MFPJ Escreveu:Peixazul Escreveu:Outra questão:
O verbo matar no Particípio Passado, varia consoante o verbo auxiliar.
Vejamos as formas correctas:
Ter + matado. Exemplo: Devia
ter matado aquele mosquito!
Ser + morto. Ex.: O nosso Rei
foi morto por um atrasado mental.

Para a primeira proposição, "Devia ter morto aquele mosquito" é considerado errado?
Sim, é errado.
Outra questão que ainda ninguém me foi capaz de esclarecer é:
Supondo que vocês(o vós já não é muito utilizado, mas a utilização do vocês é correcto

) viram de facto o respectivo telemóvel, e que alguém vos pergunta:
-Viste o meu telemóvel?
ou
-Não viste o meu telemóvel?
Respondendo sob a forma de : sim ou não, qual seria a resposta correcta para cada uma das questões?
Esta dúvida advém do facto de que algumas pessoas costumam fazer perguntas tanto na negativa como na positiva, como se não houvesse qualquer diferença entre ambas.
"
Sim, está no ..." e "
Não, vi-o, está no ..." são respectivamente as respostas que eu costumo utilizar...
Vamos lá a ver se percebi. Ambas as maneiras de fazer a pergunta estão correctas. As respostas que indicou é que estarão erradas.
Para "Viste o meu telemóvel?", a resposta correcta é "Sim,
vi, está no...", pois é o verbo que indica a acção, neste caso, a de "ver". Mas responder simplesmente "sim" não é propriamente um erro, corresponde a uma coisa que todos fazemos, que é o abreviar das respostas e das frases. Este reduzir do esforço chama-se Lei do Menor Esforço. No entanto, a forma mais correcta é a que utiliza o verbo: "Vi, está no..."
No caso da pergunta pela negativa, "Não viste o meu telemóvel?" (também ela sofrendo da lei do menor esforço, pois contém uma conclusão implícita que devia ser expressa por um "pois não?", ou "calculo"), a resposta correcta será, mais uma vez, "Vi, sim, está no..."
Mais uma dúvida:
"A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no dia 17 de Outubro."
Este tipo de afirmações nunca me soou(está correcta a utilização desta palavra neste contexto?) muito bem, está correcto?
"Terá lugar" é um barbarismo que deve ser evitado. Vem do francês "aura lieu". Em português, a forma correcta é "A cerimónia (...)
realizar-se-á.