Repreensão à posteriori
Moderador: mcerqueira
Bom dia,
Tenho um cachorro (bullmastif) com 7 meses. É um destruidor. Não caberia aqui a lista completa.
É uma raça muito próxima dos donos, e talvez porque fica muitas horas apenas com uma rafeira do alentejo, sem os donos por perto, destrói o que lhe aparece, espelhos de carros, partes de moto 4 (piscas, rodas...), baldes, buracos por todo o lado..... enfim... tudo o que apanha!
Quando me vê ir buscar partes da destrução já se esconde no canil!
Ontem puxou (com um salto), de uma corda de roupa, um toalhão de banho. Quando cheguei passei-me.
Fui buscar a toalha e fui ter com ele. A questão é: Ele sabe que destruiu a toalha e mostrando-lha castiguei-o (com umas lambadinhas ...).
Ele associa a destrução do toalhao ao castigo que acabou de receber?
Também tinha(tenho) no canil um estrado revestido a alcatifa para o próximo inverno porque tem pelo muito curto e há-de ter frio.
Já arrancou a alcatifa. Mostro-lha desfeita e castigo-o. No dia seguinte, mais um bocado... Não resulta.
Mas ele não percebe ou não quer perceber?
Peço desculpa pelo testamento, mas, em suma, quero saber se castigando-o à posteriori, e mostrando-lhe partes dos objectos destruídos ele associa o castigo ao objecto. Ou espero, pacientemente, que lhe passe esta fase.
Obrigado pelas ajudas.
Tenho um cachorro (bullmastif) com 7 meses. É um destruidor. Não caberia aqui a lista completa.
É uma raça muito próxima dos donos, e talvez porque fica muitas horas apenas com uma rafeira do alentejo, sem os donos por perto, destrói o que lhe aparece, espelhos de carros, partes de moto 4 (piscas, rodas...), baldes, buracos por todo o lado..... enfim... tudo o que apanha!
Quando me vê ir buscar partes da destrução já se esconde no canil!
Ontem puxou (com um salto), de uma corda de roupa, um toalhão de banho. Quando cheguei passei-me.
Fui buscar a toalha e fui ter com ele. A questão é: Ele sabe que destruiu a toalha e mostrando-lha castiguei-o (com umas lambadinhas ...).
Ele associa a destrução do toalhao ao castigo que acabou de receber?
Também tinha(tenho) no canil um estrado revestido a alcatifa para o próximo inverno porque tem pelo muito curto e há-de ter frio.
Já arrancou a alcatifa. Mostro-lha desfeita e castigo-o. No dia seguinte, mais um bocado... Não resulta.
Mas ele não percebe ou não quer perceber?
Peço desculpa pelo testamento, mas, em suma, quero saber se castigando-o à posteriori, e mostrando-lhe partes dos objectos destruídos ele associa o castigo ao objecto. Ou espero, pacientemente, que lhe passe esta fase.
Obrigado pelas ajudas.
Bom Dia,
parece o meu...
Destruidor nato, não o castigo após (excepto quando é imediatamente após) o acto pois segundo o que me ensinaram eles não associam. Quando chegamos a casa e a encontramos destruida não vale a pena ralhar... mas se eles só destroem na nossa ausência torna-se difícil repreender em tempo útil
A sua dúvida é a minha também.
Pode esperar que lhe passe a fase, mas se for como o meu está tramado... Já lá vão dois anos e não noto melhoras absolutamente nenhumas, apesar dos ensinamentos em casa e dos estímulos a nível de exercício.
Mas tente fornecer-lhe um plano de exercícios diários, canse-o, estimule-o (se é que não o faz, já). Pode ser a chave do problema
parece o meu...
Pode esperar que lhe passe a fase, mas se for como o meu está tramado... Já lá vão dois anos e não noto melhoras absolutamente nenhumas, apesar dos ensinamentos em casa e dos estímulos a nível de exercício.
Mas tente fornecer-lhe um plano de exercícios diários, canse-o, estimule-o (se é que não o faz, já). Pode ser a chave do problema
Mas saio de manhã e chego ao fim do dia...
