Torre dos Tombos

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

sábado out 16, 2010 11:33 pm

LuluB Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:Belo tópico, eu confesso que se não fosse o corrector automático, espalhava-me ao comprido...adoro que me corrijam, e gosto do modo como estão a explicar o porquê de cada forma...
A línguística é uma coisa fascinante. :D Quando se começa a estudá-la aparecem-nos coisas com que nem sonhávamos.

E tenho uma amiga que é professora de Português (um bocado baldas, mas enfim, não se pode ser tudo, n'é?) que diz que são as pessoas mais inteligentes quem mais se interessa pela língua e seus porquês.

viva essa amiga!!!! cheers!!! :D
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
Peixazul
Membro Veterano
Registado: sábado jan 24, 2009 12:49 pm

sábado out 16, 2010 11:35 pm

marijonscp Escreveu:Um bom tópico Tassebem. :wink: Todos erramos e todos deveríamos gostar de aprender.
Um erro que detecto muitas vezes no forum e não só é a confusão com o "há" do verbo haver. Por exemplo:
" À muito tempo que não bebia café."
Forma correcta:
" muito tempo que não bebia café."
Pronto.
Há users que dão erros, mas não é por isso que são retardadados e isso é básico demais. (Ou será «de mais» :?: :twisted: )
Última edição por Peixazul em domingo out 17, 2010 11:30 am, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;Os melhores Cumprimentos,</p>
<p>&nbsp;Peixazul (Peixinho para alguns)</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado out 16, 2010 11:46 pm

Peixazul Escreveu:Pronto.
Há users que fazem erros, mas não é por isso que são retardadados e isso é básico demais. (Ou será «de mais» :?: :twisted: )
São é gagos, repetem as sílabas. :twisted: E já não é a primeira vez! :lol:

E mais: não se diz "fazem erros", mas sim "dão erros". :twisted:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
chowista
Membro Veterano
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei

sábado out 16, 2010 11:50 pm

Peixazul Escreveu:
marijonscp Escreveu:Um bom tópico Tassebem. :wink: Todos erramos e todos deveríamos gostar de aprender.
Um erro que detecto muitas vezes no forum e não só é a confusão com o "há" do verbo haver. Por exemplo:
" À muito tempo que não bebia café."
Forma correcta:
" muito tempo que não bebia café."
Pronto.
Há users que fazem erros, mas não é por isso que são retardadados e isso é básico demais. (Ou será «de mais» :?: :twisted: )
fazer erros não! dar erros sim!
e não é "de mais" não, é mesmo "demais".
:lol:
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sábado out 16, 2010 11:55 pm

O meu contributo para o tópico:
Já vi por aqui escrito muita vez ançaime , ansaime e até ançaimo. Nada disso serve no focinho do cão- O unico que lhe serve, e é correcto. é o açaime.
Última edição por nicasxi em sábado out 16, 2010 11:58 pm, editado 1 vez no total.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado out 16, 2010 11:57 pm

E será "dar erros" ou apenas, errar?
chowista
Membro Veterano
*shar pei

sábado out 16, 2010 11:57 pm

Bondage2010 Escreveu:E será "dar erros" ou apenas, errar?
both! :D
chowista
Membro Veterano
*shar pei

sábado out 16, 2010 11:58 pm

já sugerem por aí enseminações... :lol:
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sábado out 16, 2010 11:59 pm

Bondage2010 Escreveu:E será "dar erros" ou apenas, errar?
Não sejas assim, mau feitio.... Cada um dá o que pode! :twisted:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

domingo out 17, 2010 12:38 am

LuluB Escreveu:

cometem :P
LuluB
Membro Veterano

domingo out 17, 2010 1:05 am

sobaka Escreveu:
LuluB Escreveu:

Verdade, sim senhora, quando nos referimos ao plano moral/comportamental: "Cometi um erro ao deixar emprenhar a cadela."

No caso da escrita, dizemos: "Dei um erro ao escrever 'à' em vez de 'há'."

