vasco94 Escreveu:O que não gosto nada é que usem o 'a' antes de algumas palavras desnecessáriamente
Por exemplo: amandei , assentate
Assentate? Ou
assenta-te?

Isso são populismos, formas adoptadas por pessoas sem ou com poucos estudos e que introduzem corruptelas ao falarem. São erros, claro está, mas é uma maneira de falar.
E quando oiço, por exemplo , vou levar
ele a casa, ou então deixa
ela falar, faço questão de corrigir a pessoa que o diz . Sei que
ás vezes escapa , e que falar mal até é mais
facil , mas falar bem nunca fica mal.
Bom tópico

Pois nunca fica mal, não, pelo contrário, mas olhe que escrever como deve ser também não:
às
fácil
E as vírgulas, como todos os outros sinais destinados a marcar o ritmo do discurso, têm obrigatoriamente de ficar "pegadas" à palavra que as antecede: escapa, fácil, etc.
A introdução dos pronomes da maneira que refere são influências das maneiras de se exprimir dos africanos, e também do Brasil, onde é muito vulgar ouvir-se dizer assim.
O português é uma língua que ainda não terminou a sua fixação. A sua evolução tem-se feito por fases, ora aquisitivas, ora fonéticas. Ou seja, aos períodos em que entram no uso comum novas palavras e formas de expressão seguem-se outros em que essas aquisições são alteradas e adaptadas aos fonemas de base. Esta dinâmica impede que a língua cristalize e se fixe em formas estabelecidas pouco maleáveis e pouco permeáveis a outras dinâmicas linguísticas. O português do Brasil, por exemplo, é o português do século XVIII, recebeu vocábulos das línguas índias, principalmente do Tupi, mas não evoluiu mais. Por isso é que ainda hoje usam termos que entre nós já há muito caíram desuso e estão esquecidos. Lembro-me de há uns anos, no tempo em que eu ainda seguia distraidamente uma outra novela, ter começado a ouvir falar em "chamego". Esta palavra, que significa "apego amoroso", "paixão", deixou de se usar entre nós precisamente no... século XVIII.