Cobras

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Noctia
Registado: terça out 12, 2010 3:03 pm

terça out 12, 2010 3:10 pm

Eu bem sei que este tópico que agora lanço deve ser dos maiores clichés que vocês recebem neste fórum. Porém, estou bastante aflita e preciso de ajuda.

Nunca tendo vivido no campo até agora, deparo-me com a questão das cobras perto de casa. Hoje encontrei o que parece ser um resto de pele de cobra entre o telhado e uma caleira. Há alguma hipótese de a cobra se refugiar em minha casa? Se os répteis têm tanto medo dos humanos e são tão tímidas porque razão esteve uma no telhado? O que fazer para prevenir o aparecimento de cobras? Já tenho um gato que anda (barbaramente) a matar ratinhos; será que a diminuição da população dos ratos vai dissuadir as cobras?

Escusado será dizer que abomino as cobras, sem dúvida fruto do preconceito que a nossa cultura ocidental nos inculcou, mas de facto não consigo lidar com este problema de forma racional. Conhecem empresas de pest control, produtos ou técnicas que me ajudam a afastar de cobras?

Muito obrigada pela vossa ajuda. :o :(
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

terça out 12, 2010 3:30 pm

olá Noctia.

decerto que por aqui alguem saberá explicar isto bem melhor do que eu , mas despertou-me algum interesse a sua historia.

este forum visa a protecção dos animais e não orientar os users para o seu exterminio.

obvio que compreendo o seu receio e que queira resguardar o seu espaço de repteis indesejados, mas vir aqui pedir contactos de exterminadores não é de todo a coisa certa a fazer.

até porque isso facilmente encontra em qualquer directorio de empresas.

adiante.... a cobra provavelmente mudou de pele no seu telhado e rumou à vidinha dela, não entre em panico.

mantenha as portas e janelas bem fechadas, mas acredite nisto... vai voltar a acontecer, com cobras ou ouros repteis... insectos, etc.

faz parte do pack de viver no campo... nada a fazer.

agora a dica final.... existem um aparelhos que funcionam por ultrassons, ficam enterrados no quintal como lampadas solares... afastam pequenos roedores dos jardins ( toupeiras, ratos... ) não sei o efeito em repteis mas faça uma pesquisa no google... tente no site da Dmail.

boa sorte e sangue frio!!! sangue friiiiio :lol: :lol:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça out 12, 2010 3:33 pm

Bom, devo alertá-la de que está numa comunidade de keepers de cobras como animal de estimação e contemplação bem como de pessoas que tentam sensibilizar a comunidade para que não matem as espécies autóctones portuguesas que já começam a rarear.

Portanto, não me parece que receba muita ajuda para o que pretende... só me resta tentar sensibilizá-la para o seguinte:

:arrow: A maioria das cobras portuguesas são inofensivas e não venenosas, se não forem incomodadas não causarão nenhum dano antes pelo contrário.

:arrow: as cobras têm um papel importante nos ecossistemas nomeadamente no controlo da proliferação de ratos, animais que, sendo mais "fofinhos" que as cobras, podem ser vectores de doenças transmissíveis a pessoas e animais, para além dos estragos que fazem nas colheitas ou quando se introduzem nas nossas casas.

Deixe a cobra em paz. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Noctia

terça out 12, 2010 3:42 pm

Obrigada elas vossas respostas e pelas dicas.

Percebo a preocupação de proteger estes animais, eu própria defendo os interesses dos animais pois temos todos de partilhar o mesmo planeta.

Quando pensei em soluções para afastar as cobras não quis realmente dizer "matá-las". O objectivo é mesmo mantê-las afastadas da periferia de minha casa, uma vez que há imenso espaço pelas redondezas para viverem felizes e em liberdade. Recorri a este fórum porque sei que é constituído por pessoas que percebem do assunto :wink:

Só gostava mesmo era de ultrapassar esta fobia que me deixou fechada em casa quase durante um mês, incapaz de sair por ter encontrado uma cobra a atravessar um caminho aqui perto... É tão grave quanto isto. E agora que pensava que, findo o Verão, elas regressavam às suas tocas para hibernar vejo a pele ali pendurada!! Quanto mais entender de cobras, mais probabilidades tenho de vencer esta fobia.

Mais uma vez obrigada pela vossa compreensão, pedindo desculpas se fui incorrecta.
dinodane
Membro Veterano

terça out 12, 2010 3:58 pm

As fobias são irracionais e difíceis de ultrapassar. Mentalize-se de que os animais são inofensivos, úteis e que também a receiam a si.

Veja se descobre aqui qual a espécie de cobra que viu: http://www.almargem.org/images/articles ... pentes.pdf

guzZ
Membro Veterano
Registado: quinta ago 12, 2010 4:35 am

terça out 12, 2010 4:12 pm

E a cobra faz algum mal ? Bem estava desgraçado eu... Deixe-a andar em paz que ela não se vai meter consigo, imagine que a cobra é um gato da rua, quando a vir ela foge... Além disse as cobras são um animal como outro qualquer, porquê que as pessoas têm medo dos répteis e não têm de um cão ou gato ?
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça out 12, 2010 4:19 pm

