Isis (papagaio cinzento)
-
- Membro Júnior
- Registado: terça out 12, 2010 7:51 am
Bom dia,
Este é a primeira vez que escrevo, apesar de acompanhar o site diariamente.
Tenho uma cadela à quase 14 anos, tenho um cánario, tenho um massarongo, já tive peixes e agora tenho um papagaio cinzento.
Todas as dúvidas e conselhos foram tirados deste cantinho, desde já o meu muito obrigado.
Contudo a minha maior dificuldade e o motivo de escrever está a dever-se ao meu papagaio cinzento.
Tem cerca de 3 meses (uns dias a mais), e aproveito este tópico relacionado para questionar também algumas coisas:
1 - O voo livre é bonito, mas não pode ser perigoso?? moro numa casa terrea o Kiko está na gaiola na cozinha e todos os dias à noite o deixo vir para o poleiro e para o meu braço e ombro. Passo algum tempo a falar com ele e a brincar. Como jantamos na sala, deixo-o solto no poleiro, para ir esticando as penas, depois volto e continuamos a brincadeira. Quando ele tenta voar, digo em voz segura “Não” e torno a colocar o Kiko no Poleiro. Estou errado ??? é que tenho medo que ele aprenda a voar e que apanhe uma janela aberta e fuja, e em minha casa muitas janelas estão abertas e a pequenita da minha filha é terrível em deixar todas as janelas e portadas abertas.
2 – Penso que ele tem muita confiança nos membros da família, pois brinca, não é agressivo e só quer estar no poleiro ou em cima dos braços e ombros. Adora festas na cabeça e que lhe cocem as penas. Nunca foi agressivo para nenhuma visita. Até aqui penso que tudo bem. Estou no bom caminho ???
3- Só imite um piar. É normal??? Apesar de o fazer muitas vezes.
Tenho percebido que uma ou outra vez imite uns sons diferentes e já tenta imitar a cadela (nina). Quando vem para o ombro, imita os sons dela e encosta o bico e abana tal e qual como se fosse o focinho da nina.
4- Como guloseima tenho dado uma tosta integral e ele adora. Posso continuar a dar??
5- Quando lhe posso dar amendoim, somente como goluseima, como dou ao meu massarongo ??
6 – Com que idade é que normalmente eles começam a imitar algumas palavras. Insistentemente dizemos o “Olá”, Estás Bom”, “Xau”, “Boa Noite” e “Bom dia” , com o sentido que ele vá decorando estas pequenas palavras.
O meu muito obrigado pela Vossa ajuda.
Cumprimentos,
André
Este é a primeira vez que escrevo, apesar de acompanhar o site diariamente.
Tenho uma cadela à quase 14 anos, tenho um cánario, tenho um massarongo, já tive peixes e agora tenho um papagaio cinzento.
Todas as dúvidas e conselhos foram tirados deste cantinho, desde já o meu muito obrigado.
Contudo a minha maior dificuldade e o motivo de escrever está a dever-se ao meu papagaio cinzento.
Tem cerca de 3 meses (uns dias a mais), e aproveito este tópico relacionado para questionar também algumas coisas:
1 - O voo livre é bonito, mas não pode ser perigoso?? moro numa casa terrea o Kiko está na gaiola na cozinha e todos os dias à noite o deixo vir para o poleiro e para o meu braço e ombro. Passo algum tempo a falar com ele e a brincar. Como jantamos na sala, deixo-o solto no poleiro, para ir esticando as penas, depois volto e continuamos a brincadeira. Quando ele tenta voar, digo em voz segura “Não” e torno a colocar o Kiko no Poleiro. Estou errado ??? é que tenho medo que ele aprenda a voar e que apanhe uma janela aberta e fuja, e em minha casa muitas janelas estão abertas e a pequenita da minha filha é terrível em deixar todas as janelas e portadas abertas.
2 – Penso que ele tem muita confiança nos membros da família, pois brinca, não é agressivo e só quer estar no poleiro ou em cima dos braços e ombros. Adora festas na cabeça e que lhe cocem as penas. Nunca foi agressivo para nenhuma visita. Até aqui penso que tudo bem. Estou no bom caminho ???
3- Só imite um piar. É normal??? Apesar de o fazer muitas vezes.
Tenho percebido que uma ou outra vez imite uns sons diferentes e já tenta imitar a cadela (nina). Quando vem para o ombro, imita os sons dela e encosta o bico e abana tal e qual como se fosse o focinho da nina.
4- Como guloseima tenho dado uma tosta integral e ele adora. Posso continuar a dar??
5- Quando lhe posso dar amendoim, somente como goluseima, como dou ao meu massarongo ??
