Sim...mais dúvidas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
surceror
Membro Veterano
Registado: terça ago 31, 2010 8:29 am

segunda out 18, 2010 9:39 pm

Boas noites!
Como já é costume lá ando outra vez com dúvidas... :?
O Simba hoje pareceu-me estranho...aliás já ontem achei k ele estava quietinho..mas pensei k talvez fosse de ter brincado muito ou assim..
Hoje apanhei-o a roçar o focinho de lado num tapete tipo corda e enquanto o fazia deitou pingos do narizinho..Nos últimos dias também comecei a achar que ele quando corria fazia mais barulho ao expirar (inspirar não)...
Diferenças no apetite não me parece que tenha..e hoje até está brincalhão pois estou aqui a escrever e ele a "atacar-me" a mão e a senta-se no teclado...
Fezes têm sido frequentes..n sei se é normal mas ele sempre fez bastante..xixi também faz todos os dias...
Q vos parece? Será que está constipadito? (se bem que ele não espirra)
Sou u pouco "paranóica"...enfim... :D
Obrigado desde já

pord4oeodxo\
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça out 19, 2010 1:22 am

Se puder, leve o Simba rapidamente ao vet e peça, pelo menos, um hemograma. A auscultação também pode revelar algum problema. Assim de repente, e porque tenho alguns gatinhos nessa situação, parecem sintomas de pneumonia. Caso seja, convém fazer RX, pq as pneumonias bacterianas apresentam imagens bem diferentes das fúngicas e, num caso ou noutro, o tratamento deve ser iniciado o mais rapidamente possível.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
surceror
Membro Veterano

terça out 19, 2010 9:33 am

Chamarrita Escreveu:Se puder, leve o Simba rapidamente ao vet e peça, pelo menos, um hemograma. A auscultação também pode revelar algum problema. Assim de repente, e porque tenho alguns gatinhos nessa situação, parecem sintomas de pneumonia. Caso seja, convém fazer RX, pq as pneumonias bacterianas apresentam imagens bem diferentes das fúngicas e, num caso ou noutro, o tratamento deve ser iniciado o mais rapidamente possível.
Pneumonia??? :| :| :|
Agora fiquei em pânico...eu pensava que talvez se tivesse constipado...afinal de contas o tempo está a mudar :?
E mesmo assim ele não sai de casa excepto para o VET..as janelas estão fechadas, excepto a da marquise quando estou na cozinha e vejo o k ele está a fazer, pois embora ele não salte aquela altura..mais vale prevenir..
Claro que vou falar k a vet assim que possível (agora estou no trabalho..)
Chamarrita os seus gatinhos também tinham estes sintomas?Ele está bem -disposto, ontem brincou e comeu bem..

AHHH já me esquecia..obrigada pela resposta!
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça out 19, 2010 10:13 am

Pneumonia a um gato que está a brincar, comer e as fezes, tudo normal?? Só porque deitou um pingo do nariz? Estou a achar um pouco exagerado. Mas ligue ao vet e descreva os sintomas, se ele achar necessário manda-o logo lá fazer os exames devidos.
Eles roçam a boca nas coisas porque gostam.
A Suri passa o tempo todo a roçar a boca em tudo o que tenha a corda para eles afiarem as unhas. De inico pensei que fosse por causa dos dentes porque era bebe ainda, agora já vi que é vicio mesmo.
NessieG
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

terça out 19, 2010 10:14 am

Bom dia Surceror,

as minhas gatinhas já tiveram sintomas assim em alturas diferentes), com uma respiração mais forte (com pieira), narizinho a pingar, basicamente os sintomas que recomendou, mas não era nada de grave, o vet deu-lhes uns antibioticos (especificos para infeções respiratórias) e passado uns 2dias já estavam curadas.

Por isso poderá não ser pneumonia, não fique já a pensar no pior, mas recomendo ir p mais cedo possivel ao vet para ele auscultar o gatinho para começar já o tratamento e passar rapido.
<p>Uma gata &eacute; uma princesa de casaco de peles.</p>
surceror
Membro Veterano

terça out 19, 2010 10:25 am

Eu sou um pouco pessimista de facto (defeito de fabrico)...e assim que li que poderia ser pneumonia arregalei logo os olhos :?
Vou falar com a vet assim que puder senão não paro de pensar :?
Quando li a resposta da 99smiles também me lembrei que ele está a mudar os dentes...é que eu nunca o tinha visto a "coçar-se" no tapete e mais tarde também o fez no chão...mas foi no tapete que notei os pingos do nariz..
Ele de facto só esteve mais sossegado no domingo..ontem estava bem disposto, embora muito mimoso e pedinchão...
De resto é mesmo só o expirar forte...pelo menos do que noto (tento estar sempre atenta...mas como sou inexperiente nem sempre sei se é relevante)...
Obrigadas pelas respostas
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça out 19, 2010 10:30 am

pneumonia é uma infecção respiratória. Normalmente é de origem bacteriana e não é preciso apanharem frio ou apresentarem grandes sintomas para se manifestar: tal como em nós, a bactéria (habitualmente é a Bordetella bronchiseptica) vive no organismo e factores como o stress, desnutrição, outras doenças (como a coriza) fazem com que encontre condições para se multiplicar e dar chatices. Há gatos que ficam perfeitamente assintomáticos, outros apenas com respiração mais pesada e nariz ranhosito, noutros surge associado um quadro de coriza... em casos leves, até é auto limitante, ou seja, cura-se espontaneamente ao fim de duas ou 3 semanas, mas é importante tratar para evitar outras complicações.