E ao fim de semana não posso estar sempre a vigiá-lo para ver se já levou outra vez os tapetes...
Mas enquanto estamos em casa, ele não abandona a porta envidraçada na divisão onde estivermos. Senta-se, deita-se e ali permanece, horas...
Mas quando saímos.... é a festa!
E ao fim de semana não posso estar sempre a vigiá-lo para ver se já levou outra vez os tapetes...
Mas enquanto estamos em casa, ele não abandona a porta envidraçada na divisão onde estivermos. Senta-se, deita-se e ali permanece, horas...
Mas quando saímos.... é a festa!
dolphy Escreveu:Mas saio de manhã e chego ao fim do dia...
E ao fim de semana não posso estar sempre a vigiá-lo para ver se já levou outra vez os tapetes...
Mas enquanto estamos em casa, ele não abandona a porta envidraçada na divisão onde estivermos. Senta-se, deita-se e ali permanece, horas...
Mas quando saímos.... é a festa!
Depois de dizer uma coisa destas, espero que já tenha percebido qual é o problema do cachorro... porque isso não é uma fase que passa.
O exercicio é fundamental para um cao e nao é de todo impossivel seja para quem for, requer é sacrificios, eu tambem gostava de ficar na cama quando esta um frio de rachar mas para o bem dele e para o meu vou la fora e passo um bom tempo com ele, uma bola e um pau é a alegria e meia hora depois ve a diferença fico sempre mais um bocadinho e garanto.lhe que a manha dele é a dormir....
Tente apanhar o cao em flagrante e aplique o castigo, uma repreensao com um NAO e um isolamento temporario é suficiente, tem tambem brinquedos que pode usar para ele ter sempre alguma coisa para roer e brincar, posto isto de parte porque ja assim o faz talvez a ajuda profissional seja a soluçao...
Boa Sorte
Cumps
Tente apanhar o cao em flagrante e aplique o castigo, uma repreensao com um NAO e um isolamento temporario é suficiente, tem tambem brinquedos que pode usar para ele ter sempre alguma coisa para roer e brincar, posto isto de parte porque ja assim o faz talvez a ajuda profissional seja a soluçao...
Boa Sorte
Cumps
ziggy, espero que passe, senão vou ter que o fechar.
Já tive pastores alemães, serra da estrela.... e nunca tal me aconteceu.
Buracos, tudo bem, uns chinelos e tapetes espalhados e desfeitos pelo jardim, todos os ... ok
Mas rorer a alavanca de velocidades, os cubos das rodas, os piscas da moto 4, espelhos laterais dos carros que ficam fora da garagem....
Está a ser demais....
Já tive pastores alemães, serra da estrela.... e nunca tal me aconteceu.
Buracos, tudo bem, uns chinelos e tapetes espalhados e desfeitos pelo jardim, todos os ... ok
Mas rorer a alavanca de velocidades, os cubos das rodas, os piscas da moto 4, espelhos laterais dos carros que ficam fora da garagem....
Está a ser demais....
-
BrownEye
- Membro Veterano
- Mensagens: 1152
- Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm
- Localização: caes e tartarugas terrestres
Dolphy, não tem maneira de colocar as motos fora do alcance dele?
Numa garagem ou anexo?
Cá em casa tinhamos o mesmo problema, resolvemos assim.
Manter o cão preso, penso que só vai complicar arranjando outros problemas comportamentais, talvez mais graves.
Numa garagem ou anexo?
Cá em casa tinhamos o mesmo problema, resolvemos assim.
Manter o cão preso, penso que só vai complicar arranjando outros problemas comportamentais, talvez mais graves.
Mas quanto tempo passa com o cão? Pelo que li, sai de manhã e entra á noite. No restante o cão olha pela vidraça, pelo que estará cá fora e os donos dentro.
Ainda equaciona fechar o cão ao invés da mota.
Ele não aprende sózinho e passar o pouco tempo que tem com o dono a levar repreensões é dose.
Ainda equaciona fechar o cão ao invés da mota.