6 – Com que idade é que normalmente eles começam a imitar algumas palavras. Insistentemente dizemos o “Olá”, Estás Bom”, “Xau”, “Boa Noite” e “Bom dia” , com o sentido que ele vá decorando estas pequenas palavras.
O meu muito obrigado pela Vossa ajuda.
Cumprimentos,
André
Bom dia,
O voo livre não só é bonito como muito saudável para as aves. Em realção ao ser perigoso, tudo depende do treino que a ave tenha, eu pessoalmente não levo a minha para o exterior, precisamente por medo que algo corra mal. Mas dentro de casa ela pratica muito voo. Até costumo levá-la para a garagem que tem muito espaço e consigo fazer que ela venha ao meu chamamento a distancias consideráveis. Mas em relação a esta questão há cá outros foristas que o podem aconselhar melhor do que eu.influencia Escreveu:1 - O voo livre é bonito, mas não pode ser perigoso?? moro numa casa terrea o Kiko está na gaiola na cozinha e todos os dias à noite o deixo vir para o poleiro e para o meu braço e ombro. Passo algum tempo a falar com ele e a brincar. Como jantamos na sala, deixo-o solto no poleiro, para ir esticando as penas, depois volto e continuamos a brincadeira. Quando ele tenta voar, digo em voz segura “Não” e torno a colocar o Kiko no Poleiro. Estou errado ??? é que tenho medo que ele aprenda a voar e que apanhe uma janela aberta e fuja, e em minha casa muitas janelas estão abertas e a pequenita da minha filha é terrível em deixar todas as janelas e portadas abertas.
Sim, esse é o caminho a seguir. Ela deve ter um bom relacionamento com todos. Os cinzentos têm a tendência para simpatizar com um elemento da familia, ficando bravos para os restantes elementos. Fomente o relacionamento dela com todos os elementos.influencia Escreveu:2 – Penso que ele tem muita confiança nos membros da família, pois brinca, não é agressivo e só quer estar no poleiro ou em cima dos braços e ombros. Adora festas na cabeça e que lhe cocem as penas. Nunca foi agressivo para nenhuma visita. Até aqui penso que tudo bem. Estou no bom caminho ???
É normal eles imitarem um piar enquanto não começam a falar. Eles são muito observadores. Se dou um alimento novo aos meus eles têm "medo". Basta simular que estou a comer que eles logo pegam nele.influencia Escreveu:3- Só imite um piar. É normal??? Apesar de o fazer muitas vezes.
Não vejo nada de mal nisso. Também costumo dar aos meus de vez em quando.influencia Escreveu:4- Como guloseima tenho dado uma tosta integral e ele adora. Posso continuar a dar??
Pode dar sempre que quiser. Desde que não faça parte da alimentação.influencia Escreveu:5- Quando lhe posso dar amendoim, somente como goluseima, como dou ao meu massarongo ??
Os papagaios são como as crianças, uns começam a falar mais cedo do que outros. A minha começou a dizer o primeiro olá muito envergonhado a partir dos 6 meses, mas só a partir de 1 ano é que começou a falar mais fluentemente. Depende de ave para ave.[/quote]influencia Escreveu:6 – Com que idade é que normalmente eles começam a imitar algumas palavras. Insistentemente dizemos o “Olá”, Estás Bom”, “Xau”, “Boa Noite” e “Bom dia” , com o sentido que ele vá decorando estas pequenas palavras.
-
- Membro
- Registado: quarta set 22, 2010 4:55 pm
André, só vou responder ao que sei e peço-lhe que aguarde por comentários de pessoas bem mais experientes do que eu. A minha Isis também tem sensivelmente a mesma idade do seu e eu nunca tinha tido papagaios antes. Ora bem, eu tenho deixado a minha voar dentro da sala e até a incentivo a tal pois eu sei que as aves adoram voar e nunca lhe iria tirar esse prazer, nunca na vida. Nunca lhe irei cortar asas nem nada parecido, a menos que seja absolutamente necessário e a conselho do veterinário, por algum motivo relacionado com algum problema de saúde, etc. É claro que tenho tido imenso cuidado, até porque tenho um gato. Sempre que tenho de abrir a janela da sala tenho o cuidado de fechar a Isis na gaiola e até tenho 2 cadeados, não vá o diabo tecê-las
Amendoins e sementes de girassol eu só dou cá fora e quando ela faz as coisas correctas durante os treinos, ou quando estamos na brincadeira, ou quando ela tem medo de algo novo e de forma a incentivá-la a se aproximar e perder o medo, etc. A minha também só faz uns barulhos estranhos, ainda mal assobia. Julgo que é normal, atendendo a que é ainda muito pequena.