agora antibiótico 2 dias, só se for para lhe ganhar resistência! a não ser que se tratasse de um anti-inflamatório, que alivia o desconforto e a febre, mas um tratamento com antibiótico a infecções respiratórias nunca demora menos de 8 dias...

O melhor mesmo é levar a criatura ao vet. As melhoras!
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano

terça out 19, 2010 10:42 am

99smiles Escreveu:Pneumonia a um gato que está a brincar, comer e as fezes, tudo normal?? Só porque deitou um pingo do nariz?
Pois, foi isso mesmo que sucedeu a 6 dos meus gatos! 4 vieram de Monsanto, onde a Bordetella é "residente", e pegaram a outros dois, fragilizados por terem mudado de casa. E estão bem dispostos, com fezes normais, bom apetite... um deles teve a "sorte" de vir gravemente subnutrido, com apenas 2 quilos e uma forte diarreia, e ter feito análises, que mostraram que havia infecção, por isso começou logo a ser tratado; os outros estavam aparentemente bem, mas ao fim de cerca de 3 semanas cá em casa começaram a ficar lacrimosos e ranhosinhos e com a respiração ruidosa, sobretudo com dificuldades em expirar. Um deles, mais assustadinho, está agora fechado para poder dar-lhe o antibiótico 2 vezes por dia, notava-o com a respiração muito pesada mas não conseguia deitar-lhe a mão, e não adianta nada dar antibiótico de vez em quando, não só não trata como faz com que o animal crie resistência, mas quando o vi a SANGRAR do nariz, apanhei-o mesmo (latinha e transportadora) e levei ao vet. A auscultação foi suficiente para revelar q o pulmão esquerdo estava muito apanhado e jáestá a fazer antibióticos injectáveis e expectorante.... 15 dias de picas, ah pois! E nem febre tem... ;)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
surceror
Membro Veterano

terça out 19, 2010 11:13 am

Fogo Chimarrita logo em 6 gatos!! Imagino o trabalho e a preocupação!!!
Eu realmente fiquei logo em sentido com o post e independentemente de se tratar de um começo de pneumonia ou uma simples constipação a preocupação neste momento é mais que muita...
Já falei k a VET e ela disse que para ficar mais descansada o melhor era lá passar...
Agora o problema poê-se nos horários...o meu marido n deve poder ir...e eu infelizmente tenho um compromisso hoje que não posso mesmo faltar...e quando chegar o VET já fechou há imenso tempo... :?
NessieG
Membro Veterano
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

terça out 19, 2010 11:17 am

Chamarrita Escreveu: agora antibiótico 2 dias, só se for para lhe ganhar resistência! a não ser que se tratasse de um anti-inflamatório, que alivia o desconforto e a febre, mas um tratamento com antibiótico a infecções respiratórias nunca demora menos de 8 dias...
Eu não disse que só tomou o antibiotico durante 2dias, disse que ao fim de 2dias estavam boas :), grande diferença! Os antibioticos devem ser tomados durante uns 8dias sim, mesmo que eles já estejam bons, é como nós não devemos parar o tratamento de antibiotico.

Também creio um pouco exagerado que seja pneumonia, mas nessas coisas mais vale não arriscar a sorte, mais vale ir directo com ele ao vet.

A minha pequenita perdeu ontem o 1º dentinho, mas antes já roçava com a boca em tudo que era mais aspero! é mesmo deles!
NessieG
Membro Veterano

terça out 19, 2010 11:19 am

Chamarrita Escreveu: agora antibiótico 2 dias, só se for para lhe ganhar resistência! a não ser que se tratasse de um anti-inflamatório, que alivia o desconforto e a febre, mas um tratamento com antibiótico a infecções respiratórias nunca demora menos de 8 dias...
Eu não disse que só tomou o antibiotico durante 2dias, disse que ao fim de 2dias estavam boas :), grande diferença! Os antibioticos devem ser tomados durante uns 8dias sim, mesmo que eles já estejam bons, é como nós não devemos parar o tratamento de antibiotico.

Também creio um pouco exagerado que seja pneumonia, mas nessas coisas mais vale não arriscar a sorte, mais vale ir directo com ele ao vet.

A minha pequenita perdeu ontem o 1º dentinho, mas antes já roçava com a boca em tudo que era mais aspero! é mesmo deles!
Responder

Voltar para “Gatos”