Olá,
Sou nova aqui, e como dona de um gatinho tb.
Adoptei uma gatinha com 2 meses, a Kika, já foi desparazitada (interior e exterior), esteve a tomar medicação porque estava constipada, o meu problema é o seguinte.
Ela tem sempre o anûs sujo e cheira muito mal. Ontem limpei-a com uma toalhita mas passado um bocado já estava suja outra vez, e quando fui á caixa da areia ela não tinha feito nada. Como pode ela ficar com o anûs sujo e não ter feito nada? Observei para ver se tinha algum verme no anûs mas não tem, apenas cocó seco.
Alguem me ajuda?
Obrigado
Ajuda PF!!
Moderador: mcerqueira
Os gatos têm sacos anais junto ao anus que enchem com porcaria e cheira muito mal. É suposto eles despejarem os saquinhos pelas vias normais, a maioria das pessoas nem sabe disso. A mim também me foi explicado por um Vet.Rakelm Escreveu:Olá,
Sou nova aqui, e como dona de um gatinho tb.
Adoptei uma gatinha com 2 meses, a Kika, já foi desparazitada (interior e exterior), esteve a tomar medicação porque estava constipada, o meu problema é o seguinte.
Ela tem sempre o anûs sujo e cheira muito mal. Ontem limpei-a com uma toalhita mas passado um bocado já estava suja outra vez, e quando fui á caixa da areia ela não tinha feito nada. Como pode ela ficar com o anûs sujo e não ter feito nada? Observei para ver se tinha algum verme no anûs mas não tem, apenas cocó seco.
Alguem me ajuda?
Obrigado
pode ser que ele esteja a despejar os sacos e po isso tem o rabo sujo.
Se os sacos encherem e o animal não os conseguir despejar vão ter de ser espremidos por alguem que saiba (VET) para não criar fisuras ou feridas no rabinho do animal.
Isso já não tem nada a ver... Acho que 2 meses é normal terem a barriguinha riginha, mas se tem duvidas ligue ao vet que viu a gatinha e coloque-lhe a questão por telefone.Rakelm Escreveu:Outra coisa que reparei é que tem a barriginha dura, será por causa disso também?
A gatinha tem ido com regularidade a caixinha?
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am
É nestes momentos que eu até levanto as mãos pro céu (mesmo não ligando a questões religiosas) quando ela funciona bem nessas coisas. Confesso que se tivesse que andar a despejar os sacos da bixana iria ter com o Tio Gregório muitas vezes
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conheço o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
<p>Quanto mais conheço o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
Ela vai bem á caixa, 1 a 2 vezes por dia. Mas hoje está a fazer muito mole, não é bem diarreia, mas mais mole do que o costume.
Realmente ter que lhe despejar o saco será complicado... Caso seja esse o caso, vai ser necessário fazer isso toda a vida?
A vet não está no consultório hoje...
Realmente ter que lhe despejar o saco será complicado... Caso seja esse o caso, vai ser necessário fazer isso toda a vida?
A vet não está no consultório hoje...
Rakelm, não acho que seja caso para uma emergencia
Fale com calma com a vet amanhã e exponha todas as suas duvidas. Há animais que nunca tiveram que ser espremidos nem os donos sabem da existencia dos benditos sacos anais.
Se é um gatinho com 2 meses também pode ser normal ter o rabito mais sujo.
Tem é realmente vigiar se está com diarreia, mas apenas o facto de ter o rabo sujo e mal cheiroso pode ser falado quando a vet estiver no consultório

Fale com calma com a vet amanhã e exponha todas as suas duvidas. Há animais que nunca tiveram que ser espremidos nem os donos sabem da existencia dos benditos sacos anais.
Se é um gatinho com 2 meses também pode ser normal ter o rabito mais sujo.
Tem é realmente vigiar se está com diarreia, mas apenas o facto de ter o rabo sujo e mal cheiroso pode ser falado quando a vet estiver no consultório

O mais provavel é ainda estar parasitada. O veterinário vai indicar se precisa ou não de mais desparasitações.
As glândulas anais não deixam o rabiosque sujo.
As glândulas anais não deixam o rabiosque sujo.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
Contactei a vet hoje e disse-me para não me preocupar, porque poderia ser efeito do antibiotico (penincilina) para esperar mais uns 2 dias.
A Kika quando chegou á cerca de 3 semanas vinha muito assustada não saia de trás do sofá, com medo e quando se pegava nela fica imóvel quase em choque com medo. Com muito miminho tornou-se muito meiguinha e carinhosa, ao ponto de chegar a fazer festinhas na minha cara quando queria adormcer no meu colo. Ficou brinacalhona e até mimalha. De á dois dias para cá anda agressiva, não deixa fazer festas, ferra sempre que tentamos tocar-lhe, o usual era ela procurar a nossa companhia quando estamos em casa, e agora fica noutra divisão sem ligar nenhuma á nós.... Não consigo perceber.
Sinto saudades da minha meiguinha...
A Kika quando chegou á cerca de 3 semanas vinha muito assustada não saia de trás do sofá, com medo e quando se pegava nela fica imóvel quase em choque com medo. Com muito miminho tornou-se muito meiguinha e carinhosa, ao ponto de chegar a fazer festinhas na minha cara quando queria adormcer no meu colo. Ficou brinacalhona e até mimalha. De á dois dias para cá anda agressiva, não deixa fazer festas, ferra sempre que tentamos tocar-lhe, o usual era ela procurar a nossa companhia quando estamos em casa, e agora fica noutra divisão sem ligar nenhuma á nós.... Não consigo perceber.
Sinto saudades da minha meiguinha...

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
A gatinha não está bem de saúde, essa mudança de comportamento é de um animal que não apenas sente desconforto como dores. Também não é normal isolar-se! As parasitações podem ser muito graves, e a diarreia, num gato tão pequenino, leva rapidamente à desidratação. Se a vet habitual não lhe dá uma resposta satisfatória, mude de vet, mas leve a gatinha a um, e depressa!
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!