Eram umas dez da manhã, de um dia com a tenebrosa temperatura de +4ºC, quando resolvi fazer-me ao caminho para conhecer o “DierenAsiel” da cidade. Acompanhei a minha esposa, no autocarro, até ao centro da cidade onde era presumível ela começar com o seu passatempo favorito. As compras!. Começo-vos por dizer que avaliei mal a distancia para o abrigo. Baseei-me no “Google Earth” e como tudo estava tão pequenino pensei que em uns meros quinze minutos lá estava. Os 3 quilómetros que pensei percorrer a pé transformaram-se nuns meros 15, isto já sem contar com a volta, e uma belíssima de uma bolha na sola do pé esquerdo. O que vale é que não choveu!
O espírito Português está em todo o lado, isso é uma realidade bem presente, e há pessoas que têm gratitude para com o seu país de origem. Uns usam camisolas nacionais, outros usam símbolos, outros vão mais longe e tatuam a bandeira no corpo… O que vem a seguir é indescritível:
A casa está mesmo pintada com as cores e o formato da bandeira nacional. As pessoas são nortenhas e têm o bar por baixo. Fazem pela vida e têm um amor a PT desmesurado. Amanhã é suposto lá ir comer uma douradinha grelhada com batatas fritas. A comida daqui é de muito boa qualidade mas temos sempre que comer um peixinho de vez em quando para contrabalançar todas as irresponsabilidades alimentares que como por cá.
Pelas 13 já tinha atingido esta ponte, e já sabia que o abrigo estava a uns míseros quilómetros…
O Abrigo afigurava-se a qualquer momento…
No DierenAsil fui muito bem recebido por um funcionário, bem apresentado e pessoa de boa cultura geral, que me informou que ali só tinham o gatil enquanto que o canil estava uns bons quilómetros bem mais longe. Resumindo e concluindo só pude mesmo visitar o Gatil, o que já de sí foi uma experiência bem agradável já que os gatinhos até bonecos têm para jogar uns com os outros.
Fui logo avisado que não seria aconselhável tirar fotos no local, por isso as que consegui tirar foi mesmo à socapa como podem ver pela qualidade da imagem. O que me disseram foi que há uns meses atrás tinham ido visitar o gatil e pegaram num gato que já não se encontrava bem de saúde, porque o mesmo já ia com 21 ANOS, e tiraram várias fotos para depois as publicarem num jornal local. O Abrigo teve depois que se sujeitar a publicidade muito negativa, e respondeu com um comunicado a informar que o coitado do bichinho já tinha ultrapassado em muito a esperança média d’ele e que como ele se encontrava bem, apenas tinha os problemas normais para a sua idade avantajada, não o iam mandar abater por isso (ele acabou por morrer à pouco tempo, de rompante, por causas naturais). Desde aí não gostam que tirem fotos.
A temperatura do gatil é permanentemente de 21 graus, mantidos via ar condicionado. Não cheira a cocos nem xixis e o chão está imaculadamente asseado.
Há animais que andam soltos, critério para os soltar é a capacidade de eles se darem com outros, e há casinhas que têm uma portinhola onde podem ir para uma zona exterior com cerca de 25 metros quadrados.
As casas em que eles estão têm bastante ração e àgua, e a grande maioria deles está bem gorduchinho(s). Vi apenas um ou outro gato que, por terem chegado à bem pouco tempo, ainda não tinham o pelo brilhante e uns quilinhos mais. A grande maioria dos gatinhos são europeus comuns, apesar de até lá estar uma “Bosques da Noruega” e os critérios de adopção são +/- idênticos aos de Portugal, diferença apenas que eles entrevistam o adoptante mas não chegam a ir conhecer a casa onde o gatinho irá. O adoptante compromete-se a receber 3 visitas nos 3 primeiros meses após adopção e uma visita esporádica por ano. As visitas são mesmo feitas e não é coisa que apenas fica acordada em papel. Há um pagamento de 40 euros por gato e 50 por gata, não para o pagamento das vacinas ou chip, mas sim pela castração deles.
Aqui tentei apanhar alguns brinquedos no chão. Esta jaula não tinha muitos, já que os gatinhos até eram poucos (A grande maioria estava nas jaulas que também tem acesso ao exterior). Atenção que estamos a falar de um número não superior a 25 gatos para uma população de 472.071 habitantes!.
A caminho já da cidade, e após o funcionário do Abrigo ter-me dito que havia um autocarro directo e que eu escusava de ter feito aquela quilometragem toda a pé, dei com a Igreja da Santa Marijonscp. Curiosamente o símbolo dela é um peixe. Espero que gostes (A igreja é dedicada a um santo Português).
E lembram-se do Nello e Patrasche? O monumento onde supostamente foram encontrados é este:
Na praça central, a Groenplaats (praça verde), encontrámos o curso de Economia a ser violentamente praxado. Tínhamos uma grande variedade de alunos!
Aqui estavam todos a fazer abdominais:
Até o próprio Barack Obama lá estava…
Acompanhado pela palhaça Tété:
Por uma freira gordinha (vejam bem a cara de esforço dela!!!)
Também havia um travesti…
Umas meninas da “Red Light Zone”…
Pela própai Lady Gaga… ou será Gágá?
Obama e travesti? Hmmmm… quererá dizer alguma coisa?!?
O homem vaquinha…
O homem caixa jukebox, que foi obrigado a beber 24 cervejas de 33cl (vomitou como um maluco garanto-vos!)
Aqui, e antes que se lembrasse de se sentir mal, pediram a…
Pediram a uma outra caloira que se metesse dentro da caixa dele e andassem pela praça no rebolanço!
Depois, e como pessoas educadas, mesmo nas brincadeiras, há que levar tudo pró lixo…
Caloiro sofre!!!!
Sofiaabreulopes, já te estás a ver com os teus canitos a ires a uma sapataria? Em Portugal não sei, mas estes meninos FORAM!!!
E olhem para este restaurante de 5 estrelas… Sabem quem lá estava a jantar, sabem? Sabem?!? Sabem?!?!?!?!?!?!?!?
Pois se não sabem eu digo-vos!! ERA UM HUSKY!!!! (não tenho foto)
E depois com o cair da noite…
Lá tivemos que nos apressar para ir para casa… Este é o fim de mais uma jornada…