O que devo ter dentro do meu aqua

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
DiogoM21
Membro
Registado: quarta set 22, 2010 4:54 pm

domingo out 17, 2010 11:18 pm

Disseram-me que ter conchas dentro dos aquários que faz mal!

Que devia tirar as conchas do meu aqua porque se não estragava mais rapidamente a agua, isso e verdade?

Que tipo de coisas posso ter do meu aqua que possa arranjar na “rua”!

O pH e o mais importante para uma boa qualidade da água?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda out 18, 2010 11:23 am

As conchas e as pedras calcárias fazem subir o pH, o que não é bom para a maioria das espécues comunitárias a não ser que se tenhma ciclídeos africanos.

Retire as conchas e use rochas ígneas (granito, basalto, tufo vulcânico) ou xisto ou melhor ainda materias comprados nas lojas para o efeito (rochas e troncos tratados).

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

tugz
Membro
Registado: sexta out 15, 2010 10:30 pm

segunda out 18, 2010 1:09 pm

Permita-me discordar.

As rochas compradas nas lojas não são obrigatoriamente inertes. Aliás, uma grande parte são rochas com origens calcárias. Por exemplo, as rochas seyriu stone, que é uma rocha muito conhecida e cara, é uma rocha que faz o ph subir.

Eu utilizo basaltos no meu aquário e posso dizer que não altera os parametros.

Queria ainda fazer um reparo, o granito pode alterar os parametros, tal como eu comprovei por experiencia própria.

Sendo assim o meu conselho para pedras inertes, vai para os xistos e basaltos.Se Não estiver muito preocupado com uma subida nos parametros (por exemplo se quer fazer um comunitário com guppys, platys, mollys), pode escolher qualquer pedra, pois as espécies que enumerei vivem bem em ambiente alcalino.
DiogoM21
Membro

segunda out 18, 2010 6:47 pm

tugz Escreveu:Permita-me discordar.

As rochas compradas nas lojas não são obrigatoriamente inertes. Aliás, uma grande parte são rochas com origens calcárias. Por exemplo, as rochas seyriu stone, que é uma rocha muito conhecida e cara, é uma rocha que faz o ph subir.

Eu utilizo basaltos no meu aquário e posso dizer que não altera os parametros.

Queria ainda fazer um reparo, o granito pode alterar os parametros, tal como eu comprovei por experiencia própria.

Sendo assim o meu conselho para pedras inertes, vai para os xistos e basaltos.Se Não estiver muito preocupado com uma subida nos parametros (por exemplo se quer fazer um comunitário com guppys, platys, mollys), pode escolher qualquer pedra, pois as espécies que enumerei vivem bem em ambiente alcalino.

os peixes que tenho no aqua e guppys neons rosa e azuis e coryda albino, e um betta femea mas estou a pensar em a dar.

o meu pH e de 7 | 7,5
tugz
Membro

segunda out 18, 2010 9:03 pm

COnchas decididamene não são uma boa hipótese para os peixes que tens. Devido aos caracideos (os neons) .

Sendo peixes da bacia amazónica , necessitam de phs ácidos. Claro que todos os animais se adaptam, mas é provável que venham a ter uma vida , ou melhor, uma morte prematura. Mesmo com o ph que tens agora.

Importa ainda referir que tão ou mais importante que o ph é a dureza. No caso dos neons azuis (os rosa não sei bem) eles gostam de aguas com muito poucos minerais dissolvidas, ou seja, pouca dureza. Com conchas isso seria impossivel de ter.

Quero com isto alertar para que podes estar a dar uma vida não muito agradavel aos teus neons, mas isso fica na tua consciencia.

Aconselho portanto a não colocar conchas. E escolher sim, pedras inertes. Aconselho ainda a tentar saber se a dureza é alta ou baixa, e caso seja baixa, aconselho a colocar uns tronquitos de forma a acidificar a agua (se for alta, é muito complicado baixar os parametros) , para dar uma melhor vida aos seus amazónicos (a corydora também é amazónica). Isto porque o guppy é um peixe muito adaptavel e que vive bem em ambiente ácido e alcalino (embora prefira alcalino)
DiogoM21
Membro

terça out 19, 2010 1:18 am

tugz Escreveu:COnchas decididamene não são uma boa hipótese para os peixes que tens. Devido aos caracideos (os neons) .

Sendo peixes da bacia amazónica , necessitam de phs ácidos. Claro que todos os animais se adaptam, mas é provável que venham a ter uma vida , ou melhor, uma morte prematura. Mesmo com o ph que tens agora.

