Torre dos Tombos

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça out 19, 2010 9:53 pm

:lol: :lol: :lol:

Tenho que concordar com a Lulu.
Eu não acho, de todo, sensato exigir que alguém que só saiba tocar o " Parabéns " em qualquer instrumento, e com um dedo, toque uma sonata .
Isso aprende-se . Tem que se ter vocação, dom , ou o que se queira chamar.
Mas a língua, está cá. Nascemos com ela. Comunicamos, essencialmente , com ela. A fala é o nosso meio de comunicar. Dependemos dela. E , queiramos ou não, a fala está , intrinsecamente, ligada à nossa língua mãe.
Continuo a achar que deve ser bem tratada. Ainda por cima, por ser única, com uma sonoridade excepcional ( embora muitos queiram convencer-nos do contrário ).
E já é hora de nos desenganarmos e de sair dessa ideia preconceituosa de que é na escola que temos que aprender a falar e escrever correctamente.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça out 19, 2010 10:18 pm

nicasxi Escreveu: ...E já é hora de nos desenganarmos e de sair dessa ideia preconceituosa de que é na escola que temos que aprender a falar e escrever correctamente.
O que começa por nos formar, enquanto falantes, é todo o ambiente familiar, claro. Mas não é determinante, como se prova por toda a poesia e artes das palavras populares, quase sempre compostas por iletrados, reais ou funcionais. A escola dá-nos as bases, os alicerces dessa arquitectura, para usar novamente uma imagem. Depois, o resto da construção fica a nosso cargo e será melhor ou pior, ou mesmo inexistente, conforme os ensinamentos tenham sido mais ou menos competentes.

A Colette citou o caso dos seus pais, que apesar de terem só a quarta classe escreviam muitíssimo bem. Os meus também não tiveram mais do que isso, mas cultivaram e estimularam os filhos a ler e aprender, a escrever e falar bem. Tivemos professores do muito mau ao muito bom (sobretudo eu, muito mais nova que o meu irmão e a minha irmã), mas o ensino preparou-nos bem. Com ditados, cópias e erros sublinhados a vermelho e tudo. E a terrível maçada da divisão das orações. Abençoadas foram.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuluB
Membro Veterano

terça out 19, 2010 10:22 pm

Já agora:

Assentar. Com dois ss, de assente. Embora o mais correcto, falando de carapuços, fosse "enfiar" ou "servir"... :lol:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça out 19, 2010 10:34 pm

LuluB Escreveu:Já agora:

Assentar. Com dois ss, de assente. Embora o mais correcto, falando de carapuços, fosse "enfiar" ou "servir"... :lol:
:lol: :lol: :lol: :lol:

Luluzinha:
Daí as aspas a adornar a palavra. É uma piadinha .... que quem enfiou a dita carapuça compreendeu muito bem. :lol: :lol: :lol:
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

terça out 19, 2010 10:48 pm

LuluB Escreveu:Já tinha prometido a mim mesma não voltar a intervir neste assunto
oh... Peço desculpa, não me apercebi que este diálogo a incomoda :( se não se importa, eu queria responder, tentarei ser breve.
LuluB Escreveu: Não concordo. Admitir que não somos obrigados a amar a língua que bebemos no leite da mãe (passe o estafado da imagem) é admitir que não amamos nada do que nos está no sangue, admitir que não nos amamos sequer a nós próprios.
É um argumento válido para uma sociedade monoétnica e monocultural num mundo ideal onde  toda a gente gosta do lugar onde vive, dos pais que tem, conhece a herança cultural e histórica e tem orgulho nela. O que nem sempre é assim. 