guzZ Escreveu:E a cobra faz algum mal ? Bem estava desgraçado eu... Deixe-a andar em paz que ela não se vai meter consigo, imagine que a cobra é um gato da rua, quando a vir ela foge... Além disse as cobras são um animal como outro qualquer, porquê que as pessoas têm medo dos répteis e não têm de um cão ou gato ?
Chama-se fobias. Existem e devem ser respeitadas...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
guzZ
Membro Veterano

terça out 12, 2010 4:19 pm

A cobra rateira é a que mais vejo, na Primavera. Agora encontro algumas mas só mesmo à noite.
guzZ
Membro Veterano

terça out 12, 2010 4:22 pm

TheOne Escreveu:
guzZ Escreveu:E a cobra faz algum mal ? Bem estava desgraçado eu... Deixe-a andar em paz que ela não se vai meter consigo, imagine que a cobra é um gato da rua, quando a vir ela foge... Além disse as cobras são um animal como outro qualquer, porquê que as pessoas têm medo dos répteis e não têm de um cão ou gato ?
Respeito mas tipo, tem a ver com o que as pessoas tão sempre a ouvir, que as cobras são más, ou os sapos isto, e as lagartixas aquilo. Quando a cobra é das grandinhas quem não tem medo mas elas fogem mais depressa de nós que nós delas :D
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

terça out 12, 2010 4:35 pm

guzZ Escreveu:
TheOne Escreveu:
Respeito mas tipo, tem a ver com o que as pessoas tão sempre a ouvir, que as cobras são más, ou os sapos isto, e as lagartixas aquilo. Quando a cobra é das grandinhas quem não tem medo mas elas fogem mais depressa de nós que nós delas :D

O que acabas-te de dizer não é bem verdade. Algumas pessoas não gostam mesmo de certos animais, apesar de serem inofensivos, não gostam e ganham medo.
Como tu podes ter medo de uma coisa e quem tem fobia a cobras pode encarar o teu medo como uma coisa normal.
O medo é relativo. podemos sim é dizer que se a bicha não for incomodada, não lhe faz mal e que não a mate. Mais de resto....

P.S. Apesar de ter poucas mensagens, não é nenhum "bitaite". É o que eu acho.
guzZ
Membro Veterano

terça out 12, 2010 4:38 pm

Tenho medo de ir ao "lagar" sem luz. (morcegos) :lol:
Nitahdi
Membro
Registado: domingo jan 11, 2009 12:05 pm

terça out 12, 2010 4:55 pm

Eu tenho fobia a "sardaniscas" não sei se é o termo correcto :P
mas por exemplo os geckos já os acho lindos, é parvo mas não encontro explicação
Acho que o user faz bem em encontrar uma solução que não prejudique os animais
Boa atitude ;)
Noctia

terça out 12, 2010 5:14 pm

Osgas (a de cá de casa chama-se Óscar), sardaniscas, salamandras, rãs posso bem com elas todas. Estão sempre a circundar a casa e trato-as com todo o respeito. A mata por trás de minha casa está cheia de veados e javalis e não também tenho medo nenhum. Só as cobras é que me deixam fora de mim... :cry:

Mais uma vez obrigada pelas vossas sugestões e sim, julgo que será uma rateira. Ainda não ganhei coragem para ir ver outra vez a pele da cobra...
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

terça out 12, 2010 5:33 pm

Noctia Escreveu:(...) Só as cobras é que me deixam fora de mim... :cry:

Mais uma vez obrigada pelas vossas sugestões e sim, julgo que será uma rateira. Ainda não ganhei coragem para ir ver outra vez a pele da cobra...
Aconselho-a a ler um pouco acerca das cobras, veja aqui mesmo pelo forum algumas fotos de exemplares mantidos pelos foristas, pode ser que alargue um pouco os horizontes.
Aconselho ainda, caso tenha possibilidade, para dar um salto à AVISAN ("feira" de animais de companhia onde poderá encontrar certamente cobras) e assim poderá estar relativamente perto dos animais que receia e verá que são animais calmos e mansos, e que não têm intenção alguma de a aleijar.

Cumprimentos e "mente aberta" ;)
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
dinodane
Membro Veterano

terça out 12, 2010 6:12 pm

vitor22 Escreveu:
guzZ Escreveu:
TheOne Escreveu:

O que acabas-te de dizer não é bem verdade. Algumas pessoas não gostam mesmo de certos animais, apesar de serem inofensivos, não gostam e ganham medo.
Como tu podes ter medo de uma coisa e quem tem fobia a cobras pode encarar o teu medo como uma coisa normal.
O medo é relativo. podemos sim é dizer que se a bicha não for incomodada, não lhe faz mal e que não a mate. Mais de resto....

P.S. Apesar de ter poucas mensagens, não é nenhum "bitaite". É o que eu acho.
Certo, apesar da má fama imerecida de muitos animais têm (quem nunca ouviu dizer que as osgas são "peçonhentas" ou que os sardões perseguem as mulheres menstruadas ou que as cobras mamam nos úberes do gado?) as fobias são diferentes, são medos irracionais e atávicos que não têm explicação nem raiz nesses mitos e que nem a própria pessoa consegue explicar o que sente ou porque o sente, tem a perfeita noção que o medo não tem razão de ser, no entanto não o consegue evitar.
Conheço uma pessoa que tem fobia a edifícios altos de tal forma que nem consegue olhar para eles e está a fazer psicoterapia para a ajudar a ultrapassar esse medo e viver normalmente, é só um exemplo.

Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”