Importa ainda referir que tão ou mais importante que o ph é a dureza. No caso dos neons azuis (os rosa não sei bem) eles gostam de aguas com muito poucos minerais dissolvidas, ou seja, pouca dureza. Com conchas isso seria impossivel de ter.

Quero com isto alertar para que podes estar a dar uma vida não muito agradavel aos teus neons, mas isso fica na tua consciencia.

Aconselho portanto a não colocar conchas. E escolher sim, pedras inertes. Aconselho ainda a tentar saber se a dureza é alta ou baixa, e caso seja baixa, aconselho a colocar uns tronquitos de forma a acidificar a agua (se for alta, é muito complicado baixar os parametros) , para dar uma melhor vida aos seus amazónicos (a corydora também é amazónica). Isto porque o guppy é um peixe muito adaptavel e que vive bem em ambiente ácido e alcalino (embora prefira alcalino)

irei subestituir as conchas o mais rapidamente possivel... diz-me uma coisa os quatro neons azuis que tenho eles andam sempre as turras um com os outros. pensei que fosse brigas por dizputarem comida mas nao é, eles andam sempre assim ate me inerva! nao sei o que fazer para eles pararem com as brigas!

eu so tenho teste de pH nao para medir a dureza da agua! mas como mudei a agua hoje nao deve ser muito ma!

eu fiz um pequeno trabalho em word em que fala de cada tipo de peixes existente no meu aqua!
o pH em geral varia de 5 a 8 e atemperatura e de 25ºC a 30ºC eu tenho a minha a 27ºC para dar uma temperatura mais o menos igual a todos os tipos de peixe que tenho!

ja gastei muito dinheiro nao posso agora gastar mais em decuraçao uma vez que vou retirar as conchas!

posso por em vez das conchas aquelas pedras que custumamos encontrar no rio, umas que sao tipo achatadas e largas? assim continuava com "grutas" dentro do meu aqua, porque e esse efeito que as conchas fazem!
tugz
Membro

terça out 19, 2010 1:43 am

Tu podes apanhar as tuas pedras, e tratar os teus troncos, tal como fiz nos meus aquários.

essas pedras, podem ou não ser calcárias. Testas com vinagre . Se borbulhar é porque são calcárias. Podem ainda não borbulhar e ser calcário.

Pois, como vês tens peixes de ambientes muito ácidos e alcalinos. é impossivel agradar a todos.

Portanto o meu conselho é tirar as conhcas e assim vais tirar o ph o mis baixo possivel (isto se o teu areão não for também ele alcalino).

Boa sorte, e numa próxima montagem escolhe as coisas com mais cuidado!

(os neons é pena só teres 4, e é normal esse comportamento, um manda uma turra num, o outro noutro, e fazem isso em corrente a definir hierarquia. Se um devolver ao mesmo é porque está a tentar se impor, se devolver a turra a outro é porque está abaixo na hierarquia (li isto não sei onde)São peixes fantasticos, mas desisti de os ter devido á sua sensibilidade. Cheguei a ter 20 e tais no meu aquario que postei aqui, mas deisti pela sua sensibilidade e porque tive azar na doença do tetra neon)
DiogoM21
Membro

terça out 19, 2010 1:28 pm

tugz Escreveu:Tu podes apanhar as tuas pedras, e tratar os teus troncos, tal como fiz nos meus aquários.

essas pedras, podem ou não ser calcárias. Testas com vinagre . Se borbulhar é porque são calcárias. Podem ainda não borbulhar e ser calcário.

Pois, como vês tens peixes de ambientes muito ácidos e alcalinos. é impossivel agradar a todos.

Portanto o meu conselho é tirar as conhcas e assim vais tirar o ph o mis baixo possivel (isto se o teu areão não for também ele alcalino).

Boa sorte, e numa próxima montagem escolhe as coisas com mais cuidado!

(os neons é pena só teres 4, e é normal esse comportamento, um manda uma turra num, o outro noutro, e fazem isso em corrente a definir hierarquia. Se um devolver ao mesmo é porque está a tentar se impor, se devolver a turra a outro é porque está abaixo na hierarquia (li isto não sei onde)São peixes fantasticos, mas desisti de os ter devido á sua sensibilidade. Cheguei a ter 20 e tais no meu aquario que postei aqui, mas deisti pela sua sensibilidade e porque tive azar na doença do tetra neon)

obrigado pela ajuda! o areao e pedras pretas pequeninas e pedras de rio... penso que nao faça mal
Responder

Voltar para “Peixes”