Ele não aprende sózinho e passar o pouco tempo que tem com o dono a levar repreensões é dose.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
Durante o dia não estamos em casa, como já disse.
Mas, obviamente, depois de chegarmos, estamos e brincamos com os cães. Nada de juízos precipitados.
Poderemos é não estar com ele o tempo que aquela raça necessita.
Ando inclusivamente a treiná-lo, para já, para obediência.
Obviamente que vou ter que não lhe deixar nada ao alcance.
Mas o que pretendia era saber se ele associava mostrar-lhe a peça desfeita por ele, umas horas antes, ao ralhete que lhe vou dar quando chego a casa.
E não lhe faltam brinquedos espalhados pelo jardim.
Mas, obviamente, depois de chegarmos, estamos e brincamos com os cães. Nada de juízos precipitados.
Poderemos é não estar com ele o tempo que aquela raça necessita.
Ando inclusivamente a treiná-lo, para já, para obediência.
Obviamente que vou ter que não lhe deixar nada ao alcance.
Mas o que pretendia era saber se ele associava mostrar-lhe a peça desfeita por ele, umas horas antes, ao ralhete que lhe vou dar quando chego a casa.
E não lhe faltam brinquedos espalhados pelo jardim.
-
BrownEye
- Membro Veterano
- Mensagens: 1152
- Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm
- Localização: caes e tartarugas terrestres
Não, ele não relaciona de forma alguma.dolphy Escreveu:(...)
Mas o que pretendia era saber se ele associava mostrar-lhe a peça desfeita por ele, umas horas antes, ao ralhete que lhe vou dar quando chego a casa.
.
Qualquer repreensão deve ser feita na hora, depois de nada vale. é básico isso.
Tenho muito fortes dúvidas de que seja de facto assim, mas não vou discutir o que já foi tão discutido por aqui.BrownEye Escreveu:Não, ele não relaciona de forma alguma.dolphy Escreveu:(...)
Mas o que pretendia era saber se ele associava mostrar-lhe a peça desfeita por ele, umas horas antes, ao ralhete que lhe vou dar quando chego a casa.
.
Qualquer repreensão deve ser feita na hora, depois de nada vale. é básico isso.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
-
BrownEye
- Membro Veterano
- Mensagens: 1152
- Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm
- Localização: caes e tartarugas terrestres
Eu passei muitos anos a tentar convencer o meu marido de que os cães realmente não relacionam qualquer repreensão feita horas depois, mesmo mostrando o local ou objecto do "crime".LuluB Escreveu:Tenho muito fortes dúvidas de que seja de facto assim, mas não vou discutir o que já foi tão discutido por aqui.BrownEye Escreveu:Não, ele não relaciona de forma alguma.dolphy Escreveu:(...)
Mas o que pretendia era saber se ele associava mostrar-lhe a peça desfeita por ele, umas horas antes, ao ralhete que lhe vou dar quando chego a casa.
.
Qualquer repreensão deve ser feita na hora, depois de nada vale. é básico isso.
Na prática consegui convence-lo a mudar de atitude.
Mas gostaria de ler a sua teoria, por favor.
Para ensinar o cão a não roer e destruir vai ter de o ensinar quando o apanhar a fazer essas coisas. A melhor maneira de o apanhar é passar bastante tempo junto dele.
A solução não passa por fechar o cão, é capaz de ser mais fácil e dar melhor resultado se simplesmente abrir a porta de casa para o cão entrar.
A solução não passa por fechar o cão, é capaz de ser mais fácil e dar melhor resultado se simplesmente abrir a porta de casa para o cão entrar.
Alguma associação ele deve fazer, porque quando anda comigo, à volta da casa, pelo passeio ou pelo jardim, se me dirijo à moto (ainda não arranjei outro lugar para ela) ele afasta-se, penso que comprometido com o que já lhe fez! Começa a afastar-se, sempre olhando para trás...
Ou se vou apanhar o tapete que levou para o meio da relva...
Ou se vou apanhar o tapete que levou para o meio da relva...