue... não distanciar-se, mas sim destacar-se disso... então não fica maçador propagandista duma causa... mas poeta apaixonado, lutador.
sobaka
Membro Veterano

terça out 12, 2010 6:44 pm

Gallaecia Escreveu:
:wink: é bom... e apesar do contexto politico irlandes ele consegue... não distanciar-se, mas sim destacar-se disso... então não fica maçador propagandista duma causa... mas poeta apaixonado, lutador.
obrigada pela recomendação :) vou procurar e ler.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”