E falando de Vets...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
pekixa
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 9:18 pm

segunda nov 24, 2003 2:02 pm

Ola a todos

Talvez pelo facto de me encontrar em casa, doente, com uma gripalhada "pralá" de terrível, me encontre mais disponivel, e tb por todas as mensagens privadas q tenho recebido para não abandonar o forum dos gatos, pensei levantar aqui esta questão, referente aos veternários

A Topdown, por indicação do Vet, dá a pilula injectavel á gatita. Eu, por orientação de dois vets, dou em comprimido, alias... até compro a pilula no Vet. Então como ficamos???
Leiga como sou em matéria de gatos, vou de encontra a orientação de um Vet?? Ou até de dois?? Vets esses bem conhecidos na zona onde resido com clinicas uma delas com hospital, e bem conceituados??

e então ... ??? quem devemos ouvir neste caso?? Os ilustres desconhecidos do Forum dos gatos, ou os Vets??

Gostaria mais uma vez de saber as vossas opiniões, e a sua tb sr casadeanaval (se é q me quer responder)

Jinhos
Maria
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda nov 24, 2003 2:19 pm

Faça uma pesquisa e decida pela sua própria cabeça.
Penso que após ler os prós e contras das possibilidades que tem:

- Pilula
- Injecção
- Esterilização

Será óbvio qual delas é a melhor NÃO PARA OS DONOS, mas para as gatas.

Quanto a mim abstenho-me de emitir uma opinião, até porque já é sobejamente conhecido qual o meu ponto de vista, aconselhado por veterinários, mas tamém suportado por muita pesquisa pessoal.
Ter animais não é só dar-lhe comida...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

segunda nov 24, 2003 2:21 pm

Não conheço nenhum Vet que recomende a pilula ou qualquer outro meio coontraceptivo nos gatos.

A longo ou a curto prazo tem consequências nefastas para as gatas. A melhor solução esterilização.... Aborde essa questão com o seu Vet.

Cpts
Beta
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda nov 24, 2003 2:23 pm

eu acho fantástico os vets receitarem, hoje, anti-contraceptivos. a joana teria, hoje, uns 18 anos e nunca, nenhum vet lhe aconselhou a pílula. feitios?
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda nov 24, 2003 3:07 pm

Olá

Também não conheço vets que receitem a pilula, mas a verdade é que neste forum têm aparecido alguns foristas que dizem que os vets aconselharam a pilula às gatas.
A verdade é que tudo o que tenho lido, e o que os vets onde vou com as minhas gatas dizem, é que a pilula provoca tumores e é completamente desaconselhada...

Beijokas
kathleen
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

segunda nov 24, 2003 6:55 pm

Olá,
Também já fui a vários veterinários (por mudar de área de residência, por questões de urgência - já tive de recorrer aos seus serviços a um domingo, etc.). Já me surgiram opiniões divergente numa série de questões, mas aqui todos os que consultei confluiram. Gato ou gata com o qual não se queira ter reprodução deverá ser esterilizado. Evita uma série de problemas a nível de quistos mamários, piómetras, etc. Normalmente aconselham inclusivé, antes do 1º cio, embora aí algumas opiniões divirjam.
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

segunda nov 24, 2003 7:03 pm

O único motivo que me ocorre para um vet. recomendar contraceptivos para as gats, será de ordem monetária....para os donos e não para os vet., naturalmente.

É evidente que a "pílula" será melhor que deixar gatas engravidarem,logo se os vets derem com donos que não se mostrem disponiveis (monetáriamente ou por serem contra as esterelizações :roll: )... passam à 2ª opção :arrow: pilula. Mas custa-me a crer que a vejam como opção ou a recomendem
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda nov 24, 2003 8:17 pm

Boas.
Eu vou-lhe responder, Pekixa porque errar é humano e perdoar é divino ;) e eu perdoo-lhe a sua falta de educação no outro tópico

Não conheço nenhum veterinário, a não ser por razões económicas da pessoa em causa que recomende o uso da pílula de forma sistemática. Geralmente é efectuado quando existe recusa do dono por não ter dinheiro, não querer esterilizar, ou "para já querer ficar assim e depois logo se vê"

também não conheço nenhum veterinário ( excepto alguns de aldeia) que ao indicar contraceptivos não avise de riscos do seu uso a longo prazo.

