treina de cadela

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
zanzas
Membro Júnior
Registado: sábado fev 27, 2010 10:49 pm

terça out 05, 2010 6:00 pm

boas

tenho 1 cadelinha q faz hoje 2 meses. andei a pesquisar mto sobre este assunto, e ela aprende rapido, ja faz as necessidades no jornal, as vezes qd lhe da pa fazer fora leva 1 palmada, mas nada de outro mundo pois ainda nao consegue aguentar bem as necessidades com esta idade.

agora estou a treinar para senta-la, e ja começa a ter indicios de compreensao com este comando, optei entao (para alem do carinho), a recompensa, dando 1 biscoito.

a minha duvida é a seguinte . . . sempre que ela acata o comando, recompenso-a com guloseima ? ela nao fica so habituada e depois qd deixar de dar nao contribui negativamente de algum modo ? dou-lhe guloseima de x em x vezes q ela aceite o comando ?

cumprimentos
Prophet
Membro
Registado: sexta out 01, 2010 8:10 pm

terça out 05, 2010 9:07 pm

A ideia é dar-lhe sempre o "biscoito" quando ela faz o que lhe pede. Mas o "biscoito" não tem sempre que ser uma coisa física, se é que me entende. Na sua maioria, os cães gostam imenso de agradar aos donos e se a sua cadelita sentir que fica feliz e orgulhoso dela, isso vale tanto como um biscoito.

Há pessoas que associam o dar um biscoito a um som(com um "cliker", por exemplo, ou uma expressão do estilo "muito bem" ou qualquer coisa parecida). Passado um tempo isso basta como recompensa para essa acção, até lá, vá-lhe dando o biscoito a intervalos cada vez maiores.

Com um cão tão pequeno não é muito aconselhável que lhe dê muitas guloseimas, e eles aprendem depressa por isso faça sessões de treino curtas. Nos primeiros meses do meu cão só lhe ensinei as coisas mais básicas e que dão mais jeito como "senta", "deita" e "fica", só mais tarde lhe ensinei mais uns truques.

Passando a publicidade, eu uso uns "treats" chamados "mini naturals" que são naturais e têm poucas calorias - acho que são normalmente usados para agility. Cheiram mal que se fartam mas ainda nao conheci um cão que não os queira ;)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça out 05, 2010 10:21 pm

as vezes qd lhe da pa fazer fora leva 1 palmada
Deve fazer as repreensões no acto, quando apanhada em flagrante, de outra forma o animal não compreende o motivo do castigo e, claro, não corrige o comportamento.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

choque
Membro
Registado: quinta ago 05, 2010 1:19 pm

terça out 05, 2010 10:39 pm

as vezes qd lhe da pa fazer fora leva 1 palmada,
quando dá uma palmada no seu cão está a gratuitamente dar uma palmada no seu cachorro porque ele nunca vai aliar a que a palmada é ao xixi e se der a palmada no momento em que ele faz, está a dar uma palmada ao cachorro por fazer xixi... em ambos os casos melhor não dar palmadas, já que o cachorro tem mesmo que fazer xixi, dar palmadas em flagrante só o vai ensinar a fazer xixi escondido de si... dar palmadas sem ser em falgrante só o vai ensinar que você é imprevisível e de vez em quando distribui palmadas e se zanga :roll:
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quarta out 06, 2010 10:06 am

a minha duvida é a seguinte . . . sempre que ela acata o comando, recompenso-a com guloseima ? ela nao fica so habituada e depois qd deixar de dar nao contribui negativamente de algum modo ? dou-lhe guloseima de x em x vezes q ela aceite o comando ?
Se em 10 comandos a cadela obedecer a 8 pode considerar que o comando está apreendido.

A partir daqui pode progredir da seguinte maneira:

- recompense de forma intermitente: 2 comandos = 1 recompensa; 3 comandos=1 recompensa; 5 comandos = 1 recompensa. A intermitência das recompensas não deve ser fixa, mas variável, mas tender a ser cada vez mais infrequente. Pode de vez em quando voltar a aumentar a frequência das recompensas, mas apenas de forma esporádica.

- introduzir novas formas de recompensa - brincadeira( churro, bolas), carícias, elogio verbal (marcador), mas sem abandonar de vez o estímulo mais forte para ela (biscoito).

- aumentar o tempo de permanência na posição, gradualmente - 5 seg. sentada, depois 10, depois 15, e assim sucessivamente;

- efectuar o treino em lugares diferentes e com distracções, o que implica muitas vezes voltar à sequência 1 execução= 1 recompensa.

Começar a introduzir o "deita".
bonekxita
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 6:07 pm

quarta out 06, 2010 10:18 am

Olá!!!

primeiro não precisa de dar um biscoito inteiro de cada vez, eu compro no continente akeles k parecem um bife, corto aos pedaços pequeninos e com dois biscoitos faço uma semana de treinos (cão com 7kg). (treino todos os dias)

relativamente ao ele só obedecer com comida, mal ele saiba fazer o truque deixe de lhe mostrar que tem comida, e vá recompensando só de vez em quando, é assim o instinto da eterna esperança, ele nc sabe quando vai receber por isso vai sempre fazendo, porque sabe que às vezes recebe e pode ser que seja daquela ;)

bj
zanzas
Membro Júnior
Registado: sábado fev 27, 2010 10:49 pm

terça out 12, 2010 3:33 pm

agradeço todas as respostas . . . de facto esta a dar frutos, e ja nem preciso de estar agachado para ela sentar, basta dizer de pe . . . :P

tks
Responder

Voltar para “Cães”