-
- Membro
André, quanto ao voo livre, como já escrevi neste tópico tenho muito receio e então decidi comprar o arnês que o JoaoeJoca me aconselhou. Ainda não chegou mas deve estar quase. Então vou querer habituá-la ao mesmo para poder sair com ela à rua e fazer pequenos voos... depois logo se vê. Ainda é muito cedo para grandes aventuras.
-
- Membro
Já agora e relativamente ao arnês que eu comprei, pesquisei na net e parece ser o melhor à venda no mercado. Só não sei se existe cá em Portugal. O meu mandei vir do site que já referi atrás neste tópico. Pode ver alguns filmes no youtube referentes a esse arnês (Aviator Harness) e parece-me ser uma solução bastante credível. Se fizer as coisas bem feitas nunca haverá o perigo de o papagaio fugir.
http://www.youtube.com/watch?v=JUG7yB7Oce4
http://www.youtube.com/watch?v=CaNOsb1fsfw
http://www.youtube.com/watch?v=HH7-LDi5bXw
http://www.youtube.com/watch?v=5UFQF4ZmM58
http://www.youtube.com/watch?v=LpofYyrn ... re=related
http://www.youtube.com/watch?v=JUG7yB7Oce4
http://www.youtube.com/watch?v=CaNOsb1fsfw
http://www.youtube.com/watch?v=HH7-LDi5bXw
http://www.youtube.com/watch?v=5UFQF4ZmM58
http://www.youtube.com/watch?v=LpofYyrn ... re=related
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm
As nossas papagaias Amazona Aestiva Xanthoptherix, Juju e Aurora (com cerca de 5 meses), praticam voo dentro de casa diariamente. Nunca vi animais tão bem coordenados a voar!!
Fazem ali os contornos todos entre a sala, a cozinha e a copa! É fantástico vê-las voar, sem cair nem esbarrar em nada.
Também comprei um harness destes, e já o pus na Aurora facilmente, mas não cheguei a deixá-la voar com aquilo preso. A qualquer hora destas vou experimentar deixá-la voar e ver como ela se porta.

Também comprei um harness destes, e já o pus na Aurora facilmente, mas não cheguei a deixá-la voar com aquilo preso. A qualquer hora destas vou experimentar deixá-la voar e ver como ela se porta.
<p>Moderadora do Fórum do Chihuahua.</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: domingo nov 14, 2004 7:57 pm
Pequinês,
Papagaio Cinzento
<p>Não é grande nem pequeno, tem pelo curto e liso, robusto o corpo e bom o feitio, é inteligente e original, obediente e pouco dado a barulho e confusão. Não é brinquedo de todos nem objecto de modas, mas protector e imponente, íntegro, cheio de força e coragem, com as crianças bondoso e prudente. É grato e fiel até ao ultimo momento...</p>
<p>Chega para razão de ser este o meu cão?</p>
<p> </p>
<p>" O BOXER de Johanna Thiel"</p>
<p>Chega para razão de ser este o meu cão?</p>
<p> </p>
<p>" O BOXER de Johanna Thiel"</p>
-
- Membro Júnior
Boa tarde,
Muito obrigado pela ajuda. Vou seguir as vossas dicas. Deixar voar desde que com segurança.
Então aconselham a tirar a semente de girasol, e utilizar como guloseima ???
Vou dando noticias do desenrolar da coisa
Obrigado,
André
Muito obrigado pela ajuda. Vou seguir as vossas dicas. Deixar voar desde que com segurança.
Então aconselham a tirar a semente de girasol, e utilizar como guloseima ???
Vou dando noticias do desenrolar da coisa

Obrigado,
André
-
- Membro
Sempre. Habitua-a à ração como eu fiz com a minha e dá-lhe essas coisas que não são tão saudáveis (girassol, amendoim, noz, etc) cá fora e à mão. Podes ler os tópicos relacionados com dietas/alimentação. Tens lá muita informação.influencia Escreveu: Então aconselham a tirar a semente de girasol, e utilizar como guloseima ???
Atenção á idade das aves para quem quer praticar voo livre, quanto mais jovens as aves forem ensinadas a voar no exterior melhor, porque tudo tem a fase mais certa para acontecer e quando eles começam a voar, logo depois de conseguirem controlar o voo, devem iniciar no exterior pois nessa fase, todos os medos são superados muito facilmente, o cérebro deles está preparado para...
VIP Eventos - <a href="http://www.aluguerdetendas.net">Aluguer de Tendas</a>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm
Estava eu a pensar em quais seriam os 'medos' das minhas duas criaturas selvagens......Joaoejoca Escreveu:Atenção á idade das aves para quem quer praticar voo livre, quanto mais jovens as aves forem ensinadas a voar no exterior melhor, porque tudo tem a fase mais certa para acontecer e quando eles começam a voar, logo depois de conseguirem controlar o voo, devem iniciar no exterior pois nessa fase, todos os medos são superados muito facilmente, o cérebro deles está preparado para...