Eu consigo imaginar que para algumas pessoas língua estrangeira soa melhor. Por outro lado, poucas pessoas que aprendem a língua inglesa pensam na sua beleza e riqueza. Pensam é no prestígio, na possibilidade de viajar ou de obter um trabalho melhor, enfim, consideram-na uma ferramenta muito útil que vale a pena dominar. Neste caso a língua inglesa, reduzida à uma centena de palavras e clichés, é vítima da sua "utilidade".
Para algumas pessoas, como diz, será assim. Para a maioria, é uma questão de moda, de sujeição a um colonialismo cultural. O que as pessoas aprendem não é o inglês europeu, é o americano, fascinadas pelo modo de vida daquele país, que desde o meio do século passado se tem esforçado - e conseguido - dominar com a sua cultura. E dele só aprendem uma linguagem deturpada
Concordo, embora eu não subestimava os ingleses, especialmente em contexto português. Ainda há uns 3 meses eu ouvi um inglês a queixar-se que ele vive aqui já há 16 anos e os "estúpidos que o rodeiam" ainda mal falam inglês. Ele próprio nem tentou se expressar em português.  
Não percebo como se possa pôr a comunicação à frente do seu meio, a escrita ou a verbalização. Uma má escrita (ou um mau discurso), desorganizada e cheia de erros de ortografia e sintácticos não consegue comunicar nada de útil, e em não poucos casos obriga a pedir-se à pessoa que se explique melhor escrevendo e/ou falando como deve ser.
Isso só acontece quando comunicam as pessoas dos diferentes círculos culturais. Dentro destes círculos as pessoas entendem-se às mil maravilhas (dentro do possível), tem a ver com os códigos culturais.
É uma conversa interessantíssima, mas para mim já é um bocadinho complicado mante-la por escrita. Se quiser um dia continuar convido-a para um chá (ou café) :) 
E, a propósito:

"...acho normal haverem pessoas" está errado. O verbo, nestes casos, é sempre usado no infinitivo: "acho normal haver pessoas".
Obrigada :)
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

terça out 19, 2010 11:14 pm

eu tirei uma "semi licença sabática " do forum, mas este topico prende-me a atenção e não há volta a dar...

acho fantástico ( sem qualquer ironia ) que se gere discussão positiva em torno destes temas... apesar da divergencia ou convergencia de opiniões , acho cativante que o interesse persista e tal como previa... o topico vai viver!

só gostava de ver a Tasse a participar mais porque sei que ela tem bons contributos a dar aqui. ;)

os restantes foristas estão de parabéns também pelas participações assertivas e bem colocadas.

muito bom.

carry on then... :D
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça out 19, 2010 11:50 pm

Gallaecia, estou sem disposição ou sem tempo ou sem as duas coisas, mas hei-de regressar aqui, mais cedo ou mais tarde.

Agora parece que estou muda. Leio, penso em participar, mas não me saem as palavras.

Continuem, por favor, está a ser muito interessante.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
LuluB
Membro Veterano

