comida de latas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
goffy
Membro Júnior
Registado: segunda out 20, 2003 12:05 pm

terça nov 25, 2003 9:46 am

ola a todos!
eu sou aquela forista que teve uma má experiencia na tentativa de adoptar duas gatinhas e pensou em não adoptar mais mas............... adoptei uma gatinha abandonada mt fraquinha, mt pequenina, não anunciei por medo que n corresse mt bem esta adopção e depois tinha q voltar a enunciar. Graças a Deus que está tudo bem.

A minha duvida é :

Porque não se deve dar comida de lata aos nossos meninos ?

Quando se deve (se é que se deve) comprar aquela relva para os gatos para eles eliminarem as bolas de pelo ?

Eu já tentei ver se estas questões estavam noutros tópicos mas não encontrei.

Desde já muito obrigada . :D :D
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça nov 25, 2003 10:18 am

Olá

os meus parabéns pela adopção e espero que desta vez tudo corra bem.

Em relação à sua pergunta, a comida de lata não é aconselhada pois a maioria da sua composição é água, provoca caries aos animais e problemas renais no futuro. Não é um tipo de alimentação tão equilibrado como o das boas rações secas. Pode dar uma latinha ou saqueta como brinde uma vez por semana não mais.

Em relação á erva, pode dar logo que queira, mas a erva faz com que existam sempre muitos insectos em casa e com que o gato vomite as bolas de pêlo. Eu aconselho a que compre antes no vet uma pasta indicada para o efeito. A pasta tem um efeito laxante e faz com que o gato elimine as bolas de uma forma natural.

Espero ter ajudado se tiver mais dúvidas diga.

Beijokas
kathleen
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça nov 25, 2003 11:11 am

Olá,

Atenção que a erva não se deve dar a gatos bébés, pelo menos foi-me aconselhado assim pela minha vet. E a verdade é que eu dei aos meus 2 primeiros gatos e eles tiveram graves problemas de estomago :(
Também sou mais adepta da pasta para as bolas de pelo ou da ração da Hills especifica para isso (dou 2 vezes por semana misturada com a ração normal).

Quanto á comida humida, quando são bébés eu dou humida e ração seca, a partir dos 5/6 meses passam a comer só ração seca. Mas isto é uma questão de "feitios" heheheh como os bébés que apanho estão normalmente subnutridos ou enfezados, é uma forma de eles se fortalecerem.

Parabéns pela adopção! Tudo de Bom!
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
rita_feria
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:20 am

terça nov 25, 2003 11:33 am

Olá Goffy!

Fico muito contente que tenha adoptado outra gatinha! E ainda bem que está tudo a correr bem na sua recuperação!:D

Em relação às perguntas que fez a minha opinião já foi dita, não vale a pena repetir-me ;)

Desejo-vos muitas felicidades!! :D

Disse que era pequenina, é ainda bebé?

Obrigada eu por ter ficado com a gatinha ;)

Bjs,
Rita
goffy
Membro Júnior

terça nov 25, 2003 1:15 pm

Eu tambem estou muito feliz por ter adoptado outra vez mas o meu receio é muito grande estou sempre a pensar nela e estou sempre a olhar para o relogio :| para ver se o tempo passa :| para ir ter com ela.
Ela chama-se tchica. :D :D Não deve ter mais que tres meses porque é mesmo mt pequenina, já como granelado (comprei numa loja de animais a Srª diz que é umas das melhores não me lembro do nome).

Quero agradecer as vossas respostas,em relaçao a ração hills ou mesmo a tal pasta para as bolas quando devo dar á gatinha? Já? Desculpem mas não percebi.

