Torre dos Tombos
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 24, 2009 12:49 pm
LuluB Escreveu:São é gagos, repetem as sílabas.Peixazul Escreveu:Pronto.
Há users que fazem erros, mas não é por isso que são retardadados e isso é básico demais. (Ou será «de mais»![]()
)
E já não é a primeira vez!
E mais: não se diz "fazem erros", mas sim "dão erros".
Eu fiz de propósito! Só mesmo para não pensarem que sou retardadado.

<p> Os melhores Cumprimentos,</p>
<p> Peixazul (Peixinho para alguns)</p>
-
- Membro Veterano
Realmente o famoso «amandei» já irrita. Porque é que as pessoas não dizem atirei ao invés?
Muito bem parido este tópico, sim senhores.

Muito bem parido este tópico, sim senhores.

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm
E também o "des", como por exemplo deslarga-me em vez de larga-me, ou destrocar €20 ... em vez de trocar €20.vasco94 Escreveu:O que não gosto nada é que usem o 'a' antes de algumas palavras desnecessáriamente
Por exemplo: amandei , assentate
E quando oiço, por exemplo , vou levar ele a casa, ou então deixa ela falar, faço questão de corrigir a pessoa que o diz . Sei que ás vezes escapa , e que falar mal até é mais facil , mas falar bem nunca fica mal.
Bom tópico
<p> Sou responsável pelo que digo, não pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? Força... ESCREVA TUDO EM MAIÚSCULAS ATÉ QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? Força... ESCREVA TUDO EM MAIÚSCULAS ATÉ QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Agora uma contribução séria.
Muitas pessoas começam frases com a expressão: É assim...
Essa expressão deve ser evitada.
E muitas pessoas também dizem: Eu, pessoalmente...
Isto está errado. Ou se utiliza uma palavra ou a outra. Mas as duas ao mesmo tempo ficam gramaticalmente incorrectas.
Atenção à pontuação, parágrafos, e acentuação. Ah!, e tenham cuidado com os tempos verbais.
Escrevam bem, pois isto fica gravado (esperemos
). Por isso mesmo, deve-se usar a língua como ela deve ser usada.

Isto está errado. Ou se utiliza uma palavra ou a outra. Mas as duas ao mesmo tempo ficam gramaticalmente incorrectas.
Atenção à pontuação, parágrafos, e acentuação. Ah!, e tenham cuidado com os tempos verbais.
Escrevam bem, pois isto fica gravado (esperemos

Última edição por Peixazul em domingo out 17, 2010 2:01 pm, editado 2 vezes no total.
-
- Membro Veterano
Não, mas podia ter escrito melhor.xenita Escreveu:Agradecia que continuassem ,pois estou a gostar.
escrevi algum erro?
Exemplo:
Agradecia que continuassem, pois estou a gostar.
Escrevi algum erro?
Fica melhor.
as duas estão gramaticalmente correctas.Peixazul Escreveu:Agora uma contribução séria.![]()
Isto está errado. Ou se utiliza uma palavra ou a outra. Mas as duas, está gramaticalmente correcto.
Escrevam bem, pois isto fica gravado (esperemos). Por isso mesmo, deve-se usar a língua como ela deve ser usada.

<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
o que por acaso nem é verdade....
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
</p>
</p>
O "é assim" e outras expressões do género chamam-se bordões. As pessoas usam-nas por variadíssimas razões, em geral porque estão inseguras quanto ao assunto, mas também para reforçarem as afirmações que fazem. E muitas vezes são pronunciados inconscientemente.
Conheci uma pessoa, muito culta e discursiva, que a cada três palavras metia um "não é?". Não o fazia por insegurança, o uso deste bordão era de tal forma automático que se tornava notado por isso mesmo.
O "eu, pessoalmente, ..." é um reforço da afirmação. Este tipo de reforços também são comuns, mas são dispensáveis e deve-se evitar usá-los, embora não sejam precisamente um erro gramatical, pertencem mais à estilística.
Conheci uma pessoa, muito culta e discursiva, que a cada três palavras metia um "não é?". Não o fazia por insegurança, o uso deste bordão era de tal forma automático que se tornava notado por isso mesmo.
O "eu, pessoalmente, ..." é um reforço da afirmação. Este tipo de reforços também são comuns, mas são dispensáveis e deve-se evitar usá-los, embora não sejam precisamente um erro gramatical, pertencem mais à estilística.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

O (não) uso da acentuação que hoje em dia verificamos é verdadeiramente aterrorizadora. Num dos fóruns de lá de cima há um longo post sem um único acento!
E a pontuação é outro filme. Pergunto a mim mesma o que andam os professores do ensino básico a fazer - a não ser que também eles não saibam pontuar e meter acentos, o que nada me admiraria...
E a pontuação é outro filme. Pergunto a mim mesma o que andam os professores do ensino básico a fazer - a não ser que também eles não saibam pontuar e meter acentos, o que nada me admiraria...
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

-
- Membro Veterano
O termo língua significa, neste caso: comunicação...
Última edição por Peixazul em domingo out 17, 2010 2:05 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
Gallaecia Escreveu:as duas estão gramaticalmente correctas.Peixazul Escreveu:Agora uma contribução séria.![]()
Isto está errado. Ou se utiliza uma palavra ou a outra. Mas as duas, está gramaticalmente correcto.
Escrevam bem, pois isto fica gravado (esperemos). Por isso mesmo, deve-se usar a língua como ela deve ser usada.
Olhe que não sei...
- As duas ao mesmo tempo fica gramaticalmente incorrecto.
- As duas ao mesmo tempo ficam gramaticalmente incorrecto.
Dá que pensar. A meu ver nenhuma está certa.
Ah e sim, fica mesmo errado. É um erro.
-
- Membro Veterano
Outra questão:
O verbo matar no Particípio Passado, varia consoante o verbo auxiliar.
Vejamos as formas correctas:
Ter + matado. Exemplo: Devia ter matado aquele mosquito!
Ser + morto. Ex.: O nosso Rei foi morto por um atrasado mental.

Para a primeira proposição, "Devia ter morto aquele mosquito" é considerado errado?Peixazul Escreveu:Outra questão:

Outra questão que ainda ninguém me foi capaz de esclarecer é:
Supondo que vocês(o vós já não é muito utilizado, mas a utilização do vocês é correcto

-Viste o meu telemóvel?
ou
-Não viste o meu telemóvel?
Respondendo sob a forma de : sim ou não, qual seria a resposta correcta para cada uma das questões?
Esta dúvida advém do facto de que algumas pessoas costumam fazer perguntas tanto na negativa como na positiva, como se não houvesse qualquer diferença entre ambas.
"Sim, está no ..." e "Não, vi-o, está no ..." são respectivamente as respostas que eu costumo utilizar...

Mais uma dúvida:
"A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no dia 17 de Outubro."
Este tipo de afirmações nunca me soou(está correcta a utilização desta palavra neste contexto?) muito bem, está correcto?
Cumprimentos