Elas são muito divertidas. Mas são cá umas pestes!

<p>Moderadora do Fórum do Chihuahua.</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Júnior
All right !!!
Vou fazer como indicado por voçês.
Obrigado pela ajuda. Vou manter o forum informado do progresso.
Abraços,
André

Vou fazer como indicado por voçês.
Obrigado pela ajuda. Vou manter o forum informado do progresso.
Abraços,
André
Quando falo de medos, refiro-me a medos básicos como o subir mais dois ou três metros do que o habitual e pensar, como desço agora? A voar, subir é muito fácil, descer controladamente nem tanto, e por isso o treino indoor deve ser tão intensivo quanto possível, para que a ave ganhe todas as capacidades de voo possíveis e a sua habilidade de acelerar e travar seja já boa. Voar no exterior é muito diferente do interior, as aves quando voam em casa, estão no ambiente delas, onde tudo o que as rodeia é-lhes familiar. NO exterior, existem muitas novidades, algumas delas são outras aves que também voam e passam perto delas por vezes, ou as perseguem como as andorinhas...
Além de tudo isso, no exterior existem muitos elementos que os podem assustar, daí que uma boa dessensibilização ao exterior dentro de uma gaiola de transporte também é importante, o vento, aviões, árvores, pessoas que passem, etc, etc.
Quando as aves são bastante jovens (até ao máximo de 4/5 meses) a vida delas resume-se a seguir o progenitor para aprender como funciona a vida, se somos nós o "progenitor", onde nós formos, ela irá atrás, se para isso tiver de usar uma capacidade que já adquiriu, o voar, qual o problema?? Por isso esta é uma fase tão importante para o início do voo livre.
Para quem tem duas aves que são amigas e que gostam de voar juntas pela casa, iniciar também tem vantagens, pois se voar uma de cada vez no exterior, tem sempre a outra na gaiola como âncora para que a que está a voar não se afaste...
Mas atenção, iniciar voo livre deve ser feito acompanhado por alguém que perceba do assunto. Não se aventure ninguém a sair com o papagaio para a rua apenas porque é giro e ele até voa para o ombro dentro de casa.
Além de tudo isso, no exterior existem muitos elementos que os podem assustar, daí que uma boa dessensibilização ao exterior dentro de uma gaiola de transporte também é importante, o vento, aviões, árvores, pessoas que passem, etc, etc.
Quando as aves são bastante jovens (até ao máximo de 4/5 meses) a vida delas resume-se a seguir o progenitor para aprender como funciona a vida, se somos nós o "progenitor", onde nós formos, ela irá atrás, se para isso tiver de usar uma capacidade que já adquiriu, o voar, qual o problema?? Por isso esta é uma fase tão importante para o início do voo livre.
Para quem tem duas aves que são amigas e que gostam de voar juntas pela casa, iniciar também tem vantagens, pois se voar uma de cada vez no exterior, tem sempre a outra na gaiola como âncora para que a que está a voar não se afaste...
Mas atenção, iniciar voo livre deve ser feito acompanhado por alguém que perceba do assunto. Não se aventure ninguém a sair com o papagaio para a rua apenas porque é giro e ele até voa para o ombro dentro de casa.
VIP Eventos - <a href="http://www.aluguerdetendas.net">Aluguer de Tendas</a>
-
- Membro
Hoje a Isis parece-me estar com frio, parece-me. Já esteve a tremer um pouco e está ali em cima da gaiola com as penas levantadas. Aproveito para fazer uma questão, eu vivo em Lisboa e as temperaturas são bastante amenas mesmo no inverno, mas não sei muito bem se o serão para os papagaios. Será que eles aguentam temperaturas mais baixas (tipo 5 ou menos graus)? Será que devo ligar algum aquecedor? Já li algures que o aquecimento artificial não faz muito bem... já estou baralhado.
Já agora mais uma questão. Ontem à noite ela quis sair da gaiola e começou a deitar toda a comida dos comedouros para o chão. Percebi logo que queria atenção. Deixei-a sair e fez uns voos bem valentes. A certa altura aterrou no meu ombro e senti que estava bastante ofegante. Metia-a na gaiola e esteve bastante tempo quieta e com as asas ligeiramente levantadas e com o bico semi-aberto. Será normal?
Já agora mais uma questão. Ontem à noite ela quis sair da gaiola e começou a deitar toda a comida dos comedouros para o chão. Percebi logo que queria atenção. Deixei-a sair e fez uns voos bem valentes. A certa altura aterrou no meu ombro e senti que estava bastante ofegante. Metia-a na gaiola e esteve bastante tempo quieta e com as asas ligeiramente levantadas e com o bico semi-aberto. Será normal?