É uma das imensas particularidades que tornam a nossa língua tão viva e complicada... :twisted:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

domingo out 17, 2010 1:38 am

O que não gosto nada é que usem o 'a' antes de algumas palavras desnecessáriamente
Por exemplo: amandei , assentate

E quando oiço, por exemplo , vou levar ele a casa, ou então deixa ela falar, faço questão de corrigir a pessoa que o diz . Sei que ás vezes escapa , e que falar mal até é mais facil , mas falar bem nunca fica mal.

Bom tópico :wink:
<p><strong></strong></p>
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

domingo out 17, 2010 1:45 am

LuluB Escreveu:
sobaka Escreveu:
LuluB Escreveu:

Verdade, sim senhora, quando nos referimos ao plano moral/comportamental: "Cometi um erro ao deixar emprenhar a cadela."

No caso da escrita, dizemos: "Dei um erro ao escrever 'à' em vez de 'há'."

É uma das imensas particularidades que tornam a nossa língua tão viva e complicada... :twisted:
Nãaaaao :) o que torna a língua portuguesa tão complicada é o exagero dos tempos verbais e o terror dos artigos+preposições :evil:
As particularidades dão-lhe vida e cor :)
LuluB
Membro Veterano

domingo out 17, 2010 2:43 am

vasco94 Escreveu:O que não gosto nada é que usem o 'a' antes de algumas palavras desnecessáriamente
Por exemplo: amandei , assentate
Assentate? Ou assenta-te? :twisted: Isso são populismos, formas adoptadas por pessoas sem ou com poucos estudos e que introduzem corruptelas ao falarem. São erros, claro está, mas é uma maneira de falar.
E quando oiço, por exemplo , vou levar ele a casa, ou então deixa ela falar, faço questão de corrigir a pessoa que o diz . Sei que ás vezes escapa , e que falar mal até é mais facil , mas falar bem nunca fica mal.

Bom tópico :wink:
Pois nunca fica mal, não, pelo contrário, mas olhe que escrever como deve ser também não:

às

fácil

E as vírgulas, como todos os outros sinais destinados a marcar o ritmo do discurso, têm obrigatoriamente de ficar "pegadas" à palavra que as antecede: escapa, fácil, etc.

:lol:

A introdução dos pronomes da maneira que refere são influências das maneiras de se exprimir dos africanos, e também do Brasil, onde é muito vulgar ouvir-se dizer assim.

O português é uma língua que ainda não terminou a sua fixação. A sua evolução tem-se feito por fases, ora aquisitivas, ora fonéticas. Ou seja, aos períodos em que entram no uso comum novas palavras e formas de expressão seguem-se outros em que essas aquisições são alteradas e adaptadas aos fonemas de base. Esta dinâmica impede que a língua cristalize e se fixe em formas estabelecidas pouco maleáveis e pouco permeáveis a outras dinâmicas linguísticas. O português do Brasil, por exemplo, é o português do século XVIII, recebeu vocábulos das línguas índias, principalmente do Tupi, mas não evoluiu mais. Por isso é que ainda hoje usam termos que entre nós já há muito caíram desuso e estão esquecidos. Lembro-me de há uns anos, no tempo em que eu ainda seguia distraidamente uma outra novela, ter começado a ouvir falar em "chamego". Esta palavra, que significa "apego amoroso", "paixão", deixou de se usar entre nós precisamente no... século XVIII.
<p>&nbsp;</p>
LuluB
Membro Veterano

domingo out 17, 2010 2:48 am

Outro erro que me faz arrepiar os pêlos do céu da boca e encarquilhar a pele dos dentes: :twisted:

...trabalhar em prole dos nossos meninos...

Ora, a prole é a filharada, a descendência que se tem. Quando se trabalha em benefício de alguém ou de alguma coisa, diz-se (e escreve-se)

em prol

Portanto:

...trabalhar em prol [em favor de, em benefício de] dos nossos meninos...

...trabalhar em prol da minha prole...

E eis que este último exemplo é uma boa cacofonia...! :roll:
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”