Isis (papagaio cinzento)

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
IGSG
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 1:18 pm

quarta out 13, 2010 3:56 pm

Em relação à segunda questão, é normal ela ficar com esse comportamento. Como ainda é nova e não tem os musculos das asas tão desenvolvidos como uma ave na natureza, pequenos voos são cansativos, então ficam ofegantes.

Em relação à primeira questão os papagaios, apesar de serem aves oriundas de climas muito mais quentes que os nossos, adaptam-se ao nosso clima e até a clima mais frios. Mas é tudo uma questão de hábito.
Agora se tem a papagaia dentro de casa, não o aconselho a ligar nenhuma fonte de calor perto dela. Até porque fica mais vulnerável quando apanhar alguma corrente de ar. Além disso como a temperatura dentro de casa não varia bruscamente e instanteamente dá tempo para ela se ir adaptando.
Em Dezembro do ano passado visitei um grande criador Holandês que tinha todos os seus psitacideos no parque "ao tempo" estava tudo branco de neve e a àgua dos bebedouros congelada, fiquei estepefacto, ainda por cima vendo que as aves estavam muito bem dispostas e com ar saudável. Questionado sobre o assunto, o criador respondeu-me "my birds are strongs because they eat ice".
Eu não sujeitava as minhas aves a estas condições, mas de qualquer modo, como por ver, isto é o exemplo que tudo depende de como a ave for habituada.
As nossas aves de apartamento/casa, são mais vulneráveis precisamente por estarem habituadas a uma temperatura mais ou menos constante(interiores). Daí ser preciso ter muito cuidado com correntes de ar frio, etc...
jchmp
Membro
Registado: quarta set 22, 2010 4:55 pm

quarta out 13, 2010 5:44 pm

Excelente. Muito obrigado IGSG :wink:
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quarta out 13, 2010 6:00 pm

Voar é para os papagaios o mesmo que para nós humanos correr, podemos correr devagar ou no máximo das nossas capacidades mas em ambas as situações acabamos por ficar ofegantes...
Por isso no voo livre, quando as aves aterram deve-se dar dois a três minutos de descanso até pedir um novo voo, para que descansem e recuperem o fôlego. Claro que com o tempo e o crescimento dos musculos, ela aguentará mais mas ficará ofegante na mesma depois de voar...

Segundo um criador que cria praticamente apenas espécies de anexo 1, o melhor local para comprar aves é mesmo o norte da europa, que pelo seu clima frio torna as aves maiores, pois têm necessidades alimentares com maior nivel de gordura, e como tal acabam por ficar maiores...

As minhas ficam de dia numa gaiola de jardim e á noite dormem dentro de casa e nunca me preocupei em aquecer a cozinha. O ano passado houveram dias de frio extremo em que durante o dia haviam 2 graus e coisas do género e elas estavam na rua super animadas, talvez mais activas para se manterem mais quentes, mas sem qualquer problema. Os animais adaptam-se muito bem, atenção é ás correntes de ar, que essas quando frias podem levar a ave à morte.
VIP Eventos - <a href="http://www.aluguerdetendas.net">Aluguer de Tendas</a>
jchmp
Membro

quarta out 13, 2010 6:02 pm

Ok, vou seguir os vossos conselhos. Obrigado aos dois.
Joaoejoca
Membro Veterano

quarta out 13, 2010 6:14 pm

Comece a deixá-la voar com o arnês vestido mas sem nada a prender, apenas o arnês, para que se habitue. Quanto mais praticar melhor, não a leve a cansaços grandes para que não fique com os musculos doridos, mas pode pedir muitos voos todos os dias e quanto mais vezes ela fizer voos de algum local para si e de si para um poleiro melhor para ambos.
Torne isso um jogo, com as guloseimas, coloque-a num poleiro e chame para si, depois mande de volta para o poleiro e recompense quando aterra no poleiro.
Pode usar o subir de um local baixo para o topo de uma porta por exemplo, quase na vertical como forma de ganhar musculos. Se voar entre divisões da casa ganha perícia. Depois e o mais importante, voar de cima de algo alto para o chão, deite-se no chão e peça-lhe que voe de cima da porta para si por exemplo, essa é a capacidade mais importante para poder iniciar o voo no exterior, porque a primeira coisa que irá fazer na rua será subir 4 ou 5 metros de altura e depois descer é assustador, por isso é tão importante ensinar a travar e a descer na vertical.
Ela está numa fase da vida dela em que estas aprendizagens acontecem muito rápido, em 2, 3 repetições ela será capaz de tudo, depois é necessário repetir para ganhar segurança e está apta a iniciar no exterior, mas atenção porque o iniciar no exterior envolve um local apropriado, tem de ser um descampado com algumas condicionantes como não haver casas muito perto, ou pombais, enfim, convém iniciar num local onde a probabilidade de alguma coisa a assustar seja o mais reduzida possível. Isto é o ideal, já vi coisas....http://www.youtube.com/watch?v=Vu_qt83qezs
jchmp
Membro