Fiquem bem.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

segunda nov 24, 2003 8:41 pm

Olá,

Contrariamente à opinião unânime, eu conheço uma vet que receitou a pílula sem nenhum dos pressupostos aqui aventados. E mais, ela própria administrou a pílula à sua gata, para ela não ter cios ruidosos, e mais tarde teve de a operar já em estado avançado, parece que se safou, mas cortei com ela e não voltei a saber mais nada. Essa vet receitava os comprimidos, que vendia, não dizendo sequer qual o comprimido. Aconteceu comigo, por inexperiência minha, é por isso que a minha Rita está agora a sofrer. Ela dizia que a dose que preparava (cortava o comprimido) era inócua, pois tinha uma tia que era ginecologista?????? que lhe ensinara a dose para não fazer mal, aliás toda a medicação era secreta, vendida em doses não identificadas, dizia ela que vendia tratamentos, não devendo por isso dar o nome do que estava a receitar. Por estas e por outras, quando me apercebi saí de lá a sete pés!!! Jurei para nunca mais dar a pílula a gatas minhas!

Mai-mai
Última edição por mai-mai em segunda nov 24, 2003 9:04 pm, editado 1 vez no total.
kika_cat
Membro
Registado: quarta set 11, 2002 8:07 pm

segunda nov 24, 2003 8:48 pm

Eu estou a tirar o curso de veterinária e, em todas as disciplinas, quando falamos do tema, é recomendada a esterilização, e penso que os riscos de injectar uma dose maciça de hormonas ou dá-las em comprimidos são bem conhecidos por todos os veterinários.
Acho completamente ridículo alguns argumentos de algumas pessoas que dizem que não querem esterilizar o seu animal porque lhes faz impressão ou ele pode ficar deprimido... Não lhes fará muito mais impressão quando a gata tiver um tumor enorme a ulcerar, com um aspecto horrível? E não ficará muito mais caro quando terá de fazer n operações para retirar os tumores que vão surgindo na cadeia mamária, muitas vezes mais que uma operação porque o tumor recidiva? Ou não será muito pior quando o gato inteiro for para a rua atrás das gatas em cio e lute com outros gatos, aparecendo cheio de feridas e abcessos das dentadas, e com FIV ou FELV, com os problemas posteriores provocados por estas doenças? :o :?: :?: :?:
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

segunda nov 24, 2003 8:57 pm

Mai-mai,

Como em todas as profissões há maus,razoaveis e bons (estes em menor número) profissionais. Infelizmente, é bem mais grave quando implicam com a saúde e bem estar de seres vivos.

É pena, mas ainda há profissionais que sentem relutãncia em se actualizarem. Tiram o curso e "relaxam".

Infelizmente já "sentiu" esta situação com a sua Rita :|
mai-mai
Membro Veterano

segunda nov 24, 2003 8:59 pm

Claro que sim Kita cat, mas como disse atrás, eu tive uma vet, há 10 anos, que fazia exactamente tudo aquilo que eu citei. Mudei e mais nenhum me disse o mesmo, eu não sabia o mal que poderia fazer, quando me apercebi, jurei para nunca mais. Temos sofrido imensoeu e a minha Rita por causa disso.

Mai-mai
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda nov 24, 2003 9:17 pm

Mai mai. Essa situação é do pior. A veterinária em causa teria que identificar o produto, para mais manipulados não é qualquer um que faz e é obrigatória a identificação do mesmo.É um belo exemplo de péssimo profissional:Fez bem em ter saído. Fala-se tants vezes do farmacêutico que faz de veterinario.Desta vez foi o inverso.....
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
kika_cat
Membro
Registado: quarta set 11, 2002 8:07 pm

segunda nov 24, 2003 9:29 pm

Realmente essa foi uma situação bem triste, e acho que fez muito bem em sair de lá! Realmente há maus profissionais em todo o lado, mas custa-me sempre ver que haja pessoas que se esforcem tanto para entrar e acabar este curso (que não é fácil, como imaginam), e depois têm actitudes dessas, tão inconscientes e perigosas... Eu às vezes também tenho receio de errar em algum diagnóstico ou nalgum tratamento, mas é por isso que acho que o veterinário tem de estar empre a renovar conhecimentos, e também a revê-los (porque o nosso cérebro n é uma máquina e é impossível memorizar tudo... :oops: ), porque no fim de contas é a vida de um ser que faz parte da família de alguém que estamos a tratar.

Espero que agora tenha mais sorte com o veterinário que consulta, quero acreditar que sim, e que veterinários como essa, a receitar coisas ensinadas pela tia ginecologista (como se os organismos fossem todos iguais e a senhora percebesse assim tanto de animais), sejam uma pequena minoria... :o :o
mai-mai
Membro Veterano

segunda nov 24, 2003 9:37 pm

Olá,

Um esclarecimento, os comprimidos não eram manipulados, eram cortados em metades e em quartos (mais tarde vi os pilldogs e julgo que seriam esses) mas ela nunca dava a conhecer o nome do medicamento, tinha o trabalhão de os retirar dos pentes(é assim que se chama?) para não irem com marca. Nem a desparasitação era identificada, era sempre administrada lá.

Mai-mai
Responder

Voltar para “Gatos”