Sábado vou com ela ao vet, ela só esta em casa á 4 dias.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça nov 25, 2003 1:19 pm

Olá Goffy,

Parabéns pela nova gatinha. ;)

Quanto à comida enlatada, como a Kathleen referiu, a longo prazo, vai provocar-lhe cáries (porque como é mole há sempre uma parte que fica nos dentes) e por ter mais água é necessário uma maior quantidade de comida para lhe fornecer a mesma quantidade de energia. As fezes serão também em maior quantidade e mais mal cheirosas. Por todas estas razões é recomendável a utilização de ração seca de boa qualidade, premium ou super-premium, porque para além da qualidade dos nutrientes, este tipo de rações têm composições diferentes para vários estágios etários. Eu por norma, dou logo ração a seguir ao desmame dos gatinhos. Nos primeiros dias embebida em leite de gatinhos. Mas, por vezes, quando eles são muito pequeninos, é mais fácil que eles comam enlatados. Nesse caso faço o desmame com IAMS gatinhos. Há outras marcas premium mas eles gostam muito destas e nunca provocaram problemas intestinais.
Resumindo, se a sua gatinha já tem pelo menos dois meses, então o mais aconselhável é habituá-la mesmo à ração.

Quanto à eliminação das bolas de pêlo, se a sua gatinha tem pêlo curto, se a escovar regularmente e se a ração de gatinhos escolhida tem, pelo menos 6-7% de fibras na composição, não há que se preocupar com isso até ela ter uns seis meses. Depois terá que habituá-la à pasta a ser dada umas 2-3 vezes por semana. Mas o seu veterinário decerto que recomendará marca e modo de a dar.
Maria Jo&atilde;o
crismaya
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça nov 25, 2003 1:44 pm

Olá Goffy,

Como todos os foristas dou-lhe os parabéns por ter adotado Tchica!!! :D
Todos os casos de adopção são diferentes, por isso podem acontecer más adaptações ou bem pelo contrário adptarem-se logo... espero que com a Tchica corra tudo pelo melhor!!!

Relativamente às comidas tb sou da opinião que se deve evitar a comida enlatada, apenas dou uma vez de duas em duas semanas e por vezes de mês a mês como "mimo", pois, se der mtas vezes acaba por provocar-lhes diarreia!!! :(

Tenho gatinhos bebés q foram logo habituados à ração, mas na fase de desmame enchi uma tijelinha com a ração e embebi com àgua a ferver, para q a comida se desfaça!!! Qdo arrefece misturo melhor a solução e dou aos gatinhos!!! Ao lado mantenho uma outra tijela com a ração seca para que eles possam cheirar e experimentar!!!
Mais tarde começam a comer a ração seca sosinhos!!! :)

Cumprimentos,
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça nov 25, 2003 2:23 pm

Olá

tal como lhe disse a Maria João, nem sempre é preciso a pasta para as bolas de pêlo. A Amélia como tem pêlo comprido começou logo aos 3 meses a tomar, pois a primeira vez que foi ao vet ele notou logo que ela tinha um cordão de fezes nos intestinos e apontou a causa para as bolas de pêlo, o que se veio a verificar pois mal lhe dei, no dia a seguir os intestinos já estavam vazios.

Mas se a gatinha tiver pêlo curto, com uma boa ração elimina os pêlos e provavelmente só no verão é que pode vir a ter de tomar a pasta.

É recomendável que desparasite a gatinha. A desparasitação deve ser feita antes da primeira vacina. Por isso se vai ao vet no Sábado convinha levar a gatinha já desparasitada.

Beijokas
kathleen
goffy
Membro Júnior

terça nov 25, 2003 3:30 pm

kathleen!

Pensei que a desparatizaçao era feito no Vet. :oops: :oops:
Como é que eu faço?
:o :o

Estou um pouco envergonhada pois dá-me a sensaçao que ja deveria ter feito :oops: :oops: :oops:
Kathleen
Membro Veterano

terça nov 25, 2003 3:37 pm

Olá

Não tem nada que estar envergonhada. Telefone para o vet e pergunte o que ele aconselha. Normalmente a gatinhos pequenos aconselham um desparasitante em pasta. O desparasitante é dado consoante o peso do gato, mas se ligar ao vet ele diz-lhe logo qual lhe deve dar.

Beijokas
kathleen
goffy
Membro Júnior

terça nov 25, 2003 3:45 pm

ola kathleen!

Desculpe não ter cumprimentado, [size=18]eu vou é hoje ao vet [/size] vou sair mais cedo do trabalho. :roll:

Muito Obrigada
Kisses
Responder

Voltar para “Gatos”