quarta out 13, 2010 7:13 pm

Espectacular esse filme :D Será que os papagaios cinzentos têm bastante perícia no voo ou nem por isso. Tenho impressão que li algures que eles não voavam tão bem como por exemplo os verdes. Já li tanta coisa em tanto lado que nem sei onde li isso. Vocês lá no vosso grupo em Cascais têm cinzentos? Dá para comparar?
Joaoejoca
Membro Veterano

quarta out 13, 2010 8:16 pm

No nosso grupo houve uma cinzenta, mas o dono vinha muito pouco, voava-a de 15 em 15 dias e isso não é possível comparar com a Joca (amazonas) que voava quase todos os dias...
Todos podem aprender as capacidades de voo, depende da oportunidade que têm...
Já vi cinzentos que voam muito bem, há um que costuma andar a voar na praia a provocar as gaivotas para que estas o persigam e ele se divirta a fugir delas. Não me lembro onde anda esse video agora mas todos os papagaios estão aptos a voar, claro que os cinzentos são mais assustadiço e por isso precisem de mais dessensibilização, mas tudo se constrói...
jchmp
Membro

quinta out 14, 2010 3:14 pm

Mais uma duvida de principiante, que produtos aconselham para a limpeza e desinfecção da gaiola? Tenho limpo os poleiros só com um pano húmido mas acho que não chega, assim como o brinquedos, etc, também devem ter de ser lavados... digo eu :?

P.S. - Chegou hoje o arnês :D
jchmp
Membro

sexta out 15, 2010 10:12 am

Alguém desinfecta as gaiolas?
jchmp
Membro

quarta out 20, 2010 10:56 am

Anda tudo distraído... :cry:
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta out 20, 2010 11:25 am

jchmp Escreveu:Anda tudo distraído... :cry:
Eu até tenho lá um produto (desculpe mas não me lembro do nome) , mas se me perguntar quantas vezes já o usei…..:? Nenhuma.
Lavo só mesmo tudo com detergente da loiça. Os comedouros diariamente, as gaiolas são limpas diariamente (*) também mas só as lavo mesmo uma vez por semana, e os poleiros ocasionalmente sem periodicidade certa.

(*) os fundos estão forrados a jornal
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
Joaoejoca
Membro Veterano

quarta out 20, 2010 12:32 pm

Eu faço muito parecido, troco o jornal dia sim dia não pois passam a maioria do tempo na gaiola da rua e lavo a gaiola uma vez por semana. De vez em quando, uso um produto chamado Limoseptic que é um desinfectante que comprei na farmácia a recomendação do criador da Joca.
A gaiola da rua, como está no pátio, tem um fundo num material lavável e lavo cada vez que é necessário com a mangueira e detergente amoniacal, sem que elas lá estejam para não apanharem com os vapores dos produtos.
jchmp
Membro

quarta out 20, 2010 4:10 pm

Obrigado aos dois. Eu também uso os jornais no fundo mas tenho de lavar melhor os poleiros e brinquedos (sem ser só com água).
Joaoejoca
Membro Veterano

quarta out 20, 2010 7:42 pm

O produto que lhe falei é o muito bom mesmo, um pouco caro, mas muito bom mesmo.
Se preferir, pode usar mesmo o amoniacal, desde que depois retire muito bem todos os restos de produto antes de recolocar à disposição dele....
jchmp
Membro

quarta out 20, 2010 9:00 pm

Joaoejoca Escreveu:O produto que lhe falei é o muito bom mesmo, um pouco caro, mas muito bom mesmo.
Se preferir, pode usar mesmo o amoniacal, desde que depois retire muito bem todos os restos de produto antes de recolocar à disposição dele....
Vou à farmácia ver esse Limoseptic. Obrigado :wink:
Responder

Voltar para “Aves”