Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal.
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 13, 2010 12:55 pm
Foi publicado em Abril de 2010 o "Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal", com a coordenação de Armando Loureiro, Nuno Ferrand de Almeida, Miguel A. Carretero e Octávio S. Paulo (256 páginas).
(Direitos reservados à Esfera do Caos Editores, ICNB I.P., CIBIO e CBA).
Trata-se de uma obra completa e actualizada sobre TODOS os répteis e anfíbios de Portugal, destacando aspectos de taxonomia, filogeografia, distribuição global, distribuição nacional, conservação e ameaças.
Destaco um capítulo inédito, sobre a História da Herpetologia em Portugal, superiormente assinado pelo Prof. Eduardo Crespo.
Relativamente às tartarugas (lá estou eu outra vez!...), estão naturalmente contempladas a Emys orbicularis, a Mauremys leprosa, as cinco espécies marinhas que se aproximam da nossa costa e ainda a Trachemys scripta elegans (pelos piores motivos - por ser espécie exótica/invasora em Portugal).
Mas há mais, muito mais!...
(se por acaso o livro já tinha sido mencionado, as minhas sinceras desculpas! Custa 24 euros)
(Direitos reservados à Esfera do Caos Editores, ICNB I.P., CIBIO e CBA).
Trata-se de uma obra completa e actualizada sobre TODOS os répteis e anfíbios de Portugal, destacando aspectos de taxonomia, filogeografia, distribuição global, distribuição nacional, conservação e ameaças.
Destaco um capítulo inédito, sobre a História da Herpetologia em Portugal, superiormente assinado pelo Prof. Eduardo Crespo.
Relativamente às tartarugas (lá estou eu outra vez!...), estão naturalmente contempladas a Emys orbicularis, a Mauremys leprosa, as cinco espécies marinhas que se aproximam da nossa costa e ainda a Trachemys scripta elegans (pelos piores motivos - por ser espécie exótica/invasora em Portugal).
Mas há mais, muito mais!...
(se por acaso o livro já tinha sido mencionado, as minhas sinceras desculpas! Custa 24 euros)
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm
Também tenho.
Tem referência aos carnifex na página 208.
"Conhece-se a sua presença na Ilha de São Miguel no Arquipélago dos Açores desde 1975, mas é possível que esta espécie tenha sido introduzida nos anos vinte do século passado (Svanberg, 1975)."
Tem referência aos carnifex na página 208.
"Conhece-se a sua presença na Ilha de São Miguel no Arquipélago dos Açores desde 1975, mas é possível que esta espécie tenha sido introduzida nos anos vinte do século passado (Svanberg, 1975)."
<p><strong>
</strong></p>
</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm
É diferente, o guia tem coisas que o atlas tem e vice-versa. Pessoalmente acho o Atlas mas simples, tem fotos dos animais e texto menos extensivo mas não tem as chaves anatómicas.
<p><strong>
</strong></p>
</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Eu tenho, o meu veio do ICNB e só custou os portes 

Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata
É um trabalho muito mais focado a nível de distribuição de cada espécie, taxonomia e evolução, bem como os factores de ameaça a cada uma. Não traz informação como O Guia Fapas a nível da discrição e biologia das diferentes espécies, nem chaves de identificação.element Escreveu:Esse livro difere muito do Guia Fapas Anfibios e Réptéis de Portugal ou é apenas algo mais actualizado?
vasco94 e joaoplscosta obrigado aos 2
é que trata-se de uma espécie extremamente rara de ser ver nos Açores e há uma grande possibilidade de que as populações que existiam já estarem extintas devido à introdução de lagostins nas nossas lagoas. Mas a esperança é a ultima a morrer 

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 13, 2010 12:55 pm
Ggrrrr!... E eu dei 24 euros na bertrand logo em Abril!kitten Escreveu:Eu tenho, o meu veio do ICNB e só custou os portes