quarta out 20, 2010 12:16 am

sobaka Escreveu:
LuluB Escreveu:Já tinha prometido a mim mesma não voltar a intervir neste assunto
oh... Peço desculpa, não me apercebi que este diálogo a incomoda :( se não se importa, eu queria responder, tentarei ser breve.
Este diálogo não me incomoda nada. A verdade é que não me estava a agradar o tom que a certa altura isto estava a tomar, e quando assim é costumo retirar-me do debate, para não me aborrecer nem aborrecer ninguém. :D Detesto discussões em que se entra pelo ataque.
LuluB Escreveu: Não concordo. Admitir que não somos obrigados a amar a língua que bebemos no leite da mãe (passe o estafado da imagem) é admitir que não amamos nada do que nos está no sangue, admitir que não nos amamos sequer a nós próprios.
É um argumento válido para uma sociedade monoétnica e monocultural num mundo ideal onde  toda a gente gosta do lugar onde vive, dos pais que tem, conhece a herança cultural e histórica e tem orgulho nela. O que nem sempre é assim. 
Eu consigo imaginar que para algumas pessoas língua estrangeira soa melhor. Por outro lado, poucas pessoas que aprendem a língua inglesa pensam na sua beleza e riqueza. Pensam é no prestígio, na possibilidade de viajar ou de obter um trabalho melhor, enfim, consideram-na uma ferramenta muito útil que vale a pena dominar. Neste caso a língua inglesa, reduzida à uma centena de palavras e clichés, é vítima da sua "utilidade".
Para algumas pessoas, como diz, será assim. Para a maioria, é uma questão de moda, de sujeição a um colonialismo cultural. O que as pessoas aprendem não é o inglês europeu, é o americano, fascinadas pelo modo de vida daquele país, que desde o meio do século passado se tem esforçado - e conseguido - dominar com a sua cultura. E dele só aprendem uma linguagem deturpada
Concordo, embora eu não subestimava os ingleses, especialmente em contexto português. Ainda há uns 3 meses eu ouvi um inglês a queixar-se que ele vive aqui já há 16 anos e os "estúpidos que o rodeiam" ainda mal falam inglês. Ele próprio nem tentou se expressar em português.  
Os ingleses são muito senhores do seu nariz e do seu passado colonialista, quando chegavam a um sítio que ocupavam e obrigavam os autóctones a falar a língua dominadora. Na realidade, o que eles têm é uma dificuldade genética qualquer em aprender línguas, e por isso disfarçam e culpam os outros pelo seu próprio defeito! :lol:
Não percebo como se possa pôr a comunicação à frente do seu meio, a escrita ou a verbalização. Uma má escrita (ou um mau discurso), desorganizada e cheia de erros de ortografia e sintácticos não consegue comunicar nada de útil, e em não poucos casos obriga a pedir-se à pessoa que se explique melhor escrevendo e/ou falando como deve ser.
Isso só acontece quando comunicam as pessoas dos diferentes círculos culturais. Dentro destes círculos as pessoas entendem-se às mil maravilhas (dentro do possível), tem a ver com os códigos culturais.
É uma conversa interessantíssima, mas para mim já é um bocadinho complicado mante-la por escrita.
Isso já é outra discussão, muito mais vasta. E seria muito interessante tê-la com a participação de membros de outras etnias e culturas. Não cabe no âmbito deste fórum, acho, e é pena. Seria muito interessante debater a relação das línguas maternas com a sociedade em que se inserem os seus falantes.
Se quiser um dia continuar convido-a para um chá (ou café) :)
Com todo o gosto! :D Se quiser, eu levo o samovar! :lol:
<p>&nbsp;</p>
LuluB
Membro Veterano

quarta out 20, 2010 12:21 am

Tassebem Escreveu:Gallaecia, estou sem disposição ou sem tempo ou sem as duas coisas, mas hei-de regressar aqui, mais cedo ou mais tarde.

Agora parece que estou muda. Leio, penso em participar, mas não me saem as palavras.

Também já tinha estranhado a sua ausência, Tassebem. :) É engraçado como de um simples tópico para corrigir erros de ortografia se acabou por cair num debate meio filosófico sobre a língua, não é?

E ainda eu dizia que não gostava de filosofia! :lol:
<p>&nbsp;</p>
Gallaecia
Membro Veterano

quarta out 20, 2010 10:51 am

Tassebem Escreveu:Gallaecia, estou sem disposição ou sem tempo ou sem as duas coisas, mas hei-de regressar aqui, mais cedo ou mais tarde.

oh tassebem estamos sintonizadas na mesma frequencia :lol: porque também ando encolhida... deve ser do frio!!

sem problemas... se não houvessem pausas não havia música!! 8)

fique bem. :)
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
LuluB
Membro Veterano

quarta out 20, 2010 10:54 am

"se não houvesse pausas"
<p>&nbsp;</p>
Gallaecia
Membro Veterano

quarta out 20, 2010 10:59 am

LuluB Escreveu:"se não houvesse pausas"
:lol: :lol: mea culpa LuluB :)
</p>
LuluB
Membro Veterano

quarta out 20, 2010 11:01 am

:lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

quarta out 20, 2010 11:33 am

Sobaka, tá tramado! Ela vai mesmo ao chá/café.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
LuluB
Membro Veterano

quarta out 20, 2010 11:51 am

colette Escreveu:Sobaka, tá tramado! Ela vai mesmo ao chá/café.
A Sobaka é uma senhora, Colette. 8) Portanto, o género que usou está errado.

Quer ir também? Com certeza a Sobaka nãao se importa e eu ofereço os bolinhos.
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”